[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início

O áudio quando você mostrou a interface da ONU ficou muito baixo.
E falando da ONU, pelo que você mostrou ela não possui customização ao nível da VSOL. Tem opção de conexão via telnet?
E sobre este seu roteador, ele tem interface em inglês ou somente em chinês?

O áudio quando você mostrou a interface da ONU ficou muito baixo.
E falando da ONU, pelo que você mostrou ela não possui customização ao nível da VSOL. Tem opção de conexão via telnet?
E sobre este seu roteador, ele tem interface em inglês ou somente em chinês?
Meu roteador tá em chinês, mas eu utilizo o tradutor, no manual do tplink fala q tem conexão telnet, mas não testei, pois ouvir dizer q n tem como fazer muita coisa, logo mais, vou testar.

(Percebi q o volume estava baixo na interface de áudio)

Boa noite pessoal,
Alguém usando algar+VSOL?
Vi que o @dudu1505 conseguiu, mas também vi uns relatos de bloqueiam o serial GPON se a ONU ficar um tempo sem entrar em contato pelo tr-069...
Se esse for o caso, só ativar o tr-69 na VSOL ? Dá pra usar ao mesmo tempo com o bridge?

Boa noite pessoal,
Alguém usando algar+VSOL?
Vi que o @dudu1505 conseguiu, mas também vi uns relatos de bloqueiam o serial GPON se a ONU ficar um tempo sem entrar em contato pelo tr-069...
Se esse for o caso, só ativar o tr-69 na VSOL ? Dá pra usar ao mesmo tempo com o bridge?
na algar, não é simplesmente ativar o tr-069.

fora a config ridícula de facil que é pra fazer no tr069 logar no sistema da algar, o problema é que eles validam uma pancada de informação da onu, e ainda fazem controle remoto(incluindo update de FW) via tr069.

simplesmente ficou inviável de usar outra onu na rede deles, melhor ligar no callcenter e pedi pra colocarem o modo bridge remotamente.

só imagina a situação, que é possível de acontecer, tu clona tudo da sua onu que seria sei la uma zte ou huawei, e a algar recebe um FW novo pra essa onu deles, eles vão forçar update remoto via tr069, basicamente vão meter um flash no FW da vsol e ela vai virar um peso de papel.

na algar, não é simplesmente ativar o tr-069.

fora a config ridícula de facil que é pra fazer no tr069 logar no sistema da algar, o problema é que eles validam uma pancada de informação da onu, e ainda fazem controle remoto(incluindo update de FW) via tr069.

simplesmente ficou inviável de usar outra onu na rede deles, melhor ligar no callcenter e pedi pra colocarem o modo bridge remotamente.

só imagina a situação, que é possível de acontecer, tu clona tudo da sua onu que seria sei la uma zte ou huawei, e a algar recebe um FW novo pra essa onu deles, eles vão forçar update remoto via tr069, basicamente vão meter um flash no FW da vsol e ela vai virar um peso de papel.
Entendi! Triste

Gente consegui acesso root pelo telnet no ONT G-0425G-C da Nokia mudando o xml. Entretanto, não estou conseguindo entender como faz pra conseguir rodar o comando omcicli mib get 84 no modo root. Ele dá que o comando não foi encontrado.

Boa tarde, alguém já fez troca da ONT Nokia G-140W-H para uma ONU TP-Link XZ000-G7? o provedor é a Giga+, antiga Sumicity.
Pretendo usar a ONU com um Huawei AX3s, plano de 1G.

Estou tentando com a mesma provedora. Minhas dicas pra vc é q o login padrão do ONT (modem) é: AdminGPON senha: ALC#FGU

Pra conseguir acessar por telnet, você vai pegar as config do modem, exportar como .cfg, vai pegar essa cfg e desencriptar com o código python.
Aí depois de desencriptar você consegue acesso a cfg file dele, vai mudar a variável de limit ont user para falso. Aí consegue acesso root por telnet. Única coisa q não to conseguindo fazer é entender como executar os comandos como root. Precisa ter a chave da wlan, que o python já desencripta. Aí precisa tbm rodar o omcicli mib get 84 pra pegar a VLAN.

Estou tentando com a mesma provedora. Minhas dicas pra vc é q o login padrão do ONT (modem) é: AdminGPON senha: ALC#FGU

Pra conseguir acessar por telnet, você vai pegar as config do modem, exportar como .cfg, vai pegar essa cfg e desencriptar com o código python.
Aí depois de desencriptar você consegue acesso a cfg file dele, vai mudar a variável de limit ont user para falso. Aí consegue acesso root por telnet. Única coisa q não to conseguindo fazer é entender como executar os comandos como root. Precisa ter a chave da wlan, que o python já desencripta. Aí precisa tbm rodar o omcicli mib get 84 pra pegar a VLAN.
Blz, depois de conseguir acessar o telnet, como faço para pegar o gpon? e a senha do gpon? ou só pega o gpon sem precisar da senha?

Eliminei a HGU da vivo com um TX-6610

Fotos:
ac054157-6194-4323-89e1-5f247fa3bf2b.png

7e3aaefd-114e-4ffb-aaa3-0bb7c2c40cfa.png

1892be92-5c27-42bb-b7e7-94893f1aa4b0.jpg
Eu tenho esse mesmo modem e não consegui fazer funcionar, ele sincroniza, mas não navega tem algum truque? Nos vídeos fala para copiar a SLID e o número de série da GPON do modem da vivo e passar para dentro do menu do TP, passar as 4 primeiras letras para hexadecimal mas não navega... Tem alguma função que precisa habilitar? tentei a vlan 10, 600 não foi...

Última edição:
Bom dia pessoal. Alguém já fez a substituição de um HUAWEI HS8546V5? Possuo esse aparelho com uma Fibra Regional com Link VIVO e tenho interesse na troca por um XZ005-G6 ou algum VSOL da vida mas não tenho experiência alguma além de ler as experiências aqui do fórum. Desde já agradeço!

Como queria eliminar a minha ONU com wifi da Giga+ e colocar em bridge, mas eles não passam o usuário e senha de maneira alguma.

Eu tenho uma Onu TP link TX-6610 V4.0, antes ela funcionava ao trocar o SLID e colocar o SN GPON convertendo as 4 primeiras letras em hexadecimal, mas não funciona mais. Eu dei uma lida aqui nas pessoas que que tinham a mesma ONU, e não funciona as mesmas configurações. VLAN aqui não é mais a 10, é a 3078. O modelo do modem/roteador Vivo MitraStar Módelo: GPT-2741GNAC-N1-SV. Agora ao fazer o procedimento, a luz do PON fixa, mas o PPPoE não conclui, Me ajudaria muito se alguém pudesse me ajudar.

Vi que o pessoal da Tripleoxygen.net lançou um firmware que libera demais funções escondidas do TX-6610, não sei se isso ajudaria ou não, a encontrar a comunicação. Meu ISP é Vivo Fibra SP.

Boa tarde, alguém já fez troca da ONT Nokia G-140W-H para uma ONU TP-Link XZ000-G7? o provedor é a Giga+, antiga Sumicity.
Eu consegui, na minha cidade anteriormente a empresa se chamava LIGUE, hoje faz parte do grupo Giga+.
Fiz a troca da minha onu g140, pelo edgerouter 4 spf ODI DFP-34X-2C2, fiz toda a configuração no ODI, ñ tenho o login e senha pppoe, porém no final deu O5 e a internet pegou.
Quando estava tentando tbm, tentei descriptografar o arquivo gerado pelo nokia 140 nas configuração, mais ñ deu certo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah pra completar agr que lembrei, o ODI estava com erro na parte do vlan, que na minha cidade é o 200, para solucionar eu alterava entre os modos auto e depois o manual, ai a internet pegou.

Eu consegui, na minha cidade anteriormente a empresa se chamava LIGUE, hoje faz parte do grupo Giga+.
Fiz a troca da minha onu g140, pelo edgerouter 4 spf ODI DFP-34X-2C2, fiz toda a configuração no ODI, ñ tenho o login e senha pppoe, porém no final deu O5 e a internet pegou.
Quando estava tentando tbm, tentei descriptografar o arquivo gerado pelo nokia 140 nas configuração, mais ñ deu certo.

Ah pra completar agr que lembrei, o ODI estava com erro na parte do vlan, que na minha cidade é o 200, para solucionar eu alterava entre os modos auto e depois o manual, ai a internet pegou.
Boa tarde. Você por acaso é de campo grande? Como fez pra conseguir certinho? Tô travado no falso O5 pelo visto.

Boa tarde. Você por acaso é de campo grande? Como fez pra conseguir certinho? Tô travado no falso O5 pelo visto.
Sou de Maringá, mais a estrutura é a mesma de Campo Grande.
Bom pelo visto o problema deve ser o tplink g7, pois quando compre o edgerouter 4 tbm comprei o g7 que chegou primeiro, teste o g7 incansavelmente, mais ñ pegou, só pegou com o sfp ODI.
Acho que a olt ñ tem configuração e suporte para o terminal xpon tplink, sendo que o ODI é um dispositivo desbloqueado, aceitando diversas fabricantes de olt.

Sobre configuração, foi um compilado de informações que peguei nesse tópico, sendo esse em especifico que mais me ajudou pois era a mesma cidade e empresa ligue.
Nesse tópico ele usou intelbras onu r1.

Última edição:
  • Curtir
Reações: gkz
Esses da Giga+ você precisa saber o usuário e senha do PPPoE cada usuário tem um pelo menos era assim com a VIP Telecom, com o eu tinha eu nem colocava o código SLID, só colocava clonagem do SN do GPON que rodava de boa.

Esses da Giga+ você precisa saber o usuário e senha do PPPoE cada usuário tem um pelo menos era assim com a VIP Telecom, com o eu tinha eu nem colocava o código SLID, só colocava clonagem do SN do GPON que rodava de boa.
Sobre a rede de Campo Grande e Mga são as mesmas, trabalham com olt nokia, usando sfp odi já pega sem pppoe, agr as outras empresas que foram incorporadas como sumicity ou vip eu ñ sei.

Sobre a rede de Campo Grande e Mga são as mesmas, trabalham com olt nokia, usando sfp odi já pega sem pppoe, agr as outras empresas que foram incorporadas como sumicity ou vip eu ñ sei.
oloko, o PPPoE seria o número do seu usuário vinculado ao seu contrato com a operadora, imagino como eles fazem esse controle... Na VIP, eu tinha um número de PPPoE, a senha e a Vlan, além disso tinha que ligar lá e pedir para um suporte mais entendido para liberar o mac address do dispositivo aí já navegava.

Sou de Maringá, mais a estrutura é a mesma de Campo Grande.
Bom pelo visto o problema deve ser o tplink g7, pois quando compre o edgerouter 4 tbm comprei o g7 que chegou primeiro, teste o g7 incansavelmente, mais ñ pegou, só pegou com o sfp ODI.
Acho que a olt ñ tem configuração e suporte para o terminal xpon tplink, sendo que o ODI é um dispositivo desbloqueado, aceitando diversas fabricantes de olt.

Sobre configuração, foi um compilado de informações que peguei nesse tópico, sendo esse em especifico que mais me ajudou pois era a mesma cidade e empresa ligue.
Nesse tópico ele usou intelbras onu r1.
essa configuração que fiz foi em Campo Grande

oloko, o PPPoE seria o número do seu usuário vinculado ao seu contrato com a operadora, imagino como eles fazem esse controle... Na VIP, eu tinha um número de PPPoE, a senha e a Vlan, além disso tinha que ligar lá e pedir para um suporte mais entendido para liberar o mac address do dispositivo aí já navegava.
Então grande maioria da operadoras fazem esse vinculo de túnel pppoe com contrato de cada cliente, porém em mga consigo usar sem, a autenticação no ams 5520 nokia deve ser feita via mac e ALCL da onu.

Aconteceu algo estranho hj.

A internet caiu por volta das 10h, ao entrar em contato com a Oi, informaram problema na região.
No final da tarde entrei em contato de novo e já tinha sido normalizado, mas a minha conexão, não.

Lá vai eu investigar o problema. Coloquei o modem de novo da Oi e vi que o Software Version atualizou. Coloquei as informações na ODI e subiu o O5 e listou a vlan. Mas quem disse que pegava ip? Tentei de tudo e não pega ip de jeito nenhum.

Atualizei firmware, resetei, reconfigurei e nada. Apresenta O5, lista a vlan 1855 mas não pega ip de jeito nenhum. Tentei várias formas a configuração da vlan(auto, mode transparent) e nada. Estou achando que rolou algum bloqueio.

Alguém já passou por isso?

Boa noite pessoal!!!
Sou de Salvador/BA tenho a TIM Live aqui 600M estou com o modem deles ZTE f6600p, estou tenda quedas constantes.. todo dia pelo menos umas 3-4 vezes a internet cai do nada.

Qual seria a opcao de substituição de ONU?

Users who are viewing this thread

Voltar