[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Dá para pegar todos IP's que quiser hehhehe.
Enquanto não compro o mini pc com portas 2.5Gb, vou conectar o PC direto na porta 2.5Gb da ONU e o roteador deixo na porta de 1Gb. Agora é fazer o upgrade para 1Gb e tentar dar uma chorada na Claro por um desconto kkk.
 
Enquanto não compro o mini pc com portas 2.5Gb, vou conectar o PC direto na porta 2.5Gb da ONU e o roteador deixo na porta de 1Gb. Agora é fazer o upgrade para 1Gb e tentar dar uma chorada na Claro por um desconto kkk.

Só cuidado que seu pc vai ficar diretamente exposto na internet. Se o firewall do windows estiver como rede local e vc tiver compartilhamentos de pasta abertos pode dar problema.
 
Só cuidado que seu pc vai ficar diretamente exposto na internet. Se o firewall do windows estiver como rede local e vc tiver compartilhamentos de pasta abertos pode dar problema.
Pode adicionar na tabela a troca da ONT HP610 pela ONU VSOL V2802RH realizada com sucesso.
:joia:

Agora é encontrar uma forma de acessar a ONu pelo roteador. O mesmo suporta rotas estáticas. Será que com isso consigo configurar uma rota de acesso?
 
Pode adicionar na tabela a troca da ONT HP610 pela ONU VSOL V2802RH realizada com sucesso.
:joia:

Agora é encontrar uma forma de acessar a ONu pelo roteador. O mesmo suporta rotas estáticas. Será que com isso consigo configurar uma rota de acesso?

Só testando para saber. Aqui no meu minipc estou utilizando openwrt, bastou criar uma rede como mesmo range de IP da ONT.
 
É que a VSOL, diferente dos cable modems da claro, por exemplo, não sequestra o IP de todo o tráfego que passa, aí você precisa configurar no seu roteador uma interface que esteja na mesma rede da VSOL, aí vai acessar normal.

Você tem 1 giga? Se tiver, posta um speedtest pra gente pra mostrar como ficou.
Ainda continuo com o plano de 500Mb. Voiu migrar para 1Gb assim que comprar um mini pc com portas de 2.5GB para fazer a vez do roteador. Com relação ao acesso a ONU VSOL, meu roteador tem suporte a configuração de rotas estáticas, mas não sei exatamente como configurar:
2023-05-21-16-28-51-ASUS-Wireless-Router-RT-AC86-U-Rota.png
 
Ainda continuo com o plano de 500Mb. Voiu migrar para 1Gb assim que comprar um mini pc com portas de 2.5GB para fazer a vez do roteador. Com relação ao acesso a ONU VSOL, meu roteador tem suporte a configuração de rotas estáticas, mas não sei exatamente como configurar:
2023-05-21-16-28-51-ASUS-Wireless-Router-RT-AC86-U-Rota.png

Nessa caixa de selecionar o gateway, tem o que? Apenas a interface pública do Virtua? E tem como criar mais gateways?
 
Nessa caixa de selecionar o gateway, tem o que? Apenas a interface pública do Virtua? E tem como criar mais gateways?
Sim posso informar todos os parâmetros e no campo interface tem as opções LAN. WAN, MAN e VPN

O roteador é IP 192.168.1.1 e o MASK 255.255.255.0, já a ONU VSOL é 192.168.2.1 MASK 255.255.255.0
 
Última edição:
Sim posso informar todos os parâmetros e no campo interface tem as opções LAN. WAN, MAN e VPN

O roteador é IP 192.168.1.1 e o MASK 255.255.255.0, já a ONU VSOL é 192.168.2.1 MASK 255.255.255.0

Uma possibilidade é você ligar uma das portas da vsol na LAN do roteador, com um IP estático na faixa 1.x, e tirar essa porta do bind da WAN. Gambiarra mas deve funcionar.

A rota estática você pode tentar, mas provavelmente não deve funcionar
 
Uma possibilidade é você ligar uma das portas da vsol na LAN do roteador, com um IP estático na faixa 1.x, e tirar essa porta do bind da WAN. Gambiarra mas deve funcionar.

A rota estática você pode tentar, mas provavelmente não deve funcionar
Tentei configurar uma rota estática usando os parâmetros IP de destino 192.168.2.1, Mask 255.255.255.0, Gateway 192.168.1.1 e porta WAN e não deu certo.
 
Tentei configurar uma rota estática usando os parâmetros IP de destino 192.168.2.1, Mask 255.255.255.0, Gateway 192.168.1.1 e porta WAN e não deu certo.

É, normalmente não funciona porque na WAN você está em bridge com a claro, e a VSOL opera de forma transparente, apenas encaminhando tudo, como o IP de destino é o gateway da claro, ela nem olha. Por isso falei dessa outra solução aí, já que no Asus não tem como subir outra interface na mesma porta
 
É, normalmente não funciona porque na WAN você está em bridge com a claro, e a VSOL opera de forma transparente, apenas encaminhando tudo, como o IP de destino é o gateway da claro, ela nem olha. Por isso falei dessa outra solução aí, já que no Asus não tem como subir outra interface na mesma porta
O jeito é esperar a compra do mini pc. Apesar de não ter acesso a ONU a conexão segue funcionando normalmente.
 
O jeito é esperar a compra do mini pc. Apesar de não ter acesso a ONU a conexão segue funcionando normalmente.
Uso um script para acessar o modem da Vivo em bridge no ASUSWRT MERLIN no AX-88U.

No seu caso seria esta interface virtual, desde que a interface da wan seja eth0 . O arquivo no Asuswrt Merlin é o /jffs/scrips/firewall-start .
Não precisa de rota, nat nem nada a mais.
Código:
ifconfig eth0:0 192.168.2.2 netmask 255.255.255.0
 
Pessoal, como eu faço para ter uma ideia de quais parâmetros que a operadora usa para liberar a ONU? Por exemplo na ZTE aqui não estou achando a PLOAM password ... Para eu ter como base se estiver corretamente configurada tenho que ter O5 e Initial status no LOID?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alerta para quem tem VSOL

Certifique de guardar todos os dados padrões dela, principalmente o MAC e VS_KEY pois ainda não tem gerador de VS_KEY para a VSOL.

Façam login via telnet, execute o comando:

Código:
cfgmib all

E copie todos os dados para um arquivo TXT. Utilize o putty para conectar no telnet pq o telnet do windows come algumas informações.
No caso se eu fizer backup no momento que tirar a ONU da caixa, não salva essas mesmas informações?
 
Pessoal, como eu faço para ter uma ideia de quais parâmetros que a operadora usa para liberar a ONU? Por exemplo na ZTE aqui não estou achando a PLOAM password ... Para eu ter como base se estiver corretamente configurada tenho que ter O5 e Initial status no LOID?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No caso se eu fizer backup no momento que tirar a ONU da caixa, não salva essas mesmas informações?

Você diz o backup dentro da interface web? Na época que fiz eu comparei o arquivo com esse comando e no comando vem mais dados. Inclusive vem o dado mais importante que é o VS_KEY.
 
Boa tarde galera! Juntei aqui as info's que preciso pra fazer a configuração da Oi(Vtal) na VSol, mas estou recebendo essa mensagem:

Código:
AP#flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLFCXXXX
Config item type error! Only hardware config item can be set with this command.


Estou seguindo o post que a galera fez na Intelbras R1...
Eu só plugei a fibra na VSOL, estou com essas infos:

ONU StatusO5
ONU ID10
LOID StatusInitial Status
 
Boa tarde galera! Juntei aqui as info's que preciso pra fazer a configuração da Oi(Vtal) na VSol, mas estou recebendo essa mensagem:

Código:
AP#flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLFCXXXX
Config item type error! Only hardware config item can be set with this command.


Estou seguindo o post que a galera fez na Intelbras R1...
Eu só plugei a fibra na VSOL, estou com essas infos:

ONU StatusO5
ONU ID10
LOID StatusInitial Status
Na ONU da Vsol, alguns comandos funcionam com cfgmib set e outros com flash set
 
Na ONU da Vsol, alguns comandos funcionam com cfgmib set e outros com flash set
Funcionou aqui! Obrigado!

Agora o problema é pra salvar o OUI…

flash set OUI primeiro 4 números do MAC

Retorna a mesma mensagem:
Config item type error! Only hardware config item can be set with this command

Agora quando uso o cfgmib ele me retorna erro:
cfgmib set OUI 3333

Set config item (OUI) error.


Outra coisa sobre o Hardware Version:
Era pra salvar usando o flash set HW_HWVER mas ao entrar na Web e buscando pelo cfgmib get HW_HWVER retornam apenas os 4 primeiros dígitos do Software version

Assim não consigo buscar as Vlans, não sei o que está dando errado.

Estes aqui são todos os comandos até então:
Código:
cfgmib set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLFC3XXX
flash set GPON_SN ALCLFC3XXXXX
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA
flash set HW_SERIAL_NO ALCLFC3XXXXX
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set OUI 3023
flash set ELAN_MAC_ADDR 3023646XXXX

cfgmib set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06(1.2203.406)
cfgmib set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06(1.2203.406)

E agora a ONU está em loop… reiniciando de forma adoidada…
 
Funcionou aqui! Obrigado!

Agora o problema é pra salvar o OUI…

flash set OUI primeiro 4 números do MAC

Retorna a mesma mensagem:
Config item type error! Only hardware config item can be set with this command

Agora quando uso o cfgmib ele me retorna erro:
cfgmib set OUI 3333

Set config item (OUI) error.


Outra coisa sobre o Hardware Version:
Era pra salvar usando o flash set HW_HWVER mas ao entrar na Web e buscando pelo cfgmib get HW_HWVER retornam apenas os 4 primeiros dígitos do Software version

Assim não consigo buscar as Vlans, não sei o que está dando errado.

Estes aqui são todos os comandos até então:
Código:
cfgmib set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLFC3XXX
flash set GPON_SN ALCLFC3XXXXX
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA
flash set HW_SERIAL_NO ALCLFC3XXXXX
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set OUI 3023
flash set ELAN_MAC_ADDR 3023646XXXX

cfgmib set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06(1.2203.406)
cfgmib set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06(1.2203.406)

E agora a ONU está em loop… reiniciando de forma adoidada…
O OUI são os 6 primeiros digitos

Na Vsol, quando vc muda o ELAN_MAC_ADDR, precisa atualizar o VS_KEY, que ainda não existe como gerar. O ideal é vc desconectar a fibra, tentar voltar o Mac para o de fábrica e ver se sobe assim mesmo
 
O OUI são os 6 primeiros digitos

Na Vsol, quando vc muda o ELAN_MAC_ADDR, precisa atualizar o VS_KEY, que ainda não existe como gerar. O ideal é vc desconectar a fibra, tentar voltar o Mac para o de fábrica e ver se sobe assim mesmo
Ah beleza!! Vou tentar fazer esses ajustes aqui… muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O OUI são os 6 primeiros digitos

Na Vsol, quando vc muda o ELAN_MAC_ADDR, precisa atualizar o VS_KEY, que ainda não existe como gerar. O ideal é vc desconectar a fibra, tentar voltar o Mac para o de fábrica e ver se sobe assim mesmo
Voltou ao normal, mas mesmo assim não consigo listar as Vlans... :/
 
Última edição:
Como é a instalação na sua casa? A Claro instalou uma caixa destas?
Roseta.jpg


Em caso afirmativo é só comprar o adaptador:
Tem mais barato no Aliexpress
Ou um cordão óptico:

Eu comprei o cordão que chega amanhã. Quanto a configuração, vou caçar as informações nas páginas anteriores e perguntar ao @KILLME e ao @Vattar que substituiu uma ONT igual ao que tenho aqui (Humax HP610)
O user @webercgl substituiu uma ONT igual a sua, porém não usou a ONU da Vsol.
Dá uma olhada neste ppt, tem os passos para pegar os dados do Humax HP610: https://docs.google.com/presentatio...LmrzxsNIsTFE/edit#slide=id.g20a2fbedfd3_0_209
 
Dá uma olhada neste ppt, tem os passos para pegar os dados do Humax HP610: https://docs.google.com/presentatio...LmrzxsNIsTFE/edit#slide=id.g20a2fbedfd3_0_209
Grato pela ajuda mas eu já tinha conseguido fazer a ONU VSOL funcionar na rede da Claro no Domingo. Mas acho que vou ter que trocar o cordão óptico por patch cord óptico pois depois que troquei a ONT pela ONU VSOL, o speedtest anda oscilando bastante apesar do sinal da ONU ficar em -25. Achei o cordão óptico bem ruim de manusear comparado com o patch cord que veio junto com a ONT da Claro.
 
@RiX avisa o Izidoro que o cara é brabo, peguei duas VSol. Uma já chegou e a outra postada hoje. Depois eu testo na tim fibra aqui em SP, não tive tempo.
Obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda continuo com o plano de 500Mb. Voiu migrar para 1Gb assim que comprar um mini pc com portas de 2.5GB para fazer a vez do roteador. Com relação ao acesso a ONU VSOL, meu roteador tem suporte a configuração de rotas estáticas, mas não sei exatamente como configurar:
2023-05-21-16-28-51-ASUS-Wireless-Router-RT-AC86-U-Rota.png
Asus né? Se conseguir me avisa como fez kkkk.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo