Olá pessoal, me desculpem por não me apresentar direito, esse é o meu primeiro post nesse forum, mas eu gostaria de apresentar a minha tentativa.
Depois de 10 anos assinando operadoras de rádio e fibra sem robustez nenhuma, finalmente a vivo trouxe a fibra pro meu bairro. Assim que fizeram a instalação, vi que o ONT da vivo (Askey RTF8115VW) não ficaria legal, pois apesar de poder ser usado como bridge, o tamanho, aquecimento e consumo de corrente são altos demais, impossibilitando o uso com minha fonte ininterrupta. Após ver alguns vídeos e posts em forums, comprei um ONT TP-Link XZ000-G3 para substituir o modem da vivo e melhorar a qualidade da instalação. Inicialmente, pensei que seria necessário clonar apenas o número de série (com os 4 primeiros caracteres em HEX) e o SLID do ONT da vivo para que o meu ONT fosse reconhecido, mas infelizmente ao que parece ele está entrando em "fake O5", que pode ser verificado pela luz de link PON continuar piscando, pelo tráfego apenas de pacotes OMCI e a falta de pacotes PON, além do descontrole da potência de upload em dB, que sobe lentamente e fica variando em valores diferentes do que posso verificar na ONT da vivo (ou seria esse um defeito na minha ONT?). após pesquisar um pouco mais, vi que em algumas áreas a rede cobra outros parâmetros do ONT, como versão de hardware, versão de software, Endereço MAC, etc; porém esses parâmetros não estão disponíveis no ONT da TP-Link, muito embora exista a possibilidade de habilitar isso com um firmware alternativo, pelo menos na versão 2.0 (a do meu é 1.0, mas pude ver o mesmo header UART na placa por uma fresta na carcaça).
Alguém tem alguma sugestão sobre o que eu posso tentar?
Mais informações:
Estou em Jacareí, e meu endereço IP está no domínio telesp, apesar do ONT da vivo mostrar "Power Box GVT" no log de conexão na página de configuração avançada.
O firmware do meu ONT já está na versão 230306, eu fiz a atualização antes de fazer os testes.
Firmware do ONT da vivo: BR_SV_g13.12_RTF_TEF001_V8.20_V019
Mais uma dúvida: É normal a temperatura do XZ000-G3 ir para cerca de 60 graus poucos minutos depois dele ser ligado?
Dá uma olhada aqui:Eu passei pelo mesmo perrengue... Uns 2 anos atrás até consegui fazer esse XZ000-G3 funcionar mas na época eu tinha Vivo TV (via IPTV) e não consegui deixar a TV funcionando. Recentemente abandonei o IPTV e fiquei só com internet e tentei subir essa ONU novamente, mas sem sucesso. Só fica no Fake O5 como vc descreveu e não consigo discar via PPPoE.
Comprei uma VSOL, mas infelizmente ao fazer o firmware upgrade ela morreu... :-( (Comentei uns posts atrás).
Como sou Brasileiro e não desisto nunca... rs... comprei o XPON ODI Stick que o pessoal usa muito por aqui (com sucesso) e um media converter TP-Link MC220L para tentar remover esse modem da Vivo (que já está em bridge). Devo estar com todos os produtos em mãos até final de Agosto e quando começar a configurar volto aqui pra postar os resultados.
Moro em Sumaré-SP e aqui é Vivo, região 1. A fibra deve ter sido instalada entre 3 a 5 anos, então considero que seja um setup novo.
Boa sorte aí!
Eu segui o 'passo a passo' e tudo funcionou OK.
Eu usei o TP-LINK XZ000-G7, e fiz funcionar na VIVO (Vivo 1) - Discando PPPoE, e na TIMLIVE (rede própria) discando tbm PPPoE
A diferença, no link da Vivo vc tem q colocar o GPON SN (no XZ000-G7 você pode colocar em ASCII+HEX, ou seja não precisa converter nada), e o SLID vai no campo senha (ASCII), VLAN aqui é 10.
Na TIMLIVE só precisa do GPON SN (novamente no XZ000-G7 não há a necessidade de converter nada, só selecionar ASCII+HEX) e no campo senha, deixa em branco e VLAN 100.
@KILLME não se se interessa colocar na tabela da primeira página, mas sucesso tanto na VIVO1 quanto na TIMLIVE (Própria) o uso do XZ000-G7.
Considerando o consumo, acredito que em 9~10 meses paga o equipamento pela economia de energia.