[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Obrigado pela resposta

cheguei a comprar uma ONU da VSOL porém um outro modelo (V2801SG) e também não consegui fazer a conexão
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obrigado pela resposta

Me baseei em algumas conf´s, porém sem sucesso

Aqui eu uso uma ONT TP-link XZ000-G7 funcionando perfeitamente.
Você deve ter feito algo errado

Aqui eu uso uma ONT TP-link XZ000-G7 funcionando perfeitamente.
Você deve ter feito algo errado

Segue minhas config´s

96V9ts5.png

R8qSPXB.png

JzwsmrU.png

8oM8npR.png

zIYsQAv.png

Consegue ver se tem algo de errado?

• Curtir
Reações: gkz
o pppoe é cliente@cliente não é ?
@erickgomes como o @gkz disse, tenta colocar cliente@cliente e senha cliente.

Posso estar errado ou falando mta merda.. mas eu to com a impressao que existem "3 tipos de instalacao VIVO"

Vivo 1 instalacao antiga, Vivo 1 instalacao nova, e Vivo 2

Vivo 1 antiga e Vivo 2, aparentemente sao mais faceis e simples, agora a vivo instalacao nova ja complica(como é meu caso)
Pelo que li aqui no Forum, pessoas com Vivo 1, principalmente no centro de sao paulo(onde tem fibra vivo a varios anos), conseguem conexao facil com o G3,G6 e G7 da TP Link. Já que nao precisa "copiar" tudo do HGU, apenas o SLID e o serial.
Agora vivo 1 instalacao nova o bicho pega, como foi meu caso. Tentei todos da Tp Link e nada... Vim conseguir apenas com a VSOL 22802RH, PQ precisei de mais Dados da HGU.

Isso claro, falando como leigo kkk. Realmente fiquei com essa impressao.

Boa noite amigos, tenho aqui a ODI DFP-34X-2C2 na região VIVO 1 em Santos, VLAN 2791. Estou enfrentando o problema de velocidade extremamente baixa, não consigo abrir a maioria dos sites, apenas pings funcionam de maneira razoável.
consegui fazer funcionar na Vivo 1 ex-Telesp, Santos-SP, OLT Alcatel (pior B.O que tem kkk) , segue tutorial:
Passos necessários: Gpon password já obtido, cliente telnet instalado no seu pc (putty mais rápido de se instalar) e firmware M110_sfp_ODI_240202 disponível no site tripleoxygen.net.
Logue na ODI (user: admin, password: admin), firmware upgrade, selecione o arquivo e aperte a opção upgrade.
Depois da ODI atualizar já pode inserir os dados no painel web:
LOID: Deixe vazioLOID Password: Deixe vazio
PLOAM Format: ASIICVendor ID: 4 Letras INICIAIS do GPON SN
PLOAM Password: Seu Gpon password ex: 0006666666software version 1: RTF7000VB1212
GPON SN: Número obtido na etiqueta do dispositivo HGUsoftware version 2: RTF7000VB1212
Product Class: Seu GPON SNHW version: R1
Device Serial Number: Seu MAC Address da ODI, HGU, ou pode ser gerado, tanto fazMAC: MAC Address minúsculo
MACKEY: Gerado no Telnet com o comando que irei deixar abaixo

tutorial.png

Depois de inserir os dados no web management, abra seu cliente telnet no endereço 192.168.1.1, user admin e senha admin.
Digite os seguintes comandos:
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set OMCC_VER 160
flash set OMCI_TM_OPT 0 (Para não limitar a banda na conexão)

echo -n "hsgq1.9aSEU MAC MAIÚSCULO" | md5sum
Ele irá retornar com o valor que precisamos colocar no painel web na caixa do MACKEY.
Com esse dado em mãos, iremos voltar ao web UI e jogar esse valor retornado, ex: 7b7b7b77b77b777d7b777b7777bb7777
Depois ir no telnet e dar o comando reboot
Espere a ODI ligar e a fibra já pode ser conectada.
Quando o painel web entrar, vá até a aba PON:
Se todos os passos foram seguidos de forma correta, e sua OLT tiver os mesmos parâmetros mínimos igual a minha, você irá ver o status 05, ONU ID 5 e sua Olt VendorId: ALCL (no meu caso).
Abra as opções de vlan settings, em seguida anote a primeira VLAN aparecer, mude de auto para Manual, insira a VLAN fornecida com prioridade 0, novamente, retorne ao putty insira o comando reboot ou vá nas configurações web da ODI na opção Commit and Reboot.
Em seguida, espere a ODI obter novamente o status 05 e tente conectar com o PPPoE (via windows ou pelo seu router, tanto faz), caso tenha conexão e sua velocidade seja 100% entregue, a ODI já está totalmente configurada para operar.
MAAAS, como nem tudo são flores, no meu caso não havia funcionado, ficou dando uma velocidade extremamente baixa e poucos sites retornavam ao meu ping.
image.png

Depois de fuçar no Github do Anime4000 encontrei a opção "flash set OMCC_VER 160" (já deixei no esquema para você não ter erro), depois obtive sucesso testando a VLAN com prioridades diferentes, no meu caso, a 6 funcionou com minha velocidade contratada.

tutorial2.png

1daf09cc-dd3a-4611-b647-0357399b6f6a.png

Galera agradeço as respostas, porém sem sucesso.

Referente aos dados de conexão PPPOE, realmente tinha escrito errado.

NZbpqvS.png

4HKOzfK.png

ao fazer teste do Speed Test até bate a velocidade contratada, porém a latência de Download chega próximo dos 100.

Se alguém tiver alguma sugestão, ficarei grato

GENTE, post de sucesso chegando em breve com detalhes!!!
Consegui substituir o G-0425G-C da ex ligue telecom, atual giga+ aqui em campo grande MS.
Coloquei a Intelbras R1, era o problema que eu suspeitava que precisa que a autenticação PPPoE ocorra no mesmo dispositivo que a discagem da VLAN. É isso, tô muito feliz.

POST DE SUCESSO - LIGUE/GIGA+ G-0425G-C SUBSTITUÍDA PELA INTELBRAS R1

Fala pessoal, detalhando aqui meu sucesso finalmente depois de sei lá, 2 meses tentando.
A minha falha fundamentalmente estava em tentar a Intelbras ONU 110B. Essa ONU não faz as funções de roteamento. Falha fundamental na clonagem de ONT da provedora, porque de alguma maneira a OLT da GIGA+ e da vivo também (testei aqui na casa de 2 amigos), exigem que ocorra essa autenticação no mesmo aparelho que dá tag na VLAN.
Clonei basicamente tudo que possível, não sei o que não necessita de clonagem e o que não, mas funcionou de primeira com os seguintes comandos:

mib set LOID ""
mib set LOID_PASSWD ""
flash set GPON_PLOAM_PASSWD FCALCL
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJL06 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJL06 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set GPON_ONU_MODEL G-0425G-C (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set HW_HWVER 3TN00057BDAA (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set OUI (metade do seu MAC)
flash set HW_SERIAL_NO (seu mac inteiro)
flash set ELAN_MAC_ADDR (seu mac inteiro)
flash set OMCC_VER 128
flash set GPON_SN ALCLFC6053A8 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)

Pra conseguir a autenticação PPPoE foi necessário que eu fizesse o hack do ONT usando o seguinte processo:
Post do shark
O código python do rajkosto já desencripta a senha do PPPoE, mas com o código antigo original do droidgeek ele me deu a senha ainda encriptada. Porém é possível com acesso root acessar a pasta ppp111 e dar cat, dando assim acesso as credenciais do PPPoE reais.

cat /etc/ppp/options_ppp111

Em relação a fwdop, não foi necessário mexer nada no meu caso, mas fica um aprendizado pra quem estiver lendo sobre:
Na Intelbras R1, leia a documentação da O3 Labs sobre ela, lá vai ter como setar o fwdop em casa início dela e como usar o comando fwdop de maneira correta. Não se usa o 0x antes, etc. Também pra caso você esteja tentando rodar o omcicli mib get 84 e não tá tendo resposta, é normal da R1 e 110B, é um problema de que essas ONU mandam o comando para a porta serial interna da ONU, sendo antes necessário soldar jumpers e colocar em USB para ler. Mas com o firmware da O3 você consegue só rodar o comando setcons -s pra estar tendo o redirecionamento pro terminal atual.
No caso de quem usou até agora o fwdop 0x102 funcionou na R1 é porque o modo 0 funciona pra você, mas tá aqui o PDF que explica o que cada um deles faz:

De resto, foi só setar na R1 devidamente o IPV4 e IPV6, colocando pra ter as opções devidas de requisição de prefixo e etc.
Não percebi mudança na velocidade da rede, mas o ping parece que desceu em uns 10ms e não há mais problemas de compatibilidade com os meus APs.
Muito mais simples e controlável a rede agora.

Edição: ah é, uma coisa bem importante que me ajudou bastante: a senha padrão do ONT é:
Login: AdminGPON
Senha: ALC#FGU

Última edição:

Fala pessoal, detalhando aqui meu sucesso finalmente depois de sei lá, 2 meses tentando.
A minha falha fundamentalmente estava em tentar a Intelbras ONU 110B. Essa ONU não faz as funções de roteamento. Falha fundamental na clonagem de ONT da provedora, porque de alguma maneira a OLT da GIGA+ e da vivo também (testei aqui na casa de 2 amigos), exigem que ocorra essa autenticação no mesmo aparelho que fçdoca a VLAN.
Clonei basicamente tudo que possível, não sei o que não necessita de clonagem e o que não, mas funcionou de primeira com os seguintes comandos:

(Lista de comandos)

Pra conseguir a autenticação PPPoE foi necessário que eu fizesse o hack do ONT usando o seguinte processo:
(Processo do shark)

O código python do rajkosto já desencripta a senha do PPPoE, mas com o código antigo original ele me deu a senha ainda encriptada. Porém é possível com acesso root acessar a pasta ppp111 e dar cat, dando assim acesso as credenciais do PPPoE reais.

Em relação a fwdop, não foi necessário mexer nada no meu caso, mas fica um aprendizado pra quem estiver lendo sobre:
Na Intelbras R1, leia a documentação da O3 Labs sobre ela, lá vai ter como setar o fwdop em casa início dela e como usar o comando fwdop de maneira correta. Não se usa o 0x antes, etc. Também pra caso você esteja tentando rodar o omcicli min get 84 e não tá tendo resposta, é normal da R1 e 110B, é um problema de que essas ONU mandam o comando para a porta serial interna da ONU, sendo antes necessário soldar jumpers e colocar em USB para ler. Mas com o firmware da O3 você consegue só rodar o comando setcons -s pra estar tendo o redirecionamento pro terminal atual.
No caso de quem usou até agora o fwdop 0x102 funcionou na R1 é porque o modo 0 funciona pra você, mas tá aqui o PDF que explica o que cada um deles faz:
(Pdf)
De resto, foi só setar na R1 devidamente o IPV4 e IPV6, colocando pra ter as opções devidas de requisição de prefixo e etc.
Não percebi mudança na velocidade da rede, mas o ping parece que desceu em uns 10ms e não há mais problemas de compatibilidade com os meus APs.

Edição: faltou completar com links e imagens, postei sem querer, mais tarde eu completo kkkk.
Boa! futuramente pretendo testar com a Sumicity (Giga+).

• Curtir
Reações: gkz

A minha falha fundamentalmente estava em tentar a Intelbras ONU 110B. Essa ONU não faz as funções de roteamento. Falha fundamental na clonagem de ONT da provedora, porque de alguma maneira a OLT da GIGA+ e da vivo também (testei aqui na casa de 2 amigos), exigem que ocorra essa autenticação no mesmo aparelho que fçdoca a VLAN.

(Lista de comandos)

(Processo do shark)

O código python do rajkosto já desencripta a senha do PPPoE, mas com o código antigo original ele me deu a senha ainda encriptada. Porém é possível com acesso root acessar a pasta ppp111 e dar cat, dando assim acesso as credenciais do PPPoE reais.

Na Intelbras R1, leia a documentação da O3 Labs sobre ela, lá vai ter como setar o fwdop em casa início dela e como usar o comando fwdop de maneira correta. Não se usa o 0x antes, etc. Também pra caso você esteja tentando rodar o omcicli min get 84 e não tá tendo resposta, é normal da R1 e 110B, é um problema de que essas ONU mandam o comando para a porta serial interna da ONU, sendo antes necessário soldar jumpers e colocar em USB para ler. Mas com o firmware da O3 você consegue só rodar o comando setcons -s pra estar tendo o redirecionamento pro terminal atual.
(Pdf)

Edição: faltou completar com links e imagens, postei sem querer, mais tarde eu completo kkkk.
A R1 consegue segurar bem o pppoe? A velocidade do seu plano vem no máximo, tanto no download e upload?

Galera agradeço as respostas, porém sem sucesso.

Referente aos dados de conexão PPPOE, realmente tinha escrito errado.

NZbpqvS.png

4HKOzfK.png

ao fazer teste do Speed Test até bate a velocidade contratada, porém a latência de Download chega próximo dos 100.

Se alguém tiver alguma sugestão, ficarei grato
Eu toda vez que configuro o XZ000-G7, assim que consigo o 05 eu crio uma conexão ppoe direto no PC e faço a discagem pelo PC para validar a configuração, para testar se tudo está ok e depois coloco no roteador.

Aqui em casa não me recordo se é a TIM ou a Vivo… tenho que desligar o Tplink com a fibra conectada e só depois ligar na tomada… se o modem tiver ligado e eu conectar a fibra ele n estabelece conexão mesmo validado

Pergunta sincera... Se a velocidade é a mesma do equipamento da operadora, pra que trocar?
As respostas são bem abrangentes e depende de cada um na sua intencionalidade.
Meu caso é porque minha operadora não permite Bridge nos seus equipamentos, nos limitando a usar os seus pífios roteadores e com duplo NAT caso usem os nossos roteadores mais potentes.
Fiz a substituição e uso a minha ONU em Bridge, meu roteador fazendo o serviço e não tendo mais duplo NAT.
Mas como falei...cada caso é um caso.
Obs. Pelo desafio também, pois ouvir do instalador/atendimento por telefone que suas redes não permitem Bridge e você chegando lá e consegue, fica a satisfação 😁.

Última edição:

A minha falha fundamentalmente estava em tentar a Intelbras ONU 110B. Essa ONU não faz as funções de roteamento. Falha fundamental na clonagem de ONT da provedora, porque de alguma maneira a OLT da GIGA+ e da vivo também (testei aqui na casa de 2 amigos), exigem que ocorra essa autenticação no mesmo aparelho que dá tag na VLAN.

mib set LOID ""
mib set LOID_PASSWD ""
flash set GPON_PLOAM_PASSWD FCALCL
flash set GPON_SN ALCLFC
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJL06 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJL06 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set GPON_ONU_MODEL G-0425G-C (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set HW_HWVER 3TN00057BDAA (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set OUI (metade do seu MAC)
flash set HW_SERIAL_NO (seu mac inteiro)
flash set ELAN_MAC_ADDR (seu mac inteiro)
flash set OMCC_VER 128
flash set GPON_SN ALCLFC6053A8 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)

Post do shark
O código python do rajkosto já desencripta a senha do PPPoE, mas com o código antigo original do droidgeek ele me deu a senha ainda encriptada. Porém é possível com acesso root acessar a pasta ppp111 e dar cat, dando assim acesso as credenciais do PPPoE reais.

cat /etc/ppp/options_ppp111

Na Intelbras R1, leia a documentação da O3 Labs sobre ela, lá vai ter como setar o fwdop em casa início dela e como usar o comando fwdop de maneira correta. Não se usa o 0x antes, etc. Também pra caso você esteja tentando rodar o omcicli mib get 84 e não tá tendo resposta, é normal da R1 e 110B, é um problema de que essas ONU mandam o comando para a porta serial interna da ONU, sendo antes necessário soldar jumpers e colocar em USB para ler. Mas com o firmware da O3 você consegue só rodar o comando setcons -s pra estar tendo o redirecionamento pro terminal atual.

Edição: ah é, uma coisa bem importante que me ajudou bastante: a senha padrão do ONT é:
Login: AdminGPON
Senha: ALC#FGU
Vou comprar essa R1, vejo que ela é a mais segura para usar na troca de ont do provedor, além de mais barata pra se comprar. Onde comprou a sua, vc poderia informar?

As respostas são bem abrangentes e depende de cada um na sua intencionalidade.
Meu caso é porque minha operadora não permite Bridge nos seus equipamentos, nos limitando a usar os seus pífios roteadores e com duplo NAT caso usem os nossos roteadores mais potentes.
Fiz a substituição e uso a minha ONU em Bridge, meu roteador fazendo o serviço e não tendo mais duplo NAT.
Mas como falei...cada caso é um caso.
Obs. Pelo desafio também, pois ouvir do instalador/atendimento por telefone que suas redes não permitem Bridge e você chegando lá e consegue, fica a satisfação 😁.
A parte do desafio eu super entendo e acho muito válida!

Mas o que seria esse duplo nat?

Pelo que entendi para oi vtal SEM usar adaptador apc não tem opção de onu com porta 2.5g? É isso mesmo?

A parte do desafio eu super entendo e acho muito válida!

Mas o que seria esse duplo nat?
O duplo NAT (Network Address Translation) ocorre quando um roteador está conectado a outro roteador, ou seja, quando os dados passam por um processo NAT duas vezes. Isso pode causar um pequeno atraso na rede, mas não é perceptível para a maioria das pessoas. No entanto, pode ser um problema para quem joga online ou usa regras de encaminhamento de porta

Pelo que entendi para oi vtal SEM usar adaptador apc não tem opção de onu com porta 2.5g? É isso mesmo?
Se sua fibra chega bem no aspecto sinal aí, não terá grandes problemas de usar a fibra UPC na entrada APC. Aqui pelo menos não tive.
De qualquer forma acabei comprando cordão APC/UPC + emenda (bem baratinho) e pluguei.

E que "Comecem os jogos...".....

Acabei de receber este TP-Link ER7212..... E estou esperando:

1) GBIC ONU (APC)
2) GBIC Generico (UPC) (Backup)
3) Conversor UPC para APC
4) GBIC Ethernet 2.5 Gbps SFP para conexão de malha Mesh Linksys Wi-Fi 7

A pergunta que faço para todos é se alguém já configurou o 7212 para o Vivo Fibra Internet e TV, pois somente vi relato para Internet mas nada que contemple TV e a Internet.....

Vou comprar essa R1, vejo que ela é a mais segura para usar na troca de ont do provedor, além de mais barata pra se comprar. Onde comprou a sua, vc poderia informar?
Olx usada junto com um roteador.

Pergunta sincera... Se a velocidade é a mesma do equipamento da operadora, pra que trocar?
Questão de compatibilidade com APs, a ONT da Nokia é horrível com APs. O AP da tô link q eu mando internet pro quarto dos meus pais vivia caindo a internet com essa ONT da Nokia, agora tá mais estável que tudo. Também questão do ping. Reduziu em 10ms nos jogos

Users who are viewing this thread

Voltar