Boa noite, pessoal!
Venho aqui dar o meu relato sobre a tentativa de subir o TP-Link XZ005-G6 na VIVO 2:
Desde que assinei em dezembro/2023 venho usando o TP-Link XZ000-G3 sem nenhum problema. Simplesmente coloquei o meu GPON SN no formato HEX, deixei o GPON password em branco (é assim na minha região), VLAN = 600 com priority 0 e disquei o PPPoE no meu roteador com cliente@cliente e senha cliente.
Quando saiu o TP-Link XZ005-G6 com a porta 2.5Gbps, pensei “hmm, por que não?”
O meu G6 (vou abreviar daqui pra frente) chegou hoje e fui tentar subir ele. Ao ligar, reparei que os menus são um pouco diferentes do G3, então fui logo setar o básico: GPON SN no formato HEX, deixei o GPON password em branco, VLAN = 600 com priority 0, porém não subiu de jeito nenhum. Uma coisa que reparei é que o G6 tem uma opção de OLT Mode, alguém sabe o que seria isso? Tentei com todos e nenhum funcionou.
Ele até chega a registrar, mas não disca o PPPoE de jeito nenhum. Uma outra coisa que reparei é que no G3, o ONU ID ficava em 11, com Upstream FEC e Downstream FEC em On e no G6 o ONU ID varia de acordo com o OLT Mode e só consigo o Downstream FEC On, o Upstream FEC sempre fica em Off.
Segue alguns prints do G6:
Pensei comigo “ah, vou voltar pro G3 e já era”, porém ele não subiu mais. Não sei se a VIVO barrou ou ele bugou mesmo, mas só consigo acessar as configs dele com a fibra desconectada. Vou investigar mais a fundo depois.
O que me restou foi abrir a gaveta e tirar a poeira do meu Askey RTF3505VW-N2. Já sabendo que a VIVO bloqueou a página 192.168.15.1/padrão, antes de ligar a fibra nele, entrei e desativei o TR-069 pra tentar evitar que ele atualizasse ou que a VIVO conseguisse tirar o acesso ao /padrão, mas mesmo assim não funcionou, agora não consigo acessar mais.
Acho que com a fibra desconectada funciona, mas não testei porque precisava da internet, depois posso testar com calma.
No momento deixei ele em bridge e com o meu roteador discando o PPPoE e tá tudo normal, mas mesmo assim queria fazer subir o G6, o Askey é um trombolho, ocupa todo o espaço da minha mesa.
Se alguém souber de algo, acredito que estou próximo de conseguir fazer funcionar.
Vlw!