[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Boa noite pessoal, estou tentando clonar/flashear os dados do meu modem da Tim para o UF-Loco via UFiber.configurator.

Acontece que toda vez que tento lançar o comando pelo cmd aparece esse erro.
OR2FlUa.jpg

Alguém que já tenha passado por isso pode me dar uma luz?
FW UF-LOCO utilizado é o 4.3.1
Release do UFiber eu tentei tanto o v.0.1.2 e o v.0.1.3

Pessoal, se puderem ajudar.

Um usuário do Vietnam enviou uma mensagem, ele está com dificuldade de autenticação com a VSOL V2802RH. Falou que a operadora dele faz autenticação por GPON_SN e SLID. Ele conseguiu conexão com Tplink XZ000-G3, pois lá tinha um campo específico para SLID.
Sabem algum comando para configurar o SLID na VSOL? Ele tentou pelo PLOAM e disse que não deu certo.

Boa noite pessoal, estou tentando clonar/flashear os dados do meu modem da Tim para o UF-Loco via UFiber.configurator.

Acontece que toda vez que tento lançar o comando pelo cmd aparece esse erro.
OR2FlUa.jpg

Alguém que já tenha passado por isso pode me dar uma luz?
FW UF-LOCO utilizado é o 4.3.1
Release do UFiber eu tentei tanto o v.0.1.2 e o v.0.1.3

Provavelmente o usuário/senha está errado ou o IP está incorreto.

Precisa também ser verificado na interface web a porta do SSH se é mesmo a 22.

Pessoal, sou muito leigo no assunto e o que sei aprendo pesquisando aqui no fórum e sobre o quesito de substituir da ONU da operador por um Modem próprio, no geral é só substituir setando as configurações?

Por exemplo: Tenho Fibra TIM (não V.TAL) e queria comprar esse Modem pra poder gerir melhor como um todo principalmente no QOS e depois também acrescentar um Roteador próprio.

A idéia seria o seguinte: Edgerouter Er-x-SFP + ASUS RT-AX86U

Precisa comprar esse adaptador também?

https://pt.aliexpress.com/item/1005...d0b7b0044769d1b54df3d1d4772&afSmartRedirect=y

Pessoal, sou muito leigo no assunto e o que sei aprendo pesquisando aqui no fórum e sobre o quesito de substituir da ONU da operador por um Modem próprio, no geral é só substituir setando as configurações?

Por exemplo: Tenho Fibra TIM (não V.TAL) e queria comprar esse Modem pra poder gerir melhor como um todo principalmente no QOS e depois também acrescentar um Roteador próprio.

A idéia seria o seguinte: Edgerouter Er-x-SFP + ASUS RT-AX86U

Precisa comprar esse adaptador também?

https://pt.aliexpress.com/item/1005...d0b7b0044769d1b54df3d1d4772&afSmartRedirect=y

Fala Skydrive!

Se quiser utilizar o setup Edgerouter Er-x-SFP + ASUS RT-AX86U, você pode aproveitar a porta SFP e utilizar o ODI para substituir seu modem de fibra, como você mesmo mencionou no link do aliexpress.

Aqui eu tenho Claro Fibra, que é um dos setups mais simples, pois utiliza somente o GPON_Serial e VENDOR ID para autenticar. Tem que ver com os colegas do fórum, se o setup da TIM é tranquilo também.

O que vejo o pessoal fazendo bastante, é já ir preparando o setup para internet 1Gbps ou mais. Daí tem bastante gente utilizando a onu da VSOL em modo bridge e um roteador com mais poder de processamento para gerenciar um QoS/SQM (deixando a rede modular). A vantagem da VSOL é ter uma porta ethernet de 2,5Gbps, aproveitando teoricamente, o máximo da banda que a interface GPON tem para oferecer. Mesmo planos de internet de 1Gbps são beneficiados com este upgrade.

Utilizar o ODI com um transceiver optico de 2,5Gbps também é uma opção.

Um ponto para ficar atento é sobre a interface SFP e SFP+ de roteadores. Nem todas tem compatibilidade para 2,5Gbps: no SFP+ é bastante comum funcionar em 1Gbps ou 10Gbps. Só ficar esperto na hora de montar seu setup, sobre estes detalhes.

Quando decidir sobre seu novo modem, ficar atento sobre a entrada do cabo optico. Os padrões mais comuns que vemos é conector APC no brasil (conector verde) e alguns produtos utilizam o UPC (conector azul). Mas basta utilizar um adaptador ou um cabo adaptador, é simples de resolver.

opcoes-adaptadores-apc-upc.png

Última edição:
Fala Skydrive!

Se quiser utilizar o setup Edgerouter Er-x-SFP + ASUS RT-AX86U, você pode aproveitar a porta SFP e utilizar o ODI para substituir seu modem de fibra, como você mesmo mencionou no link do aliexpress.

Aqui eu tenho Claro Fibra, que é um dos setups mais simples, pois utiliza somente o GPON_Serial e VENDOR ID para autenticar. Tem que ver com os colegas do fórum, se o setup da TIM é tranquilo também.

O que vejo o pessoal fazendo bastante, é já ir preparando o setup para internet 1Gbps ou mais. Daí tem bastante gente utilizando a onu da VSOL em modo bridge e um roteador com mais poder de processamento para gerenciar um QoS/SQM (deixando a rede modular). A vantagem da VSOL é ter uma porta ethernet de 2,5Gbps, aproveitando teoricamente, o máximo da banda que a interface GPON tem para oferecer. Mesmo planos de internet de 1Gbps são beneficiados com este upgrade.

Utilizar o ODI com um transceiver optico de 2,5Gbps também é uma opção.

Um ponto para ficar atento é sobre a interface SFP e SFP+ de roteadores. Nem todas tem compatibilidade para 2,5Gbps: no SFP+ é bastante comum funcionar em 1Gbps ou 10Gbps. Só ficar esperto na hora de montar seu setup, sobre estes detalhes.

Quando decidir sobre seu novo modem, ficar atento sobre a entrada do cabo optico. Os padrões mais comuns que vemos é conector APC no brasil (conector verde) e alguns produtos utilizam o UPC (conector azul). Mas bata utilizar um adaptador ou um cabo adaptador, é simples de resolver.

opcoes-adaptadores-apc-upc.png
Muito obrigado pelo retorno e informações.

Vou até salvar essas info aqui. No momento tenho 300/150Mb de velocidade.

Aqui o conector é verde da TIM.

Pelo que entendi, a ONU da VSOL já facilita nesse quesito de montar esse setup? Nela tem que usar também o adaptador ODI?

Essa ONU suporta 2,5GB? A placa de rede da minha MOBO é 2,5Gb. Minha intenção também pro futuro nesse quesito.

Muito obrigado pelo retorno e informações.

Vou até salvar essas info aqui. No momento tenho 300/150Mb de velocidade.

Aqui o conector é verde da TIM.

Pelo que entendi, a ONU da VSOL já facilita nesse quesito de montar esse setup? Nela tem que usar também o adaptador ODI?

Essa ONU suporta 2,5GB? A placa de rede da minha MOBO é 2,5Gb. Minha intenção também pro futuro nesse quesito.
Se for utilizar a Vsol, não precisa do ODI.

Suporta 2,5Gbps sim, mas não tenho plano de internet nessa faixa para testar. Vantagem da VSOL é que o setup fica bem em conta, ela não é muito cara.

Lembrando que a VSOL utiliza conector azul, se for utilizar ela, precisa de um adaptador ou um patch cord APC/UPC.

Se for utilizar a Vsol, não precisa do ODI.

Suporta 2,5Gbps sim, mas não tenho plano de internet nessa faixa para testar. Vantagem da VSOL é que o setup fica bem em conta, ela não é muito cara.

Lembrando que a VSOL utiliza conector azul, se for utilizar ela, precisa de um adaptador ou um patch cord APC/UPC.
Aah, saquei, irmão. Não sabia desse quesito que tinha cabo adaptador verde x azul. A ONU aqui da TIM é o SAGEMCON F@ST 5657

Eu vi o preço da ONU VSOL e é muito custo x benefício mesmo.

Então o fluxo dos equipamentos seria: ONU VSOL + Cabo adaptador fibra conector Verde x Azul (patch cord APC/UPC) + Roteador próprio.

O único fator agora pra eu saber é se é tranquilo configurar os parâmetros da Fibra da TIM na ONU VSOL, correto?

E quanto a esse quesito: interface SFP e SFP+ de roteadores, seria caso eu fosse adquirir um modem que suportasse fibra sem ser a ONU VSOL, né?

Boa noite pessoal,

Tenho um plano de 1GB de uma operadora regional aqui de Belo Horizonte, a BLINK. Aqui em casa eles instalaram a ONT Huawei OptiXstar EG8145X6, estou pensando em substituir ela pela VSOL V2802RH, será que daria certo?

Tirei uma foto do conector que está chegando aqui em casa, é o conector verde:

lNUOgkC.jpg

Li algumas páginas do tópico, pelo o que eu entendi, se eu fosse usar a VSOL eu precisaria de um adaptador igual esse, correto?

Adaptador

Depois de ligar a fibra na VSOL, não encontrei muitas informaçoes de como vou autenticar ela com minha operadora, já que se trata de uma regional. Ai vou ter que me virar e ir aprendendo na prática mesmo. A autenticação do Huawei é só PPPoE e MRU = 1492 na WAN, não tem VLAN e eu não tenho telefone no plano, o que ao meu ver facilita o processo.

Sou totalmente leigo nessa parte, meu conhecimento de redes começa dentro de um roteador já autenticado pela operadora, agradeço a todo mundo que puder dar uma luz.

Vlw!

Boa noite pessoal,

Tenho um plano de 1GB de uma operadora regional aqui de Belo Horizonte, a BLINK. Aqui em casa eles instalaram a ONT Huawei OptiXstar EG8145X6, estou pensando em substituir ela pela VSOL V2802RH, será que daria certo?

Tirei uma foto do conector que está chegando aqui em casa, é o conector verde:

lNUOgkC.jpg

Li algumas páginas do tópico, pelo o que eu entendi, se eu fosse usar a VSOL eu precisaria de um adaptador igual esse, correto?

Adaptador

Depois de ligar a fibra na VSOL, não encontrei muitas informaçoes de como vou autenticar ela com minha operadora, já que se trata de uma regional. Ai vou ter que me virar e ir aprendendo na prática mesmo. A autenticação do Huawei é só PPPoE e MRU = 1492 na WAN, não tem VLAN e eu não tenho telefone no plano, o que ao meu ver facilita o processo.

Sou totalmente leigo nessa parte, meu conhecimento de redes começa dentro de um roteador já autenticado pela operadora, agradeço a todo mundo que puder dar uma luz.

Vlw!
O que você precisa descobrir é como seu provedor autentica/habilita a ONU da rede dele (OLT). E o adaptador precisa ser entrada APC (verde) e saída UPC (azul). É o contrário do adaptador que você postou.
Aqui eu usei um cordão:

Estou com a onu R1 intelbras, e eu gostaria de trocar a hgu da vivo por esse, quais comandos no Telnet preciso fazer para subir o r1 na vivo? Não estou conseguindo. Vivo vlan10 região 1.

Grato.

O que você precisa descobrir é como seu provedor autentica/habilita a ONU da rede dele (OLT). E o adaptador precisa ser entrada APC (verde) e saída UPC (azul). É o contrário do adaptador que você postou.
Aqui eu usei um cordão:
Entendi. Tem como eu ver como o provedor autentica/habilita a ONU dentro das configuraçoes do Huawei?

Vlw!

Aah, saquei, irmão. Não sabia desse quesito que tinha cabo adaptador verde x azul. A ONU aqui da TIM é o SAGEMCON F@ST 5657

Eu vi o preço da ONU VSOL e é muito custo x benefício mesmo.

Então o fluxo dos equipamentos seria: ONU VSOL + Cabo adaptador fibra conector Verde x Azul (patch cord APC/UPC) + Roteador próprio.

O único fator agora pra eu saber é se é tranquilo configurar os parâmetros da Fibra da TIM na ONU VSOL, correto?

E quanto a esse quesito: interface SFP e SFP+ de roteadores, seria caso eu fosse adquirir um modem que suportasse fibra sem ser a ONU VSOL, né?
Isso mesmo.

Interface SFP ou SFP+ só se fosse utilizar o ODI mesmo. Se for usar a VSOL no seu setup, não precisa preocupar com isso.

Olá pessoal, me desculpem por não me apresentar direito, esse é o meu primeiro post nesse forum, mas eu gostaria de apresentar a minha tentativa.

Depois de 10 anos assinando operadoras de rádio e fibra sem robustez nenhuma, finalmente a vivo trouxe a fibra pro meu bairro. Assim que fizeram a instalação, vi que o ONT da vivo (Askey RTF8115VW) não ficaria legal, pois apesar de poder ser usado como bridge, o tamanho, aquecimento e consumo de corrente são altos demais, impossibilitando o uso com minha fonte ininterrupta. Após ver alguns vídeos e posts em forums, comprei um ONT TP-Link XZ000-G3 para substituir o modem da vivo e melhorar a qualidade da instalação. Inicialmente, pensei que seria necessário clonar apenas o número de série (com os 4 primeiros caracteres em HEX) e o SLID do ONT da vivo para que o meu ONT fosse reconhecido, mas infelizmente ao que parece ele está entrando em "fake O5", que pode ser verificado pela luz de link PON continuar piscando, pelo tráfego apenas de pacotes OMCI e a falta de pacotes PON, além do descontrole da potência de upload em dB, que sobe lentamente e fica variando em valores diferentes do que posso verificar na ONT da vivo (ou seria esse um defeito na minha ONT?). após pesquisar um pouco mais, vi que em algumas áreas a rede cobra outros parâmetros do ONT, como versão de hardware, versão de software, Endereço MAC, etc; porém esses parâmetros não estão disponíveis no ONT da TP-Link, muito embora exista a possibilidade de habilitar isso com um firmware alternativo, pelo menos na versão 2.0 (a do meu é 1.0, mas pude ver o mesmo header UART na placa por uma fresta na carcaça).
Alguém tem alguma sugestão sobre o que eu posso tentar?
Mais informações:
Estou em Jacareí, e meu endereço IP está no domínio telesp, apesar do ONT da vivo mostrar "Power Box GVT" no log de conexão na página de configuração avançada.
O firmware do meu ONT já está na versão 230306, eu fiz a atualização antes de fazer os testes.
Firmware do ONT da vivo: BR_SV_g13.12_RTF_TEF001_V8.20_V019
Mais uma dúvida: É normal a temperatura do XZ000-G3 ir para cerca de 60 graus poucos minutos depois dele ser ligado?

Olá pessoal, me desculpem por não me apresentar direito, esse é o meu primeiro post nesse forum, mas eu gostaria de apresentar a minha tentativa.

Depois de 10 anos assinando operadoras de rádio e fibra sem robustez nenhuma, finalmente a vivo trouxe a fibra pro meu bairro. Assim que fizeram a instalação, vi que o ONT da vivo (Askey RTF8115VW) não ficaria legal, pois apesar de poder ser usado como bridge, o tamanho, aquecimento e consumo de corrente são altos demais, impossibilitando o uso com minha fonte ininterrupta. Após ver alguns vídeos e posts em forums, comprei um ONT TP-Link XZ000-G3 para substituir o modem da vivo e melhorar a qualidade da instalação. Inicialmente, pensei que seria necessário clonar apenas o número de série (com os 4 primeiros caracteres em HEX) e o SLID do ONT da vivo para que o meu ONT fosse reconhecido, mas infelizmente ao que parece ele está entrando em "fake O5", que pode ser verificado pela luz de link PON continuar piscando, pelo tráfego apenas de pacotes OMCI e a falta de pacotes PON, além do descontrole da potência de upload em dB, que sobe lentamente e fica variando em valores diferentes do que posso verificar na ONT da vivo (ou seria esse um defeito na minha ONT?). após pesquisar um pouco mais, vi que em algumas áreas a rede cobra outros parâmetros do ONT, como versão de hardware, versão de software, Endereço MAC, etc; porém esses parâmetros não estão disponíveis no ONT da TP-Link, muito embora exista a possibilidade de habilitar isso com um firmware alternativo, pelo menos na versão 2.0 (a do meu é 1.0, mas pude ver o mesmo header UART na placa por uma fresta na carcaça).
Alguém tem alguma sugestão sobre o que eu posso tentar?
Mais informações:
Estou em Jacareí, e meu endereço IP está no domínio telesp, apesar do ONT da vivo mostrar "Power Box GVT" no log de conexão na página de configuração avançada.
O firmware do meu ONT já está na versão 230306, eu fiz a atualização antes de fazer os testes.
Firmware do ONT da vivo: BR_SV_g13.12_RTF_TEF001_V8.20_V019
Mais uma dúvida: É normal a temperatura do XZ000-G3 ir para cerca de 60 graus poucos minutos depois dele ser ligado?
Eu passei pelo mesmo perrengue... Uns 2 anos atrás até consegui fazer esse XZ000-G3 funcionar mas na época eu tinha Vivo TV (via IPTV) e não consegui deixar a TV funcionando. Recentemente abandonei o IPTV e fiquei só com internet e tentei subir essa ONU novamente, mas sem sucesso. Só fica no Fake O5 como vc descreveu e não consigo discar via PPPoE.
Comprei uma VSOL, mas infelizmente ao fazer o firmware upgrade ela morreu... :-( (Comentei uns posts atrás).

Como sou Brasileiro e não desisto nunca... rs... comprei o XPON ODI Stick que o pessoal usa muito por aqui (com sucesso) e um media converter TP-Link MC220L para tentar remover esse modem da Vivo (que já está em bridge). Devo estar com todos os produtos em mãos até final de Agosto e quando começar a configurar volto aqui pra postar os resultados.

Moro em Sumaré-SP e aqui é Vivo, região 1. A fibra deve ter sido instalada entre 3 a 5 anos, então considero que seja um setup novo.

Boa sorte aí!

saiu uma versão de firmware nova da VSOL.

V2802RH_V1.1.4_230628_ S632.img

ainda não achei pra baixar e atualizar.

e uma dica que achei no github.

fizeram um dump completo da firmware da VSOL, talvez consigam fazer uma firmware customizada!

EDIT: consegui a firmware direto com o suporte da Vsol.
segue link

Última edição:

Estou usando a "V2802RH_V1.1.4_230518_S575.img". Ambas são 1.1.4, parece mudar só a data de build.

fizeram um dump completo da firmware da VSOL, talvez consigam fazer uma firmware customizada!

segue link

Esse link que eles te mandaram perde a validade depois de alguns dias, eu upei a ultima versao que é essa que te passaram no meu drive. Entao acho que nao vai ter problema de compartilhar ela por bastante tempo.

Link:

Estou com a onu R1 intelbras, e eu gostaria de trocar a hgu da vivo por esse, quais comandos no Telnet preciso fazer para subir o r1 na vivo? Não estou conseguindo. Vivo vlan10 região 1.

Grato.
Acho que era pra funcionar, quais comandos vc está usando?

segue link

Peguei com o chat da VSOL a atualização do firmware 1.1.4 com a build 230628.

Pedi o Hash MD5 ou SHA para confirmar que o arquivo não estava corrupto, o suporte encerrou o chat na mesma hora.

Em todo o caso também coloquei para download no meu site: Tutorial Configuração VSOL
Ou o link direto para download: V2802RH_V1.1.4_230628_ S632.img
Segue o Hash do arquivo que fiz download:

Firmware V2802RH_V1.1.4_230628_S632.img
Hash MD5 - a0480945dfeaddb9f2abceca35a2033b
Hash SHA1 - bf176a1bcb911af623e2b98771d56e72f91221c4
Hash SHA256 - 6fcf99198372576b9ece7c76cc031b8d145a3f0653a9bbc6d2825affbbc67224

Baixei o arquivo que o @nightlish.br disponibilizou e comparei, o Hash foi o mesmo. Quem conseguir realizar o update, confirma se mudou algo, só vou conseguir mexer no final de semana.

Peguei com o chat da VSOL a atualização do firmware 1.1.4 com a build 230628.

Pedi o Hash MD5 ou SHA para confirmar que o arquivo não estava corrupto, o suporte encerrou o chat na mesma hora.

Em todo o caso também coloquei para download no meu site: Tutorial Configuração VSOL
Ou o link direto para download: V2802RH_V1.1.4_230628_ S632.img
Segue o Hash do arquivo que fiz download:

Firmware V2802RH_V1.1.4_230628_S632.img
Hash MD5 - a0480945dfeaddb9f2abceca35a2033b
Hash SHA1 - bf176a1bcb911af623e2b98771d56e72f91221c4
Hash SHA256 - 6fcf99198372576b9ece7c76cc031b8d145a3f0653a9bbc6d2825affbbc67224

Baixei o arquivo que o @nightlish.br disponibilizou e comparei, o Hash foi o mesmo. Quem conseguir realizar o update, confirma se mudou algo, só vou conseguir mexer no final de semana.
Atualizei aqui e parece que não mudou em nada. O bug do Led na porta 2.5 ainda se mantém o bug na vlan também continua da mesma forma.

O bug da porta lan até aonde eu entendi é que quando desliga e liga a ONU, o led da porta liga mesmo sem cabo conectado?

Esse bug da VLAN nao sabia que existia, aqui a configuração da VLAN ta normal ...
Sim se cair a força e voltar ele vem ligado e tem que desligar de novo. Sobre o bug da vlan e que não dá pra colocar vlan 10 somente com uma virgula que dá. Só não fiz o teste se o botão de reset está funcionando porque fiquei com preguiça de formatar e arrumar de novo.

Users who are viewing this thread

Voltar