[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
coloquei a firmware 03 e usei esses comandos na Intelbras R1

mib set LOID ""
mib set LOID_PASSWD ""
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLFBXXXX
flash set GPON_SN ALCLFBXXXXX
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE48077XXXXX
flash set OMCI_SW_VER2 3FE48077XXXXXX
flash set GPON_ONU_MODEL G-140W-H
flash set HW_HWVER 3FE480XXXXXX
flash set OUI CCED21
flash set HW_SERIAL_NO CCED21XXXXXX
flash set ELAN_MAC_ADDR CCED21XXXXXX
flash set OMCC_VER 128
reboot

consigo O5, operacional, etc. mas fica no ip 10. um bom tempo, as vezes da ip navegável e as vezes não sai do 10.
peguei a VLAN 1775 com o comando omcicli mib set 84

preciso realizar mais algum outro comando omcicli que ajude a pegar o IP ?

Galera, recentemente consegui tirar um zte da oi e instalar um Mikrotik router 760 igs, funcionou de boa no modo transparente e criei vlan 210 para começar a trafegar. O problema maior é que estou com velocidade baixa, que antes era 500 (no zte para testes atinge a velocidade) e agora 320 com o sfp, alguém tem ideia do que pode ser? Vou verificar e comparar os valores óticos.

Uso aqui R1 Intelbras na Vtal a mais de ano e nunca tive esse problema. Use a firmware do 03 que é melhor e mais estável
Cara é que no seu caso específico a vlan tá pegando normal no modo padrão lá quando puxa. Tem provedora que não funciona no modo padrão, aí é preciso sim rodar o comando na R1 que muda o modo da VLAN toda vez.

Cara é que no seu caso específico a vlan tá pegando normal no modo padrão lá quando puxa. Tem provedora que não funciona no modo padrão, aí é preciso sim rodar o comando na R1 que muda o modo da VLAN toda vez.
Pois é, no meu caso aqui, consegui subir no modo router + bridge, simplesmente após toda a configuração pegou IP e ficou ótimo, porém fiz o teste de desligar tudo e religar para ver oque acontece e não pegou mais IP, fica no 10. agarrado. Então se for necessário ficar rodando código no PC para pegar IP novamente toda vez que a ONU desligar ou tiver algum problema, fica inviável pois tenho câmeras, esposa, filhos, etc, e se eu não estiver em casa e faltar luz por exemplo acabou a internet de casa e monitoramento até eu chegar pra reconfigurar ??

Não sei se isso é algo em particular para quem está usando com a VLAN diferente da 210, no ONU Nokia pega 210, nessa Intelbras R1 pega 1775, talvez se funcionasse também com a 210 pegasse IP normalmente após desligar e religar tudo. Enfim, sigo nos testes.

Pois é, no meu caso aqui, consegui subir no modo router + bridge, simplesmente após toda a configuração pegou IP e ficou ótimo, porém fiz o teste de desligar tudo e religar para ver oque acontece e não pegou mais IP, fica no 10. agarrado. Então se for necessário ficar rodando código no PC para pegar IP novamente toda vez que a ONU desligar ou tiver algum problema, fica inviável pois tenho câmeras, esposa, filhos, etc, e se eu não estiver em casa e faltar luz por exemplo acabou a internet de casa e monitoramento até eu chegar pra reconfigurar ??

Não sei se isso é algo em particular para quem está usando com a VLAN diferente da 210, no ONU Nokia pega 210, nessa Intelbras R1 pega 1775, talvez se funcionasse também com a 210 pegasse IP normalmente após desligar e religar tudo. Enfim, sigo nos testes.
Então, a esperança era de que a O3 labs de alguma maneira conseguisse fazer um firmware que possibilitasse rodar os comandos automaticamente no reinicio, mas não é o caso, pelo visto isso não é possível mesmo. Minha dica e é o que eu to fazendo aqui, é se você tiver um modem ou ONT velho que seu provedor antigo simplesmente largou com você, é estar hackeando ele e usando como roteador pra poder discar a VLAN. Aí você deixa a R1 em modo transparente e deixa pro roteador discar a VLAN. Mas nem todo roteador disca VLAN, muitos não dão essa opção, por isso minha sugestão de usar um modem/ONT antigo convertido pra roteador.

Consegui...Mais um com sucesso.

Agradecendo aos tópicos que me ajudaram @reminho e @andersonviudes

VIVO 1 em São Paulo Capital

ODI DFP-34X-2C2

HGU Mitrastar GPT-2741GNAC-N1

A configuração é simples, você deve comprar a versão "XPON"
E setar as seguintes informações:

PLOAM Password é o SLID que você encontra entrando em:

GPON SN - é o Serial do seu modem/HGU

Vendor ID - são os 4 primeiros digitos do Serial

Software Version 1 - GG-11000-C003
Software Version 2 - GG-11000-C003
OMCC version - 0x80
Product Calss - é o Serial do seu modem/HGU
HW Version - GG-GAPL100v02
OUI - 111111
Device Serial Number - é o seu Mac Address com as letras MAIÚSCULAS
Mac - é seu Mac Address com as letras minúsculas
MACKEY - é gerado acessando o ODY via SSH, e dando o comando echo -n "hsgq1.9aSEU_MAC_MAIUSCULO" | md5sum

Capturar.png

Após isso, você precisa descobrir qual VLAN a Vivo entrega para você.
Você vai acessar o ODI via SSH e digitar o seguinte comando:

omcicli mib get 84

e vai retornar o resultado.
No meu case retornou VID 495

Capturar.png

E é só inserir normalmente em VLAN Settings:

Capturar.png

Coloquei a ODI em um Mikrotik 760igs e a autenticação é feita por PPOE direto na interface SFP.

IMG-1716.jpg

Para acessar a ODI diretamente pelo Mikrotik, cria o seguinte endereço em IP\Address

192.168.1.2/24 para a Interface SFP que você conseguirá acessar normalmente o endereço da sua ODI com o IP 192.168.1.1
Opa @filipemp17 muito obrigado! segui todos os passos e consegui com sucesso.

Vivo Fibra Região de Campinas usando VLAN 2051.

UDM Pro com SFP DFP-34X-2C3 direto, apenas utilizando PPPoE cliente@cliente pwd cliente. Sem VLAN 10.

Então, a esperança era de que a O3 labs de alguma maneira conseguisse fazer um firmware que possibilitasse rodar os comandos automaticamente no reinicio, mas não é o caso, pelo visto isso não é possível mesmo. Minha dica e é o que eu to fazendo aqui, é se você tiver um modem ou ONT velho que seu provedor antigo simplesmente largou com você, é estar hackeando ele e usando como roteador pra poder discar a VLAN. Aí você deixa a R1 em modo transparente e deixa pro roteador discar a VLAN. Mas nem todo roteador disca VLAN, muitos não dão essa opção, por isso minha sugestão de usar um modem/ONT antigo convertido pra roteador.
Como coloca em transparente na R1 ? é não criar perfil nenhum no modo router ou é deixar no Bridge e deixar a parte de VLAN em "auto" ?

Pessoal, veja se conseguem me ajudar, tenho uma DFP-34X-2C3 e operadora Algar. Já configurei tudo na SFP, ele ja aparece:

Registered StatusRegistered
Mackey Statussuccess

GPON Status
ONU StateO5
ONU ID46

Porém, não consigo fazer o PPPoE no dispositivo que a SFP está conectado. Mando autenticar, mas não acontece nada. E não pega IP.
A Algar usa VLAN 100 para dados, também já configurei na SFP.

Alguem sabe o que fazer quando manda o PPPoE e nao acontece nada? Falta alguma coisa? Já tentei com o firmware original e com o tripleoxygen V1.9.1-240202
Fiz toda a configuração via WEB. Precisa fazer algo a mais via CLI? Uma vez que a ONU ja está com O5?
Qualquer ajuda é bem-vinda

@duduflash cara achei aqui. https://guiasmanuais.intelbras.com.br/R1/pt-BR/manual_pt-BR.html
Segue a parte 7.1.2.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara dá uma olhada na listagem das VLANs pelo comando omcicli mib get 84 no seu ONU. Muitas vezes a vlan listada no ONT da operadora é fake. Quando você dá esse comando do omcicli, você consegue as VLANs reais. Dá um ctrl c ctrl v nesse comando e manda aqui (borrando coisas pessoais como seu mac).
Se atentou também no quesito disso (?):
"Sobre a conexão da fibra, é bastante provável que seu conector seja SC/APC (conhecido como “verde”), já que as ONTs utilizadas pela Oi usam este conector/polimento. Já o módulo da ODI, tem a entrada com polimento SC/UPC (conhecido como “azul”), portanto precisará de um adaptador SC/APC → SC/UPC (com 0 dB de atenuação / sem atenuação) para a conexão. Ou um cordão óptico com terminações SC/APC ↔ SC/UPC e um acoplador SC/APC."
Se o seu conector for verde ou azul mas o da operadora for de cor diferente, precisa do adaptador.

Última edição:
Pessoal, veja se conseguem me ajudar, tenho uma DFP-34X-2C3 e operadora Algar. Já configurei tudo na SFP, ele ja aparece:

Registered StatusRegistered
Mackey Statussuccess

GPON Status
ONU StateO5
ONU ID46

Porém, não consigo fazer o PPPoE no dispositivo que a SFP está conectado. Mando autenticar, mas não acontece nada. E não pega IP.
A Algar usa VLAN 100 para dados, também já configurei na SFP.

Alguem sabe o que fazer quando manda o PPPoE e nao acontece nada? Falta alguma coisa? Já tentei com o firmware original e com o tripleoxygen V1.9.1-240202
Fiz toda a configuração via WEB. Precisa fazer algo a mais via CLI? Uma vez que a ONU ja está com O5?
Qualquer ajuda é bem-vinda
Boa tarde amigo. Vc comprou no ali o seu xpon?

@duduflash cara achei aqui. https://guiasmanuais.intelbras.com.br/R1/pt-BR/manual_pt-BR.html
Segue a parte 7.1.2.

Cara dá uma olhada na listagem das VLANs pelo comando omcicli mib get 84 no seu ONU. Muitas vezes a vlan listada no ONT da operadora é fake. Quando você dá esse comando do omcicli, você consegue as VLANs reais. Dá um ctrl c ctrl v nesse comando e manda aqui (borrando coisas pessoais como seu mac).
Se atentou também no quesito disso (?):
"Sobre a conexão da fibra, é bastante provável que seu conector seja SC/APC (conhecido como “verde”), já que as ONTs utilizadas pela Oi usam este conector/polimento. Já o módulo da ODI, tem a entrada com polimento SC/UPC (conhecido como “azul”), portanto precisará de um adaptador SC/APC → SC/UPC (com 0 dB de atenuação / sem atenuação) para a conexão. Ou um cordão óptico com terminações SC/APC ↔ SC/UPC e um acoplador SC/APC."
Se o seu conector for verde ou azul mas o da operadora for de cor diferente, precisa do adaptador.
Obrigado, olhei la o guia mas eu ja tinha feito tudo como está lá, aqui está tudo certo, a única VLAN que aparece pra mim no comando omcicli mib get 84 é VLAN 1775 PRI 0, eu navego normal, abro sites e tudo mais..... o unico problema é que se desligar a ONU e ligar denovo só vai pegar IP se eu entrar via telnet e digitar o comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
No dia que colocarem para fazer isso automatico em um firmware ai sim estará tudo 100% redondo.
Tenho um Tplink Mesh modelo M5 e por mais que eu coloque a VLAN 1775 nele, só traz o IP que começa com 10. alguma coisa... ai eu entro na ONU e digito o comando que falei ai em cima e ai sim vem o IP real 200. alguma coisa e tudo fica excelente, só que se acontecer alguma queda de energia a casa ficará sem internet esperando eu chegar para reaplicar o comando.

Se voce for olhar versoes de firmware customizadas para a VSOL V2802RH verá que nas ultimas versoes foi adicionado esse comando.

================

1.9.W
  • Aplica o seguinte comando sempre ao iniciar:
    • omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x15

1.9.V​

• Aplica os seguintes comandos sempre ao iniciar:
    • omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
    • omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02
==================

Se um dia o pessoal da O3 jogar os comandos na R1 também, creio que está resolvido, lembrando que a R1 já é para conector verde sem nenhum adaptador e é mais fácil de comprar, no ML tem vários vendedores de R1 sem precisar esperar pela VSOL no AliExpress.

Obrigado, olhei la o guia mas eu ja tinha feito tudo como está lá, aqui está tudo certo, a única VLAN que aparece pra mim no comando omcicli mib get 84 é VLAN 1775 PRI 0, eu navego normal, abro sites e tudo mais..... o unico problema é que se desligar a ONU e ligar denovo só vai pegar IP se eu entrar via telnet e digitar o comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
No dia que colocarem para fazer isso automatico em um firmware ai sim estará tudo 100% redondo.
Tenho um Tplink Mesh modelo M5 e por mais que eu coloque a VLAN 1775 nele, só traz o IP que começa com 10. alguma coisa... ai eu entro na ONU e digito o comando que falei ai em cima e ai sim vem o IP real 200. alguma coisa e tudo fica excelente, só que se acontecer alguma queda de energia a casa ficará sem internet esperando eu chegar para reaplicar o comando.

Se voce for olhar versoes de firmware customizadas para a VSOL V2802RH verá que nas ultimas versoes foi adicionado esse comando.

================

1.9.W

1.9.V​

==================

Se um dia o pessoal da O3 jogar os comandos na R1 também, creio que está resolvido, lembrando que a R1 já é para conector verde sem nenhum adaptador e é mais fácil de comprar, no ML tem vários vendedores de R1 sem precisar esperar pela VSOL no AliExpress.
Realmente, falou tudo que tinha pra falar. No caso acho que o que você poderia fazer é pegar um roteador com capacidade de discagem de VLAN, por isso a minha sugestão de pegar um ONT antigo largado por ex operadora caso tenha. No meu caso peguei um ONT da Huawei e hackeei ele e converti em roteador, mas não obtive sucesso em fazer o PPPoE discar.

================

1.9.W

1.9.V​

==================

Leia https://www.tripleoxygen.net/post/intelbras-onu-r1-v2-custom-firmware/
Repito: aqui uso a R1 tem um tempão e nunca tive problema de ela não gravar os dados enviados, mesmo com a firmware default.
Pode ser que algum parametro seu não esteja corretamente configurado, tr69 internet por exemplo. Só um exemplo, pode ser algo mais. Aqui roda sem problemas na V.tal.
Procure aí "acho" que lá pela página 17 um post de sucesso do @pirate32 e siga (olhe também os prints do setup da ONU que ele enviou), pois foi através deste que subi aqui de primeira.
Obs. Comprei uma Vsol 2802rh e vou substituir a minha R1, mas não por problema dela e sim porque aumentei o meu plano e ela me limita em 1gb na saída.

Leia https://www.tripleoxygen.net/post/intelbras-onu-r1-v2-custom-firmware/
Repito: aqui uso a R1 tem um tempão e nunca tive problema de ela não gravar os dados enviados, mesmo com a firmware default.
Pode ser que algum parametro seu não esteja corretamente configurado, tr69 internet por exemplo. Só um exemplo, pode ser algo mais. Aqui roda sem problemas na V.tal.
Procure aí "acho" que lá pela página 17 um post de sucesso do @pirate32 e siga (olhe também os prints do setup da ONU que ele enviou), pois foi através deste que subi aqui de primeira.
Obs. Comprei uma Vsol 2802rh e vou substituir a minha R1, mas não por problema dela e sim porque aumentei o meu plano e ela me limita em 1gb na saída.
Segui todo o passo a passo do @pirate32 linha por linha, conferí cada numero dos meus dados do nokia G-140w-h e tudo funciona perfeitamente, setando INTERNET ou INTERNET tr69, a unica coisa que me trava é ter de voltar no telnet para digitar o comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
Esse comando deveria salvar os parametros na memoria da ONU intelbras para que toda reinicializaçao ja estivesse salvo ????? pois se tiro a ONU da tomada o unico passo que tenho que refazer é esse comando.

Toda vez que reinicio minha ONU e dou o comando omcicli mib get 84 ele me traz:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
=================================
EntityID: 0xe102
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 1775
FwdOp: 16
NumOfEntries: 1
EntityID: 0xe10b
EntityID: 0xe103
#

somente uma unica VLAN (1775) sem erro de ser outra e sempre reinicia com o FwdOp: 16, ai eu faço o comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02 e ele de 16 pula para 0 e ai pega IP e navega normalmente, mas se desligar a ONU ele volta pra 16 necessitando novamente do comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02

tem esses dados com o comando abaixo....

# omcicli mib get 171

ExtVlanTagOperCfgData
EntityId: 0xe01
AssociationType: 10
ReceivedFrameVlanTagOperTableMaxSize: 0
InputTPID: 0x8100
OutputTPID: 0x8100
DsMode: 0
ReceivedFrameVlanTaggingOperTable
INDEX 0
Filter Outer : PRI 8,VID 220, TPID 5
Filter Inner : PRI 8,VID 4096, TPID 0, EthType 0x00
Treatment Outer : PRI 15,VID 0, TPID 0, RemoveTags 1
Treatment Inner : PRI 9,VID 1775, TPID 3
INDEX 1
Filter Outer : PRI 15,VID 4096, TPID 0
Filter Inner : PRI 8,VID 220, TPID 5, EthType 0x00
Treatment Inner : PRI 8,VID 1775, TPID 2
INDEX 2
Filter Outer : PRI 8,VID 210, TPID 5
INDEX 3
Filter Inner : PRI 8,VID 210, TPID 5, EthType 0x00
INDEX 4
Filter Outer : PRI 14,VID 4096, TPID 5
Filter Inner : PRI 14,VID 4096, TPID 0, EthType 0x00
Treatment Outer : PRI 15,VID 0, TPID 0, RemoveTags 3
Treatment Inner : PRI 15,VID 4096, TPID 3
INDEX 5
Filter Inner : PRI 14,VID 4096, TPID 5, EthType 0x00
Treatment Inner : PRI 15,VID 4096, TPID 2
AssociatedMePoint: 0x601
DscpToPbitMapping:
0x000000
0x249249
0x492492
0x6db6db
0x924924
0xb6db6d
0xdb6db6
0xffffff
#

Segui todo o passo a passo do @pirate32 linha por linha, conferí cada numero dos meus dados do nokia G-140w-h e tudo funciona perfeitamente, setando INTERNET ou INTERNET tr69, a unica coisa que me trava é ter de voltar no telnet para digitar o comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
Esse comando deveria salvar os parametros na memoria da ONU intelbras para que toda reinicializaçao ja estivesse salvo ????? pois se tiro a ONU da tomada o unico passo que tenho que refazer é esse comando.

Toda vez que reinicio minha ONU e dou o comando omcicli mib get 84 ele me traz:

VlanTagFilterData
EntityID: 0xe102
EntityID: 0xe10b
EntityID: 0xe103
#

somente uma unica VLAN (1775) sem erro de ser outra e sempre reinicia com o FwdOp: 16, ai eu faço o comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02 e ele de 16 pula para 0 e ai pega IP e navega normalmente, mas se desligar a ONU ele volta pra 16 necessitando novamente do comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02

tem esses dados com o comando abaixo....

# omcicli mib get 171

ExtVlanTagOperCfgData
EntityId: 0xe01
AssociationType: 10
ReceivedFrameVlanTagOperTableMaxSize: 0
InputTPID: 0x8100
OutputTPID: 0x8100
DsMode: 0
ReceivedFrameVlanTaggingOperTable
INDEX 0
Filter Outer : PRI 8,VID 220, TPID 5
INDEX 1
Filter Inner : PRI 8,VID 220, TPID 5, EthType 0x00
INDEX 2
Filter Outer : PRI 8,VID 210, TPID 5
INDEX 3
Filter Inner : PRI 8,VID 210, TPID 5, EthType 0x00
INDEX 4
Filter Outer : PRI 14,VID 4096, TPID 5
Filter Inner : PRI 14,VID 4096, TPID 0, EthType 0x00
Treatment Inner : PRI 15,VID 4096, TPID 3
INDEX 5
Filter Inner : PRI 14,VID 4096, TPID 5, EthType 0x00
Treatment Inner : PRI 15,VID 4096, TPID 2
AssociatedMePoint: 0x601
DscpToPbitMapping:
0x000000
0x249249
0x492492
0x6db6db
0x924924
0xb6db6d
0xdb6db6
0xffffff
#
Cara quando você realiza esse comando do fwdop 0x02 seu fwdop fica em que valor? Porque eu tava vendo que tem que mandar o comando em decimal, não hexadecimal, pelo menos pra onu110B.
No meu se eu jogo assim ele fica em 0.

Edição: o comando deve ser feito sim em hexadecimal, porém deve ser eliminado o 0x inicial. O modo exibido do FwdOp é em decimal. É um pouco confuso, porque você precisa ficar traduzindo de hexa pra decimal pra ver o comando a ser utilizado e ainda elimina o 0x do comando.

Última edição:
Cara quando você realiza esse comando do fwdop 0x02 seu fwdop fica em que valor? Porque eu tava vendo que tem que mandar o comando em decimal, não hexadecimal, pelo menos pra onu110B.
No meu se eu jogo assim ele fica em 0.
exato, muda para 0 aqui tbm, se você desligar sua onu da tomada, ela volta normal dando IP navegável sem você precisar fazer mais nada ?

exato, muda para 0 aqui tbm, se você desligar sua onu da tomada, ela volta normal dando IP navegável sem você precisar fazer mais nada ?
Não consegui até agora fazer pegar, mas se o seu tá no modo 0, isso significa que está em modo bridging (a) (sem investigação)
Isso é se você está fazendo de modo tagged. Em modo untagged é bridging (a).

página 25

Não consegui até agora fazer pegar, mas se o seu tá no modo 0, isso significa que está em modo bridging (a) (sem investigação)

página 25
@duduflash cara acho que isso aqui significa que você pode só tentar deixar em modo transparente sua VLAN na R1.
E outra, no modo 16, em hexadecimal 0x10, é Action (h) (VID investigation).

@duduflash já experimentou dar um reset de fábrica nessa R1?
Já tentou a Vlan 210 (padrão para grande maioria)?
Depois de feitos todos os comandos, está fazendo Reboot no final e espetando a ONU no roteador?
Cara experimenta rodar um mib get 84 na sua ONU R1 reiniciada, aposto que vai mandar que tá no modo 16, que em hexadecimal é 0x10. Isso significa somente que sua provedora é compatível com esse modo de processamendo de VLAN.
Pelo que eu entendi estudando o tópico, é uma limitação da R1 mesmo isso de não ser capaz de rodar um comando toda vez que inicia e não ter a memória desse comando.

Última edição:

página 25

@duduflash cara acho que isso aqui significa que você pode só tentar deixar em modo transparente sua VLAN na R1.
E outra, no modo 16, em hexadecimal 0x10, é Action (h) (VID investigation).

Cara experimenta rodar um mib get 84 na sua ONU R1 reiniciada, aposto que vai mandar que tá no modo 16, que em hexadecimal é 0x10. Isso significa somente que sua provedora é compatível com esse modo de processamendo de VLAN.
Pelo que eu entendi estudando o tópico, é uma limitação da R1 mesmo isso de não ser capaz de rodar um comando toda vez que inicia e não ter a memória desse comando.
nesse meio tempo eu enviei um email para a O3 sobre o caso e tem uma atualizaçao la sobre rodar script na inicializaçao, acho que agora o meu problema será resolvido!

Irei ler la com calma e realizar os testes. Obrigado aos amigos pela paciencia e dicas.

Fala Galera, tudo bem? Eu assisti um vídeo do @tito89 onde ele explica mais ou menos como ele fez para remover o modem da vivo, mas por mais que tenha sido bem detalhado algumas partes, outras o vídeo não informa 100% configurações e onde conseguir algumas informações, ele me mandou um link do XPon para comprar, porem nao é o mesmo ODI q ele utiliza no video, a minha duvida é se eu consigo utilizar esse equipamento, tentei realizar as configurações e nao deu muito certo, o equipamento conecta mas nao navega, alguem poderia me ajudar nessa configuração??

Olá amigos!

Consegui subir a intelbras R1 no lugar do Nokia G-140W-H aqui no Rio de Janeiro após a última atualização na Triple Oxygen trazendo a firmware 1.9-240720 onde foi adicionada a possibilidade de rodar um script na inicialização da ONU e me possibilitou adicionar o código omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 2 na inicialização e após desligar e ligar a ONU novamente ela passou a me trazer IP válido.

Fui na R1 por ser mais fácil de comprar, aceita bastante comandos, no ML muita gente vendendo e já vem pronta pra o conector verde, no meu caso, a Oi Fibra.

segue os códigos usados:

mib set LOID ''" (duas aspas juntas para o campo ficar em branco, na R1 vem padrão escrito admin, não sei se funciona deixando o admin)
mib set LOID_PASSWD '"' (duas aspas juntas para o campo ficar em branco, na R1 vem padrão escrito admin, não sei se funciona deixando o admin)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLXXXXXX (somente 10 dígitos do SN na etiqueta)
flash set GPON_SN ALCLFBF09019 (todo o SN da etiqueta)
flash set OMCI_OLT_MODE 3 (para rodar em modo Customizado, atentar que as vezes volta para o default Intelbras)
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE4807XXXXxX (todo o SWVer na info da ONU)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE4807XXXXX (repete todo o SWVer na info da ONU)
flash set GPON_ONU_MODEL G-140W-H (modelo)
flash set HW_HWVER 3FE48054BDAA (todo o HWver na info da ONU)
flash set OUI CCED21 (6 primeiros dígitos do MAC na etiqueta)
flash set HW_SERIAL_NO ALCLFBF09019 (testei com o MAC ou o GPON_SN e com ambos subiu do mesmo jeito)
flash set ELAN_MAC_ADDR CCED21XXXXXX (MAC todo)
flash set OMCC_VER 128
reboot

OBS Importante: Se atentar que caso faça esses comandos com a ONU em Bridge (sem ser router) quando você mudar ela para Router, o flash set OMCI_OLT_MODE 3 comigo voltou para 0, pois verifiquei na interface web e estava Intelbras escrito ao invés de Customizado, então por garantia eu repetí toda a lista de comandos de novo, e em função disso, pode ser interessante antes de rodar os comandos, primeiramente mudar ela para Router.

estou usando modo router e setado bridge nas configurações WAN da R1 e coloquei minha VLAN 1775, selecionei INTERNET e marquei lá embaixo a LAN.

em LAN desativei o DHCP para o meu roteador fazer todo o trabalho (com o DHCP da ONU ativado não funcionou direito, a ONU continuou a me dar o IP real ao invés do IP do DHCP)

e no meu caso, não sei se tem alguém com o mesmo problema (ou vai ter ainda), caso tivesse alguma queda de energia ou reiniciasse a R1 eu não tinha IP válido automaticamente como muitos aqui, e só conseguia IP novamente se entrasse via telnet ou SSH para digitar o comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 2 toda vez que reiniciasse a ONU.

então com a nova atualização da firmware (versão 1.9-240720) eu montei um script seguindo os comandos da equipe da O3, reparei que mesmo com o script, reiniciando via web ou telnet eu tinha IP, mas desligando a ONU na tomada parece que a inicialização é um pouco mais lenta e não pegava IP, então tive que ir ajustando o sleep aos poucos e ficou assim:
Captura-de-tela-2024-12-16-231744.png

esse código é executado assim que a ONU pega status O5, tem tudo explicado lá em https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/intelbras/r1-v2

como podem ver, precisei repetir o comando enquanto ela inicializa, esse foi o meu ajuste, cada um pode fazer da forma que achar melhor, pode ser que aumentar o tempo no sleep faça o código diminuir, porém se perder a hora certa de pegar o IP só reiniciando a ONU de novo pra ir testando sua configuração de inicialização... eu sofri tanto que assim que funcionou eu parei de mexer, testei tirando ela da tomada umas 7 vezes e em todas pegou IP válido automaticamente.

notei a internet ligeiramente mais solta, sites abrindo com delay menor, o link pegou 10mb a mais tanto no DOWN quanto no UP.

17142012063.png

Obrigado a todos que deram dicas e escreveram seus posts de sucesso (eu li e reli praticamente todos da tabela), sem o start de vocês eu jamais chegaria aonde cheguei, fica ai agora para quem tiver interesse em retirar o Nokia G-140W-H por uma ONU Intelbras R1.

Última edição:
Atualização alfandegária
Objeto está na inspeção pela Alfândega
12 dez, 20:14 (BRT)

To achando que meu ODI DFP-34X-2C3 vai ficar retido pela alfandega. Mesmo pagando todas as taxas.
Alguem ai recebeu nesses ultimos tempos?
Sim, recebi 2 sem nenhum problema, mas estavam no remessa conforme.

Users who are viewing this thread

• Voltar