Parece que o pessoal usa o MikroTik S+RJ10. Aparentemente tem modelos de outras marcas que funcionam também.
Por aqui eu deixei a ideia de substituir o HGU da Vivo em standby.
Não tenho necessidade de ter mais de 700 Mega no momento e aqui o máximo que chega com overhead é 730 Mbps… queria mesmo tirar o HGU para ter um equipamento a menos, mas aí na teoria perderia o fixo, que quero manter funcionando.
Pelo que andei pesquisando até dá para manter, mas como o UDM-Pro não suporta mais que uma VLAN vindo da WAN, precisaria colocar um switch SFP na frente do UDM-Pro para lidar com as VLANs (o que faria perder o sentido de tirar um equipamento se tem que colocar outro) ou recorrer a gambiarra de fazer as VLANs 10 e 30 no UDM mesmo e conectar a fibra na SFP LAN e um cabo de rede saindo da LAN para WAN. Fora a necessidade de adquirir mais equipamentos como ATA/Telefone IP.
Gosto da ideia do desafio de fazer funcionar, mas ao mesmo tempo ficaria um setup muito complicado desnecessariamente.
Pois é, eu só quero fazer isso pq apesar da minha fibra ser de 500MB, estou com o perfil de 1GB, consigo atingir cerca de 900 de download e 540 de download. O único problema desse stick da microtik é o preço, acaba tornando isso inviável. Não sei como fazer para ter uma porta WAN de 2.5G no UDM Pro, se for pra ficar com a vsol em 1G melhor devolver ou passar pra alguém, pegar o stick ODI e ficar com o setup minimalista.
Alguém sabe como filtrar as Vlans direto no mikrotik, usando a onu da vsol?
*Existe 2 vlans com id: 100 e 600.
1-Tentei deixar em bridge e vlan desativada>Não conecta o pppoe via vlan criada no Routeros.
2-Tentei deixar em bridge e vlan ativada com id 100>conecta o pppoe via vlan criada no Routeros e na interface (fica louco, perdendo pacotes).
3-Tentei deixar em bridge e vlan ativada com id 100>conecta o pppoe sem vlan. Acredito ser a config correta mas fico limitado 1 vlan por porta, correto? Sem contar que há variação de ping, que acredito ser causado pela filtragem da vlan na onu Vsol, coisa que o modulo sfp da ODI deixava passar e não tinha variação.
Encontrei o stick SFP+ 10G e que aceita 1G, 2,5G, 5G e 10G no ethernet, parece ser uma versao OEM do mikrotik, mandei uma mensagem pro vendedor para confirmar. Se for isso mesmo, ta resolvido o problema de quem tem plano de 1G e UDM Pro. Só é uma pena não conseguir usar o stick SFP ODI, ficaria sensacional se o UDM Pro conseguisse negociar 2.5G na porta SFP+
Encontrei o stick SFP+ 10G e que aceita 1G, 2,5G, 5G e 10G no ethernet, parece ser uma versao OEM do mikrotik, mandei uma mensagem pro vendedor para confirmar. Se for isso mesmo, ta resolvido o problema de quem tem plano de 1G e UDM Pro. Só é uma pena não conseguir usar o stick SFP ODI, ficaria sensacional se o UDM Pro conseguisse negociar 2.5G na porta SFP+
Tem que ver se esse stick SFP+ aceita os dados customizados de OMCI para clonar o modem da operadora, como número serial, software version, hardware version, etc
Tem que ver se esse stick SFP+ aceita os dados customizados de OMCI para clonar o modem da operadora, como número serial, software version, hardware version, etc
Parece que o pessoal usa o MikroTik S+RJ10. Aparentemente tem modelos de outras marcas que funcionam também.
Por aqui eu deixei a ideia de substituir o HGU da Vivo em standby.
Não tenho necessidade de ter mais de 700 Mega no momento e aqui o máximo que chega com overhead é 730 Mbps… queria mesmo tirar o HGU para ter um equipamento a menos, mas aí na teoria perderia o fixo, que quero manter funcionando.
Pelo que andei pesquisando até dá para manter, mas como o UDM-Pro não suporta mais que uma VLAN vindo da WAN, precisaria colocar um switch SFP na frente do UDM-Pro para lidar com as VLANs (o que faria perder o sentido de tirar um equipamento se tem que colocar outro) ou recorrer a gambiarra de fazer as VLANs 10 e 30 no UDM mesmo e conectar a fibra na SFP LAN e um cabo de rede saindo da LAN para WAN. Fora a necessidade de adquirir mais equipamentos como ATA/Telefone IP.
Gosto da ideia do desafio de fazer funcionar, mas ao mesmo tempo ficaria um setup muito complicado desnecessariamente.
Caso você seja do Estado do SP é mais complicadinho substituir por um módulo SFP, vai depender da OLT que alimenta sua região. Em SP normalmente eles usam muito lucent e essa só autêntica com os modelos de HGU e ONU que a Vivo usa e utilizou, alguns tem sorte da OLT ser Huawei, aí funciona como no resto do Brasil que a gente costuma chamar de região 2.
Fala pra ele trazer umas Huawei HN8010Ts, rs. Mas no momento nem sei se tem no Paraguai. Quem usa bastante é o provedor de Hong Kong netvigator e alguns da Europa.
To pensando em comprar esse modelo da Cisco só pra testar aqui usar tráfego a 10gb, o preço está bom. Obrigado pelo link!(até pq aqui em
Sp capital na Vivo não dá pra usar os Stick direto na fibra por causa OLT, mas na Tim funciona certinho).
Fala pessoal Consegui aqui também com vivo1 sp cidade de são paulo, mas vou compartilhar minhas tentativas
Deu um trabalhinho para configurar de começo tentei copiar todas as infos do roteador incluindo o Software Version e Hardware version, porem não estava obtendo exito.
----
# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
=================================
---
Não estava aparecendo as vlans, o estranho que aqui é vlan10 da vivo pelo menos no roteador(MitraStar)
depois disso no odi fiz o seguintes comandos:
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_SN MSTCXXXXXXX
flash set PON_VENDOR_ID MSTC
flash set HW_HWVER tmp_hardware1.0
flash set OMCI_SW_VER1 BR_g5.9_1.11
flash set OMCI_SW_VER2 BR_g5.9_1.11
flash set ELAN_MAC_ADDR dbfb000000000
flash set MAC_KEY xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
mesmo assim não exibia as vlans usando o comando: omcicli mib get 84
então pesquisando no forum tentei o seguinte:
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
mudando as informações de hardware e software ai sim apareceu as vlans
EntityID: 0x1102
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 2188
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
EntityID: 0x1103
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 3008
EntityID: 0x110b
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 3008
no Odi na interface web alterei para usar a vlan 2188, depois disso o roteador já pegou ip de pegou internet
Usei o media converter da Tplink mesmo o Mc220l
Qual modelo de modulo SFP você utilizou? Poderia indicar onde comprou? Talvez fazendo o mesmo aqui eu consiga pegar conexão, o máximo que consigo com equipamentos não vivo(Região 1/OLT Lucent) é O5 mas não conecta. A V.Sol que comprei eu iria usar no meu link da Tim, mas morro de vontade de subir algo diferente no link da Vivo.
Como que está a temperatura do R86S? Vi uns cases de suporte para ligar ventoinha nele no Ali. Pessoal fala que esquenta muito quanto está utilizando as 2 portas SFP, chegou a testar?
Alguém aqui do fórum comprou o R86S com as 2 portas SFP+? Como está a temperatura, precisou ligar ventoinha extra para esfriar?
Como que está a temperatura do R86S? Vi uns cases de suporte para ligar ventoinha nele no Ali. Pessoal fala que esquenta muito quanto está utilizando as 2 portas SFP, chegou a testar?
Nao estou utilizando as duas portas SFP, tive problemas em ativar elas no pfSense por causa dos drivers. Consegui subir elas ontem via opnSense e a temperatura do processador fica estavel em 46~50 graus, eu saturei a conexão giga e ficou nesse patamar mesmo.
Eu estou com um UDM-SE no momento de gateway, estou usando o R86S como plataforma de testes por enquanto. Quero no futuro desligar o pfSense maior na casa da mãe e deixar ele lá, tive problema em ativar o wireguard no ultimo teste, com isso tirei ele e estou fazendo melhores e mais profundos testes!
Alguém aqui do fórum comprou o R86S com as 2 portas SFP+? Como está a temperatura, precisou ligar ventoinha extra para esfriar?
Eu tenho um R68S G3 e outro U4 a caminho da China.
Ele esquenta bastante, mas não mais que um fanless por exemplo mas os duas ventoinhas mesmo usando 2 SFP ao mesmo tempo não fica acima do recomendável. Mas por uma ventoinha acima ajuda bastante.
Mas devo lembrar que a placa Mellanox ConnectX-3 que vem nele, não é compatível com nenhum SFP desses como o ODI, acho que na real só funciona SFP+.
Então caso queira usar esses SFPs ONU, saiba que você precisa comprar outra placa que seja compatível e instalar no R86S e essa deve ser compatível com SFP comum. Eu uso uma Intel X520 OCP 2.0 acho, você consegue achar no Ebay e ate no Ali com um preço ok.
E lembre que você estará limitado a 1Gbps, não achei uma compatível com SFP 2.5G que fosse "OCP 2.0" que é o formato que cabe dentro do R86S.
Nao estou utilizando as duas portas SFP, tive problemas em ativar elas no pfSense por causa dos drivers. Consegui subir elas ontem via opnSense e a temperatura do processador fica estavel em 46~50 graus, eu saturei a conexão giga e ficou nesse patamar mesmo.
Eu estou com um UDM-SE no momento de gateway, estou usando o R86S como plataforma de testes por enquanto. Quero no futuro desligar o pfSense maior na casa da mãe e deixar ele lá, tive problema em ativar o wireguard no ultimo teste, com isso tirei ele e estou fazendo melhores e mais profundos testes!
Estou na dúvida se pego um, pensando nas duas portas SFP+ mesmo, para usar 10Gb, pois já vi que 2.5Gb elas não suportam para o ODI. Para full packet inspection você acha que ele aguenta no 10Gb, chegou a testar? Vi outros modelos similares com o i3-N305, mas não tinham SFP.
Eu tenho um R68S G3 e outro U4 a caminho da China.
Ele esquenta bastante, mas não mais que um fanless por exemplo mas os duas ventoinhas mesmo usando 2 SFP ao mesmo tempo não fica acima do recomendável. Mas por uma ventoinha acima ajuda bastante.
Mas devo lembrar que a placa Mellanox ConnectX-3 que vem nele, não é compatível com nenhum SFP desses como o ODI, acho que na real só funciona SFP+.
Então caso queira usar esses SFPs ONU, saiba que você precisa comprar outra placa que seja compatível e instalar no R86S e essa deve ser compatível com SFP comum. Eu uso uma Intel X520 OCP 2.0 acho, você consegue achar no Ebay e ate no Ali com um preço ok.
E lembre que você estará limitado a 1Gbps, não achei uma compatível com SFP 2.5G que fosse "OCP 2.0" que é o formato que cabe dentro do R86S.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Você conseguiu usar SFP ONU nele na placa padrão de fabrica?
Nao usei SFP ONU nao, o que eu to usando é um modulo SFP para RJ 45 da ODI de 2.5GB. Estou tentando a configuração usando opnsense no momento, na casa da mãe é predio e a ONU ta no terreo em modo bridge ligada em um switch gerenciado.
Na teoria SFP+ é 10GB, teria que funcionar normalmente ...
Estou na dúvida se pego um, pensando nas duas portas SFP+ mesmo, para usar 10Gb, pois já vi que 2.5Gb elas não suportam para o ODI. Para full packet inspection você acha que ele aguenta no 10Gb, chegou a testar? Vi outros modelos similares com o i3-N305, mas não tinham SFP.
Acredito que para 10GB vai precisar de algo mais poderoso, eu tenho um Ryzen 5600g no pfSense na casa da mãe no momento e esta rodando em 30% numa rede de 1GB