[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Veja se esse comando retorna alguma coisa, ele retorna qual é a OLT utilizada:

omcicli mib get 131
Não retorna nada...
E o omcicli mib get 171 também nada.

Bash:
AP#omcicli mib get 131
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

OltG

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

=================================

EntityId: 0x00

OltVendorId: 0x00

EquipId:                     

Version: 0

ToDInfo:

    Sequence number of GEM superframe: 0x0

    Timestamp: secs 0, nanosecs 0

=================================


Bash:
AP#omcicli mib get 171
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ExtVlanTagOperCfgData

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
 
Não retorna nada...
E o omcicli mib get 171 também nada.

Bash:
AP#omcicli mib get 131
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

OltG

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

=================================

EntityId: 0x00

OltVendorId: 0x00

EquipId:                    

Version: 0

ToDInfo:

    Sequence number of GEM superframe: 0x0

    Timestamp: secs 0, nanosecs 0

=================================


Bash:
AP#omcicli mib get 171
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ExtVlanTagOperCfgData

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Engraçado, status 05, registrada e não retorna VLAN e nem OLT.
 
Creio que um ritool dump deve mostrar... Pelo menos é assim na G2425-GA
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sabe como contornar isso pra saber o real motivo?

Acho que não tem como contornar o fake o5, mas quem teve esses problemas na vivo era alguma configuração errada. No caso da vivo 1, todos os dados de OMCI precisam bater, é possível que na vtal seja o mesmo
 
Não retorna nada...
E o omcicli mib get 171 também nada.

Bash:
AP#omcicli mib get 131
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

OltG

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

=================================

EntityId: 0x00

OltVendorId: 0x00

EquipId:                    

Version: 0

ToDInfo:

    Sequence number of GEM superframe: 0x0

    Timestamp: secs 0, nanosecs 0

=================================


Bash:
AP#omcicli mib get 171
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ExtVlanTagOperCfgData

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Coloca LOID como: user
LOID e PLOAM Password: 1234567890

Só para fazer um teste hehe
 
Creio que um ritool dump deve mostrar... Pelo menos é assim na G2425-GA
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sabe como contornar isso pra saber o real motivo?
Pesquisei aqui e vi que há um tutorial aqui no fórum mas pelo que vi lá precisa do user admin da ont mas a questão da 1425ga é que não temos essa permissão.
 
Product Class nao tem que colocar o modelo da ont?
Não sei, vou colocar aqui e ver no que dá…
Aqui só coloquei o GPON_ONU_MODEL

Vou add o HW_PRODUCT_CLASS
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei, vou colocar aqui é ver no que dá…
Aqui só coloquei o GPON_ONU_MODEL

Vou add o HW_PRODUCT_CLASS
Nada ainda… coloquei mas ainda não consigo ver as vlans e olt:/
 
Última edição:
Descobri um problema entre meu roteador ASUS RT-AC86U e a ONU VSOL. Se conecto o meu roteador que porta de 1Gb na WAN na porta de 2.5Gb da ONU, a taxa de download fica oscilando entre 300 e 740Mb, ou seja, fica instável o download. Já o upload fica normal em 370Mb. Agora conectando o roteador a porta de 1Gb da ONU, o download voltou ao normal e estável a 740Mb. Deve existir alguma incompatibilidade entre as interfaces de 1Gb do roteador ASUS e a interface de 2.5Gb da ONU VSOL.
:naza:

E eu achando que era problema do cordão óptico...

Pergunta aos mais entendidos de rede. Para o padrão 2.5Gb pode ser o cabo Cat5 ou tem de ser Cat6?
 
Última edição:
Chegou minha vsol mas por algum motivo nao consigo conectar via telnet pra mudar o GPON SN, nao responde e no final da timeout. Tem muito tempo que não mexo com isso, não lembro se estou fazendo alguma coisa errada
 
Chegou minha vsol mas por algum motivo nao consigo conectar via telnet pra mudar o GPON SN, nao responde e no final da timeout. Tem muito tempo que não mexo com isso, não lembro se estou fazendo alguma coisa errada

Vá em Firewall > ACL > em LAN ACL Switch coloque em Disable e Apply.
 
Chegou minha vsol mas por algum motivo nao consigo conectar via telnet pra mudar o GPON SN, nao responde e no final da timeout. Tem muito tempo que não mexo com isso, não lembro se estou fazendo alguma coisa errada
Você é de qual operadora? Eu sou da Oi(Vtal) e ainda estou penando nisso aí kkkkk Vou seguir o tutorial que estão criando pra Claro, talvez ajude em algo aqui kkkk
 
Com muito felicidade venho avisar aos amigos que também faço parte da galera que arrancou a HGU da vivo fora. Acabei de conseguir colocar pra funcionar a VSOL, sou do RJ região vivo 2, consegui substituir um MitraStar GPT-2541GNAC-N1. Tirando a parte que apanhei pra tentar saber pq eu não conseguia logar na vsol via telnet resolvido com a ajuda do @KILLME Firewall > ACL > em LAN ACL Switch coloque em Disable e Apply. O restante to processo foi bastante simples.
 
Você é de qual operadora? Eu sou da Oi(Vtal) e ainda estou penando nisso aí kkkkk Vou seguir o tutorial que estão criando pra Claro, talvez ajude em algo aqui kkkk
Sou vivo região 2, só precisei alterar o GPON SN, LOID, LOID Password (1234567890) e PLOAM Password (1234567890), configurar a VLAN na WAN e ativar no final da página LAN1 e LAN2. Detallhe que assim que eu alterei o GPON SN, na mesma hora parou de piscar e ficou aceso direto.

Próximo passo agora é conseguir acessar a VSOL pela minha rede, inclusive aceito ajuda, rs. Tenho um UDM-Pro, será que consigo criar alguma regra pra ela ficar disponível para acessar? IP do UDM-Pro é 192.168.0.1 e da VSOL 192.168.1.1
 
Última edição:
no meu caso precisei entrar na pagina do modem para pegar o pppoe através do link http://192.168.1.1/dumpdatamodel.cgi
Após isso peguei as demais informações via ssh.
utilizei este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Dl3WzRcjrfc como base
Fala Guilherme! Seu modelo era 1425?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Segui os passos do @pirate32 aqui e consegui tambem substituir o Nokia G-1425G-A da Obvious (Vtal) usando a ONU Intelbras R1. Muito obrigado, meu querido! Unica diferenca eh que a VID eu peguei do modem original (210) e nao precisei rodar o comando "omcicli mib get 84", soh os demais via telnet. Moro em Porto Alegre/RS.

Unico ponto eh que estou usando um TP-Link Archer C80 pra rotear a internet e, aparentemente, ele ta conectando IPv6 corretamente, inclusive no computador/celular ele atribui varios enderecos, mas quando testo diz que nao tenho conectividade IPv6. Alguns prints aqui nesse album do imgur.

Se alguem conseguir me ajudar a entender oq preciso fazer pro IPv6 rolar, agradeco de coracao.

@_Piccini_ @KILLME tem que solicitar pra vcs incluirem as pessoas ali naquele google sheets ou ele é público?

EDIT: precisei ler da porta serial a resposta do comando “omcicli mib get 84” pois a VID que eu usei originalmente não era a mesma que esse comando deu a resposta. Ao fazer a troca o IPv6 voltou a funcionar normalmente
Boa noite meu caro conterrâneo. Também sou aqui de Poa. Vou atrás de um Intelbras R1 e tentar descartar a famigerada Nokia 1425 também.
 
Última edição:
Fala Guilherme! Seu modelo era 1425?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Boa noite meu caro conterrâneo. Também sou aqui de Poa. Vou atrás de um Intelbras R1 e tentar descartar a famigerada Nokia 1425 também.
O meu era o 140w... Já o método para acessar geralmente é o mesmo, se não me engano o IP de acesso é final .254 e acessando com as credenciais atrás do aparelho. Ai fazer o dump com 192.168.1.254/dumpdatamodel.cgi ou via ssh para obter as informações. Boa sorte!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo