Pessoal, bom dia, tudo bem?
Sou de São Carlos - SP, estava tentando substituir o modem da Vivo por uma ONU própria, a região aqui é a Vivo 1 (antiga Telesp, como denominado pelo hostname do IP).
Tentei com a TP-Link XZ000-G3, com o Huawei EG8010H e com a Ubiquiti UF Loco, porém, sem sucesso com nenhuma.
Em todas, o símbolo "PON" fica piscando, como se não fosse possível estabelecer conexão com a OLT, apesar de ter sinal.
- Mudei GPON Password para o SLID do roteador Vivo;
- Mudei GPON Serial Number, o meu iniciava com "TLCMXXXXXXX", converti o "TLCM" em maiúsculo para 544C434D e adicionei o resto do serial no final;
- Mudei o MAC Address da ONU para o do roteador Vivo.
Mesmo após tudo isso, a conexão GPON ainda não estabiliza, e o discador PPPoE não funciona, utilizando a VLAN 10, no Mikrotik, fica apenas conectando.
Na tela, na verdade, aparece O5 (Registered), mas pelo que vi aqui no tópico, o @HFS teve um problema semelhante, e esse O5 é um "Fake O5", não sei quais soluções tomar nessa ONU da Ubiquiti para resolver.
A ONU mesmo que eu queria utilizar era a Ubiquiti UF-Loco, parece ser a melhor delas, ou algum módulo SFP para converter a Fibra diretamente no Mikrotik sem ONU.
Sobre meu modem Vivo padrão, é um Askey RTF8115VW, não é um modem ruim, mas uma ONU própria é bem mais confiável, além de ocupar menos espaço no ambiente.
Se alguém puder me ajudar, seria grato!
Att.
Dá uma olhada nesse post do @reminho : https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076529343