[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Operadora: Oi Fibra, roteador original Nokia. Usando VSOL v2802rh

Estava a quase dois meses sem mexer na Vsol. Precisei dar um reset nela pelo botão físico pois ACHO (sim, meio vergonhoso) que tinha mudado o IP dela e me esqueci qual era, então não conseguia entrar pelo gateway padrão dela.

Estranhamente, não precisei reconfigurar nada e ela entrou de boa pelo 192.168.1.1

Porém alguns sites não estão carregando, como o próprio forum do adrenaline e speedtest da ookla. O discord também não conecta. Estou usando 4g roteado do celular pra digitar esse post.
Mas consigo acessar o youtube e alguns outros sites sem problema.

Alguém tem noção do que pode ser? Já tentei reset de fabrica, firmware diferente, instalar novamente o mesmo firmware e não resolveu o problema.

EDIT 1:

Eu ativei o CLOUDFLARE Warp e ele voltou a funcionar normalmente. O que significa?

EDIT 2:

Coloquei novamente o modem original da Oi, modelo da Nokia e para minha surpresa, o mesmo problema: não conecta em alguns sites e aplicativos (Speedtest, forum do adrenaline e discord). Porém, liguei pra Oi e eles fizeram algum tipo de reset e com o modem original voltei a navegar tranquilamente com todos os sites funcionando, sem precisar ligar o Cloudflare Warp.

Tentei fazer a sagacidade de plugar a fibra na vsol de novo e solicitar o reset pra ver se funcionava mas mesmo eles dando o "reset" deles, os mesmos sites e aplicativos apresentavam o mesmo problema de não conectar. Amargamente estou usando o modem original de novo... alguém pode dar alguma luz?

Última edição:
Bom dia. Alguém aqui já testou a ont da zte, modelo F6600P, com firmware oficial, sem ser de operadora? Estou pensando em adquirir uma, pois depois de vários testes, meu provedor aparentemente funciona bem com onu/ont com chipset dessa fabricante. Estou pensando mesmo só tacar ela no modo router, adicionar o pppoe e deixar meu ex511 como ap, pra mim já está de bom tamanho.

Quando estiver bem financeiramente eu começo a adquirir equipamentos mais sofisticados, como sfp, roteadores empresariais ou do tipo raspberry pi, mas isso é pra depois. O que vcs podem me dizer, essa ont com firmware original é possível editar os atributos dela via telnet? No meu caso, preciso apenas adicionar dois dados nela: gpon_sn e mac do meu roteador ac68u, pois ele é vinculado a olt do provedor, para que fosse liberado o pppoe nele.

Com esses dois dados posso ter pppoe sem problemas, tanto que consigo ter internet na vsol 2801sg sem problemas, na f6600p consigo alterar esses dados?

Pegou com msm design do tripleoxigen ou pegou com design novo? ainda não comprei pra testar.
A nova. Acabei de checar no change log da intelbras, agora só com ssh, eu usei putty. Funciona, mas a do modelo antigo tá bem mais bem polida. A do novo tá cheia de erro gramatical por exemplo. Vou testar amanhã a nova com o firmware da O3 e digo se funcionou.

Boa noite senhores, depois de muitos teste consegui autenticar na VIVO!

eu executei estes comandos:

Código:
(primeiro eu voltei a configuração de fabrica para garantir)
flash_eraseall /dev/mtd3
reboot

(depois executei estes comandos)
flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0
flash set GPON_PLOAM_PASSWD xxxxxxxxxx (SLID)
flash set GPON_SN INVPxxxxxxxx (Número de Série GPON)
flash set GPON_ONU_MODEL DFP-34X-2C3
flash set PON_VENDOR_ID INVP
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash get HW_CWMP_PRODUCTCLASS IGD
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
flash set HW_SERIAL_NO 900A620EE051
flash set ELAN_MAC_ADDR 900A620EE051
flash set MAC_KEY f9716260c0c3251a08e7a6b5c4ec9a6e
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
reboot

ai conectei direto no meu router, configurei a discagem PPPoE
Você é vivo 1 ou 2? Aqui estou com problemas pra fazer funcionar o XZ000-G7 no vivo 2 :(

Qual é a Vlan que você conseguiu pegar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

testei os 4 profiles com vlan 600 no roteador fazendo pppoe. Mas agora ja devolvi o ufloco e encomendei uma g7 da tplink. Pelo que eu li o vlanid tem que ser na onu, entao teoricamente o ufloco não era pra dar certo
Comprei o G7 e não consegui subir na Vivo 2. Acho que tenho só mais 1 semana pra conseguir devolver o G7… vou ver se consigo subir a Vivo no G7 até lá.

Você é vivo 1 ou 2? Aqui estou com problemas pra fazer funcionar o XZ000-G7 no vivo 2 :(

Qual é a Vlan que você conseguiu pegar?

Comprei o G7 e não consegui subir na Vivo 2. Acho que tenho só mais 1 semana pra conseguir devolver o G7… vou ver se consigo subir a Vivo no G7 até lá.
Também não consegui, já agendei uma visita pra amanhã (domingo) e vou ver se eles flusham mac pra dar certo

Estava com Oi fibra X 1 gb, me decepcionei com o modem deles, entregam a velocidade contratada no wifi 6 mas não entregam via cabo de rede, a Oi trabalha com equipamento defasado. Cancelei a Oi e assinei Tim ultrafibra de 1gb, essa operadora sim trabalha com equipamentos de qualidade, modem wifi 6 com porta 2.5gb, agora sim recebo velocidades que ultrapassam 1 giga via cabo de rede. Para eu assinar novamente com a Oi futuramente somente se a Tim falir ou a Oi trabalhar com equipamentos que entreguem a velocidade contratada, é um absurdo o que vejo aqui no fórum de pessoas comprando ONT, mudando para Vsol para que consiga usar a velocidade contratada, sendo que a Oi quem deveria entregar o modem que suporte tal velocidade via wi-fi e cabo.

Pessoal, vejam se na minha rede estou tendo gargalo, se o provedor não está otimizando a conexão. Irei postar duas imagens:

Teste feito hoje pela manhã

Teste feito agora a pouco

Testando pelo aplicativo do speedtest para windows

Isso seria problemas com meu provedor ou os equipamentos que não estão dando conta? Uso a onu, vsol v2801sg em bridge e o ac68u em router, discando o pppoe. O wifi do ac68u está desligado, ficou a cargo do ex511. O que vc acham que acontece aqui? Será que meu provedor que é ruim mesmo? Sei que de latência eles são péssimos, tanto que nem sei se vou aguentar ficar até o final do contrato, vou começar a procurar outros melhores.

Vejam a discrepância de servidores, olhem esses testes da vtal e claro móvel, estão horríveis:

Esse para a Tim Brasil São Paulo

Nesse caso vcs acham que a troca da onu atual por outra, como a vsol 2802rh, intelbras r1 v2.0, zte f6600p vale a pena? Trocar o roteador por um mais forte vai ajudar em algo ou apenas o provedor pode resolver essas variações de velocidade e latências?

Última edição:

Olá pessoal, tenho a Tim Fibra no Rio de Janeiro e a infra é própria a ONU é Fast5657 estou tentando trocar pela XZ005-G6, ele até conecta na rede da Tim status O5.

Vlan 100

Mas ao tentar fazer a conexão pppoe tanto no Windows quanto no roteador (Ex510 pro) ela não acontece, mesmo colocando o MAC da ONU original na conexão PPPOE no Windows ou do roteador.

Não sei se estou fazendo algo errado, mas se alguém puder dar uma luz. Agradeço.

Olá pessoal, tenho a Tim Fibra de 1gb no Rio de Janeiro e a infra é própria, a ONU é Fast5657 estou tentando trocar pela XZ005-G6, ele até conecta na rede da Tim status O5.

Mas ao tentar fazer a conexão pppoe tanto no Windows quanto no roteador (Ex510 pro) ela não acontece, mesmo colocando o MAC da ONU fast5657 na conexão PPPOE no Windows ou do roteador.

A vlan é 100

Não sei se estou fazendo algo errado, mas se alguém puder dar uma luz. Agradeço.

Print da onu da tp-link

Última edição:

Olá pessoal, tenho a Tim Fibra no Rio de Janeiro e a infra é própria a ONU é Fast5657 estou tentando trocar pela XZ005-G6, ele até conecta na rede da Tim status O5.

Vlan 100

Mas ao tentar fazer a conexão pppoe tanto no Windows quanto no roteador (Ex510 pro) ela não acontece, mesmo colocando o MAC da ONU original na conexão PPPOE no Windows ou do roteador.

Eu nao consegui conectar com um XZ000-G7 substituindo um Fast igual. Meu link é de 1GB também, então solicitei a troca a ONU por um com porta ethernet 2.5G. Eles instalaram um Kaon, com esse eu consegui substituir pelo XZ000-G7 de forma simples, mas ele limita a Lan novamente. Estou comprando um igual ao seu pra testar.

Qual velocidade da sua fibra? Eu nao consegui conectar com um XZ000-G7 substituindo um Fast igual. Meu link é de 1GB, eu solicitei a troca do modem por um com porta 2.5. Eles instalaram um Kaon, com esse eu consegui substituir pelo XZ000-G7 de forma simples, mas ele limita a Lan novamente. Estou comprando um igual ao seu pra testar.
Fala ae meu amigo, estou em uma situação parecida com a sua, porém a minha segunda Internet é da claro 500mb. Eu quero tentar ligar as duas em um outro roteador que eu tenho aqui ER707-M2 pra fazer load balance.

Fala ae meu amigo, estou em uma situação parecida com a sua, porém a minha segunda Internet é da claro 500mb. Eu quero tentar ligar as duas em um outro roteador que eu tenho aqui ER707-M2 pra fazer load balance.
Você editou o post anterior, eu acabei editando o meu tbm. kkk Mas meu comentário é uma afirmação! Quis dizer que vc não vai conseguir substituir esse Fast pelo G7. Pelo menos eu não consegui. É o mesmo sistema aqui, mas meu segundo link é da Oi 500mb (Nokia G-240W-C). Que também não consegui substituir pelo G7. Vc só vai conseguir usar esse TP-Link solicitando a troca do Fast por outro modelo. No meu caso deu certo com o Kaon PG2447. Eu só não sei garantir se o G6 também funciona. Mas vou descobrir em breve.

Alguém tem ideia de como configurar um xz005-g6 na vivo em SP interior? Fiz a configuração com serial do gpon e o slid, recebo o status 05 mas sem chance de ter tráfego no meu roteador ou do discador do windos, com notebook direto na porta 2.5gb. E esse gpon xz005-g6 não tem muitas opções de configuração. Realmente estou sem muitas ideias.

Última edição:
Hoje clonei o ONT da mitrastar da vivo da loja dos meus pais e troquei pela R1 da intelbras, também fiz o mesmo processo na casa dos meus tios que eu fiz em casa, substituí o 1425 da nokia pela R1 tbm.

Eu nao consegui conectar com um XZ000-G7 substituindo um Fast igual. Meu link é de 1GB também, então solicitei a troca a ONU por um com porta ethernet 2.5G. Eles instalaram um Kaon, com esse eu consegui substituir pelo XZ000-G7 de forma simples, mas ele limita a Lan novamente. Estou comprando um igual ao seu pra testar.
Experimenta colocar ASCI+ hex. Não precisa clonar o Mac.

Edit: a resposta é para o @paulolimarb.

Você editou o post anterior, eu acabei editando o meu tbm. kkk Mas meu comentário é uma afirmação! Quis dizer que vc não vai conseguir substituir esse Fast pelo G7. Pelo menos eu não consegui. É o mesmo sistema aqui, mas meu segundo link é da Oi 500mb (Nokia G-240W-C). Que também não consegui substituir pelo G7. Vc só vai conseguir usar esse TP-Link solicitando a troca do Fast por outro modelo. No meu caso deu certo com o Kaon PG2447. Eu só não sei garantir se o G6 também funciona. Mas vou descobrir em breve.
Cara, essa informação é muito útil, estou quebrando a cabeça aqui e nada. Eu já solicitei algumas vezes a troca dessa ONU e não trocam alegando que o atual entrega a velocidade mínima contrada...😒Que só trocam quando existe algum defeito. Vou tentar solicitar isso novamente.

Experimenta colocar ASCI+ hex. Não precisa clonar o Mac.

Edit: a resposta é para o @paulolimarb.
Fala ae Devid
Eu coloquei nessa opção, mas eu precisei alterar os 4 primeiros dígitos de hex pra ASCII aí ficou as 4 letras + o restante do código e mesmo assim não funcionou.

POST DE SUCESSO - LIGUE/GIGA+ G-0425G-C SUBSTITUÍDA PELA INTELBRAS R1

Fala pessoal, detalhando aqui meu sucesso finalmente depois de sei lá, 2 meses tentando.
A minha falha fundamentalmente estava em tentar a Intelbras ONU 110B. Essa ONU não faz as funções de roteamento. Falha fundamental na clonagem de ONT da provedora, porque de alguma maneira a OLT da GIGA+ e da vivo também (testei aqui na casa de 2 amigos), exigem que ocorra essa autenticação no mesmo aparelho que dá tag na VLAN.
Clonei basicamente tudo que possível, não sei o que não necessita de clonagem e o que não, mas funcionou de primeira com os seguintes comandos:

mib set LOID ""
mib set LOID_PASSWD ""
flash set GPON_PLOAM_PASSWD FCALCL
flash set GPON_SN ALCLFC
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJL06 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJL06 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set GPON_ONU_MODEL G-0425G-C (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set HW_HWVER 3TN00057BDAA (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set OUI (metade do seu MAC)
flash set HW_SERIAL_NO (seu mac inteiro)
flash set ELAN_MAC_ADDR (seu mac inteiro)
flash set OMCC_VER 128
flash set GPON_SN ALCLFC6053A8 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)

Pra conseguir a autenticação PPPoE foi necessário que eu fizesse o hack do ONT usando o seguinte processo:
Post do shark
O código python do rajkosto já desencripta a senha do PPPoE, mas com o código antigo original do droidgeek ele me deu a senha ainda encriptada. Porém é possível com acesso root acessar a pasta ppp111 e dar cat, dando assim acesso as credenciais do PPPoE reais.

cat /etc/ppp/options_ppp111

Em relação a fwdop, não foi necessário mexer nada no meu caso, mas fica um aprendizado pra quem estiver lendo sobre:
Na Intelbras R1, leia a documentação da O3 Labs sobre ela, lá vai ter como setar o fwdop em casa início dela e como usar o comando fwdop de maneira correta. Não se usa o 0x antes, etc. Também pra caso você esteja tentando rodar o omcicli mib get 84 e não tá tendo resposta, é normal da R1 e 110B, é um problema de que essas ONU mandam o comando para a porta serial interna da ONU, sendo antes necessário soldar jumpers e colocar em USB para ler. Mas com o firmware da O3 você consegue só rodar o comando setcons -s pra estar tendo o redirecionamento pro terminal atual.
No caso de quem usou até agora o fwdop 0x102 funcionou na R1 é porque o modo 0 funciona pra você, mas tá aqui o PDF que explica o que cada um deles faz:

De resto, foi só setar na R1 devidamente o IPV4 e IPV6, colocando pra ter as opções devidas de requisição de prefixo e etc.
Não percebi mudança na velocidade da rede, mas o ping parece que desceu em uns 10ms e não há mais problemas de compatibilidade com os meus APs.
Muito mais simples e controlável a rede agora.

Edição: ah é, uma coisa bem importante que me ajudou bastante: a senha padrão do ONT é:
Login: AdminGPON
Senha: ALC#FGU

Bom dia, amigo! Comprei a r1 hoje, será entregue amanhã de acordo com o ML, como é frete full deve chegar mesmo amanhã. Mas enquanto isso, gostaria de tirar algumas dúvidas, usando seu comentário como base.

Primeiro, onde consigo a informação do GPON_PLOAM_PASSWD? Vi que vc apenas adicionou a primeira metade do gpon sn, além de adicionar os dois primeiros dígitos da segunda metade antes da primeira metade do gpon sn. É só isso para esse dado, na minha onu, uma zyxel pmg2005-t20d não mostra essa dado. E tem um detalhe nessa onu, o serial dela não mostra o vendor id em ascii, apenas em hex.

Ela vem com vendor id 5a594751, convertendo para ascii aí obtive o vendor id dela, que seria ZYGQ. Até fiz o teste na vsol v2801sg, no lugar do 5a594751, adicionei o ZYGQ com o restante do serial, ela subiu sem problemas, então significa que a olt do provedor também identifica o vendor id em ascii, certo?

Porque vc adicionou dois comandos "flash set GPON_SN", sendo que no primeiro vc adicionou o vendor id além dos dois dígitos iniciais da segunda metade, e no segundo comando "flash set GPON_SN" vc já adicionou o gpon sn inteiro, tem que ser feito dessa forma para funcionar?

Sobre o comando flash set OMCI_SW_VER1/2, nesse caso basta eu adicionar a informação contida em firmware version, esse seria esse software version, correto? O restante dos comandos já tenho os dados, com exceção do loid e loid sn. Abrindo o arquivo de configuração da onu da zyxel, vi que nele tem um usuário e senha loid, eu estou utilizando eles na vsol, não atrapalha em nada, ela funciona mesmo sem eles, devo adicionar esse usuário e senha nos comandos "mib set LOID" e "mib set LOID_PASSWD"?

Outra, devo utilizar o firmware do tripleoxygen ou não? A sua vc está utilizando o último firmware custom dele? Para encerrar as dúvidas momentâneas, essa r1 tem o comando "cfgmib all", utilizado na vsol, para fazer um backup inicial das configurações padrão de fábrica? O comando funcionaria na intelbras r1?

Apenas um detalhe, dá pra adicionar vlan na r1, pela pagina web dela? Por telnet também dá pra editar esse campo? No meu caso, pra vsol subir só basta eu adicionar o gpon_sn, não precisa de mais nada, só com isso ela consegue status 05 normalmente, mas gosto de adicionar o mac da onu e vlan, por desencargo de consciência. No mais, era só isso amigo, se vc puder me esclarecer essas dúvidas eu te agradeço muito.

Espero que com a r1 eu tenha um desempenho melhor, pois sei que depois que pedi para remover a ont e trocar por uma onu, a velocidade nunca mais ficou estável, o bom é que fico com duas onu's, pois caso uma dê problemas tem a outra de suporte.

Última edição:
Cara, essa informação é muito útil, estou quebrando a cabeça aqui e nada. Eu já solicitei algumas vezes a troca dessa ONU e não trocam alegando que o atual entrega a velocidade mínima contrada...😒Que só trocam quando existe algum defeito. Vou tentar solicitar isso novamente.

Fala ae Devid
Eu coloquei nessa opção, mas eu precisei alterar os 4 primeiros dígitos de hex pra ASCII aí ficou as 4 letras + o restante do código e mesmo assim não funcionou.
No G3 você precisa converter, no G7 não.
Faz um reset na G7, inclui os dados de novo e testa. Aqui eu uso tranquilo.

Bom dia, amigo! Comprei a r1 hoje, será entregue amanhã de acordo com o ML, como é frete full deve chegar mesmo amanhã. Mas enquanto isso, gostaria de tirar algumas dúvidas, usando seu comentário como base.

Primeiro, onde consigo a informação do GPON_PLOAM_PASSWD? Vi que vc apenas adicionou a primeira metade do gpon sn, além de adicionar os dois primeiros dígitos da segunda metade antes da primeira metade do gpon sn. É só isso para esse dado, na minha onu, uma zyxel pmg2005-t20d não mostra essa dado. E tem um detalhe nessa onu, o serial dela não mostra o vendor id em ascii, apenas em hex.

Ela vem com vendor id 5a594751, convertendo para ascii aí obtive o vendor id dela, que seria ZYGQ. Até fiz o teste na vsol v2801sg, no lugar do 5a594751, adicionei o ZYGQ com o restante do serial, ela subiu sem problemas, então significa que a olt do provedor também identifica o vendor id em ascii, certo?

Porque vc adicionou dois comandos "flash set GPON_SN", sendo que no primeiro vc adicionou o vendor id além dos dois dígitos iniciais da segunda metade, e no segundo comando "flash set GPON_SN" vc já adicionou o gpon sn inteiro, tem que ser feito dessa forma para funcionar?

Sobre o comando flash set OMCI_SW_VER1/2, nesse caso basta eu adicionar a informação contida em firmware version, esse seria esse software version, correto? O restante dos comandos já tenho os dados, com exceção do loid e loid sn. Abrindo o arquivo de configuração da onu da zyxel, vi que nele tem um usuário e senha loid, eu estou utilizando eles na vsol, não atrapalha em nada, ela funciona mesmo sem eles, devo adicionar esse usuário e senha nos comandos "mib set LOID" e "mib set LOID_PASSWD"?

Outra, devo utilizar o firmware do tripleoxygen ou não? A sua vc está utilizando o último firmware custom dele? Para encerrar as dúvidas momentâneas, essa r1 tem o comando "cfgmib all", utilizado na vsol, para fazer um backup inicial das configurações padrão de fábrica? O comando funcionaria na intelbras r1?

Apenas um detalhe, dá pra adicionar vlan na r1, pela pagina web dela? Por telnet também dá pra editar esse campo? No meu caso, pra vsol subir só basta eu adicionar o gpon_sn, não precisa de mais nada, só com isso ela consegue status 05 normalmente, mas gosto de adicionar o mac da onu e vlan, por desencargo de consciência. No mais, era só isso amigo, se vc puder me esclarecer essas dúvidas eu te agradeço muito.

Espero que com a r1 eu tenha um desempenho melhor, pois sei que depois que pedi para remover a ont e trocar por uma onu, a velocidade nunca mais ficou estável, o bom é que fico com duas onu's, pois caso uma dê problemas tem a outra de suporte.
Respondendo primeiramente sobre o PLOAM password, no caso da ligue, eu acho que apenas dei sorte de ele ser algo que não requerem na rede, acredito que removendo ele ou não não faz diferença pra ligue. A senha do PLOAM no meu script é apenas algo que eu li aqui que podia funcionar e eu não to a fim de testar se mudando ele ou não tem diferença.
O flash set gpon sn tá errado msm, vou corrigir, n era pra ter dois não.
O OMCI_sw_version você consegue naweb ui do ONT da nokia em status e device information.
Eu adicionaria sim os dados do LOID pra ter total garantia, se não faz mal adicionar não vejo porque não usar.
Sim, é possível adicionar a VLAN n web ui da R1, mas somente uma. Ela não realiza multicast vlan.
Não acredito que você vai ver melhoras na velocidade, mas sim redução no ping e a compatibilidade com access points.

Alguém aí sabe como fazer o telefone fixo da vivo funcionar com a troca de ONT pra ONU? To apanhando aqui com isso, parece q vou ter q por o mitrastar horroroso de volta.

Última edição:
Respondendo primeiramente sobre o PLOAM password, no caso da ligue, eu acho que apenas dei sorte de ele ser algo que não requerem na rede, acredito que removendo ele ou não não faz diferença pra ligue. A senha do PLOAM no meu script é apenas algo que eu li aqui que podia funcionar e eu não to a fim de testar se mudando ele ou não tem diferença.
O OMCI_sw_version você consegue naweb ui do ONT da nokia em status e device information.
Eu adicionaria sim os dados do LOID pra ter total garantia, se não faz mal adicionar não vejo porque não usar.
Sim, é possível adicionar a VLAN n web ui da R1, mas somente uma. Ela não realiza multicast vlan.
Não acredito que você vai ver melhoras na velocidade, mas sim redução no ping e a compatibilidade com access points.

Alguém aí sabe como fazer o telefone fixo da vivo funcionar com a troca de ONT pra ONU? To apanhando aqui com isso, parece q vou ter q por o mitrastar horroroso de volta.

Eu não tenho TV nem telefone (IPTV e iPhone).

Apesar de eu usar o RTF8115VW em bridge, eu posso usar outras ONUs tipo a TX-6610 ou G3 da TP-Link (são as duas que tenho).

Quando deixo essas ONUs em modo transparente, consigo fazer as tags de VLAN no meu roteador (NanoPi R4S com OpenWrt).

Inclusive com a VLAN 30 (telefone) consegue conversar com o SIP da Vivo pelo que vi nos testes.

Em teoria, acredito que funcione mas precisaria de:

Um switch gerenciado ligado na porta lan do meu NanoPi (não tenho, pois não tenho necessidade de fazer tag/untag de VLAN na minha rede LAN, salvo exceção da rede Wi-Fi de visitas que usa a VLAN 3 aqui em casa, mas aí é outra história pois rede Wi-Fi não precisa de switch / porta física).

Para o telefone: Configurações de autenticação no SIP da Telefonica que estão na HGU.

Para a IPTV: Não faço ideia hehehehh.

Acho que é possível mas basicamente precisa que seu roteador faça o tag/untag das VLANs nas duas direções (wan/lan) e precisa de um conhecimento que talvez seja único para cada região / OLT.

Obs; Aqui é Vivo 1, área antiga que sofria na mão do finado Speedy ADSL2 que não passava de 4 Mega.

Entendi, seguirei suas recomendações. O que seria essa parte de multicast vlan, é para quem além da internet, tem telefone e tv? Aqui o plano é só internet, na onu do provedor não tem nada referente a multicast, nem vlan opção tem, não é necessário pra conectar via pppoe. A vsol é que seta automaticamente a vlan na aba Multicast, mesmo que eu delete ela volta a habilitar, mas é algo que não preciso, pois mesmo sem ela consigo conectar.

Entendi, seguirei suas recomendações. O que seria essa parte de multicast vlan, é para quem além da internet, tem telefone e tv? Aqui o plano é só internet, na onu do provedor não tem nada referente a multicast, nem vlan opção tem, não é necessário pra conectar via pppoe. A vsol é que seta automaticamente a vlan na aba Multicast, mesmo que eu delete ela volta a habilitar, mas é algo que não preciso, pois mesmo sem ela consigo conectar.
Boa, atualiza a gente aqui quando conseguir a R1. Mas ein, qual a sua provedora?

Boa, atualiza a gente aqui quando conseguir a R1. Mas ein, qual a sua provedora?
Atualizo sim, acho que amanhã deve ser entregue, o rastreio da r1 tá avançando. Uso um provedor local, Fortinet Telecom, eles apenas usam o gpon_sn para vincular a onu, assim facilita as coisas.

Users who are viewing this thread

Voltar