[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Tá setando a VLAN na VSOL ou no roteador?

Na Claro fibra (rede antiga) é só trocar o MAC da WAN.
Tô setando na Vsol
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Passando pelo mesmo problema que você. Só funciona discando o PPPoE no windows pra mim, porque eu tenho a 110B da Intelbras, que não tem funcionalidade de roteador, aí tenho que montar um sistema de ICS e é mó ruim.
Pois é.. tô sem entender. Mais tarde vou tentar por mais tempo. Como outras pessoas usam a internet, fico com pouco tempo. Mas vou tentar mais.

Tô setando na Vsol

Talvez mudando o FwdOp da VLAN de internet possa fazer com que o roteador consiga conectar no pppoe. Lembrando que você precisa listar a VLAN de internet, pegar o código dela e setar o FwdOp para 0x02.

Esse comando retorna o valor original ao reiniciar/desligar a VSOL.

Código:
omcicli mib set 84 [CODIGO DA VLAN] FwdOp 0x02

Exemplo:

Código:
omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x02

Talvez mudando o FwdOp da VLAN de internet possa fazer com que o roteador consiga conectar no pppoe. Lembrando que você precisa listar a VLAN de internet, pegar o código dela e setar o FwdOp para 0x02.

Código:

Exemplo:

Código:
Não sei se é o caso da VSOL, mas na R1 não pode por esse 0x na frente, tem que ser só 02

Tô setando na Vsol

Pois é.. tô sem entender. Mais tarde vou tentar por mais tempo. Como outras pessoas usam a internet, fico com pouco tempo. Mas vou tentar mais.
Acabei de tentar aqui um roteador com capacidade de VLAN tagging e nada novamente. Acho que é alguma coisa com a provedora requerir de algum jeito que seja feito o tagging e o PPPoE dial no mesmo dispositivo. Esse meu roteador com capacidade de VLAN tagging é um ONT da Huawei convertido pra roteador através de hack, então é bem difícil de dar spoof nele, não tem como mudar o MAC.

Edição: mudei um pouco a linguagem, e adicionando mais uma possibilidade do porquê isso tá acontecendo: por ser um ONT muito antigo da vivo, tem a possibilidade de eles estarem requerendo um protocolo de encriptação chamado MPPE, que é o protocolo de encriptação muito ultrapassado da Microsoft. Aí eu comprei um roteador da Intelbras, o 1200, que tem essa capacidade pra estar testando. Também comprei uma R1, então logo logo vou estar descobrindo o que é.

Última edição:

Código:

Exemplo:

Código:
No caso, vou ter que fazer esse comando sempre que reiniciar a vsol, ou uma vez basta? Eu estou usando a última versão de firmware custom da TripleOxygen(teoricamente a melhor, eu acho kk)

Código:

Exemplo:

Código:
Acabei de ler, sem pressa.. parece que vou precisar executar sempre então pqp

No caso, vou ter que fazer esse comando sempre que reiniciar a vsol, ou uma vez basta? Eu estou usando a última versão de firmware custom da TripleOxygen(teoricamente a melhor, eu acho kk)

Acabei de ler, sem pressa.. parece que vou precisar executar sempre então pqp
Qual é o modelo da vsol? Dependendo do modelo a O3 Labs tem uma forma de executar o comando toda vez que inicia

Qual é o modelo da vsol? Dependendo do modelo a O3 Labs tem uma forma de executar o comando toda vez que inicia
É a 2802RH..
Por acaso acabei de dar uma olhada, e lá tem esse custom Firmware.. será que isso resolveria o problema?

1.9.V​

• Aplica os seguintes comandos sempre ao iniciar:
    • omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
    • omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x15
    • omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02
  • Supostamente altera as operações de encaminhamento das VLANs para uso da VLAN de dados em algumas regiões com OLT Alcatel-Lucent/Nokia da Oi/V.tal. Não testado no lab, apenas pela comunidade.
  • Baseada no release custom V1.9.4

É a 2802RH..
Por acaso acabei de dar uma olhada, e lá tem esse custom Firmware.. será que isso resolveria o problema?

1.9.V​

• Aplica os seguintes comandos sempre ao iniciar:
  • Supostamente altera as operações de encaminhamento das VLANs para uso da VLAN de dados em algumas regiões com OLT Alcatel-Lucent/Nokia da Oi/V.tal. Não testado no lab, apenas pela comunidade.
  • Baseada no release custom V1.9.4
creio que sim, esse era o meu problema com a Intelbras R1, se desligasse a ONU tinha que fazer o comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 2 após o reboot dela.

Mas após o último firmware foi adicionado o recurso de adicionar comandos após o status de O5 e entao eu pude adicionar esse comando no reboot dela e agora está ótima aqui, se cair a energia ou qualquer coisa do tipo eu não preciso ficar plugando o cabo direto nela pra ficar entrando em telnet.

Para usuários que só usam a internet sozinhos é ok, porém se sua casa tem muita gente e todos adoram internet e caso aconteça algum problema que você não está em casa, todo mundo vai ficar sem internet ?? se não fosse o update da firmware eu ia deixar a ONU da Nokia quieta mesmo em função disso.

Boa noite amigos, tenho aqui a ODI DFP-34X-2C2 na região VIVO 1 em Santos, VLAN 2791. Estou enfrentando o problema de velocidade extremamente baixa, não consigo abrir a maioria dos sites, apenas pings funcionam de maneira razoável.

Tá setando a VLAN na VSOL ou no roteador?

Na Claro fibra (rede antiga) é só trocar o MAC da WAN.
Aqui mesmo mudando o MAC da WAN, o IP fica o mesmo.
A Vtal deve ter alguma config diferente, entao nao faço ideia, so fazendo release e renew varias vezes da certo.

Cara, eu tentei fazer o que vc sugeriu para acessar o ODI, mas não deu certo.... porém.... consegui conectar na internet!!!!
então agora sucesso!!!

Só atualizar a lista:

Fala pessoal, esse é meu primeiro post aqui.

Equipamento:
ODI DFP-34X-2C2 com FW: 240202
Conversor de mídia: TP Link MC220L
Roteador: TP Link ER7206 V2 FW: 2.1.1 Build 20240110 Rel.42816
HGU: Mitrastar GPT-2741GNAC-N1

Região: Barueri
Vivo 1
Plano Vivo empresas 500mb

LOID: é o SLID que você encontra entrando em: http://192.168.15.1/instalador
LOID Password: é o SLID
PLOAM Format: ASCII (10 Caracteres)
PLOAM Password é o SLID
GPON SN - é o Serial do seu modem/HGU

Vendor ID - são os 4 primeiros digitos do Serial
Software Version 1 - GG-11000-C003
Software Version 2 - GG-11000-C003
OMCC version - 0x80
Product Calss - é o Serial do seu modem/HGU
HW Version - GG-GAPL100v02
OUI - 111111
Device Serial Number - é o seu Mac Address com as letras MAIÚSCULAS
Mac - é seu Mac Address com as letras minúsculas
MACKEY - é gerado acessando o ODY via SSH, e dando o comando echo -n "hsgq1.9aSEU_MAC_MAIUSCULO" | md5sum

Após isso, você precisa descobrir qual VLAN a Vivo entrega para você.
Você vai acessar o ODI via SSH e digitar o seguinte comando:

omcicli mib get 84

e vai retornar o resultado.
No meu case retornou VID 2157

Créditos para o @filipemp17

Muito Obrigado. Após 6 meses de ter desistido, voltei só para dar uma olhada no forum e seu sucesso me trouxe a vontade de testar denovo.

Atualizei para ultima versão custom da tripleoxygen (1.9.1-240202) https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/odi/dfp-34x-2c2

Configurei do jeito que o @tiagoac fez. Mas deixei a VLAN achar automático, não entrei por SSH/Telnet pra pegar a VLAN.

Consegui fazer o ODI DFP-34X-2C3 APC conectar no UDM-Pro (Ubiquiti Unifi Dream Machine Pro). Configurei o PPPoE da Vivo (Vivo 1). Coloquei VLAN 10. E por um milagre conectou. (Meu ONU da Vivo é o GPT-2731GN2A4P)

Agradeço a todos aqui do forum por compartilharem as informações que vocês descobriram.

@ArialCCAA @KILLME @duduflash Deu certooo. Obrigado meus amigos. Instalei o Firmware 1.9V que adiciona os comandos ao iniciar:

Deixei a Vsol em modo Bridge,Disquei o pppoe pelo Ax3 da Huawei e foi de primeiraaaa.

Mt Obrigado mesmo pela ajuda.

Exagerei, pq acabei comprando uma ODI da china e vai chegar semana que vem kkkk. Vai ficar de reserva.
    Eu ja estava na certeza que a VSOL nao ia funcionar(ja peguei o G3 e o G7 da Tp link e nao funcionaram)

Assim que os correios fizer a devolução da xz005-g6 a loja, vou comprar a vsol v2802rh, já decidi, mas será a última, não vou gastar mais nisso, se não der certo com ela, parto logo para uma odi com algum equipamento, do tipo do ER7206.

Queria comprar a zte f601 v9, que vem com chipset ZX279127S, mas não acho esse modelo em lugar algum, então vou tentar a v2802rh, espero que tenha bons resultados como obtive com a versão simples dela, a v2801sg. No br só tem mesmo a venda na biostechconecta ou tem em outro lugar?

Assim que os correios fizer a devolução da xz005-g6 a loja, vou comprar a vsol v2802rh, já decidi, mas será a última, não vou gastar mais nisso, se não der certo com ela, parto logo para uma odi com algum equipamento, do tipo do ER7206.

Queria comprar a zte f601 v9, que vem com chipset ZX279127S, mas não acho esse modelo em lugar algum, então vou tentar a v2802rh, espero que tenha bons resultados como obtive com a versão simples dela, a v2801sg. No br só tem mesmo a venda na biostechconecta ou tem em outro lugar?
Cara, sou vivo região 1.. e minha instalação é novissima, acho que tem só 1 ano e meio, então se essa Vsol funcionou CMG, é certeza funcionar com VC,Não tem erro. Tbm peguei um g3 e um G7 e nenhum deles funcionou, acabei devolvendo no prazo.. já tava na certeza que não ia dar certo c a Vsol.. mas foi quase de primeira kkkk. Só não foi perfeito pq tava discando apenas pelo Pc (foi resolvido hoje com um firmware especial)

Cara, sou vivo região 1.. e minha instalação é novissima, acho que tem só 1 ano e meio, então se essa Vsol funcionou CMG, é certeza funcionar com VC,Não tem erro. Tbm peguei um g3 e um G7 e nenhum deles funcionou, acabei devolvendo no prazo.. já tava na certeza que não ia dar certo c a Vsol.. mas foi quase de primeira kkkk. Só não foi perfeito pq tava discando apenas pelo Pc (foi resolvido hoje com um firmware especial)
Tomara, pois a decepção foi grande que tive com a tp-link xz005-g6, espero que com a 2802rh seja diferente. Mas vendo o sucesso que obtive com a v2801sg, é bem possível que a 2802rh também funcione bem aqui. Só aguardar o reembolso e já faço a compra dela.

Pessoal.. a Vsol em Bridge configurei com o IP 192.168.3.2 e o AX3 PPPoE com o IP 192.168.3.1.

Antes, com hgu da vivo, conseguia acessar tranquilamente o modem. Só que agora c a Vsol não... A não ser que eu ligue diretamente a Vsol no Pc.
Sou leigo demais nisso, Gostaria de poder acessar a Vsol através do roteador, é possível?

Bom dia a todos! Pessoal, hoje consegui fazer um teste que ainda não tinha feito, que era conectar o pc direto na ONU, deixando o windows discar a conexão pppoe. Pra mim foi complicado isso pois meu provedor vincula o mac do dispositivo que faz a conexão pppoe, no caso o roteador, mas descobrir que o windows tem opção para vc clonar o mac.

No meu caso deu certo, pois a placa de rede não tem bloqueio, não sei explicar isso, mas consegui. Fiz a conexão e o resultado foi o mesmo dos roteadores: o download é sempre instável e o upload se mantém bom, sempre acima de 900mb.

Algo que vinha desconfiando era do cabo CAT6 que uso entre a onu e o roteador, é um da ugreen, troquei pelo cabo CAT5e que veio com o ex511, deu uma boa estabilizada no download, agora pelo menos mantém uma média de ~850mb, está abaixo do que recebia antes, média de ~930mb, mas pelo menos tá mais estável.

Só que pergunto a vcs: o que será que está segurando o download? Seria a onu que não está aguentando o tranco, uso ela em bridge, ou é o provedor que não fez as configurações devidas ao trocar a ont pela onu? Antes tinha a ont zyxel px3321-t1, ela tem uma cpu econet en7523, pelo que vi é dual core, não achei o clock dela, mas é mais rápida que o soc da vsol v2801sg, que é 600mhz.

Só que ela tem 512mb de ram, seria isso a diferença de eu não ter estabilidade na velocidade? O que vcs acham que pode estar acontecendo no meu caso? Para trocar a onu, só preciso do gpon_sn, com isso consigo conectar em qualquer onu, já começo a pensar se no meu caso adquirir uma ont não seria melhor? Nelas tem como alterar o gpon_sn? Agradeço se vcs puderem me dar uma luz aqui, pois não sei o que fazer para descobrir o que acontece aqui.

Boa noite, pessoal!

Venho aqui dar o meu relato sobre a tentativa de subir o TP-Link XZ005-G6 na VIVO 2:

Desde que assinei em dezembro/2023 venho usando o TP-Link XZ000-G3 sem nenhum problema. Simplesmente coloquei o meu GPON SN no formato HEX, deixei o GPON password em branco (é assim na minha região), VLAN = 600 com priority 0 e disquei o PPPoE no meu roteador com cliente@cliente e senha cliente.

Quando saiu o TP-Link XZ005-G6 com a porta 2.5Gbps, pensei “hmm, por que não?”

O meu G6 (vou abreviar daqui pra frente) chegou hoje e fui tentar subir ele. Ao ligar, reparei que os menus são um pouco diferentes do G3, então fui logo setar o básico: GPON SN no formato HEX, deixei o GPON password em branco, VLAN = 600 com priority 0, porém não subiu de jeito nenhum. Uma coisa que reparei é que o G6 tem uma opção de OLT Mode, alguém sabe o que seria isso? Tentei com todos e nenhum funcionou.

Ele até chega a registrar, mas não disca o PPPoE de jeito nenhum. Uma outra coisa que reparei é que no G3, o ONU ID ficava em 11, com Upstream FEC e Downstream FEC em On e no G6 o ONU ID varia de acordo com o OLT Mode e só consigo o Downstream FEC On, o Upstream FEC sempre fica em Off.

Segue alguns prints do G6:

7llKC8S.png

Rxtg3LB.png

0yEx55D.png

Sod03uj.png

Pensei comigo “ah, vou voltar pro G3 e já era”, porém ele não subiu mais. Não sei se a VIVO barrou ou ele bugou mesmo, mas só consigo acessar as configs dele com a fibra desconectada. Vou investigar mais a fundo depois.

O que me restou foi abrir a gaveta e tirar a poeira do meu Askey RTF3505VW-N2. Já sabendo que a VIVO bloqueou a página 192.168.15.1/padrão, antes de ligar a fibra nele, entrei e desativei o TR-069 pra tentar evitar que ele atualizasse ou que a VIVO conseguisse tirar o acesso ao /padrão, mas mesmo assim não funcionou, agora não consigo acessar mais.

Bo5JaqX.png

Acho que com a fibra desconectada funciona, mas não testei porque precisava da internet, depois posso testar com calma.

No momento deixei ele em bridge e com o meu roteador discando o PPPoE e tá tudo normal, mas mesmo assim queria fazer subir o G6, o Askey é um trombolho, ocupa todo o espaço da minha mesa.

Se alguém souber de algo, acredito que estou próximo de conseguir fazer funcionar.

Vlw!
Mode Olt são:

Mode H = Huawei
Mode Z = ZTE
Mode F = Fiberhome
Mode X = ?
Mode HH = ?

Pessoal, boa tarde.

A Oi Fibra foi instalada recentemente aqui em cases, e estou começando a buscar informações de como contornar o fato do Nokia G-1425G-B não permitir, a princípio, o modo brige.

Até encontrei uma forma de contornar a questão do Nokia, usando o modo de Inspeção do Chrome. A minha dúvida agoa é o setup no roteador, um ASUS RT-AX88U. Alguém já configuropu um roteador ASUS com um OTU/OTN/OTG em modo bridge, na rede da Oi/V.Tal?
Manda o print, favor.

Última edição:
@KILLME consegue tirar uma duvida, eu tenho Claro FTTH, uso VSOL conforme seu tutorial, mas preciso de sua ajuda por favor

em bridge configurando vlan11 direto na vsol quando conecto no PC, na placa ele puxa o IP da Claro...
o que eu precisava era o seguinte, que a Vsol fizesse o serviço de roteamento, e me fornecesse IP LAN, pois vou colocar a saida 2.5Gb no pc e a saida 1GB eu coloco em um AP

isso é possivel?

@KILLME consegue tirar uma duvida, eu tenho Claro FTTH, uso VSOL conforme seu tutorial, mas preciso de sua ajuda por favor

em bridge configurando vlan11 direto na vsol quando conecto no PC, na placa ele puxa o IP da Claro...
o que eu precisava era o seguinte, que a Vsol fizesse o serviço de roteamento, e me fornecesse IP LAN, pois vou colocar a saida 2.5Gb no pc e a saida 1GB eu coloco em um AP

isso é possivel?

É possível, mas a VSOL em modo roteador é bem lenta, nem sei pq colocaram esse modo nela.

boa noite rapaziada, é possível substituir a ONU da VIVO1 (SP) pelo roteador TP-Link XX230v?

Comprei esse roteador há meses, porém não consegui fazer rodar.

boa noite rapaziada, é possível substituir a ONU da VIVO1 (SP) pelo roteador TP-Link XX230v?

Comprei esse roteador há meses, porém não consegui fazer rodar.
Cara.. sou vivo 1 sp capital..e tentei o G3 e G6 da TP link e não deu. Apenas com o Vsol deu certo.

Cara.. sou vivo 1 sp capital..e tentei o G3 e G6 da TP link e não deu. Apenas com o Vsol deu certo.
Obrigado pela resposta

cheguei a comprar uma ONU da VSOL porém um outro modelo (V2801SG) e também não consegui fazer a conexão

Acredito que a configuração seja a mesma usada nas ont. Então dá
Obrigado pela resposta

Me baseei em algumas conf´s, porém sem sucesso

Users who are viewing this thread

Voltar