[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Olá pessoal, me desculpem por não me apresentar direito, esse é o meu primeiro post nesse forum, mas eu gostaria de apresentar a minha tentativa.

Depois de 10 anos assinando operadoras de rádio e fibra sem robustez nenhuma, finalmente a vivo trouxe a fibra pro meu bairro. Assim que fizeram a instalação, vi que o ONT da vivo (Askey RTF8115VW) não ficaria legal, pois apesar de poder ser usado como bridge, o tamanho, aquecimento e consumo de corrente são altos demais, impossibilitando o uso com minha fonte ininterrupta. Após ver alguns vídeos e posts em forums, comprei um ONT TP-Link XZ000-G3 para substituir o modem da vivo e melhorar a qualidade da instalação. Inicialmente, pensei que seria necessário clonar apenas o número de série (com os 4 primeiros caracteres em HEX) e o SLID do ONT da vivo para que o meu ONT fosse reconhecido, mas infelizmente ao que parece ele está entrando em "fake O5", que pode ser verificado pela luz de link PON continuar piscando, pelo tráfego apenas de pacotes OMCI e a falta de pacotes PON, além do descontrole da potência de upload em dB, que sobe lentamente e fica variando em valores diferentes do que posso verificar na ONT da vivo (ou seria esse um defeito na minha ONT?). após pesquisar um pouco mais, vi que em algumas áreas a rede cobra outros parâmetros do ONT, como versão de hardware, versão de software, Endereço MAC, etc; porém esses parâmetros não estão disponíveis no ONT da TP-Link, muito embora exista a possibilidade de habilitar isso com um firmware alternativo, pelo menos na versão 2.0 (a do meu é 1.0, mas pude ver o mesmo header UART na placa por uma fresta na carcaça).
Alguém tem alguma sugestão sobre o que eu posso tentar?
Mais informações:
Estou em Jacareí, e meu endereço IP está no domínio telesp, apesar do ONT da vivo mostrar "Power Box GVT" no log de conexão na página de configuração avançada.
O firmware do meu ONT já está na versão 230306, eu fiz a atualização antes de fazer os testes.
Firmware do ONT da vivo: BR_SV_g13.12_RTF_TEF001_V8.20_V019
Mais uma dúvida: É normal a temperatura do XZ000-G3 ir para cerca de 60 graus poucos minutos depois dele ser ligado?

Eu passei pelo mesmo perrengue... Uns 2 anos atrás até consegui fazer esse XZ000-G3 funcionar mas na época eu tinha Vivo TV (via IPTV) e não consegui deixar a TV funcionando. Recentemente abandonei o IPTV e fiquei só com internet e tentei subir essa ONU novamente, mas sem sucesso. Só fica no Fake O5 como vc descreveu e não consigo discar via PPPoE.
Comprei uma VSOL, mas infelizmente ao fazer o firmware upgrade ela morreu... :-( (Comentei uns posts atrás).

Como sou Brasileiro e não desisto nunca... rs... comprei o XPON ODI Stick que o pessoal usa muito por aqui (com sucesso) e um media converter TP-Link MC220L para tentar remover esse modem da Vivo (que já está em bridge). Devo estar com todos os produtos em mãos até final de Agosto e quando começar a configurar volto aqui pra postar os resultados.

Moro em Sumaré-SP e aqui é Vivo, região 1. A fibra deve ter sido instalada entre 3 a 5 anos, então considero que seja um setup novo.

Boa sorte aí!
Dá uma olhada aqui:
Eu segui o 'passo a passo' e tudo funcionou OK.

Eu usei o TP-LINK XZ000-G7, e fiz funcionar na VIVO (Vivo 1) - Discando PPPoE, e na TIMLIVE (rede própria) discando tbm PPPoE
A diferença, no link da Vivo vc tem q colocar o GPON SN (no XZ000-G7 você pode colocar em ASCII+HEX, ou seja não precisa converter nada), e o SLID vai no campo senha (ASCII), VLAN aqui é 10.
Na TIMLIVE só precisa do GPON SN (novamente no XZ000-G7 não há a necessidade de converter nada, só selecionar ASCII+HEX) e no campo senha, deixa em branco e VLAN 100.
@KILLME não se se interessa colocar na tabela da primeira página, mas sucesso tanto na VIVO1 quanto na TIMLIVE (Própria) o uso do XZ000-G7.

Considerando o consumo, acredito que em 9~10 meses paga o equipamento pela economia de energia.
 
Isso mesmo.

Interface SFP ou SFP+ só se fosse utilizar o ODI mesmo. Se for usar a VSOL no seu setup, não precisa preocupar com isso.
Amigão, eu perguntei e um user lá no Tópico da TIM me respondeu que funciona sim na ONU da VSOL:
"Funciona sim, só clonar o GPON SN do equipamento da Tim pra Vsol, pelo menos onde tem rede própria da Tim é assim. Se for V.tal já não sei dizer."

Eu não sei muito, mas será que segue o mesmo padrão como é com a VIVO?

Eu fui até pesquisar no Google mais coisa e achei seu Site:

https://viniciuspaes.com/redes/tutorial-como-trocar-modem-fibra-internet-onu-ont-ou-hgu/

Excelente conteúdo!
 
Galera, fiz as configuraçoes aqui seguindo alguns membros (Oi Fibra). No momento estou com o ONU State O0 e LOID Status WRONG. Alguem pode dar uma luz?
 
Dá uma olhada aqui:
Eu segui o 'passo a passo' e tudo funcionou OK.

Eu usei o TP-LINK XZ000-G7, e fiz funcionar na VIVO (Vivo 1) - Discando PPPoE, e na TIMLIVE (rede própria) discando tbm PPPoE
A diferença, no link da Vivo vc tem q colocar o GPON SN (no XZ000-G7 você pode colocar em ASCII+HEX, ou seja não precisa converter nada), e o SLID vai no campo senha (ASCII), VLAN aqui é 10.
Na TIMLIVE só precisa do GPON SN (novamente no XZ000-G7 não há a necessidade de converter nada, só selecionar ASCII+HEX) e no campo senha, deixa em branco e VLAN 100.
@KILLME não se se interessa colocar na tabela da primeira página, mas sucesso tanto na VIVO1 quanto na TIMLIVE (Própria) o uso do XZ000-G7.

Considerando o consumo, acredito que em 9~10 meses paga o equipamento pela economia de energia.

Será que no VSOL sao apenas esses mudanças (me refiro a tim, rede propria)?
Obrigado.
 
Será que no VSOL sao apenas esses mudanças (me refiro a tim, rede propria)?
Obrigado.
Olha, não sei, mas no da TPLINK XZ000-G7 foi só colocar o GPON SN e nem precisou converter nada pois no próprio tem a opção de ASCII+HEX... (a senha deixa em branco)

Mas vê se vc não tá convertendo e deixando o GPON SN com minúsculas... coloca as letras (se tiver) em maiúscula. (mas tô só cogitando... nunca nem vi a interface do VSOL)
 
Amigão, eu perguntei e um user lá no Tópico da TIM me respondeu que funciona sim na ONU da VSOL:
"Funciona sim, só clonar o GPON SN do equipamento da Tim pra Vsol, pelo menos onde tem rede própria da Tim é assim. Se for V.tal já não sei dizer."

Eu não sei muito, mas será que segue o mesmo padrão como é com a VIVO?

Eu fui até pesquisar no Google mais coisa e achei seu Site:

https://viniciuspaes.com/redes/tutorial-como-trocar-modem-fibra-internet-onu-ont-ou-hgu/

Excelente conteúdo!
Bacana cara, tomara que dê certo. Pelo que entendi pela rede da V.tal não está funcionando. Algumas pessoas desconfiam do campo de Hw, que tem limitação de 4 caracteres na VSOL.

Confirmar qual sua rede da TIM antes de tentar realizar o novo setup.

Se for a rede própria da tim como mencionaram, esse tutorial tem um passo a passo para ajudar a configurar: Configurando VSOL V2802RH

Valeu!
 
Valeu, o menu do ZTE q estou usando é exatamente igual ao do post, mas não tem a opção de Adicionar uma nova conexão, olhei nos screenshots do @Fausto879 mas não aparece a URL, talvez eu colocando direto a URL que ele caiu consiga adicionar uma nova conexão.

Vou mandar PM para ele, estou desesperado.
Opa. Tô aqui. Quem tem ZTE f670l v9, dá para colocar em bridge sim.
 
Opa. Tô aqui. Quem tem ZTE f670l v9, dá para colocar em bridge sim.
Tem sim, via script HTML.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim se cair a força e voltar ele vem ligado e tem que desligar de novo. Sobre o bug da vlan e que não dá pra colocar vlan 10 somente com uma virgula que dá. Só não fiz o teste se o botão de reset está funcionando porque fiquei com preguiça de formatar e arrumar de novo.
comprei 2 Vsol recentemente no PY e nenhuma das duas tem esses bugs que vocês relataram, tudo normal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se eu não me engano, em MT e MS a Vtal usa equipamentos Huawei, ai é mais facil de clonar mesmo
Negativo, a oi aqui esta usando uma ZTE FL670.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com esse equipamento não sei te falar, pois uso a Vsol aqui em casa junto com um roteador Asus RT-AX88U + Asus RT-AX82U configurado como nó mesh.
 
Última edição:
Bom dia.
outra versão da VSOL liberada.
ja atualizei aqui e está tudo funcionando normalmente.

V2802RH_V1.1.5_230706_S640.img

fiz alguns testes.
no HW não salva acima de 4 caracteres mas da pra digitar até 14 caracteres as vezes por telnet da pra salvar.
testei sobre o LED da lan 2 e funcionou reiniciei e o led veio desligado então da pra usar a lan 2.5g agora.

o b.o pra colocar vlan 10 ainda se mantem somente com virgula para salvar.

edit:
detalhe, falei com o suporte deles la e essa VSOL da pra vir com conector APC, mas somente comprando direto da VSOL infelizmente!
 
Saudações a todos, estou tentando migrar de uma ONU marca Fiberhome modelo HG6143D para o modulo SFP ODI DFP-34X-2C2 mencionado aqui no thread. Até agora não obtive exito. O modulo da ODI chega até o estado O5 ( Operation State ) mas rapidamente volta para O1 ( Initial State ). Estranhamente consigo chegar até o O5 e permanecer na ONU da TP-LINK XZ000-G3. Essa ONU da TP-Link possui os seguintes campos:

Senha GPON ( Formato ASCII ): fiberhome
Serial GPON ( Formato Hexadecimal ): 46485454XXXXXXXX

46485454 é FHTT em formato Hexadecimal
XXXXXXXX é o restante do serial da ONU FIberhome HG6143D ( FHTTXXXXXXXX )

Conforme podemos ver na imagem abaixo a ONU TP-LINK XZ000-G3 não possui os campos referentes a "LOID" e "LOID Password" e somente o campo relacionado a senha GPON ( PLOAM Password ) em formato ASCII e GPON Serial Number em formato Hexadecimal.

ONU-TPLINK-FIBERHOME.png


Já tentei varias combinações de LOID, LOID Password e PLOAM Password como: fiberhome, 0123456789, 1234567890, etc...
Não obtive sucesso em nenhuma das tentativas.

GBIC-ODI-FIBERHOME.png


Até o presente momento não consegui entrar na ONU da Fiberhome como usuario avançado. Somente usuario limitado. Ou seja, a unica informação que consigo ver é que o campo LOID é "fiberhome". Até onde vi em videos do Youtube, essa ONU da Fiberhome não exporta as configurações para arquivo de backup.

onu-FIBERHOME-1.png



Outro ponto importante é que mesmo obtendo 05 ( Operation State ) na ONU TP-LINK XZ000-G3, utilizando a VLAN correta, MAC da interface WAN da ONU Fiberhome HG6143D, Usuario e Senha PPPoE, não consegui subir a sessão PPPoE "Timeout waiting for PADO packets". Isso significa que os pacotes ou não estão chegando no concentrador da operadora ou a resposta do concentrador não chega até meu cliente PPPoE ( RP-PPPoE do Linux ).

Tenho uma ONU da Huawei modelo EG8145V5 de outro provedor e consegui fazer a substituição com sucesso utilizando as informações do membro do forum TripleOxygen

Caso alguem já tenha tentado substituir alguma ONU da Fiberhome por favor se pronuncie. Qualquer ajuda é bem vinda.
Tenho essa onu da huawei, vc obteve sucesso usando a onu da tplink, a xz000-g3 ou no ODI DFP-34X-2C2? Fiquei perdido, caso seja a da tplink, o processo é simples de fazer? Quero me livrar dessa onu da huawei, é o que meu provedor usa, ela é horrível pra bridge, pelo menos aqui o resultado não é muito bom.
 
Tem sim, via script HTML.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


comprei 2 Vsol recentemente no PY e nenhuma das duas tem esses bugs que vocês relataram, tudo normal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Negativo, a oi aqui esta usando uma ZTE FL670.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Com esse equipamento não sei te falar, pois uso a Vsol aqui em casa junto com um roteador Asus RT-AX88U + Asus RT-AX82U configurado como nó mesh.
Eu coloquei em modo bridge tá uma beleza o equipamento zte f670l v9. O problema é que em local network e depois em lan, a última opção, chamada Dhcp port control, tenho que mudar de local para no control. Só que se desligar ou cair a energia, a opção volta para local
 
Eu coloquei em modo bridge tá uma beleza o equipamento zte f670l v9. O problema é que em local network e depois em lan, a última opção, chamada Dhcp port control, tenho que mudar de local para no control. Só que se desligar ou cair a energia, a opção volta para local
Não tenho esse problema no meu ZTE que ta em Bridge.
 
Pessoal, estou tentando substituir um G 140W-H da OI. Depois da ajuda do @KILLME consegui status O5 no ODI, porém nao consigo descobrir qual a VLAN, o comando nao está indo por nada, nao passa desse ponto:

# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
#

Alguem consegue dar uma luz?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo