[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Bom dia pessoal, ontem a minha onu VSOL chegou e consegui substituir uma onu da Fiberhome modelo AN5506-02-B e meu provedor utiliza também uma OLT Fiberhome.

Tive que só realizar a troca do SN e consegui receber a vlan de autenticação tranquilamente, porém notei que não estou conseguindo obter a minha velocidade do plano que é de 600/300, chega somente 300/300
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nos teste que realizei aqui, a onu vsol só recebe a vlan quando a onu do provedor é configurado em modo bridge, caso a onu esteja em modo router ela não recebe a vlan
 
Última edição:
Bom dia pessoal, ontem a minha onu VSOL chegou e consegui substituir uma onu da Fiberhome modelo AN5506-02-B e meu provedor utiliza também uma OLT Fiberhome.

Tive que só realizar a troca do SN e consegui receber a vlan de autenticação tranquilamente, porém notei que não estou conseguindo obter a minha velocidade do plano que é de 600/300, chega somente 300/300
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nos teste que realizei aqui, a onu vsol só recebe a vlan quando a onu do provedor é configurado em modo bridge, caso a onu esteja em modo router ela não recebe a vlan
Opa bom saber disso…
Onde fica essa config pra colocar ela em Bridge?
 
Opa bom saber disso…
Onde fica essa config pra colocar ela em Bridge?
no caso para fazer isso vai depender do provedor pois ele tem que configurar a vlan no "Port Service Config" ao invés de configurar pelo "WAN Service"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@andre.9912 segue o exemplo aqui de como deveria

Configurado pelo Port Service Config
ONU-PORT-SERVICE.png


Configurado pelo WAN Service
ONU-WAN-SERVICE.png
 
Última edição:
no caso para fazer isso vai depender do provedor pois ele tem que configurar a vlan no "Port Service Config" ao invés de configurar pelo "WAN Service"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@andre.9912 segue o exemplo aqui de como deveria

Configurado pelo Port Service Config
ONU-PORT-SERVICE.png


Configurado pelo WAN Service
ONU-WAN-SERVICE.png
Ah entendi… Então não tem como resolver neste caso 😂 Oi não iria mudar isso 😂😂😂

Mas você me deu uma ideia… talvez se eu renomear a WAN na Vsol talvez resolva… 😳
 
Nas configurações de LOID deixa ambos em branco, já chegou a testar desse jeito?
Aqui no G-140W-H na aba LOID Configuration é em branco as informações
Não funciona :(
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

DESISTO! VSol na Oi(Vtal) SEM SUCESSO...
Galera desisti... Quem conseguir fazer a VSol rodar na V.tal por favor me mande o passo a passo...
Testei de todas as maneiras, seguindo os ajustes do pessoal que teve sucesso na R1 e da galera da Claro, mas nenhum teve jeito aqui, não sei se estou falhando em algo ou se a Vtal não funciona mesmo, então quem conseguir nos avise.

Status dos Leds na VSOL

Fibra conectada:
PON -> Fica acesa
SYS -> Fica piscando
LOS -> Apagada

Fibra desconectada
PON -> Fica apagada
SYS -> Fica piscando
LOS -> Fica piscando

Estes são todos os comandos que rodei para tentar fazer funcionar... Inclusive fiz as alterações via telnet e via web para ver se não era um bug...
Código:
// (primeiros 10 dígitos do GPON Serial Number)
cfgmib set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLFC31XX

// (todos os dígitos do GPON Serial Number)
flash set GPON_SN ALCLFC31XXXX

flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A

// (Hardware Version, ao colocar ele só salva os 4 primeiros dígitos)
flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA

// (MAC address)
flash set HW_SERIAL_NO 3023646XXXX

flash set HW_PRODUCT_CLASS G-1425G-A
flash set HW_MODEL_NAME G-1425G-A

// (MAC address)
flash set HWID 3023646cXXXX
flash set ELAN_MAC_ADDR 3023646CXXXX -> Ao alterar a ONU fica reiniciando sem parar com a fibra conectadas precisa gerar o VS_KEY que não é possível na VSol)

// (Primeitos 6 dígitos do MAC Address)
cfgmib set OUI 302364

cfgmib set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06(1.2203.406)
cfgmib set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06(1.2203.406)
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 3
cfgmib set OMCC_VER 128
cfgmib set OMCI_TM_OPT 0


// Nenhum destes parâmetros funcionou no LOID e LOID_PASSWD, ele não retorna erro de LOID.
cfgmib set LOID “”
cfgmib set LOID user
cfgmin set LOID 12345678

cfgmib set LOID_PASSWD “"
cfgmib set LOID_PASSWD "1234567890"

// Não retorna nada...
omcicli mib get 84
omcicli mib get 131
omcicli mid get 171
 
Última edição:
Ela perde todas as configurações da parte de OMCI ... GPON SN fica salvo tranquilo!
Testei aqui utilizando o comando flash set e ficou gravado mesmo após o reboot se não me engano...

flash set GPON_SN FHTT...
flash set PON_VENDOR_ID FHTT (esse é do omci)
 
Bom dia pessoal, ontem a minha onu VSOL chegou e consegui substituir uma onu da Fiberhome modelo AN5506-02-B e meu provedor utiliza também uma OLT Fiberhome.

Tive que só realizar a troca do SN e consegui receber a vlan de autenticação tranquilamente, porém notei que não estou conseguindo obter a minha velocidade do plano que é de 600/300, chega somente 300/300
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nos teste que realizei aqui, a onu vsol só recebe a vlan quando a onu do provedor é configurado em modo bridge, caso a onu esteja em modo router ela não recebe a vlan
Em qual porta você conectou na ONU VSOL? Aqui estava tendo este problema do down ficar oscilando em 300Mb e era alguma incompatibilidade entre aporta WAN de 1Gb do meu roteador e a porta LAN de 2.5Gb da ONU. Foi trocar para a porta de 1Gb da ONU e o problema no download sumiu.
 
Em qual porta você conectou na ONU VSOL? Aqui estava tendo este problema do down ficar oscilando em 300Mb e era alguma incompatibilidade entre aporta WAN de 1Gb do meu roteador e a porta LAN de 2.5Gb da ONU. Foi trocar para a porta de 1Gb da ONU e o problema no download sumiu.
em ambas as portas eu notei esse problema, talvez seja alguma incompatibilidade entre a onu e olt
 
Não funciona :(
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

DESISTO! VSol na Oi(Vtal) SEM SUCESSO...
Galera desisti... Quem conseguir fazer a VSol rodar na V.tal por favor me mande o passo a passo...
Testei de todas as maneiras, seguindo os ajustes do pessoal que teve sucesso na R1 e da galera da Claro, mas nenhum teve jeito aqui, não sei se estou falhando em algo ou se a Vtal não funciona mesmo, então quem conseguir nos avise.

Status dos Leds na VSOL

Fibra conectada:
PON -> Fica acesa
SYS -> Fica piscando
LOS -> Apagada

Fibra desconectada
PON -> Fica apagada
SYS -> Fica piscando
LOS -> Fica piscando

Estes são todos os comandos que rodei para tentar fazer funcionar... Inclusive fiz as alterações via telnet e via web para ver se não era um bug...
Código:
// (primeiros 10 dígitos do GPON Serial Number)
cfgmib set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLFC31XX

// (todos os dígitos do GPON Serial Number)
flash set GPON_SN ALCLFC31XXXX

flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A

// (Hardware Version, ao colocar ele só salva os 4 primeiros dígitos)
flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA

// (MAC address)
flash set HW_SERIAL_NO 3023646XXXX

flash set HW_PRODUCT_CLASS G-1425G-A
flash set HW_MODEL_NAME G-1425G-A

// (MAC address)
flash set HWID 3023646cXXXX
flash set ELAN_MAC_ADDR 3023646CXXXX -> Ao alterar a ONU fica reiniciando sem parar com a fibra conectadas precisa gerar o VS_KEY que não é possível na VSol)

// (Primeitos 6 dígitos do MAC Address)
cfgmib set OUI 302364

cfgmib set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06(1.2203.406)
cfgmib set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06(1.2203.406)
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 3
cfgmib set OMCC_VER 128
cfgmib set OMCI_TM_OPT 0


// Nenhum destes parâmetros funcionou no LOID e LOID_PASSWD, ele não retorna erro de LOID.
cfgmib set LOID “”
cfgmib set LOID user
cfgmin set LOID 12345678

cfgmib set LOID_PASSWD “"
cfgmib set LOID_PASSWD "1234567890"

// Não retorna nada...
omcicli mib get 84
omcicli mib get 131
omcicli mid get 171
No comando do cfgmib set OMCI_SW_VER1 e 2 tira esse adicional aí "1.2203.406" e tenta subir dnv
 
O cabo funciona, pois comprei para testar a ONU SFP dada a diferença dos conectores APC e UPC . Comprei o kit do mercadolivre na quarta e chegou sexta ( Porto Alegre ).
Eu comprei o banana pi R3 com duas portas sfp. Deve chegar segunda ou terça.
Bom dia conterrâneo! Tenho Obvius/V.tal e comprei hoje Intelbras R1 pra tentar me livrar da famigerada Nokia 1425. Acho que vou precisar da ajuda dos amigos em breve... rsrs.
Chega semana que vem o equipamento.
Abraços
 
Update sobre o IPv6: consegui fazer uma gambiarra pra nao precisar soldar a porta serial e rodei o comando omcicli mib get 84, veio uma VLAN diferente da que eu estava usando (que eu tinha pego da config que vi no painel do modem anterior).

Ai usando essa nova VLAN, o proprio painel de status da ONU ta mostrando os IPs que ela pegou, entao antes ate funcionava a internet mas nao 100%, ate o Windows esta pegando o IPv6 e dizendo que tem conexao, mas os sites ainda nao reconhecem. Inclusive a conexao WAN que antes dizia "down" agora ta "Up", por algum motivo funcionava antes e eu achei q tava tudo bem kkkk Aqui tem um print exemplificando o negocio do IPv6

Entao fica a dica: precisa rodar o omcicli mib get 84 pra pegar a VLAN real oficial. AInda vou seguir testando aqui, mas ja deu pra ver que estou no caminho certo.

Fala meu caro! Também sou de Poa/RS e uso a mesma sua Op e por consequência o mesmo Nokia 1425. Poderia disponibilizar a sua Vlan oficial?
 
Acho que vou colocar na planilha de sucesso uma aba de insucesso, até agora vi que VSOL não tá rolando em rede VTAL e não está pegando ipv4 em rede Claro com OLT ZTE.
Uma pena realmente pois seria a opção mais barata.
Vi em msgs anteriores que o combo Odi+adaptador apc/upc+conversor de midia sai uma brincadeira bem cara :olar:
No meu caso eu não tenho interesse em atingir velocidades maiores, meu plano nem chega perto de 1gb, o que eu queria era unicamente ter o eqpto em bridge, vai saber q merda a Oi coloca no modem via TR69.
Como sempre a Oi fodendo os clientes 🤡
 
Pessoal, usei umas dicas aqui desse post e um vídeo do youtube que acho que foi linkado daqui, da troca do roteador da Vivo Fibra para apenas uma ONU, no meu caso, (ah, que foi do primeiro ou segundo rapaz da lista do primeiro post) uma ONU TP-Link XZ000-G3.

Foi na semana passada. Eu estava numa situaçāo "peculiar", onde estava trocando uma "instalaçāo" por outra, entāo, primeiro testei e consegui conectar meu antigo modem, que estava na titularidade de outra pessoa, depois, quando instalaram meu modem, o mesmo modelo, um Askey, mas com dados diferentes, nāo consegui conectar. Já tentei de tudo, todo o processo over and over again, e ele aparece como registrado (depois que coloco aquele código PON modificado), mas nāo aparece nada em down/up.

Alguém teria alguma ideia? Frustrante conseguir e simplesmente ficar a ver navios logo em seguida.
 
Ela perde todas as configurações da parte de OMCI ... GPON SN fica salvo tranquilo!
Ela só perde a OMCI_SW_VER1 e OMCI_SW_VER2, as outras todas ficam salvas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No comando do cfgmib set OMCI_SW_VER1 e 2 tira esse adicional aí "1.2203.406" e tenta subir dnv
Já fiz também… não consegui… no final de semana vou tentar mais… quem sabe não tenho a sorte 😂

Alguem que teve sucesso na VSol poderia me enviar um print da tela onde mostra as configurações da WAN? Gostaria de ver como fica quando da certo.

Essa primeira tela que aparece aqui embaixo:
 
Última edição:
Ela só perde a OMCI_SW_VER1 e OMCI_SW_VER2, as outras todas ficam salvas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Já fiz também… não consegui… no final de semana vou tentar mais… quem sabe não tenho a sorte 😂

Alguem que teve sucesso na VSol poderia me enviar um print da tela onde mostra as configurações da WAN? Gostaria de ver como fica quando da certo.

Essa primeira tela que aparece aqui embaixo:

A minha na claro fibra:

hXeVz7X.png
 
A minha na claro fibra:

hXeVz7X.png
Muito obrigado!!! Engraçado é que está idêntico 😳 achei que no interface tables ele mostrasse alguma info além do up… 🧐

Acho que talvez até pode ser problemas no meu roteador que pode estar demorando pra reconhecer… 🧐 Esse final de semana vou tirar pra tentar resolver isso…
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo