[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Pessoal, bom dia, tudo bem?
Sou de São Carlos - SP, estava tentando substituir o modem da Vivo por uma ONU própria, a região aqui é a Vivo 1 (antiga Telesp, como denominado pelo hostname do IP).

Tentei com a TP-Link XZ000-G3, com o Huawei EG8010H e com a Ubiquiti UF Loco, porém, sem sucesso com nenhuma.
Em todas, o símbolo "PON" fica piscando, como se não fosse possível estabelecer conexão com a OLT, apesar de ter sinal.

- Mudei GPON Password para o SLID do roteador Vivo;
- Mudei GPON Serial Number, o meu iniciava com "TLCMXXXXXXX", converti o "TLCM" em maiúsculo para 544C434D e adicionei o resto do serial no final;
- Mudei o MAC Address da ONU para o do roteador Vivo.

Mesmo após tudo isso, a conexão GPON ainda não estabiliza, e o discador PPPoE não funciona, utilizando a VLAN 10, no Mikrotik, fica apenas conectando.
Na tela, na verdade, aparece O5 (Registered), mas pelo que vi aqui no tópico, o @HFS teve um problema semelhante, e esse O5 é um "Fake O5", não sei quais soluções tomar nessa ONU da Ubiquiti para resolver.

A ONU mesmo que eu queria utilizar era a Ubiquiti UF-Loco, parece ser a melhor delas, ou algum módulo SFP para converter a Fibra diretamente no Mikrotik sem ONU.

Sobre meu modem Vivo padrão, é um Askey RTF8115VW, não é um modem ruim, mas uma ONU própria é bem mais confiável, além de ocupar menos espaço no ambiente.

Se alguém puder me ajudar, seria grato!

Att.

Dá uma olhada nesse post do @reminho : https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076529343
 
Opa povo, blz? Tô com 1GB FTTH com o modem da Claro Huawei HG8245W5-6T-V2 e quero colocar o VSOL q tanto falam aqui, seria esse: https://www.biostechconecta.com.br/produto/onu-gponepon-hibrida-25gbe1ge-v2802rh-xpon-upc.html ? Tem um tutorial que mostre passo a passo como fazer?
Exatamente essa. A minha chegou hoje e amanhã chega o cordão óptico para testar.
Você provavelmente vai precisar do cordão óptico também ou de um adaptador pois a porta PON da ONU Vsol segue outro padrão.
Dê uma olhada neste post:
 
Exatamente essa. A minha chegou hoje e amanhã chega o cordão óptico para testar.
Você provavelmente vai precisar do cordão óptico também ou de um adaptador pois a porta PON da ONU Vsol segue outro padrão.
Dê uma olhada neste post:
Isso eu não sabia, no caso preciso do qual desses? ou depende? onde vc comprou o seu?
 
Isso eu não sabia, no caso preciso do qual desses? ou depende? onde vc comprou o seu?
Como é a instalação na sua casa? A Claro instalou uma caixa destas?
Roseta.jpg


Em caso afirmativo é só comprar o adaptador:
Tem mais barato no Aliexpress
Ou um cordão óptico:

Eu comprei o cordão que chega amanhã. Quanto a configuração, vou caçar as informações nas páginas anteriores e perguntar ao @KILLME e ao @Vattar que substituiu uma ONT igual ao que tenho aqui (Humax HP610)
O user @webercgl substituiu uma ONT igual a sua, porém não usou a ONU da Vsol.
 
Última edição:
Como é a instalação na sua casa? A Claro instalou uma caixa destas?
Roseta.jpg


Em caso afirmativo é só comprar o adaptador:
Tem mais barato no Aliexpress
Ou um cordão óptico:

Eu comprei o cordão que chega amanhã. Quanto a configuração, vou caçar as informações nas páginas anteriores e perguntar ao @KILLME e ao @Vattar que substituiu uma ONT igual ao que tenho aqui (Humax HP610)
O user @webercgl substituiu uma ONT igual a sua, porém não usou a ONU da Vsol.
A fibra vem direto pra ONU
I5vHOad.jpg
 
A fibra vem direto pra ONU
I5vHOad.jpg
Então teria que usar o adaptador para conectar na ONU Vsol:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Instalação tá cada vez mais tensa hahaha. Drop tá até torcido.
@KILLME , você usa aqueles mini pc com portas de 2.5Gb ai como roteador?
 
Então teria que usar o adaptador para conectar na ONU Vsol:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


@KILLME , você usa aqueles mini pc com portas de 2.5Gb ai como roteador?
Não pode ser o cordão mesmo? e servir tipo de extensor/emenda/conversor kkk
 
Não pode ser o cordão mesmo? e servir tipo de extensor/emenda/conversor kkk
Para usar um cordão óptico teria que comprar também uma emenda que converta de um tipo de conexão para outro, conforme a opção 3 da imagem abaixo:
opcoes-adaptadores-apc-upc.png


No seu caso seria melhor a opção 1 mesmo.
 
Galera, tô procurando algum sitck SFP+ de 10G pra testar se eles possuem configurações todas desbloqueadas pra modificar/clonar a ONT que possuo aqui em casa. Sabem me dizer se algumas dessas opções aqui pode dar bom?




Os sticks da ODI são por enquanto 2.5G e queria ver se algum 10G tem como fazer os paranauês tmb :haha:
 
Pessoal boa noite, estou tentando subir a ODI da T1M VITAL, mas estou travado.

Eu recebo 05, com LOID em initial status, conforme postagem do @RiX e do @KILLME, eu preciso rodar o comando "omcicli mib get 84" e verificar qual VLAN de fato esta configurada, porem quando executo o comando não recebo nenhuma VLAN.

# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Aqui a VLAN configurada no HW e a 210, eu já coloquei em AUTO, TRANSPARENTE, PVID 210. e nada de conseguir receber o IP.

Alguém tem alguma dica que posso avançar?

Obrigado.
 
Galera, tô procurando algum sitck SFP+ de 10G pra testar se eles possuem configurações todas desbloqueadas pra modificar/clonar a ONT que possuo aqui em casa. Sabem me dizer se algumas dessas opções aqui pode dar bom?




Os sticks da ODI são por enquanto 2.5G e queria ver se algum 10G tem como fazer os paranauês tmb :haha:
esses gbics são pra colocar na porta da OLT, não?
 
@KILLME , eu configurei a ONU Vsol conforme este post seu:
E salvei o Vendor ID conforme este outro post seu:
Porém, depois de reiniciar a ONU os dados do OMCI software version 1 e 2 ficaram truncados em relação ao que eu havia preenchido. O mesmo para o HW Version que trunca o "0" depois do ponto. Aconteceu ai contigo também?
Vou trocar o cordão óptico aqui para ver se conecta.

Já descobri aqui o que houve, eu havia inserido o software version com pontos entre os valores. Depois que inseri somente os dígitos sem pontos não truncou mais.
Testei a conexão aqui mas não rolou. E o pior, a atenuação do down subiu para -33dBm, mesmo voltando o cordão óptico da ONT da Claro, porém a conexão se manteve estável.

EDIT:
Consegui. Conectou depois que soltei o cordão óptico e conectei novamente. A atenuação baixou para -25dBm agora.
@KILLME , você sabe como acessar a ONU pela rede pois o meu roteador usa o mesmo endereço que ela, ou a solução seria trocar o range de IP do roteador ou da ONU?
:hmm2:
 
Última edição:
@KILLME , eu configurei a ONU Vsol conforme este post seu:
E salvei o Vendor ID conforme este outro post seu:
Porém, depois de reiniciar a ONU os dados do OMCI software version 1 e 2 ficaram truncados em relação ao que eu havia preenchido. O mesmo para o HW Version que trunca o "0" depois do ponto. Aconteceu ai contigo também?
Vou trocar o cordão óptico aqui para ver se conecta.

Já descobri aqui o que houve, eu havia inserido o software version com pontos entre os valores. Depois que inseri somente os dígitos sem pontos não truncou mais.
Testei a conexão aqui mas não rolou. E o pior, a atenuação do down subiu para -33dBm, mesmo voltando o cordão óptico da ONT da Claro, porém a conexão se manteve estável.

Aconteceu aqui tbm, mas agora que vi que na minha região os outros dados OMCI são ignorados eu deixei os padrões mesmo:

LFNJOfH.png


BvxPHKy.png


Sobre a atenuação é estranho, aqui não mudou quase nada, será que não sujou a ponta do cabo?
 
  • Curtir
Reações: gkz
Aconteceu aqui tbm, mas agora que vi que na minha região os outros dados OMCI são ignorados eu deixei os padrões mesmo:

LFNJOfH.png


BvxPHKy.png


Sobre a atenuação é estranho, aqui não mudou quase nada, será que não sujou a ponta do cabo?
Aqui eu consegui deixar salvo a informacao de vendor id e hw version, depois que reinicia ele perde o omci software 1 e 2 mas ainda funciona 100%
 
Alerta para quem tem VSOL

Certifique de guardar todos os dados padrões dela, principalmente o MAC e VS_KEY pois ainda não tem gerador de VS_KEY para a VSOL.

Façam login via telnet, execute o comando:

Código:
cfgmib all

E copie todos os dados para um arquivo TXT. Utilize o putty para conectar no telnet pq o telnet do windows come algumas informações.
 
@KILLME , você sabe como acessar a ONU pela rede pois o meu roteador usa o mesmo endereço que ela, ou a solução seria trocar o range de IP do roteador ou da ONU?

O ideal é usar um endereço diferente, mas se o roteador não tiver função no firewall para acessar a VSOL não vai rolar tbm heheh
 
O ideal é usar um endereço diferente, mas se o roteador não tiver função no firewall para acessar a VSOL não vai rolar tbm heheh
Tentei usar o endereço 192.168.2.1 e mesmo assim não consigo acessar a ONU pelo roteador, mas uma coisa que descobri aqui é que é possível pegar 1 endereço IP válido em cada porta da ONU, algo que não era possível com a ONT HP610.
 
Tentei usar o endereço 192.168.2.1 e mesmo assim não consigo acessar a ONU pelo roteador, mas uma coisa que descobri aqui é que é possível pegar 1 endereço IP válido em cada porta da ONU, algo que não era possível com a ONT HP610.

É que a VSOL, diferente dos cable modems da claro, por exemplo, não sequestra o IP de todo o tráfego que passa, aí você precisa configurar no seu roteador uma interface que esteja na mesma rede da VSOL, aí vai acessar normal.

Você tem 1 giga? Se tiver, posta um speedtest pra gente pra mostrar como ficou.
 
Tentei usar o endereço 192.168.2.1 e mesmo assim não consigo acessar a ONU pelo roteador, mas uma coisa que descobri aqui é que é possível pegar 1 endereço IP válido em cada porta da ONU, algo que não era possível com a ONT HP610.

Dá para pegar todos IP's que quiser hehhehe.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo