Boa noite pessoal! Passando aqui para deixar minha contribuição e meus agradecimentos ao
@ArialCCAA, que me ajudou bastante nos últimos dias, sou mais um que obteve sucesso na troca da onu do provedor pela Intelbras R1v2, funcionou com sucesso, usando o firmware oficial, ainda nem cheguei a testar do O3, e acho que nem vou tentar no momento.
Apenas executei os comandos do post do
@ArialCCAA há algumas páginas atrás, só editei algumas coisas de acordo com o que funciona no meu provedor:
mib set LOID (setei o informado na arquivo de configuração da onu do provedor)
mib set LOID_PASSWD (setei o informado na arquivo de configuração da onu do provedor)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ZYGQXXXXXX
flash set GPON_SN ZYGQXXXXXXXX
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ZYGQ
flash set OMCI_SW_VER1 V1.00
flash set OMCI_SW_VER2 V1.00
flash set GPON_ONU_MODEL PMG2005-T20D
flash set HW_HWVER PMG2005-T20D
flash set OUI (metade do mac da onu do provedor)
flash set HW_SERIAL_NO (mac da onu do provedor)
flash set ELAN_MAC_ADDR (mac da onu do provedor)
flash set OMCC_VER 128
reboot
Depois que reiniciou conectou o pppoe no roteador de primeira, com a r1 foi notável a diferença, realmente uma boa onu ajuda e muito, agora sei o que cobrar do meu provedor, fica claro que as rotas deles precisam melhorar, mas pelo menos as taxas de download/upload voltaram a seu quase normal:
Aplicativo do speedtest
Pelo navegador
Esse servidor da brisanet era um horror na vsol, com a r1 a diferença foi notável
Aplicativo do nperf
Só posso dizer que estou muito satisfeito com a onu da intelbras, é barata e tem um desempenho excelente, agora ficou claro que com um roteador melhor provavelmente terei um desempenho ainda melhor. Depois estou analisando comprar a vsol v2802rh, pois como o hardware é parecido, quem sabe com a porta 2.5g dela e com um roteador com portas similares até tenha um resultado superior, mas no momento fico com o que tenho.
Valeu demais a pena a compra da r1, onu muito boa, e de fácil configuração. Pela web gui dela já é possível alterar muita coisa, apenas o gpon_sn que não dá, mas por telnet foi tranquilo. Agora é fazer mais testes, mas ficou claro que a vsol v2801sg estava limitando demais a rede, e só comprova que a onu da zyxel, pmg2005-t20d é um lixo, principalmente aqueles SoC Econet, é uma bomba aquilo, e no papel, ele até aparenta ser superior ao SoC da r1, mais toma uma lavada na questão desempenho. Estou é bastante satisfeito com a compra, agradeço a todos pela ajuda e todas as informações postadas nesse tópico, valeu pessoal.