[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Olá pessoal boa noite. Gostaria da ajuda dos senhores.

Meu provedor local deixou aqui comigo o ONT tp link xx230v. é um bom aparelho, mas eu tenho um roteador AX72 que é melhor.

Existe alguma forma de eu deixar esse ONT xx230v em modo bridge pra eu utilizar o meu AX72 como roteador principal?

eu consigo acessar todas as informações aqui nessa ONT, ou seja, eu sei os dados PPPoE, GPON SN e VLAN ID

Eu só queria discar o PPPoE e deixar o DHCP ativo no meu AX72 pra deixar ele como principal.

Alguém pode me ajudar? obrigado!

Olá pessoal boa noite. Gostaria da ajuda dos senhores.

Meu provedor local deixou aqui comigo o ONT tp link xx230v. é um bom aparelho, mas eu tenho um roteador AX72 que é melhor.

Existe alguma forma de eu deixar esse ONT xx230v em modo bridge pra eu utilizar o meu AX72 como roteador principal?

eu consigo acessar todas as informações aqui nessa ONT, ou seja, eu sei os dados PPPoE, GPON SN e VLAN ID

Eu só queria discar o PPPoE e deixar o DHCP ativo no meu AX72 pra deixar ele como principal.

Alguém pode me ajudar? obrigado!
Se eles te dão tudo, não deve ser problema, testa aí, clona pelo menos o MAC se der problema e nos dá um retorno.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

F pessoal, vi que é muito difícil e caro conseguir substituir a ONT da vivo e ainda ter o telefone fixo. Loja dos meus pais vai continuar com o mitrastar horroroso :(

Se eles te dão tudo, não deve ser problema, testa aí, clona pelo menos o MAC se der problema e nos dá um retorno.

F pessoal, vi que é muito difícil e caro conseguir substituir a ONT da vivo e ainda ter o telefone fixo. Loja dos meus pais vai continuar com o mitrastar horroroso :(
Opa mestre eu não sei fazer esse processo por isso queria a ajuda de alguém
já vi vários videos aí no youtube e li posts aqui, mas não vi ainda alguém fazendo desse modo que eu quero.
Se souber e puder me explicar agradeço!

Opa mestre eu não sei fazer esse processo por isso queria a ajuda de alguém
já vi vários videos aí no youtube e li posts aqui, mas não vi ainda alguém fazendo desse modo que eu quero.
Se souber e puder me explicar agradeço!
Eu também, queria saber como descobre os OMCI e o OUI que não achei aqui

Bom dia! @ArialCCAA, quando seu r1 chegou, antes de começar a configurar ele, vc o atualizou para o firmware mais recente? Não sei de qual lote será o meu, mas no caso de vir com um firmware mais antigo, seria ideal atualizar ele com firmware recente antes de começar a configurar?

Aí depois de testado e confirmar que funciona, aplico a custom do O3?

Então o meu aqui é o XZ005-G6 porque o meu plano é de 1gb e queria ter uma porta de 2.5gb já que a Tim não troca a Fast 5657.
Eu estou com problemas desde abril com "massivas" da Tim. Tentei todas as formas de reparo, inclusive comprar o meu próprio aparelho, o G7. Não restou opção pra eles, tanto que foram eles que me ofereceram a troca. Aceitei o primeiro que me ofereceram, no caso, o Kaon PG2447. Fui testar por desencardo de consciência e funcionou. Resumo: tenta ligar duas ou três vezes pq vc vai pegar uma atendente com boa vontade que atenderá sua solicitação.

Boa noite pessoal.. Uma pequena Duvida..Eu só consigo acessar a interface web do meu ODI(que esta com um conversor de midia), se a fibra estiver conectada?

Tentei entrar aqui sem a fibra, so com cabo de rede, mas nao foi.

Boa noite pessoal.. Uma pequena Duvida..Eu só consigo acessar a interface web do meu ODI(que esta com um conversor de midia), se a fibra estiver conectada?

Tentei entrar aqui sem a fibra, so com cabo de rede, mas nao foi.
Ahh consegui aqui.. sem a fibra.

Última edição:
Eu estou com problemas desde abril com "massivas" da Tim. Tentei todas as formas de reparo, inclusive comprar o meu próprio aparelho, o G7. Não restou opção pra eles, tanto que foram eles que me ofereceram a troca. Aceitei o primeiro que me ofereceram, no caso, o Kaon PG2447. Fui testar por desencardo de consciência e funcionou. Resumo: tenta ligar duas ou três vezes pq vc vai pegar uma atendente com boa vontade que atenderá sua solicitação.
Então eu já liguei algumas vezes, mas é sempre a mesma resposta, por isso eu me aventurei em comprar essa ONU da tp-link. Com relação a massivas aqui no meu bairro rolou algumas em que fiquei uma semana sem internet. O que me levou a assinar a claro pra ficar de backup, porque eu trabalho home-office então não tem como ficar sem internet.

Quando a sua XZ005-G6 atualiza a gente aqui pra saber se deu certo.

Você é vivo 1 ou 2? Aqui estou com problemas pra fazer funcionar o XZ000-G7 no vivo 2 :(

Qual é a Vlan que você conseguiu pegar?

Comprei o G7 e não consegui subir na Vivo 2. Acho que tenho só mais 1 semana pra conseguir devolver o G7… vou ver se consigo subir a Vivo no G7 até lá.
Sou VIVO1 minha vlan foi 2721

Boa noite pessoal! Passando aqui para deixar minha contribuição e meus agradecimentos ao @ArialCCAA, que me ajudou bastante nos últimos dias, sou mais um que obteve sucesso na troca da onu do provedor pela Intelbras R1v2, funcionou com sucesso, usando o firmware oficial, ainda nem cheguei a testar do O3, e acho que nem vou tentar no momento.

ykCGSvo.png

Apenas executei os comandos do post do @ArialCCAA há algumas páginas atrás, só editei algumas coisas de acordo com o que funciona no meu provedor:

mib set LOID (setei o informado na arquivo de configuração da onu do provedor)
mib set LOID_PASSWD (setei o informado na arquivo de configuração da onu do provedor)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ZYGQXXXXXX
flash set GPON_SN ZYGQXXXXXXXX
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ZYGQ
flash set OMCI_SW_VER1 V1.00
flash set OMCI_SW_VER2 V1.00
flash set GPON_ONU_MODEL PMG2005-T20D
flash set HW_HWVER PMG2005-T20D
flash set OUI (metade do mac da onu do provedor)
flash set HW_SERIAL_NO (mac da onu do provedor)
flash set ELAN_MAC_ADDR (mac da onu do provedor)
flash set OMCC_VER 128
reboot

Depois que reiniciou conectou o pppoe no roteador de primeira, com a r1 foi notável a diferença, realmente uma boa onu ajuda e muito, agora sei o que cobrar do meu provedor, fica claro que as rotas deles precisam melhorar, mas pelo menos as taxas de download/upload voltaram a seu quase normal:

Aplicativo do speedtest

Pelo navegador

Esse servidor da brisanet era um horror na vsol, com a r1 a diferença foi notável

Aplicativo do nperf

3555774105984758-NzBu7fBc.png

Só posso dizer que estou muito satisfeito com a onu da intelbras, é barata e tem um desempenho excelente, agora ficou claro que com um roteador melhor provavelmente terei um desempenho ainda melhor. Depois estou analisando comprar a vsol v2802rh, pois como o hardware é parecido, quem sabe com a porta 2.5g dela e com um roteador com portas similares até tenha um resultado superior, mas no momento fico com o que tenho.

Valeu demais a pena a compra da r1, onu muito boa, e de fácil configuração. Pela web gui dela já é possível alterar muita coisa, apenas o gpon_sn que não dá, mas por telnet foi tranquilo. Agora é fazer mais testes, mas ficou claro que a vsol v2801sg estava limitando demais a rede, e só comprova que a onu da zyxel, pmg2005-t20d é um lixo, principalmente aqueles SoC Econet, é uma bomba aquilo, e no papel, ele até aparenta ser superior ao SoC da r1, mais toma uma lavada na questão desempenho. Estou é bastante satisfeito com a compra, agradeço a todos pela ajuda e todas as informações postadas nesse tópico, valeu pessoal.

Última edição:
Boa noite pessoal! Passando aqui para deixar minha contribuição e meus agradecimentos ao @ArialCCAA, que me ajudou bastante nos últimos dias, sou mais um que obteve sucesso na troca da onu do provedor pela Intelbras R1v2, funcionou com sucesso, usando o firmware oficial, ainda nem cheguei a testar do O3, e acho que nem vou tentar no momento.

Apenas executei os comandos do post do @ArialCCAA há algumas páginas atrás, só editei algumas coisas de acordo com o que funciona no meu provedor:

mib set LOID (setei o informado na arquivo de configuração da onu do provedor)
mib set LOID_PASSWD (setei o informado na arquivo de configuração da onu do provedor)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ZYGQXXXXXX
flash set GPON_SN ZYGQXXXXXXXX
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ZYGQ
flash set OMCI_SW_VER1 V1.00
flash set OMCI_SW_VER2 V1.00
flash set GPON_ONU_MODEL PMG2005-T20D
flash set HW_HWVER PMG2005-T20D
flash set OUI (metade do mac da onu do provedor)
flash set HW_SERIAL_NO (mac da onu do provedor)
flash set ELAN_MAC_ADDR (mac da onu do provedor)
flash set OMCC_VER 128
reboot

Depois que reiniciou conectou o pppoe no roteador de primeira, com a r1 foi notável a diferença, realmente uma boa onu ajuda e muito, agora sei o que cobrar do meu provedor, fica claro que as rotas deles precisam melhorar, mas pelo menos as taxas de download/upload voltaram a seu quase normal:

Aplicativo do speedtest

Pelo navegador

Esse servidor da brisanet era um horror na vsol, com a r1 a diferença foi notável

Aplicativo do nperf

3555774105984758-NzBu7fBc.png

Só posso dizer que estou muito satisfeito com a onu da intelbras, é barata e tem um desempenho excelente, agora ficou claro que com um roteador melhor provavelmente terei um desempenho ainda melhor. Depois estou analisando comprar a vsol v2802rh, pois como o hardware é parecido, quem sabe com a porta 2.5g dela e com um roteador com portas similares até tenha um resultado superior, mas no momento fico com o que tenho.

Valeu demais a pena a compra da r1, onu muito boa, e de fácil configuração. Pela web gui dela já é possível alterar muita coisa, apenas o gpon_sn que não dá, mas por telnet foi tranquilo. Agora é fazer mais testes, mas ficou claro que a vsol v2801sg estava limitando demais a rede, e só comprova que a onu da zyxel, pmg2005-t20d é um lixo, principalmente aqueles SoC Econet, é uma bomba aquilo, e no papel, ele até aparenta ser superior ao SoC da r1, mais toma uma lavada na questão desempenho. Estou é bastante satisfeito com a compra, agradeço a todos pela ajuda e todas as informações postadas nesse tópico, valeu pessoal.
SLK brabo dms. Fico feliz de ter ajudado.
Edit: não atualiza não, vc vai perder o Telnet e só pode usar ssh.

SLK brabo dms. Fico feliz de ter ajudado.
Edit: não atualiza não, vc vai perder o Telnet e só pode usar ssh.
Não vou atualizar, ficarei no firmware oficial, está funcionando 100%. Uma dúvida, tem como desligar os leds dela? Me incomoda a noite deixar eles acesos, aqui costumo desligar o led de tudo, seja onu ou roteador.

Não conheço maneira. Melhor passar uma fita msm.
Entendi, vou tentar isso, pois os leds dela brilham muito forte, isso incomoda a noite. Agora algo que estava notando, a potência tx está com valor bom ou ruim, 0,7dBm? Lembro que na vsol v2801sg, ela fica na casa dos 2,2dBm, é assim mesmo, tá em um bom valor?

Última edição:
Será que alguém poderia me ajudar? Ou alguém teria uma bola de cristal?

Estava usando uma ONU da TP-Link, XZ000-G3 que comprei faz tempo, com a Tim.
Recebi ontem o modelo XZ005-G6 e coloquei o PON ID do meu modem Kaon (utilizo a rede da própria Tim, em São Paulo), deixei a senha em branco, como estava na ONU anterior e a VLAN em 100 com prioridade 0, como estava na ONU anterior também.

Apareceu como registrado (O5) e na parte de estatísticas, tudo mostrava um "fluxo" de dados, menos o downstream.
Tentei mudar as opções de OLT Mode (X, H...) e basicamente todas registraram também. Mas pela situação, imagino que seja um fake O5.

A configuração da Tim é tão simples que não imaginei que teria qualquer problema. Mas não sei o que fazer.

Verifiquei antes de começar, se havia atualização de firmware, mas não tem, só há a versão que está instalada na minha ONU, no site da TP-Link.

Agradeço qualquer ajuda.

Dúvida(s): o v-sol, depois que esta em bridge o botão de reset aparentemente não funciona, como fazem pra resetar neste caso?
Também peguei um XZ005-G6 mas to falhando com sucesso em usar, tanto no link que usa PPoE quando v-tal, vale devolver na opinião de vocês?

Obrigado!

Boa tarde a todos. Gostaria de pedir a ajuda de qualquer alma caridosa, e tambem fazer um desabafo: estou velho!!! parei no tempo e metade das ultimas 30 paginas me parecem outro idioma tal qual a quantidade de termos tecnicos. sobre um assunto (banda larga) q eu costumava ter tranquilidade.
Eis q me mudei e estou residindo em Cabo Frio RJ, e ao pedir banda larga (terceira tentativa agora com a Oi) nao consigo nenhuma operadora onde eu consiga por o modem em bridge (ONU agora ne) e deixar meu roteador fazer o login e o gerenciamento da rede.
estou com uma onu nokia 1425G-B, onde o acesso userGPON e bloqueado. (q eu acho seria o necessario para colocar o aparelho em bridge

entao minha duvida e possivel trocar a onu para um cara q nao entende programacao mas sabe ler com atencao? se eu compra uma onu igual ao que eu tenho no mercado livre dita desbloqueada, que usa AdminGPON pass ALC#FGU eu resolvo este problema? ou estes anuncios sao golpes e a coisa e bem mais complexa e travada?

enfim hj estou usando starlink q me atende razoavelmente bem mas velocidades mais baixas e precos mais altos mas to vendo que a nao ser q exista uma solucao vai acabar sendo a opcao pra mim :(

agradeco a todos e desculpem o desabafo, e pq envelhecer e um sufragio :)

Boa tarde a todos. Gostaria de pedir a ajuda de qualquer alma caridosa, e tambem fazer um desabafo: estou velho!!! parei no tempo e metade das ultimas 30 paginas me parecem outro idioma tal qual a quantidade de termos tecnicos. sobre um assunto (banda larga) q eu costumava ter tranquilidade.
Eis q me mudei e estou residindo em Cabo Frio RJ, e ao pedir banda larga (terceira tentativa agora com a Oi) nao consigo nenhuma operadora onde eu consiga por o modem em bridge (ONU agora ne) e deixar meu roteador fazer o login e o gerenciamento da rede.
estou com uma onu nokia 1425G-B, onde o acesso userGPON e bloqueado. (q eu acho seria o necessario para colocar o aparelho em bridge

entao minha duvida e possivel trocar a onu para um cara q nao entende programacao mas sabe ler com atencao? se eu compra uma onu igual ao que eu tenho no mercado livre dita desbloqueada, que usa AdminGPON pass ALC#FGU eu resolvo este problema? ou estes anuncios sao golpes e a coisa e bem mais complexa e travada?

enfim hj estou usando starlink q me atende razoavelmente bem mas velocidades mais baixas e precos mais altos mas to vendo que a nao ser q exista uma solucao vai acabar sendo a opcao pra mim :(

agradeco a todos e desculpem o desabafo, e pq envelhecer e um sufragio :)
Boa tarde. Essa ONT da Nokia é bem tranquila de copiar. Da uma olhada no meu post de sucesso que é o mesmo processo pra clonar. Se tiver qualquer dúvida sinta-se livre pra me mandar uma mensagem que eu esclareço.

ja li a referencia do post do shark mas ta escrito desatualizado o metodo, imflui para a clonagem

precisa deste aparelho q vc cita entao no post de sucesso correto?

ja li tanta coisa q to meio perdido.
qual destes me dara mais chances de sucesso?

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar