[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Pessoal, estou tentando substituir um G 140W-H da OI. Depois da ajuda do @KILLME consegui status O5 no ODI, porém nao consigo descobrir qual a VLAN, o comando nao está indo por nada, nao passa desse ponto:

# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
#

Alguem consegue dar uma luz?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
Pessoal, estou tentando substituir um G 140W-H da OI. Depois da ajuda do @KILLME consegui status O5 no ODI, porém nao consigo descobrir qual a VLAN, o comando nao está indo por nada, nao passa desse ponto:

# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
#

Alguem consegue dar uma luz?

Você está ligando o conversor direto no pc ou num roteador?
 
Correto vou corrigir.

Correto vou corrigir. Tem que clonar Mac tb.
Corrigido. Mostro o equipamento da oi zte f670l v9 e o meu roteador principal.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem que excluir a opção TR9, se não a oi pode enviar uma atualização e voltar as configurações normais, bloqueando o script html, se vai usar em Bridge só deixa a conexão Bridge e exclui as outras.
Correção feita

 
Última edição:
Tem que excluir a opção TR9
Estranho. O ipv6 parou de funcionar no meu roteador principal quando exclui a conexão HSI_TR069. Se eu criar novamente a conexão no equipamento zte f670l da oi, dessa vez criei só com a opção ipv6, o roteador principal pegou ipv6, se excluir, para de pegar ipv6.

A bridge no ipv4 tá funcionando lindamente 😁.

Só o ipv6 deu problema é já desabilitei, depois tento algo.
 
Na opção da conexão em Bridge, acredito que tem como selecionar ipv6 e ipv4 na opção ip versão, a questão é só selecionar ipv6 tunel64 no roteador, acho que é essa a sigla que funciona lindamente, eu nao uso IPV6 ate hoje não vi melhora, alem do mais a Oi tem muitos ipv4 ainda pra distribuir..

Na verdade aposentei o ZTE e to usando a VSOL.
 
pessoal. Alguém tem ou sabe onde baixo o firmware zte f670l v9? Aqui é liberado o firmware update. Como o técnico vai trocar o equipamento o velho e colocar 1 novo. Quero testar tudo até pifar. Kkkkk. Quem souber 😁
 
Oi pessoal! Recentemente, migrei para a Tim Fibra 1gb/s aqui em Maringá/PR. Eles operam com a rede da V.tal, semelhante à Oi Fibra. O pacote veio com o roteador F@st 5670v2, e tenho tentado substituí-lo pelo Unifi UF-Loco, mas sem sorte até agora.

Consegui configurar o Gpon SN e Vlan 100, e ele até mostra o status como "conectado". Porém, estou encontrando dificuldades na autenticação via PPOE no Tp-Link Omada. Quando tento conectar com o usuário e senha "guest", a tentativa é rejeitada.

Testei também o modo "Dynamic" (DHCP) para obter o IP diretamente, sem autenticação, mas também não rolou.

Alguém já fez uma configuração de bridge ou conseguiu substituir esse roteador específico e pode dar uma força? Agradeço desde já!
 
Oi pessoal! Recentemente, migrei para a Tim Fibra 1gb/s aqui em Maringá/PR. Eles operam com a rede da V.tal, semelhante à Oi Fibra. O pacote veio com o roteador F@st 5670v2, e tenho tentado substituí-lo pelo Unifi UF-Loco, mas sem sorte até agora.

Consegui configurar o Gpon SN e Vlan 100, e ele até mostra o status como "conectado". Porém, estou encontrando dificuldades na autenticação via PPOE no Tp-Link Omada. Quando tento conectar com o usuário e senha "guest", a tentativa é rejeitada.

Testei também o modo "Dynamic" (DHCP) para obter o IP diretamente, sem autenticação, mas também não rolou.

Alguém já fez uma configuração de bridge ou conseguiu substituir esse roteador específico e pode dar uma força? Agradeço desde já!
Aqui eu tenho TIM (Vtal) de 1Gbps também, mas com modem Nokia G-1425G-A. Aqui eles validam até o Software e Hardware version se bate com o modem original

a VLAN aqui é 210 (que na verdade é outro número), a sua é 100? e não precisa discar PPPOE no meu caso, pega IP direto

Esse seu modem não tem como pro em bridge?
 
Oi pessoal! Recentemente, migrei para a Tim Fibra 1gb/s aqui em Maringá/PR. Eles operam com a rede da V.tal, semelhante à Oi Fibra. O pacote veio com o roteador F@st 5670v2, e tenho tentado substituí-lo pelo Unifi UF-Loco, mas sem sorte até agora.

Consegui configurar o Gpon SN e Vlan 100, e ele até mostra o status como "conectado". Porém, estou encontrando dificuldades na autenticação via PPOE no Tp-Link Omada. Quando tento conectar com o usuário e senha "guest", a tentativa é rejeitada.

Testei também o modo "Dynamic" (DHCP) para obter o IP diretamente, sem autenticação, mas também não rolou.

Alguém já fez uma configuração de bridge ou conseguiu substituir esse roteador específico e pode dar uma força? Agradeço desde já!
Se eles usam V.tal, não deveria ser IPoE?
 
Aqui eu tenho TIM (Vtal) de 1Gbps também, mas com modem Nokia G-1425G-A. Aqui eles validam até o Software e Hardware version se bate com o modem original

a VLAN aqui é 210 (que na verdade é outro número), a sua é 100? e não precisa discar PPPOE no meu caso, pega IP direto

Esse seu modem não tem como pro em bridge?
Esse roteador F@st 5670v2 não oferece a funcionalidade de bridge. Testei com a VLAN configurada em 210, buscando obter o IP diretamente, mas também não funcionou. Talvez existam mais verificações, similar ao seu caso.
 
Oi pessoal! Recentemente, migrei para a Tim Fibra 1gb/s aqui em Maringá/PR. Eles operam com a rede da V.tal, semelhante à Oi Fibra. O pacote veio com o roteador F@st 5670v2, e tenho tentado substituí-lo pelo Unifi UF-Loco, mas sem sorte até agora.

Consegui configurar o Gpon SN e Vlan 100, e ele até mostra o status como "conectado". Porém, estou encontrando dificuldades na autenticação via PPOE no Tp-Link Omada. Quando tento conectar com o usuário e senha "guest", a tentativa é rejeitada.

Testei também o modo "Dynamic" (DHCP) para obter o IP diretamente, sem autenticação, mas também não rolou.

Alguém já fez uma configuração de bridge ou conseguiu substituir esse roteador específico e pode dar uma força? Agradeço desde já!

sei lá se ajuda
 
Olá, pessoal!
ONT a ser substituída: sagemcom f@st5670V2
ONU utilizada em Bridge: Intelbras R1
Roteador de serviço: MK RB450Gx4
Operadora: Tim/Vtal



Segui várias dicas aqui do fórum, mas ainda sem sucesso. O5 - Operation State, ao rodar o comando omcicli mib get 84, não tenho saída no terminal da Intelbras R1



Abrir o sagemcom f@st5670V2, soldei um cabo seria é consigo ver algumas informações, mesmo colocando a vlna 2100 ou 210 não pega IP nem nada, tenho acesso via GUI ao f@st5670V, onde peguei a maioria das informações, inclusive um backup da config em XML.



Saida Console sagemcom f@st5670V2:

netdev path : veip0.2100 -> veip0 -> gpon0.0 -> gpon0 -> gpondef

BCMVLAN : veip0 mode was set to RG

veip0.2100 MAC address set to



Basicamente essa é minha config:



flash set GPON_PLOAM_PASSWD SMBS00XXXX

flash set GPON_SN SMBS0050xxxx

flash set OMCI_OLT_MODE 3

flash set PON_VENDOR_ID SMBS

flash set OMCI_SW_VER1 SGFA71000109

flash set OMCI_SW_VER2 SGFA71000109

flash set GPON_ONU_MODEL FAST5670

flash set HW_HWVER 2.00

flash set OUI E4C0E2

flash set HW_SERIAL_NO N7222658Lxxxxxx

flash set ELAN_MAC_ADDR E4C0E2C8xxxx

flash set OMCC_VER 128



Caso alguém tenha alguma dica, fico agradecido, estou em dúvida quanto a informação do HW serial, a parte do GPON_SN fiz a conversão de hex para texto dos 8 primeiros caracteres e bateu com GPON ID que veio no adesivo do FAST5670.
 
Última edição:
Olá, pessoal!
ONT a ser substituída: sagemcom f@st5670V2
ONU utilizada em Bridge: Intelbras R1
Roteador de serviço: MK RB450Gx4
Operadora: Tim/Vtal



Segui várias dicas aqui do fórum, mas ainda sem sucesso. O5 - Operation State, ao rodar o comando omcicli mib get 84, não tenho saída no terminal da Intelbras R1



Abrir o sagemcom f@st5670V2, soldei um cabo seria é consigo ver algumas informações, mesmo colocando a vlna 2100 ou 210 não pega IP nem nada, tenho acesso via GUI ao f@st5670V, onde peguei a maioria das informações, inclusive um backup da config em XML.



Saida Console sagemcom f@st5670V2:

netdev path : veip0.2100 -> veip0 -> gpon0.0 -> gpon0 -> gpondef

BCMVLAN : veip0 mode was set to RG

veip0.2100 MAC address set to



Basicamente essa é minha config:



flash set GPON_PLOAM_PASSWD SMBS00XXXX

flash set GPON_SN SMBS0050xxxx

flash set OMCI_OLT_MODE 3

flash set PON_VENDOR_ID SMBS

flash set OMCI_SW_VER1 SGFA71000109

flash set OMCI_SW_VER2 SGFA71000109

flash set GPON_ONU_MODEL FAST5670

flash set HW_HWVER 2.00

flash set OUI E4C0E2

flash set HW_SERIAL_NO N7222658Lxxxxxx

flash set ELAN_MAC_ADDR E4C0E2C8xxxx

flash set OMCC_VER 128



Caso alguém tenha alguma dica, fico agradecido, estou em dúvida quando a informação do HW seral, a parte do GPON_SN fiz a conversão de hex para texto dos 8 primeiros caracteres e bateu com GPON ID que veio no adesivo do FAST5670.
já tentou soldar o conversor TTL/USB na Onu Intelbras e rodar o comando omcicli mib get 84 pela serial ao invés de telnet?

Veja as estatísticas de pacotes na própria ONU, aqui dava fake O5 e tinha download, mas zero upload, pois a VLAN estava errada
 
já tentou soldar o conversor TTL/USB na Onu Intelbras e rodar o comando omcicli mib get 84 pela serial ao invés de telnet?

Veja as estatísticas de pacotes na própria ONU, aqui dava fake O5 e tinha download, mas zero upload, pois a VLAN estava errada
Sim, rodei omcicli mib get 84 pela serial, não tenho nenhuma saída do comando, nas estatísticas estão zeradas.
 
Última edição:
Oi pessoal! Recentemente, migrei para a Tim Fibra 1gb/s aqui em Maringá/PR. Eles operam com a rede da V.tal, semelhante à Oi Fibra. O pacote veio com o roteador F@st 5670v2, e tenho tentado substituí-lo pelo Unifi UF-Loco, mas sem sorte até agora.

Consegui configurar o Gpon SN e Vlan 100, e ele até mostra o status como "conectado". Porém, estou encontrando dificuldades na autenticação via PPOE no Tp-Link Omada. Quando tento conectar com o usuário e senha "guest", a tentativa é rejeitada.

Testei também o modo "Dynamic" (DHCP) para obter o IP diretamente, sem autenticação, mas também não rolou.

Alguém já fez uma configuração de bridge ou conseguiu substituir esse roteador específico e pode dar uma força? Agradeço desde já!
Estou tentando alterar aqui uma do mesmo modelo.
Como ficou sua config para

flash set GPON_PLOAM_PASSWD - usou qual padrão para esse campo?
flash set GPON_SN - Usou a mesma da pagina device do modem? preciso converter os 8 primeiro caracteres ?
flash set PON_VENDOR_ID - usou SGFA ou SMBS?
flash set OMCI_SW_VER1 - Usou o mesmo da Pagina do modem ( SGFA71000109)?
flash set OMCI_SW_VER2 - Usou o mesmo da Pagina do modem ( SGFA71000109)?
flash set GPON_ONU_MODEL FAST5670
flash set HW_HWVER - Usou o mesmo da Pagina do modem (2.0)
flash set HW_SERIAL_NO - Usou o mesmo da Pagina do modem aqui no meu começa com N7222

A ideia é comparar aqui com meu, para saber onde estou errando, agradeço a ajuda.
 
Estou tentando alterar aqui uma do mesmo modelo.
Como ficou sua config para

flash set GPON_PLOAM_PASSWD - usou qual padrão para esse campo?
flash set GPON_SN - Usou a mesma da pagina device do modem? preciso converter os 8 primeiro caracteres ?
flash set PON_VENDOR_ID - usou SGFA ou SMBS?
flash set OMCI_SW_VER1 - Usou o mesmo da Pagina do modem ( SGFA71000109)?
flash set OMCI_SW_VER2 - Usou o mesmo da Pagina do modem ( SGFA71000109)?
flash set GPON_ONU_MODEL FAST5670
flash set HW_HWVER - Usou o mesmo da Pagina do modem (2.0)
flash set HW_SERIAL_NO - Usou o mesmo da Pagina do modem aqui no meu começa com N7222

A ideia é comparar aqui com meu, para saber onde estou errando, agradeço a ajuda.
tenta:
GPON _ONU_MODEL "F@st 5670"
 
Olá, pessoal!
ONT substituída: Sagemcom f@st5670V2
ONU utilizada em Bridge: Intelbras R1
Roteador de serviço: MK RB450Gx4
Operadora: Tim/Vtal

Segue as configurações realizadas no Intelbras, praticamente todas as informações conseguir extrair via página do Sagemcom fast 5670v2, a única mudança foi no GPON_ONU_MODEL usando a dica do @pirate32 é funcionou 100%.

Basicamente essa é minha config:

flash set GPON_PLOAM_PASSWD SMBS00XXXX

flash set GPON_SN SMBSxxxxxxxx - Serial do seu GPON, está embaixo do modem (para essa ONU R1 não precisa ser em HEX), caso esteja com 16 caracteres, basta converter os 8 primeiros de Hex para Texto, o padrão é 534D4253 = SMBS, no adesivo da ONU tem a informação já no padrão correto.

flash set OMCI_OLT_MODE 3

flash set PON_VENDOR_ID SMBS – Retirado da conversão dos 8 primeiros caracteres do GPON_SN

flash set OMCI_SW_VER1 SGFA71000109 - Consegue na página do modem Device Info

flash set OMCI_SW_VER2 SGFA71000109 – usar o mesmo da OMCI_SW_VER1

flash set GPON_ONU_MODEL F@st 5670 – Dica matadora do @pirate32

flash set HW_HWVER 2.00 - Consegue na página do modem Device Info

flash set OUI E4xxxx - Aqui são os 6 primeiros dígitos do Mac address (Consegue embaixo do modem)

flash set HW_SERIAL_NO N722265xxxxxxxx

flash set ELAN_MAC_ADDR E4xxxxxxxxxx - (seu mac adress) --> Mac address completo, consegue embaixo do modem

flash set OMCC_VER 128

reboot - executado reboot na ONU Intelbras R1

A vlan usada aqui foi a 210, padrão mesmo, a R1 ficou em bridge, no mikrotik criei uma vlan, simples associei a interface ligada ao Intelbras, criado profile de dhcp cliente tanto ipv4 quanto ipv6, concluído com sucesso.

Após configurar corretamente, executei o comando "omcicli mib get 84" via cabo serial para validar a vlan apenas.

Valeuuu pelas dicas ai pessoal.
 
Suporte da VSOL respondeu sobre o bug na VLAN 10:

Previously, regarding your VLAN 10 occupancy issue. Enter the following command into ONU for telnet
cfgmib set LAN_VLAN_ID2 0xfcb (or Any hexadecimal number you want to replace)
restart

Mas ainda acho mais seguro utilizar o método com a vírgula.
Um usuário do vietnam testou e funcionou. Fica a dica quem tiver problema parecido.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo