POST DE SUCESSO - LIGUE/GIGA+ G-0425G-C SUBSTITUÍDA PELA INTELBRAS R1
Fala pessoal, detalhando aqui meu sucesso finalmente depois de sei lá, 2 meses tentando.
A minha falha fundamentalmente estava em tentar a Intelbras ONU 110B. Essa ONU não faz as funções de roteamento. Falha fundamental na clonagem de ONT da provedora, porque de alguma maneira a OLT da GIGA+ e da vivo também (testei aqui na casa de 2 amigos), exigem que ocorra essa autenticação no mesmo aparelho que dá tag na VLAN.
Clonei basicamente tudo que possível, não sei o que não necessita de clonagem e o que não, mas funcionou de primeira com os seguintes comandos:
mib set LOID ""
mib set LOID_PASSWD ""
flash set GPON_PLOAM_PASSWD FCALCL
flash set GPON_SN ALCLFC
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJL06 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJL06 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set GPON_ONU_MODEL G-0425G-C (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set HW_HWVER 3TN00057BDAA (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
flash set OUI (metade do seu MAC)
flash set HW_SERIAL_NO (seu mac inteiro)
flash set ELAN_MAC_ADDR (seu mac inteiro)
flash set OMCC_VER 128
flash set GPON_SN ALCLFC6053A8 (pode variar de acordo com o modelo da ONT)
Pra conseguir a autenticação PPPoE foi necessário que eu fizesse o hack do ONT usando o seguinte processo:
Post do shark
O
código python do rajkosto já desencripta a senha do PPPoE, mas com o código
antigo original do droidgeek ele me deu a senha ainda encriptada. Porém é possível com acesso root acessar a pasta ppp111 e dar cat, dando assim acesso as credenciais do PPPoE reais.
cat /etc/ppp/options_ppp111
Em relação a fwdop, não foi necessário mexer nada no meu caso, mas fica um aprendizado pra quem estiver lendo sobre:
Na Intelbras R1, leia a documentação da O3 Labs sobre ela, lá vai ter como setar o fwdop em casa início dela e como usar o comando fwdop de maneira correta. Não se usa o 0x antes, etc. Também pra caso você esteja tentando rodar o omcicli mib get 84 e não tá tendo resposta, é normal da R1 e 110B, é um problema de que essas ONU mandam o comando para a porta serial interna da ONU, sendo antes necessário soldar jumpers e colocar em USB para ler. Mas com o firmware da O3 você consegue só rodar o comando setcons -s pra estar tendo o redirecionamento pro terminal atual.
No caso de quem usou até agora o fwdop 0x102 funcionou na R1 é porque o modo 0 funciona pra você, mas tá aqui o
PDF que explica o que cada um deles faz:
De resto, foi só setar na R1 devidamente o IPV4 e IPV6, colocando pra ter as opções devidas de requisição de prefixo e etc.
Não percebi mudança na velocidade da rede, mas o ping parece que desceu em uns 10ms e não há mais problemas de compatibilidade com os meus APs.
Muito mais simples e controlável a rede agora.
Edição: ah é, uma coisa bem importante que me ajudou bastante: a senha padrão do ONT é:
Login: AdminGPON
Senha: ALC#FGU