[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
@RiX avisa o Izidoro que o cara é brabo, peguei duas VSol. Uma já chegou e a outra postada hoje. Depois eu testo na tim fibra aqui em SP, não tive tempo.
Obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Asus né? Se conseguir me avisa como fez kkkk.
Fiz conforme este post do colega @vorlon e deu certo:
@vrolon, como eu salvo este comando em um script para que seja executado toda vez que o roteador iniciar?

Fiz conforme este post do colega @vorlon e deu certo:
@vrolon, como eu salvo este comando em um script para que seja executado toda vez que o roteador iniciar?
Conforme postei, se estiver usando o asuswrt merlin, o arquivo fica em /jffs/scrips/firewall-start . Basta colocar o comando neste arquivo, que será executado cada vez que a rede for iniciada.

Conforme postei, se estiver usando o asuswrt merlin, o arquivo fica em /jffs/scrips/firewall-start . Basta colocar o comando neste arquivo, que será executado cada vez que a rede for iniciada.
Este arquivo ou pasta firewall-start não existe aqui:
2023-05-22-20-47-19-192-168-1-1-Pu-TTY.png

Esta pasta firewall-start não existe aqui:
2023-05-22-20-47-19-192-168-1-1-Pu-TTY.png
firewall-start é o arquivo. O caminho é /jffs/scripts .

Código:
#!/bin/sh

# acesso ao modem
ifconfig eth0:0 192.168.2.2 netmask 255.255.255.0

O arquivo tem as permissões 777 ( rwxrwxrwx ).

firewall-start é o arquivo. O caminho é /jffs/scripts .

Código:
#!/bin/sh

# acesso ao modem

O arquivo tem as permissões 777 ( rwxrwxrwx ).
Não existe este arquivo firewall-start na pasta scripts.

Basta criar ...
Código:
nano firewall-start
Desculpe o incomodo mas é que sou um completo noob neste assunto kkk mas consegui criar o arquivo. Obrigado pela ajuda.

Desculpe o incomodo mas é que sou um completo noob neste assunto kkk mas consegui criar o arquivo. Obrigado pela ajuda.
Cuide das permissões do arquivo. Aplique chmod 777 firewall-start se necessário.

Cuide das permissões do arquivo. Aplique chmod 777 firewall-start se necessário.
Feito:
2023-05-22-21-01-15-192-168-1-1-Pu-TTY.png

Agora não estou mais acertando a senha da ONU...
:pepe:

Eu tinha consultado este site também. Vou me iterar mais do assunto. Por curiosidade, porque o endereço IP a ser usado no script é 192.168.2.2 ao invés de 192.168.2.1 que é endereço da ONU?
Eu testei com o endereço certo e não funcionou (apenas digitei o comando) ai com o IP final 2 funcionou.
A ONU tem o ip 192.168.2.1 ( no teu caso ) e deve ser acessada por outro ip da mesma subnet ( 255.255.255.0 ).
O comando em questão designa um ip fixo na interface virtual eth0:0 com endereço 192.168.2.2 . Logo o router recebe este ip para ter acesso direto na interface .
Não se pode utilizar ips identicos em dispositivos cpnectados na mesma interface ...

A ONU tem o ip 192.168.2.1 ( no teu caso ) e deve ser acessada por outro ip da mesma subnet ( 255.255.255.0 ).
O comando em questão designa um ip fixo na interface virtual eth0:0 com endereço 192.168.2.2 . Logo o router recebe este ip para ter acesso direto na interface .
Não se pode utilizar ips identicos em dispositivos cpnectados na mesma interface ...
Grato pela explicação.
:joia:

Agora é lembrar a senha da ONU ou resetar e configurar de novo...

:naza:

Olá pessoal,

Está faltando um tópico dedicado a isso então resolvi criar para não ficarmos poluindo os outros com essas informações.

Tabela dos convertidos com ONU SFP:

Tabela criada pelo @KILLME

Vou começar com o que fiz aqui.
Foi algo simples, apenas troquei a HGU da Vivo por um terminal Gpon menor.

O @Vattar fez melhor ainda, eliminando o aparelho da operadora (Claro) com um transceiver SFP.

Alguns tutoriais:

Pode adicionar mais um na lista!

Troquei meu Humax Hp610 pelo VSOL V2802RH. Minha Operadora Claro Internet em MG. Logo mais crio um tutorial.

Primeiro passo peguei as configurações do meu modem original da claro (HUMAX HP610).
Conectei o VSOL diretamente no meu PC e troquei o IP dele pelo IP do meu modem da claro. Desabilitei a ACL para poder acessar ele pela rede do roteador.
Conectei meu pc de volta a rede.
Liguei o VSOL no lugar do meu modem da CLARO (conectei os cabos de rede e fibra)
Fui no meu roteador e reiniciei a interface "MODEM" - estava dando conflito e não conectava no VSOL (coisas do openwrt provavelmente).
Conectei no VSOL pela rede, criei a VLAN 11 da CLARO para internet, com prioridade 0.

Só precisei realizar 2 mudanças por telnet (HUMAX HP610):
  • flash set GPON_SN HUMA12345678
  • flash set PON_VENDOR_ID HUMA
Fiz as demais mudanças que o KILLME orientou neste post: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076529562

Funcionando perfeitamente!

Pode adicionar mais um na lista!

Troquei meu Humax Hp610 pelo VSOL V2802RH. Minha Operadora Claro Internet em MG. Logo mais crio um tutorial.

Primeiro passo peguei as configurações do meu modem original da claro (HUMAX HP610).
Conectei o VSOL diretamente no meu PC e troquei o IP dele pelo IP do meu modem da claro. Desabilitei a ACL para poder acessar ele pela rede do roteador.
Conectei meu pc de volta a rede.
Liguei o VSOL no lugar do meu modem da CLARO (conectei os cabos de rede e fibra)
Fui no meu roteador e reiniciei a interface "MODEM" - estava dando conflito e não conectava no VSOL (coisas do openwrt provavelmente).
Conectei no VSOL pela rede, criei a VLAN 11 da CLARO para internet, com prioridade 0.

Só precisei realizar 2 mudanças por telnet (HUMAX HP610):
  • flash set GPON_SN HUMA12345678
  • flash set PON_VENDOR_ID HUMA
Fiz as demais mudanças que o KILLME orientou neste post: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076529562

Funcionando perfeitamente!
O que seria este ACL que você desabilitou?

O que seria este ACL que você desabilitou?
vsol-desabilitar-bloqueio-acl-acesso-outra-rede-interface-web.png

1. Vai em Firewall no Menu superior
  2. No menu lateral selecione ACL
  3. Depois encontre a opção LAN ACL Switch e marque Disabled
  4. Clique em Apply
Meu modem/bridge fica na rede 192.168.0.1 (por exemplo) e minha rede doméstica em 192.168.1.1. Se tento acessar o modem pela rede do roteador, o firewall do modem bloqueia o acesso. Desabilitando esta opção, você consegue acessar. Mas lembre-se de verificar se você possui uma interface de bridge de uma rede para outra. Exemplo de como eu fiz aqui: https://viniciuspaes.com/openwrt/tutorial-acessar-modem-bridge-rede-roteador-openwrt/

vsol-desabilitar-bloqueio-acl-acesso-outra-rede-interface-web.png

1. Vai em Firewall no Menu superior
  2. No menu lateral selecione ACL
  3. Depois encontre a opção LAN ACL Switch e marque Disabled
  4. Clique em Apply
Meu modem/bridge fica na rede 192.168.0.1 (por exemplo) e minha rede doméstica em 192.168.1.1. Se tento acessar o modem pela rede do roteador, o firewall do modem bloqueia o acesso. Desabilitando esta opção, você consegue acessar. Mas lembre-se de verificar se você possui uma interface de bridge de uma rede para outra. Exemplo de como eu fiz aqui: https://viniciuspaes.com/openwrt/tutorial-acessar-modem-bridge-rede-roteador-openwrt/
Isso fazia parte do tutorial do Killme. Também fiz isso.

Meu Asus está com essa FW, mas não sei fazer isso que vocês conversaram, pode dar uma explicação pra leito?

Meu Asus está com essa FW, mas não sei fazer isso que vocês conversaram, pode dar uma explicação pra leito?
Acesse o seu roteador e vá na opção "Administração" no menu lateral e depois vá na aba "Sistema" e habilite a opção "Enable JFFS custom scripts and configs":

2023-05-22-22-19-19-ASUS-Wireless-Router-RT-AC86-U-Sistema.png

Na mesma aba mais embaixo habilite o acesso SSH:
2023-05-22-22-23-18-ASUS-Wireless-Router-RT-AC86-U-Sistema.png

Baixe e instale o programa Putty: https://www.putty.org
Conecte no seu roteador:
2023-05-22-22-26-12-192-168-1-1-Pu-TTY.png

Depois acesse a pasta /jffs/scripts com o comando "cd /jffs/scripts"
Digite um "l" para listar os arquivos e veja se existe um arquivo chamado firewall-start. Se existe use o comando "nano firewall-start" e acrescente a linha baixo:
Código:
#!/bin/sh

# acesso ao modem

Nota: Substitua o endereço IP pelo endereço da sua ONU + 1. Exemplo: Se a ONU for 192.168.1.1 use 192.168.1.2
Caso o arquivo não exista o comando "nano firewall-start" irá criá-lo, ai basta acrescentar o código acima e salvar o arquivo.
Depois use o comando "chmod 777 firewall-start". Ai é só digitar "exit" para fechar o Putty.
Veja se consegue acessar a ONU. Aqui funcionou.
Testou com um reboot ? para ver se entra corretamente ?

Leitura: https://github.com/RMerl/asuswrt-merlin.ng/wiki/User-scripts ;)
@vorlon , reiniciei o roteador e o script foi executado sem problemas.

@KILLME , você já resetou a ONU VSOL para reconfigurá-la? Ele volta todos os dados para o padrão de fábrica, incluindo o GPON Serial? Vou ter que fazer isso aqui pois esqueci a senha de acesso...
:pepe:

Ah beleza!! Vou tentar fazer esses ajustes aqui… muito obrigado.

Voltou ao normal, mas mesmo assim não consigo listar as Vlans... :/
É galera… pelo jeito na Oi(Vtal) precisa mudar o Mac Address… continuo sem conseguir listar as VLans /:

Última edição:
Muito estranho não funcionar... fui pegar as passos que fiz pra fazer o Nokia G2425-GA funcionar em bridge as únicas coisas que alterei foram:
OperatorID = ALCL
MfrID=ALCL
G984Serial = Serial GPON em minúsculo
YPSerialNum = Serial GPON em maiúsculo
HardwareVersion = 3FE48299BFAA

Acho que neste caso ele não deve estar funcionando não por causa do Mac Addr... Mas sim por causa do HardwareVersion... Na VSol ele está pegando automático as 4 primeiras letras do Software Version...

`flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA` não está salvando...
Edit: Na verdade ele está salvando, mas só salva os 4 primeiros.

@MCS e @t1ago vocês conseguiram subir a Oi(Vtal) na VSol?

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar