[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Pra oi vtal é melhor intelbras r1 ou vsol?
com a vsol muita gente conseguiu facilmente, mas acho que tem que comprar ela e um adaptador pra passar o cabo de azul pra verde se o seu conector da fibra for o verde pois na vsol é azul, além de ter que comprar ou no AliExpress ou na Biostech

já a Intelbras R1 é só ela e mais nada, e tem muitos vendedores no Mercado Livre, pra mim aqui no Rio chegou de um dia pro outro.
👍

Ambas vão funcionar.
Se sua internet for de 1gb vá de Vsol.
Planos inferiores vá de R1.
Minhas experiências. R1 Intelbras; subi ela de primeira usando a ajuda dos amigos aqui da casa. Só seguir os comandos e já eras, inclusive com Vlan 210 que é tipo curinga da grande maioria que usam Vtal.
Vsol 2802rh: Vlan não foi aceita, tive que pegar via Telnet na rede e totalmente fora da que usava na R1. Usava 210 na R1 e na Vsol pescando achei 1773 (olha a diferença...😁).
Ambas funcionando perfeitamente aqui. Mudei meu plano para 1gb e a Vsol, uma das portas é 2.5gb.
Caso opte pela substituição da ONT/ONU original, bem vindo ao time.
Obs. Se atente a dica do @duduflash quanto ao conector da fibra UPC/APC.

Olá amigos!

Consegui subir a intelbras R1 no lugar do Nokia G-140W-H aqui no Rio de Janeiro após a última atualização na Triple Oxygen trazendo a firmware 1.9-240720 onde foi adicionada a possibilidade de rodar um script na inicialização da ONU e me possibilitou adicionar o código omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 2 na inicialização e após desligar e ligar a ONU novamente ela passou a me trazer IP válido.

Fui na R1 por ser mais fácil de comprar, aceita bastante comandos, no ML muita gente vendendo e já vem pronta pra o conector verde, no meu caso, a Oi Fibra.

segue os códigos usados:

mib set LOID ''" (duas aspas juntas para o campo ficar em branco, na R1 vem padrão escrito admin, não sei se funciona deixando o admin)
mib set LOID_PASSWD '"' (duas aspas juntas para o campo ficar em branco, na R1 vem padrão escrito admin, não sei se funciona deixando o admin)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLXXXXXX (somente 10 dígitos do SN na etiqueta)
flash set GPON_SN ALCLFBF09019 (todo o SN da etiqueta)
flash set OMCI_OLT_MODE 3 (para rodar em modo Customizado, atentar que as vezes volta para o default Intelbras)
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE4807XXXXxX (todo o SWVer na info da ONU)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE4807XXXXX (repete todo o SWVer na info da ONU)
flash set GPON_ONU_MODEL G-140W-H (modelo)
flash set HW_HWVER 3FE48054BDAA (todo o HWver na info da ONU)
flash set OUI CCED21 (6 primeiros dígitos do MAC na etiqueta)
flash set HW_SERIAL_NO CCED21XXXXXX (MAC todo)
flash set ELAN_MAC_ADDR CCED21XXXXXX (MAC todo)
flash set OMCC_VER 128
reboot

estou usando modo router e setado bridge nas configurações WAN da R1 e coloquei minha VLAN 1775, selecionei INTERNET_TR69 (acho que só INTERNET tbm funcionou, vale o teste) e marquei lá embaixo a LAN.

em LAN tirei o DHCP para o meu roteador fazer todo o trabalho.

e no meu caso, não sei se tem alguém com o mesmo problema (ou vai ter ainda), caso tivesse alguma queda de energia ou reiniciasse a R1 eu nao tinha IP válido automaticamente como muitos aqui, e só conseguia se entrasse via telnet ou SSH para digitar novamente o comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 2

então com a nova atualização eu montei um script seguindo os comandos da equipe da O3, reparei que mesmo com o script, reiniciando via web ou telnet eu tinha IP, mas desligando a ONU na tomada parece que a inicialização é um pouco mais lenta, então tive que ir ajustando o sleep e ficou assim:
Captura-de-tela-2024-12-16-231744.png

esse código é executado assim que a ONU pega status O5, tem tudo explicado lá https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/intelbras/r1-v2

como podem ver, precisei repetir o comando enquanto ela inicializa, esse foi o meu ajuste, cada um pode fazer da forma que achar melhor, pode ser que aumentar o tempo no sleep faça o código diminuir, porém se perder a hora certa de pegar o IP só reiniciando a ONU denovo pra ir testando sua configuração de inicialização........ eu sofri tanto que quando assim funcionou eu parei de mexer, testei tirando ela da tomada umas 7 vezes e em todas pegou IP válido automaticamente.

notei a internet ligeiramente mais solta, sites abrindo com delay bem menor, o link pegou 10mb a mais tanto no DOWN quanto no UP.
17142012063.png

Obrigado a todos que deram dicas e escreveram seus posts de sucesso (eu li e reli praticamente todos da tabela), sem o start de vocês eu jamais chegaria aonde cheguei, fica ai agora para quem tiver interesse em retirar o Nokia G-140W-H por uma ONU Intelbras R1.
Caramba que massa, O3 labs GOAT
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@duduflash uma coisa sobre seus comandos. Verifica pra mim na web interface da sua ONU se o GPON_SN tá realmente completo, porque no meu ele corta esse final, por a 110B suportar um número limitado de caracteres.

Cara com esse firmware custom da O3 labs não tem muito porquê pegar a VSOL na minha opinião. Depressão aqui por ter ido de 110B kkkkk

Gente será que eu devo comprar uma R1? Porque pelo visto ninguém tem na tabela ali o case de sucesso com a 110B. Alguém aí que desistiu quer vender usada a R1 não? To achando que talvez seja necessário fazer a autenticação do pppoe na própria ONU.

Última edição:
@duduflash uma coisa sobre seus comandos. Verifica pra mim na web interface da sua ONU se o GPON_SN tá realmente completo, porque no meu ele corta esse final, por a 110B suportar um número limitado de caracteres.
sim, está completo o GPON_SN
Captura-de-tela-2024-12-17-204758.png

só o GPON_PLOAM_PASSWD que corta o 19 do final e acaba no 0
inclusive tem gente que usou 0123456789 nesse GPON_PLOAM_PASSWD na VSOL ou em algum outro adaptador aí pra subir com a Oi tbm.
👍

Cara com esse firmware custom da O3 labs não tem muito porquê pegar a VSOL na minha opinião. Depressão aqui por ter ido de 110B kkkkk

Gente será que eu devo comprar uma R1? Porque pelo visto ninguém tem na tabela ali o case de sucesso com a 110B. Alguém aí que desistiu quer vender usada a R1 não? To achando que talvez seja necessário fazer a autenticação do pppoe na própria ONU.
A minha Vsol chegou e a R1 encostada.
Também nem sei se valeria a pena, na internet (ML) tem bem baratinho

Fala guys, estou querendo tirar o roteador padrao da digitalnet (operadora de cg/ms), e continuar usando a onu deles por enquanto.
Seria viavel ou e melhor comprar um odi e usar?
estou com um DM2500 da datacom para usar de router, e 2 beacon mesh da nokia para o wifi
Após algumas tentativas frustradas de configurar o DM2500, comprei um mikrotic 750GR3.
Incrível a facilidade de configurar ele e também o vasto conteúdo sobre ele comparado ao DM que tem um conteúdo bem raso na web

Para subir o link foi muito fácil.
Apliquei somente uma regra de PPPoe, DHCP e NAT que subiu tranquilo, ainda estou usando a ONU do provedor (Digitalnet)
Estou tendo um pouco perca de velocidade tenho 900Mb contratado e esta chegando menos de 500 de down e o up fica normal, provavelmente eh alguma configuração que esta faltando ou pesando no router

A minha Vsol chegou e a R1 encostada.
Também nem sei se valeria a pena, na internet (ML) tem bem baratinho
Consegui aqui um kit que vem usado um roteador da Intelbras 1200g e a ONU R1 por somente 120 reais, frete grátis parcelado em 3X no Olx. Cara ficou sem me responder e eu só comprei. Vou sei lá colocar na loja dos meus pais esse roteador ou vender ele baratinho.
Mas se quiser mandar mensagem no privado pra gente negociar essa R1 aí tô disposto a pegar mais uma kkkkkkkk.
Eu recomendaria testar esse firmware novo da R1, parece muito bom.

Consegui aqui um kit que vem usado um roteador da Intelbras 1200g e a ONU R1 por somente 120 reais, frete grátis parcelado em 3X no Olx. Cara ficou sem me responder e eu só comprei. Vou sei lá colocar na loja dos meus pais esse roteador ou vender ele baratinho.
Mas se quiser mandar mensagem no privado pra gente negociar essa R1 aí tô disposto a pegar mais uma kkkkkkkk.
Eu recomendaria testar esse firmware novo da R1, parece muito bom.
A R1 que tenho aqui está com a firmware do 03 (anterior, não essa nova que saiu) e funciona lindamente.

Sim, recebi 2 sem nenhum problema, mas estavam no remessa conforme.
Pois é.. esse meu ta em inspecao pela alfandega desde entao. Acabei pegando outro que ja enviaram tbm. Tomara que nao parem esse tbm.

Alguem consegue me ajudar com essa questão??

Fala Galera, tudo bem? Eu assisti um vídeo do @tito89 onde ele explica mais ou menos como ele fez para remover o modem da vivo, mas por mais que tenha sido bem detalhado algumas partes, outras o vídeo não informa 100% configurações e onde conseguir algumas informações, ele me mandou um link do XPon para comprar, porem nao é o mesmo ODI q ele utiliza no video, a minha duvida é se eu consigo utilizar esse equipamento, tentei realizar as configurações e nao deu muito certo, o equipamento conecta mas nao navega, alguem poderia me ajudar nessa configuração??

Olá, pessoal! Membro novo no fórum mas que acompanha o conteúdo do Adrenaline a um bom tempo. Preciso de uma ajudinha, pois não sou expert em redes, por enquanto. :)

Objetivo: substituir a ONU por um modulo SPF, fazendo com que a fibra chegue direto no ER7206, reduzindo o número de equipamentos, facilitando o gerenciamento e aumentando a estabilidade. Pretendo adicionar um nobreak.

Equipamentos:
  1. ONU FiberHome AN5506-01-A
  2. Router ER7206 (Faz a “discagem” PPPoE e gerência a rede)
  3. Roteador wi-fi Archer c80 v1 (configurado como AP)
  4. Provedor regional; Play Net Conect – 600 MEGAS
Cenário atual:

Fibra óptica > SC/UPC (conector azul) > ONU (AN5506-01-A) > ER7206 > Archer C80 (AP)

Acessei a ONU FiberHome AN5506-01-A, setando o IP manualmente na placa de rede.

IP: 192.168.1.1
Senha: admin, admin

Network > auth_settings > olt_auth existe uma senha que não está criptografada, sendo possível alterar “type:password” para “type:text” no html da página. Não sei para que serve, algumas imagens abaixo:

Este modelo não possui PPPoE! Pelo que notei esta apenas convertendo o sinal.

Captura-de-tela-2024-12-17-212952.png

Captura-de-tela-2024-12-17-212840.png

Conversando com o técnico foi mencionando que não há bloqueio, sendo assim, é possível usar o equipamento que for conveniente para o cliente.

Pelas pesquisas que fiz, preciso apenas de um modulo SPF para converter o sinal da fibra, visto que não há bloqueio por parte do meu provedor. Correto?
Se realmente for isso, qual o modulo ideal para o meu caso? É preferível um modulo da marca TP-Link por questões de compatibilidade e facilidade.

Vi que existem módulos SPF A e B, qual diferença entre eles? E como vou saber qual de fato devo usar?

Desde já agradeço ^^

Hoje chegou a onu tp-link xz005-g6, também tive sucesso na troca pela onu zyxel pmg2005-t20d, a conexão bridge subiu no meu provedor apenas usando a gpon_sn e gpon_sn password, com esses dois dados a conexão funcionou sem problemas:

TjCwYkR.png

Mas sei lá, a vsol v2801sg achei que tinha desempenho um pouco melhor, mesmo sendo inferior. O download mal passa de 800mb, pra quem sempre ficava acima de 900mb, o upload está ok, sempre acima de 930mb.

Tudo bem que precisaria ter um roteador ou pc com placa de rede 2,5g para ter um melhor proveito, mas essa onu deveria ter uma performance melhor, será que ainda preciso configurar mais alguma coisa pelo telnet? Os comandos dela são os mesmos da vsol?

Até abri o arquivo conf.bin dela, usando a dica do site do tripeoxygen, mas vi poucos dados no arquivo. O que posso fazer para melhorar a taxa de download? Só trocando por uma onu melhor?

Olá, pessoal! Membro novo no fórum mas que acompanha o conteúdo do Adrenaline a um bom tempo. Preciso de uma ajudinha, pois não sou expert em redes, por enquanto. :)

Objetivo: substituir a ONU por um modulo SPF, fazendo com que a fibra chegue direto no ER7206, reduzindo o número de equipamentos, facilitando o gerenciamento e aumentando a estabilidade. Pretendo adicionar um nobreak.

Equipamentos:
  1. ONU FiberHome AN5506-01-A
  2. Router ER7206 (Faz a “discagem” PPPoE e gerência a rede)
  3. Roteador wi-fi Archer c80 v1 (configurado como AP)
  4. Provedor regional; Play Net Conect – 600 MEGAS
Cenário atual:

Fibra óptica > SC/UPC (conector azul) > ONU (AN5506-01-A) > ER7206 > Archer C80 (AP)

Acessei a ONU FiberHome AN5506-01-A, setando o IP manualmente na placa de rede.

IP: 192.168.1.1
Senha: admin, admin

Network > auth_settings > olt_auth existe uma senha que não está criptografada, sendo possível alterar “type:password” para “type:text” no html da página. Não sei para que serve, algumas imagens abaixo:

Este modelo não possui PPPoE! Pelo que notei esta apenas convertendo o sinal.

Captura-de-tela-2024-12-17-212952.png

Captura-de-tela-2024-12-17-212840.png

Conversando com o técnico foi mencionando que não há bloqueio, sendo assim, é possível usar o equipamento que for conveniente para o cliente.

Pelas pesquisas que fiz, preciso apenas de um modulo SPF para converter o sinal da fibra, visto que não há bloqueio por parte do meu provedor. Correto?
Se realmente for isso, qual o modulo ideal para o meu caso? É preferível um modulo da marca TP-Link por questões de compatibilidade e facilidade.

Vi que existem módulos SPF A e B, qual diferença entre eles? E como vou saber qual de fato devo usar?

Desde já agradeço ^^
201907151614181157888.png

Meio que tanto faz a marca em questão de compatibilidade, o caminho que o adaptador faz não é eletrônico, somente óptico, então não tem problema de compatibilidade a não ser que a qualidade do adaptador seja muito ruim.

Pedi a devolução para a loja do tp-link xz005-g6, que onu merda essa :mesa:

Além de ter um firmware capado, o acesso telnet é limitadíssimo, até fiz o processo do arquivo conf.bin, mas não faço ideia do que editar ali. Deveria era ter comprado era a TP-Link XZ000-G3 BR V1.0, pois tem até um hardware melhor e é mais compatível com a olt do meu provedor, pois a ont tinha esse mesmo chipset e era perfeita a estabilidade.

Vou voltar para a vsol v2801sg, é mais fraca mas pelo menos é decente, o download não fica capado como nessa xz005-g6.

Pedi a devolução para a loja do tp-link xz005-g6, que onu merda essa :mesa:

Além de ter um firmware capado, o acesso telnet é limitadíssimo, até fiz o processo do arquivo conf.bin, mas não faço ideia do que editar ali. Deveria era ter comprado era a TP-Link XZ000-G3 BR V1.0, pois tem até um hardware melhor e é mais compatível com a olt do meu provedor, pois a ont tinha esse mesmo chipset e era perfeita a estabilidade.

Vou voltar para a vsol v2801sg, é mais fraca mas pelo menos é decente, o download não fica capado como nessa xz005-g6.
essa vsol v2801sg pega os mesmos comandos da V-sol v2802rh ????
só vi 1 pessoa na tabela que configurou e funcionou, estou perguntando pois é uma ONU também fácil de achar no ML assim como a R1 intelbras, inclusive, mais barata que a R1.

só vi 1 pessoa na tabela que configurou e funcionou, estou perguntando pois é uma ONU também fácil de achar no ML assim como a R1 intelbras, inclusive, mais barata que a R1.
Pelo que li aqui neste tópico, precisa de uns paranauês a mais nos comandos.

São diferentes, bem chatos de se descobrir, tem muitos deles que ainda desconheço. Por exemplo, os de modificar a versão de hardware e software, não consegui descobrir. Nela é usado o setmac, o 1 é para adicionar e o setmac 2 é apenas para visualizar. Setmac show mostra as alterações de todos os setmacs disponíveis.

Ela até tem comandos para checagem de vlan e olt, mas precisa executar o comando redir printf antes:

sendcmd 132 omcidebug showmedata 84 para vlan
sendcmd 132 omcidebug showmedata 131 para olt

No geral, ela é uma boa onu, até 700mb é tranquilo usar ela, o problema é acima disso, ela mostra a limitação em pouco tempo. Estava cogitando até comprar a vsol 2802rh, mas agora fico com o pé atrás depois do fiasco com a tp-link xz005-g6, estou pensando em testar a xz000-g3, espero que fique melhor que essa.

Ambas vão funcionar.
Se sua internet for de 1gb vá de Vsol.
Planos inferiores vá de R1.
Minhas experiências. R1 Intelbras; subi ela de primeira usando a ajuda dos amigos aqui da casa. Só seguir os comandos e já eras, inclusive com Vlan 210 que é tipo curinga da grande maioria que usam Vtal.
Vsol 2802rh: Vlan não foi aceita, tive que pegar via Telnet na rede e totalmente fora da que usava na R1. Usava 210 na R1 e na Vsol pescando achei 1773 (olha a diferença...😁).
Ambas funcionando perfeitamente aqui. Mudei meu plano para 1gb e a Vsol, uma das portas é 2.5gb.
Caso opte pela substituição da ONT/ONU original, bem vindo ao time.
Obs. Se atente a dica do @duduflash quanto ao conector da fibra UPC/APC.
Então essa vsol é melhor que a r1, único porém
Tinha VSOL, um parto pra subir tim rede propria. Acabei bricando e nao tendo como voltar atras.
Comprei uma tplink e foi de primeira. Sem arrodeios.
Qual tplink?pelo que vi a vsol o hardware deve ser melhor que da r1 o problema é compatibilidade. E aquele tplink xx530v alguém conseguiu oi vtal?

Então essa vsol é melhor que a r1, único porém
na realidade a vsol e a r1 usam o mesmo chiptset, o realtek RTL9601D
só que na Vsol jogaram essa porta 2.5G, para a grande maioria que tem link até 1GB a R1 já atende bem... mas não duvido que a Intelbras lance alguma com porta 2.5G tbm, já que o chipset é o mesmo da vsol e suporta essa porta.

Boa noite, eu tenho Claro (Vtal) no Parana e eu estou tentando remover a ONU ZTE F6600P e colocar uma XZ000-G3 em bridge. (instalar o firmware do O3 ja)
Eu tentei seguir alguns posts aqui, mas eu acabo conseguindo o5 no GPON mas me parece fake porque nao conecta e nao tem nenhuma packets passando por ela.

Eu tentei mudar os seguintes dados:

GPON SN -> estava escrito na pagina status da claro em hexadecimal ja
Vendor ID -> ZTEG
Serial Number -> O mesmo do GPON SN
ONT Version -> Coloquei o hardware version que estava na pagina da claro
Main e standby software version -> Eu tentei colocar como da pagina da Claro, mas sempre que aperto save ele volta ao padrão V3.1.4
Card Holder type -> deixei padrão 3
Equipment ID -> F6600P
OMCC -> 0x86
Traffic management -> 0 (padrao)

Apos isso coloquei VLAN Tagged na padrao 210 (Vtal) e tentei pegar IP pelo meu router e nao da em nada.
Alguem tem alguma ideia oque estaria de errado ou faltando por aqui?

Pessoal, tenho uma dúvida. Quando vcs vão escolher a onu, vcs levam em conta o chipset que ela utiliza? Nessa minha empreitada de ir atrás da melhor onu para meu cenário percebi algo: a olt do meu provedor apresenta desempenho satisfatório com dois tipos de chipset, um deles é o econet, chipset utilizado na ont anterior e na onu enviada pelo provedor e o outro é chipset da zte.

A vsol v2801sg que tenho aqui usa chipset dela, não sei o modelo exato, mas usa, também tem um desempenho razoavelmente bom, minha pergunta é se tem algum meio de confirmar isso, se determinado chipset é compatível ou não com a olt do provedor?

O tp-link xz005-g6 que recebi ontem foi uma merda aqui, disparado o pior das 3 onu's, tanto que já pedi a devolução dessa bomba, ela usa chipset realtek. No meu caso será que foi apenas azar de pegar uma onu bugada ou realmente o chipset dela não tem boa compatibilidade na minha rede?

Pessoal, tenho uma dúvida. Quando vcs vão escolher a onu, vcs levam em conta o chipset que ela utiliza? Nessa minha empreitada de ir atrás da melhor onu para meu cenário percebi algo: a olt do meu provedor apresenta desempenho satisfatório com dois tipos de chipset, um deles é o econet, chipset utilizado na ont anterior e na onu enviada pelo provedor e o outro é chipset da zte.

A vsol v2801sg que tenho aqui usa chipset dela, não sei o modelo exato, mas usa, também tem um desempenho razoavelmente bom, minha pergunta é se tem algum meio de confirmar isso, se determinado chipset é compatível ou não com a olt do provedor?

O tp-link xz005-g6 que recebi ontem foi uma merda aqui, disparado o pior das 3 onu's, tanto que já pedi a devolução dessa bomba, ela usa chipset realtek. No meu caso será que foi apenas azar de pegar uma onu bugada ou realmente o chipset dela não tem boa compatibilidade na minha rede?
Que exagero, o 005-g6 funciona normal aqui vivo 1.
Não é porque pra você você funciona quer dizer que é o pior de todos

Users who are viewing this thread

Voltar