[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Conseguir substituir a NOKIA G-0425G-C pela Intelbras R1 V2 comandos usados
mib set LOID ""
mib set LOID_PASSWD "”
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLFC
flash set GPON_SN ALCLFC
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJKL09 (modelo G-2425G-B)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJKL09 (modelo G-2425G-B)
flash set GPON_ONU_MODEL G-2425G-B
flash set HW_HWVER 3FE49937ADAA
flash set OUI 500238
flash set HW_SERIAL_NO 500238
flash set ELAN_MAC_ADDR 50023
flash set OMCC_VER 128
flash set GPON_SN ALCLFCC024F2
reboot
quando iniciou peguei a vlan real 1517 com o comando
omcicli mib get 84
coloquei a vlan 1517 pegou o ip 10…
rodei esse comando abaixo e atualizei o ip
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
bingo
Bingooo! ONU Substituída Nokia G-1425G-B Oi Fibra 700 Mega.
Obrigado amigo! Que Deus te abençoe grandemente! Única coisa que não consegui foi o comando omcicli mib get 84 pq teria que soldar a conexão USB serial na placa. Mas pelo telnet normal via ip consegui fazer todos os comandos e está rodando perfeitamente! Estou usando a Vlan Tagged 210, Moro em Paiçandu/PR e aqui a Rede da bOi/V.tal usa OLT Alcatel Lucent (Nokia) minha ONU é a Intelbras R1, rodando lindamente tenho 700mbps/350Mbps com um pequeno Overhead!
10601894454.png

Última edição:
Bingooo! ONU Substituída Nokia G-1425G-B Oi Fibra 700 Mega.
Obrigado amigo! Que Deus te abençoe grandemente! Única coisa que não consegui foi o comando omcicli mib get 84 pq teria que soldar a conexão USB serial na placa. Mas pelo telnet normal via ip consegui fazer todos os comandos e está rodando perfeitamente! Estou usando a Vlan Tagged 210, Moro em Paiçandu/PR e aqui a Rede da bOi/V.tal usa OLT Alcatel Lucent (Nokia) minha ONU é a Intelbras R1, rodando lindamente tenho 700mbps/350Mbps com um pequeno Overhead!
10601894454.png
Está usando a R1 no modo roteador, discando o pppoe? Só estou esperando o reembolso da xg005-g6 e compro ela, quero ver se tem um bom desempenho aqui também.

Está usando a R1 no modo roteador, discando o pppoe? Só estou esperando o reembolso da xg005-g6 e compro ela, quero ver se tem um bom desempenho aqui também.
Não! Modo Bridge e Vlan em Auto
Meu Roteador é um TP-LINK AX10 Cabo Cat6 (Patch Cord DataLink Furukawa) Meu AX10 está recebendo IPv4 e IPv6 via DHCP tudo perfeitamente e a Vlan 210/0 taggeada na Wan e VoIP Taggeado em 220/0 (mas sem função pois não tem fxs no roteador!) nesse caso se caracteriza IPoE

Última edição:
Gente tenho um roteador aqui da intelbras o W5-1200F e to tentando fazer funcionar com a 110B, que, diferente da R1, não tem função de roteamento. Queria saber o que muda no processo nesse caso, se é realmente impossível e se sim, provavelmente teria que clonar as informações da ONT direto no roteador. Mas como acessa um roteador desse via telnet?

Contrariando a maioria, comprei um TP-Link XZ000-G7 por ser o mais barato aqui da região. Não consegui subir a Tim nem a Oi (vtal). Não consegui acessar por telnet nem PuTTY nenhum dos modems da operadora, nem o XZ000-G7. Desculpem a ignorância, apesar de antigo na informática, sou novo no tema. Queria garantir que funciona, antes de comprar dois VSOL V2802RH, que custam bem mais. Alguém pode confirmar se é garantido que funciona nas duas operadoras aqui no Rio Capital?

Obrigado a todos pela atenção.

Nem assim eu consegui meu amigo, se tiver um tutorial eu agradeço.
Solicitei a troca do modem Sagemcom F@st 5657 por um com porta 2.5G, instalaram hoje um Kaon PG2447. A conexão melhorou de 930 para 1030 mbps. Conseguir conectar como PPPoE no pfsense. Demorou muito pra conectar a primeira vez, depois funcionou bem por uma hora e parou. Busquei novamente aqui no tópico sobre o TP-Link XZ000-G7, se a compatibilidade era melhor com o Kaon PG 2447. (mesmo sabendo que voltaria pros 930 mbps)
Tim Ultra Fibra em São Paulo. Feito com sucesso a troca do Modem Kaon PG2447 pelo TP link XZ000-G7 Ver: 1.0.
Vou detalhar como eu fiz.

Acessei o modem da Tim e peguei as informações de PON ID, esse fica nas configuração do modem e também em uma etiqueta na parte de trás. Configurei o modem em Bridge e ele me deu as informações de usuário e senha no PPPoe. Usuário: guest Senha: guest

Conectei o PC ao TP link e configurei a rede para acessá-lo através do IP 192.168.1.1.

Nas configurações no TPlink, em GPON SN coloquei o PON ID do modem Kaon e deixei a senha em branco.

Configurei a VLAN 100 no TP Link.
Depois foi só configurar o Roteador em modo PPPoe e fazer a conexão.

15917119980.png
Condições idênticas, mudando apenas o estado. Fiz as mesmas configurações e ele conectou, porém só através do discador do Windows. Pelo pfsense ele não conecta. Assim como a ONT da operadora também não conecta mais. Alguém tem alguma dica ou sugestão pro próximo passo?

Condições idênticas, mudando apenas o estado. Fiz as mesmas configurações e ele conectou, porém só através do discador do Windows. Pelo pfsense ele não conecta. Assim como a ONT da operadora também não conecta mais. Alguém tem alguma dica ou sugestão pro próximo passo?

Se conectou no windows tem que funcionar no roteador. Não tem muita diferença

Se conectou no windows tem que funcionar no roteador. Não tem muita diferença
Não consegui editar a postagem anterior, estava escrevendo uma atualização.

Aparentemente tem algo no pfsense que não deixa nenhum dos dois aparelhos reconectarem. Quando desligo tudo (modem, pfsense e switch) e religo, conecta perfeitamente em ambos os aparelhos. Tanto no Kaon na porta 2.5G (1050mbps de pico) quanto no TP-Link (935mbps em média). Vou encomendar um XZ0005-G6 hoje pra ver se consigo finalmente um setup definitivo.

Tim RJ - Capital
PON ID exatamente como no modem: KAONXXXXXXXX
VLAN ID: 100
(Melhor e mais rápido que encontrei foi ONT modo H, mas vou testar melhor os outros pra confirmar essa informação)

Obrigado a todos pela ajuda.

Vários aqui já comentaram de experiências com o Ubiquiti UFiber Loco (UF-Loco), mas surpreendentemente não tem nenhum registro formal na tabela, então vou deixar um aqui:

Substituí um MitraStar GPT-2541GNAC-N2 na rede Vivo 2 (Porto Alegre / RS).

Primeiramente, configurar o SLID / GPON Password / PLOAM Password (como queiram chamar) foi tranquilo, pela interface, e o primeiro OLT Profile que funcionou foi o Profile 2.

Já pra configurar o GPON Serial Number (e, opcionalmente, o MAC Address também), tem o projeto UFiber Nano G and UFiber LOCO - Serial Hack. Usei ele e foi super tranquilo. O único requisito, pro meu cenário, foi ter o servidor SSH da ONU rodando no momento da alteração (pois a modificação é feita via SSH).

Aqui tem um exemplo de configuração (neste caso, o IP da ONU estava configurado como 192.168.15.1):

Código:
$ git clone git@github.com:v-a-c-u-u-m/ufiber_nano_serial_hack.git

$ cd ./ufiber_nano_serial_hack

$ python3 -m venv ufiber-nano-serial-hack-venv

$ source ./ufiber-nano-serial-hack-venv/bin/activate

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ pip3 install paramiko scp

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ python3 ./ubi_serial_hack.py --insecure -r 192.168.15.1 -p 22 --serial **:**:**:**:**:**:**:** --mac **:**:**:**:**:**
Password:
[+] Downloaded mtdblock3.BIN
[!] Hashsum of mtdblock3.BIN (sha256): ****************************************************************
[~] nvram_version:    6
[~] boot_line:        "e=192.168.1.1:ffffff00 h=192.168.1.254 g= r=f f=vmlinux i=bcm963xx_fs_kernel d=1 p=0 c= a= "
[~] board_id:         "*************"
[~] main_thread:      0
[~] psi_size:         24
[~] num_mac_addr:     5
[~] base_mac_addr:    **:**:**:**:**:**
[~] old_check_sum:    0xffffffff
[~] vendor_id:        "****"
[~] serial_id:        "********"
[~] serial_formatted: "**:**:**:**:**:**:**:**"
[~] gpon_password:    "**********"
[~] checksum:         0x********
[+] Built mtdblock3_new.BIN
[!] Hashsum of mtdblock3_new.BIN (sha256): ****************************************************************
[~] nvram_version:    6
[~] boot_line:        "e=192.168.1.1:ffffff00 h=192.168.1.254 g= r=f f=vmlinux i=bcm963xx_fs_kernel d=1 p=0 c= a= "
[~] board_id:         "*************"
[~] main_thread:      0
[~] psi_size:         24
[~] num_mac_addr:     5
[~] base_mac_addr:    **:**:**:**:**:**
[~] old_check_sum:    0xffffffff
[~] vendor_id:        "****"
[~] serial_id:        "********"
[~] serial_formatted: "**:**:**:**:**:**:**:**"
[~] gpon_password:    "**********"
[~] checksum:         0x*******
[+] Uploaded mtdblock3_new.BIN

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ deactivate

Um detalhe legal dessa ONU é que ela, por padrão, já vem configurada com um MTU L3 de 1982 bytes. Então foi só com ela que consegui atestar que a Vivo (pelo menos a infra que me atende aqui) suporta Baby Jumbo Frames (RFC 4638). Consegui configurar o PPPoE com MTU de 1500 bytes e a rede da Vivo suportou pacotes de 1500 bytes sem fragmentação (tanto IPv4 quanto IPv6). Mas como a Vivo não dá suporte a Path MTU Discovery no IPv4 (por bloquearem ICMP Destination Unreachable Fragmentation required, and DF flag set), usar MTU de 1500 bytes tem um certo risco, então aí é uma questão de preferência. Mas é bom saber que, pra quem quiser download e upload no talo da eficiência (dentro do que a Vivo permite, claro, ainda com o encapsulamento PPPoE), essa ONU é uma boa opção.

L2Jx70o.png

iP1Qypw.png

Cara, to tentando fazer aqui tambem com um ufloco e um huawei be30, porem o ufloco da connected mas nao consigo fazer nem o huawei nem o asus rt-86 que eu usava com o mitrastar em bridge pegar ip. tem como vc explicar um pouco melhor como usou o hack? Tb estou na vivo região 2

Olá senhores, estou tentando tirar meu modem da VIVO e substituir pelo XPON DFP-34X-2C3 com um roteador tp-link ER7206, porem antes de conectar no roteador estou usando um conversor de mídia tp-link MC220L para configurar e testar uma conexão discada do Windows PPPOE, eu já fiz muitos teste usando todas as configurações que esta postada aqui no fórum... assisti todos os videos do youtube e nada....
até que depois de muitos testes eu consegui fazer a varredura da VLAN e fiz a conexão PPPOE com sucesso porem meu XPON trava na hora que ele conecta, alguém pode me ajudar?

segue abaixo oque eu fiz:

Comandos:
Código:
flash_eraseall /dev/mtd3
reboot

Depois:
Código:
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set GPON_ONU_MODEL RTF8115VW-SV
flash set GPON_SN INVPxxxxxxxx
flash set PON_VENDOR_ID HGU
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set ELAN_MAC_ADDR 900A620EE051
flash set MAC_KEY f9716260c0c3251a08e7a6b5c4ec9a6e
reboot

Alguem tem alguma ideia porque esta travando minha XPON?

Desliga o Modem da Tplink sem tirar a fibra e com ele já conectado no roteador que vai fazer a discagem, espera um pouco e liga novamente, verifica se conecta, esses dias configurei um Ubiquiti e passei pela mesma situação, conectava no Windows mas pelo roteador ficava morto, depois disso funcionou que é uma beleza
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Solicitei a troca do modem Sagemcom F@st 5657 por um com porta 2.5G, instalaram hoje um Kaon PG2447. A conexão melhorou de 930 para 1030 mbps. Conseguir conectar como PPPoE no pfsense. Demorou muito pra conectar a primeira vez, depois funcionou bem por uma hora e parou. Busquei novamente aqui no tópico sobre o TP-Link XZ000-G7, se a compatibilidade era melhor com o Kaon PG 2447. (mesmo sabendo que voltaria pros 930 mbps)

Olá pessoal, descobri recentemente que é possível realizar a remoção do onu da operadora por um que seja meu ou trocar o onu por um roteador que tenha a entrada de fibra. Eu uso uma operadora local.Minha dúvida é: quando é necessário o módulo sfp nestas trocas?

Bom dia pessoal, queria reduzir minha latência, tenho provedor da Claro, e varia muito aqui jogando, jogo competitivamente, alguém que faz consultoria/analise, para ver o que poderia ser feito, se o fato de retirar o modem da operadora seria um bom caminho?

Cara, to tentando fazer aqui tambem com um ufloco e um huawei be30, porem o ufloco da connected mas nao consigo fazer nem o huawei nem o asus rt-86 que eu usava com o mitrastar em bridge pegar ip. tem como vc explicar um pouco melhor como usou o hack? Tb estou na vivo região 2

Que profile você selecionou no UF-LOCO?

Você está configurando o VLAN tagging na WAN dos roteadores, dado que o UF-LOCO não permite fazê-lo na bridge?

Bom dia pessoal, queria reduzir minha latência, tenho provedor da Claro, e varia muito aqui jogando, jogo competitivamente, alguém que faz consultoria/analise, para ver o que poderia ser feito, se o fato de retirar o modem da operadora seria um bom caminho?
Provavelmente não fara diferença.

Sugiro passar pelo tópico dedicado da operadora e fornecer mais informações (evidências, cidade/estado onde mora, jogos em que isso acontece, etc.), lá mais colegas podem ajudar.

Olá pessoal, descobri recentemente que é possível realizar a remoção do onu da operadora por um que seja meu ou trocar o onu por um roteador que tenha a entrada de fibra. Eu uso uma operadora local.Minha dúvida é: quando é necessário o módulo sfp nestas trocas?
O Modulo SFP vc vai utilizar em roteadores que tem essa porta (geralmente em equipamentos empresariais, em roteadores domésticos vc usa um modem normal como vsol ou tplink por exemplo.

Entendi perfeitamente. O modem ONU pode ser utilizado qualquer marca ou precisa ser da mesma marca da operadora? Penso em trocar o ONU da operadora e usar um roteador que já tenho (roteador doméstico dlink).
O Modulo SFP vc vai utilizar em roteadores que tem essa porta (geralmente em equipamentos empresariais, em roteadores domésticos vc usa um modem normal como vsol ou tplink por exemplo.

O modem ONU pode ser utilizado qualquer marca ou precisa ser da mesma marca da operadora?
Geralmente sim e o objetivo do tópico é justamente a troca de experiências no intuito de evitar qualquer dependência ou dissabor e também facilitar a escolha de equipamentos.

No primeiro post deste tópico há uma planilha com alguns casos de sucesso que podem ser úteis.

Penso em trocar o ONU da operadora e usar um roteador que já tenho (roteador doméstico dlink).
Idem acima, e conhecendo a operadora e o equipamento que vc tem a ajuda também pode vir mais fácil.

Olá senhores, estou tentando tirar meu modem da VIVO e substituir pelo XPON DFP-34X-2C3 com um roteador tp-link ER7206, porem antes de conectar no roteador estou usando um conversor de mídia tp-link MC220L para configurar e testar uma conexão discada do Windows PPPOE, eu já fiz muitos teste usando todas as configurações que esta postada aqui no fórum... assisti todos os videos do youtube e nada....
até que depois de muitos testes eu consegui fazer a varredura da VLAN e fiz a conexão PPPOE com sucesso porem meu XPON trava na hora que ele conecta, alguém pode me ajudar?

segue abaixo oque eu fiz:

Comandos:
Código:
flash_eraseall /dev/mtd3
reboot

Depois:
Código:
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set GPON_ONU_MODEL RTF8115VW-SV
flash set GPON_SN INVPxxxxxxxx
flash set PON_VENDOR_ID HGU
reboot

Alguem tem alguma ideia porque esta travando minha XPON?

Boa noite senhores, depois de muitos teste consegui autenticar na VIVO!

eu executei estes comandos:

Código:
(primeiro eu voltei a configuração de fabrica para garantir)
flash_eraseall /dev/mtd3
reboot

(depois executei estes comandos)
flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0
flash set GPON_PLOAM_PASSWD xxxxxxxxxx (SLID)
flash set GPON_SN INVPxxxxxxxx (Número de Série GPON)
flash set GPON_ONU_MODEL DFP-34X-2C3
flash set PON_VENDOR_ID INVP
flash get HW_CWMP_PRODUCTCLASS IGD
flash set HW_SERIAL_NO 900A620EE051
flash set OMCI_FAKE_OK 1
reboot

ai conectei direto no meu router, configurei a discagem PPPoE

Que profile você selecionou no UF-LOCO?

Você está configurando o VLAN tagging na WAN dos roteadores, dado que o UF-LOCO não permite fazê-lo na bridge?
testei os 4 profiles com vlan 600 no roteador fazendo pppoe. Mas agora ja devolvi o ufloco e encomendei uma g7 da tplink. Pelo que eu li o vlanid tem que ser na onu, entao teoricamente o ufloco não era pra dar certo

Users who are viewing this thread

Voltar