[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Pergunta um pouco offtopic: estou com a VLAN configurada no VSOL. Estava pensando em configurar a VLAN no meu roteador (OpenWrt).

Alguém por aqui que substituiu a ONU/ONT está usando dessa maneira (VLAN configurada no roteador ao invés na ONU)?
Não utilizo OpenWRT, mas estou usando dessa mesma maneira.
Substiui o HGU da Vivo por um ONU TP-Link, e configurei a VLAN direto no Firewall (600).

O interessante de fazer isso é que permite acessar as outras VLAN's disponiveis, na Vivo eu consigo pegar endereço via DHCP normalmente sobre a VLAN 601 de VoiP, mas ainda não tentei utilizar pois não entendo muito sobre voip.
 
Não utilizo OpenWRT, mas estou usando dessa mesma maneira.
Substiui o HGU da Vivo por um ONU TP-Link, e configurei a VLAN direto no Firewall (600).

O interessante de fazer isso é que permite acessar as outras VLAN's disponiveis, na Vivo eu consigo pegar endereço via DHCP normalmente sobre a VLAN 601 de VoiP, mas ainda não tentei utilizar pois não entendo muito sobre voip.
Esta usando o pfsense como firewall?
 
Não utilizo OpenWRT, mas estou usando dessa mesma maneira.
Substiui o HGU da Vivo por um ONU TP-Link, e configurei a VLAN direto no Firewall (600).

O interessante de fazer isso é que permite acessar as outras VLAN's disponiveis, na Vivo eu consigo pegar endereço via DHCP normalmente sobre a VLAN 601 de VoiP, mas ainda não tentei utilizar pois não entendo muito sobre voip.

O teu roteador (pfsense?) permite configurar a prioridade (802.1p/CoS) da VLAN? No OpenWrt não tem suporte ao 8021.p, dá para especificar somente a VLAN ID/tagging (802.1q).

No VSOL tem a opção para o 802.1q/CoS (prioridade VLAN) de forma similar a HGU original:



No final de semana vou testar para ver se a ausência da configuração 802.1p na configuração da VLAN no OpenWrt impacta alguma coisa...
 
A pagina é bem diferente dessa do video, mas sim, o campo da senha pppoe é preenchida por asteriscos. Tentei inclusive alguns tutoriais que achei mostrando como inspecionar o código da pagina na busca da senha, mas sem sucesso.
Tenta salvar a o backup da config e verifica se tem a senha lá dentro com o notepad do windows
 
O teu roteador (pfsense?) permite configurar a prioridade (802.1p/CoS) da VLAN?
Não utiizo pfsense, nos 3 Firewalls que possuo virtualizado para testes só foi necessário utilizar a VLAN ID, não precisei setar a prioridade de VLAN. (Fortigate-VM, PAN-VM e Sophos Firewall.)
Mas isso deve depender do seu provedor, aqui possuo Vivo (Região 2, VLAN 600 para internet.)
 
Boa noite galera,
@KILLME deu certo do jeito que vc orientou muito obg, além disso tive que colocar a vlan tagging no modulo sfp porque em modo transparente não funcionava.

Tive perda de 3db no RX ao utilizar o conversor
screenshot-9.png




screenshot-10.png


screenshot-11.png



screenshot-13.png
Normalmente em conversor óptico é usado conector UPC. O conector de fibra é azul com a ponta reta. Se o seu for o verde(APC). Vem dai a diferença de sinal. E a cada 3dB a menos, diminui em 50% o nível de sinal recebido. Maioria dos equipamentos com -27 já oscila ou já cai mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aliás, na pressa comprei um cabo óptico no ML APC/UPC, no anúncio dizia "recomendado para ONU/OLT".

Porém só agora fui ver que o anúncio também diz "single mode simplex". Entendo que o correto deveria ser "multi mode"...

Como é uma solução temporária até o adaptador APC/UPC chegar da Aliexpress, quando chegar o VSOL vou testar. Alguém saberia dizer de um cabo single mode irá funcionar para conectar a ONU/OLT? Entendo que o single mode deveria ser específico para um comprimento de onda, então possivelmente ou TX ou RX irá ter atenuação ou nem irá funcionar, mas meu conhecimento em fibra é bem limitado...

EDITADO: acabei de descobrir que GPON usa mesmo fibra single mode simplex (referência abaixo). Então tudo certo!!! :)
Na verdade você tem que usar o single mode mesmo. A fibra que chega na sua casa é monomodo, fibra multimodo só é utilizada em cordões para interligar esquipamentos em distâncias muito curtas. Tem muita perca de sinal para ser usado em distâncias mais longas. E também vai ter problemas se tentar usar um fibra monomodo ligada em uma multimodo, o núcleo da fibra é de tamanhos diferentes e vai ter uma perca considerável nessa ligação. Trabalho em um provedor aqui e sei do que tô falando. Não sei ai onde você mora, mas aqui se você falasse com qualquer técnico aqui da cidade ele trocava esse conector para você e sairia mais barato que esse adaptador.
 
Última edição:
(...) mas aqui se você falasse com qualquer técnico aqui da cidade ele trocava esse conector para você e sairia mais barato que esse adaptador.
Obrigado pelos esclarecimentos!

Sobre o conector APC, o mesmo é na direto na fibra da operadora, sem caixa de terminação, e por isso não vou mexer no mesmo e trocar por UPC. Isso porque caso tenha algum problema na minha conexão, preciso reconectar a fibra na HGU/modem da operadora (APC) caso precise de algum chamado/suporte. Dessa maneira o adaptador (ou cabo) APC/UPC é a melhor opção.
 
Última edição:
Ainda sobre o ZTE F6600P: nao consigo ativar o acesso por telnet nele via lan... Com o controle de serviço configirado e ativo a porta 23 fica como inativa no nmap... se desativo a regra, ela aparece como restrita. Alguém sabe como ativar o telnet nesse ZTE?
 
Boa noite pessoal. Fui tentar fazer o setup da minha VSOL V2802RH seguindo o tutorial do viniciuspaes. Entrento não conseguir listar as VLANS e mesmo tendo setado todos os dados e ficando com o sinal da PON em O5 / Registered/Certificate e Initial Status eu não conseguia discar PPPoE e obter o IP.

Foi aí que tentei fazer o firmware update para 1.1.4. Ele fez o update e depois que reiniciou não voltou mais. Fica agora com o led SYS sempre ligado e com o LOS piscando em vermelho. Não consigo mais acessar o IP default 192.168.1.1. Acho que brickei ela viu... :-(

Alguém já teve esse problema e conseguiu resolver?

PS: Enviei msg via chat para o pessoal da BIOS TECH que foi onde comprei. Vamos ver se conseguem ajudar...

Obrigado.
 
Boa noite pessoal. Fui tentar fazer o setup da minha VSOL V2802RH seguindo o tutorial do viniciuspaes. Entrento não conseguir listar as VLANS e mesmo tendo setado todos os dados e ficando com o sinal da PON em O5 / Registered/Certificate e Initial Status eu não conseguia discar PPPoE e obter o IP.

Foi aí que tentei fazer o firmware update para 1.1.4. Ele fez o update e depois que reiniciou não voltou mais. Fica agora com o led SYS sempre ligado e com o LOS piscando em vermelho. Não consigo mais acessar o IP default 192.168.1.1. Acho que brickei ela viu... :-(

Alguém já teve esse problema e conseguiu resolver?

PS: Enviei msg via chat para o pessoal da BIOS TECH que foi onde comprei. Vamos ver se conseguem ajudar...

Obrigado.
Está ligando o VSOL direto no seu PC com cabo de rede, ou através de um roteador? Vai ver quando passou o firmware novo ela voltou para o padrão de fábrica e bloqueou o acesso por causa da ACL.
Já vi bastante gente conectando por UART (mas em outros modelos de modem), parece ser uma opção sim, acho que vale a pena tentar.
 
Normalmente em conversor óptico é usado conector UPC. O conector de fibra é azul com a ponta reta. Se o seu for o verde(APC). Vem dai a diferença de sinal. E a cada 3dB a menos, diminui em 50% o nível de sinal recebido. Maioria dos equipamentos com -27 já oscila ou já cai mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Na verdade você tem que usar o single mode mesmo. A fibra que chega na sua casa é monomodo, fibra multimodo só é utilizada em cordões para interligar esquipamentos em distâncias muito curtas. Tem muita perca de sinal para ser usado em distâncias mais longas. E também vai ter problemas se tentar usar um fibra monomodo ligada em uma multimodo, o núcleo da fibra é de tamanhos diferentes e vai ter uma perca considerável nessa ligação. Trabalho em um provedor aqui e sei do que tô falando. Não sei ai onde você mora, mas aqui se você falasse com qualquer técnico aqui da cidade ele trocava esse conector para você e sairia mais barato que esse adaptador.
Está ligando o VSOL direto no seu PC com cabo de rede, ou através de um roteador? Vai ver quando passou o firmware novo ela voltou para o padrão de fábrica e bloqueou o acesso por causa da ACL.
Já vi bastante gente conectando por UART (mas em outros modelos de modem), parece ser uma opção sim, acho que vale a pena tentar.
Estou ligando direto o laptop na VSOL, atribuindo IP estático (192.168.1.2). Não é isso… vai ter brickado mesmo viu. 😞

Como já investi tempo demais nisso, e já tentei o TP-Link XZ-G003 e a VSOL. A VSOL tinha tentado todos os parâmetros certinhos do tutorial e mesmo assim não consegui conectar via PPPOE. Acho que ficou no fake O5.

Vou partir para o OFI SFP XPON stick + media converter. Como todos os meus network devices são TP-Link, estou pensando em comprar o TP-Link MC220L | Gigabit SFP to RJ45 Fiber Media Converter.

Alguém aqui usa ele em conjunto com o ODI? E vou precisar de mais algum adaptador pro conector da fibra? O meu conector é o APC (ponta verde que vem direto da fibra da Vivo)

Desde já muito obrigado galera!!! ✌🏻
 
Estou ligando direto o laptop na VSOL, atribuindo IP estático (192.168.1.2). Não é isso… vai ter brickado mesmo viu. 😞

Como já investi tempo demais nisso, e já tentei o TP-Link XZ-G003 e a VSOL. A VSOL tinha tentado todos os parâmetros certinhos do tutorial e mesmo assim não consegui conectar via PPPOE. Acho que ficou no fake O5.

Vou partir para o OFI SFP XPON stick + media converter. Como todos os meus network devices são TP-Link, estou pensando em comprar o TP-Link MC220L | Gigabit SFP to RJ45 Fiber Media Converter.

Alguém aqui usa ele em conjunto com o ODI? E vou precisar de mais algum adaptador pro conector da fibra? O meu conector é o APC (ponta verde que vem direto da fibra da Vivo)

Desde já muito obrigado galera!!! ✌🏻
Tu vai precisar do adaptador SPC para SPC e o cabo que é SPC e APC nas pontas, se tu quiser eu tenho um MC220L parado em casa.

Comprei um para usar com o STICK ODI, mas não funcionou e não deu conexão. Ele é novo e tá na caixa ainda, tu é de onde?
 
Estou ligando direto o laptop na VSOL, atribuindo IP estático (192.168.1.2). Não é isso… vai ter brickado mesmo viu. 😞

Como já investi tempo demais nisso, e já tentei o TP-Link XZ-G003 e a VSOL. A VSOL tinha tentado todos os parâmetros certinhos do tutorial e mesmo assim não consegui conectar via PPPOE. Acho que ficou no fake O5.

Vou partir para o OFI SFP XPON stick + media converter. Como todos os meus network devices são TP-Link, estou pensando em comprar o TP-Link MC220L | Gigabit SFP to RJ45 Fiber Media Converter.

Alguém aqui usa ele em conjunto com o ODI? E vou precisar de mais algum adaptador pro conector da fibra? O meu conector é o APC (ponta verde que vem direto da fibra da Vivo)

Desde já muito obrigado galera!!! ✌🏻
Consegue ver o hash do arquivo do firmware no seu pc, só para tirar a dúvida se ficou corrompido.

O arquivo original que utilizei tem os hash:
Firmware V2802RH_V1.1.4_230518_S575.img
Hash MD5 - 92ba3aa35e675a0dfbc87c9de7483bab
Hash SHA1 - 807f39a311ec6d01413ace7e1e3e44446bf9cd97
Hash SHA256 - 6667e54974ec199debe069a0802fe81909fc557130e4c777ec80b0f836f0fbb2

Para ver o hash no windows, utilize os comandos:
  • Para md5: certutil -hashfile V2802RH_V1.1.4_230518_S575.img md5
  • Para SHA1: certutil -hashfile V2802RH_V1.1.4_230518_S575.img sha1
  • Para SHA256: certutil -hashfile V2802RH_V1.1.4_230518_S575.img sha256
 
Tu vai precisar do adaptador SPC para SPC e o cabo que é SPC e APC nas pontas, se tu quiser eu tenho um MC220L parado em casa.

Comprei um para usar com o STICK ODI, mas não funcionou e não deu conexão. Ele é novo e tá na caixa ainda, tu é de onde?
Eita, se não funcionou com o stick ODI, era o que estava pensando fazer tb. 😅 Qual media converter vc recomenda pra usar com o stick ODI ?
 
Eita, se não funcionou com o stick ODI, era o que estava pensando fazer tb. 😅 Qual media converter vc recomenda pra usar com o stick ODI ?
NAOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Nao foi culpa do conversor não, foi culpa das configurações que não deu certo com a operadora. O MC220L funciona perfeitamente, inclusive vou ate vender o meu se achar alguem pra comprar. Fora que tenho a ONU da TP LINK aqui parada tambem, como a VSOL funcionou muito mais rapido e com duas configuracoes na minha nova operadora, nao vou ter mais uso pro conversor e pra ONU TP Link!
 
Bom dia!

Substitui o HGU da Vivo (Mitrastar GPT-2741GNAC-N1) e consegui fazer Internet e TV funcionarem perfeitamente.

Utilizei o Terminal Gpon TP-Link TX-6610 em modo Bridge com transparência.

Como roteador utilizei um Mikrotik RB750grs3. O Wifi utilizei o Deco M5 da TP-Link, mas não vem ao caso, visto que não há nada de especial.

Sobre o Mikrotik Instalei para poder fazer Failover da internet.

Para Internet é bem simples: Vlan ID 10 e PPPoE, com regras de NAT e FIrewall, rotas e etc ao gosto do fregues.

Aqui gostaria de compartilhar o script que EXPORTEI do RB e removi as configurações que não é de interesse para compartilhar as que fiz para subir a TV.

Noto que utilizar o código exige conhecimento e ajustes de acordo com as configurações de cada um. Nâo é só copia e executa.

Espero que possa ser útil a alguém.

Código:
# Script de configurações VIVO Internet e TV todos funcionando
# Requisito ONT / HGU em Bridge (pode ser vivo ou outro, no caso utilizo o TP-Link TX 6660)
# ONT na ether1
# Brdige Local é a Bridge da minha rede local

# Configurando a Bridge da rede Local (importante é o IGMP Snooping)
/interface bridge
add igmp-snooping=yes mld-version=2 name="Bridge Local"
# COnfigurando as vlans na Interface ether1 e pppoe (senha cliente)
/interface vlan
add interface=ether1 name=Vivo vlan-id=10
add interface=ether1 name=Vivo_IPTV vlan-id=20
/interface pppoe-client
add add-default-route=yes disabled=no interface=Vivo name=Vivo_Internet \
    use-peer-dns=yes user=cliente@cliente

# Opção de DHCP para forçar o servidor DNS correto para Vivo IPTV
/ip dhcp-server option
add code=6 name=DNS value="'177.16.30.67'"
# Tentei colocar dois ips, mas o STB não adquiriu os IPs corretos


# Pool de IP e servidor DHCP, pode ser suprimido
/ip pool
add name="Pool Padrao" ranges=192.168.54.50-192.168.54.240
/ip dhcp-server
add address-pool="Pool Padrao" interface="Bridge Local" lease-time=1d name=\
    "DHCP Padrao"

# Portas na bridge, pode ser editado também
/interface bridge port
add bridge="Bridge Local" fast-leave=yes interface=ether4
add bridge="Bridge Local" fast-leave=yes interface=ether5
add bridge="Bridge Local" fast-leave=yes interface=ether3

# Clientes de DHCP
/ip dhcp-client
add add-default-route=no interface=Vivo_IPTV
add add-default-route=no interface=ether1 use-peer-dns=no use-peer-ntp=no

# Cliente com IP estático no DHCP (esse acho mais fácil fazer na interface gráfica, na mão)
/ip dhcp-server lease
add address=192.168.54.31 client-id="ID" \
    dhcp-option=DNS mac-address="MAC" server="DHCP Padrao"


# Grupo de endereços para IPTV
/ip firewall address-list
add address=172.28.0.0/14 list=IPTV_GROUP
add address=201.0.52.0/23 list=IPTV_GROUP
add address=200.161.71.0/24 list=IPTV_GROUP
add address=177.16.0.0/16 list=IPTV_GROUP
add address=239.0.0.0/8 list=IPTV_GROUP

# Entradas de firewall para IPTV (COnfigurações para internet ao critério de cada um)
/ip firewall filter
add action=accept chain=input comment="Aceita requisi\E7\F5es grupo IPTV" \
    in-interface=Vivo_IPTV src-address-list=IPTV_GROUP
add action=accept chain=input comment="Permitir IGMP" in-interface=Vivo_IPTV \
    protocol=igmp
   
# Regra de NAT da Internet e IPTV
/ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat comment="NAT VIvo Internet" out-interface=\
    Vivo_Internet
add action=masquerade chain=srcnat comment="NAT IPTV" out-interface=Vivo_IPTV


# Rotas IP para IPTV (verificar o IP 10.33.16.1, cada instalação da VIVO acaba tendo um Gateway diferente)
/ip route
add check-gateway=ping disabled=no distance=1 dst-address=201.0.52.0/23 \
    gateway=10.33.16.1 pref-src="" routing-table=main scope=30 \
    suppress-hw-offload=no target-scope=10
add disabled=no dst-address=177.16.30.0/23 gateway=10.33.16.1 routing-table=\
    main suppress-hw-offload=no
add check-gateway=ping disabled=no distance=1 dst-address=200.161.71.40/30 \
    gateway=10.33.16.1 pref-src="" routing-table=main scope=30 \
    suppress-hw-offload=no target-scope=10
add check-gateway=ping disabled=no distance=1 dst-address=200.161.71.46/31 \
    gateway=10.33.16.1 pref-src="" routing-table=main scope=30 \
    suppress-hw-offload=no target-scope=10
add check-gateway=ping disabled=no distance=1 dst-address=200.161.71.48/31 \
    gateway=10.33.16.1 pref-src="" routing-table=main scope=30 \
    suppress-hw-offload=no target-scope=10

# COnfigurações do IGMP Proxy
/routing igmp-proxy
set query-interval=10s quick-leave=yes
/routing igmp-proxy interface
add alternative-subnets=177.16.0.0/14 interface=Vivo_IPTV upstream=yes
add interface="Bridge Local"
 
Boa tarde pessoal, todos bem?

Comprei o media converter TP Link MC220L e preciso comprar o ODI XPON Stick e o adaptador UPC - APC. Queria só a ajuda dos universitários aqui pra confirmar se seriam esses items, pra não comprar errado:

SFP ODI XPON Stick: https://pt.aliexpress.com/item/1005003515662920.html
Conversor UPC (lado do stick) para APC (lado do conector da fibra da Vivo - verde): https://pt.aliexpress.com/item/1005004778792112.html

PS: O Inter está com cashback de 7% no AliExpress e o dólar está bem baixo. Bom momento pra comprar! :-D

Desde já obrigado!
 
Boa tarde pessoal, todos bem?

Comprei o media converter TP Link MC220L e preciso comprar o ODI XPON Stick e o adaptador UPC - APC. Queria só a ajuda dos universitários aqui pra confirmar se seriam esses items, pra não comprar errado:

SFP ODI XPON Stick: https://pt.aliexpress.com/item/1005003515662920.html
Conversor UPC (lado do stick) para APC (lado do conector da fibra da Vivo - verde): https://pt.aliexpress.com/item/1005004778792112.html

PS: O Inter está com cashback de 7% no AliExpress e o dólar está bem baixo. Bom momento pra comprar! :-D

Desde já obrigado!
O stick SFP ta certo no modelo XPON, agora o conversor voce pode optar por essa solução que indicaste ou comprar o pack que praticamente todos pegaram com adaptador APC-APC, cabo APC para UPC e caixa de emenda para fibra. (https://produto.mercadolivre.com.br...-com-roseta-cordo-optico-adaptador-sc-apc-_JM), uma pena que nao tem a venda, no site da biostech eu nao achei para colocar o link ...

O conversor que deve escolher é como a figura abaixo:

Male-SC-UPC-to-Female-SC-APC-Converter-Hybrid-Adapter-Metal-Housing-Zirconia-Sleeve.jpg
 
O stick SFP ta certo no modelo XPON, agora o conversor voce pode optar por essa solução que indicaste ou comprar o pack que praticamente todos pegaram com adaptador APC-APC, cabo APC para UPC e caixa de emenda para fibra. (https://produto.mercadolivre.com.br...-com-roseta-cordo-optico-adaptador-sc-apc-_JM), uma pena que nao tem a venda, no site da biostech eu nao achei para colocar o link ...

O conversor que deve escolher é como a figura abaixo:

Male-SC-UPC-to-Female-SC-APC-Converter-Hybrid-Adapter-Metal-Housing-Zirconia-Sleeve.jpg
Blz! Vou comprar o adaptador mesmo UPC para APC e ligar a minha fibra com terminal APC direto nesse adaptador. Fica uma solução mais clean do que a caixinha e o cabo APC-UPC. :) Obrigado!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo