[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
No momento estou utilizando um Fiberhome HG6145F em bridge, internet de provedor local. Velocidade contratada de 600 mbps.
O problema é que a cada 3/4 dias a velocidade de download cai pela metade, reiniciando volta à velocidade normal. Eu pensava que colocando em bridge resolveria isso.
A minha dúvida é se trocar esse Fiberhome por um TP-Link xz000-g7 resolveria esse problema.
Só pra deixar registrado aqui a solução do problema: foi resolvido com uma atualização de firmware do Fiberhome HG6145F. Estou usando há 5 dias em bridge sem nenhum problema na velocidade.

pessoal, atualizando a situação porque descobri a solução definitiva para o meu problema.

Fui fazer testes com o firmware do O3 novamente, e aí precisei reiniciar a VSOL e o roteador, e o problema do ipv4 retornou, não pegou o ipv4, mesmo marcando a opção do broadcast flag.

aí eu reparei que o ipv4 que o meu roteador estava pegando era um ip de número 192.168.1.2

Assim, eu fui na Vsol, na parte da LAN e desabilitei o DHCP dela, pronto, meu roteador pegou ipv4 do ISP

na verdade o broadcast flag foi um efeito placebo e não surte diferença alguma

Última edição:
pessoal, atualizando a situação porque descobri a solução definitiva para o meu problema.

Fui fazer testes com o firmware do O3 novamente, e aí precisei reiniciar a VSOL e o roteador, e o problema do ipv4 retornou, não pegou o ipv4, mesmo marcando a opção do broadcast flag.

aí eu reparei que o ipv4 que o meu roteador estava pegando era um ip de número 192.168.1.2

Assim, eu fui na Vsol, na parte da LAN e desabilitei o DHCP dela, pronto, meu roteador pegou ipv4 do ISP
Eu desabilito o DHCP da VSOL quando ela esta configurada em modo bridge, pois não é desativado de forma automática como na ONT da Claro quando em modo bridge.

Como Substituir Tijolo VIVO fibra região 01 por VSOL V2802RH​

Assim como na imagem é tudo muito simples mesmos tendo levado um tempinho para descobrir
No campo LOID , LOID Password e PLOAM Passwoerd: adicione a identificação da ONT VIVO (SLID)
No campo Serial Numbe adicione o GPON Numero de série do ONT VIVO
No OLT coloque em Huawei OLT Mode e Apply Changes para salvar.
VSOL_configuração_GPON_gpon.png

SIga na aba lateral para o OMCI Information e deixe como na imagem. Caso tenha duvida esses dados estão na pagina sobre o dispositivo no ont vivo
VSOL_configuração_omci.png

Siga para a WAN e caso sua VLAN seja mesmo a 10 depois de comprovar pelo telnet e tenha a necessidade de coloca-la na VSOL, faça como na imagem "10," a virgula servirá para corrigir o bug da VSOL que ao salvar VLANs do 1 ao 10 retorna com uma mensagem dizendo VLAN ID ARE RESERVED sem permitir a criação da VLAN
VSOL_VLAN_10_PPPOE.png

Pronto PON com conexão estabelecida e o 05 não e fake. Aqui o o Rx Power ficou um pouco alto porque ainda estou sem o adaptado SC/UPC-SC/APC
VSOL_Status_PON.png

Aqui o status com conexão PPPOE recebendo IPv4 e IPv6
VSOL_Status_Device_info.png

E finalmente o resultado para 600megas com pico de 950 e estabilidade de 700
VSOL_teste_Velocidade.png

Boa sorte para os que isso possa ajudar

Bom dia galera!!!

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao @Sergiofsm por compartilhar suas configurações...

Configurei minha VSol igual ele postou acima e subiu de primeira na rede Vivo1, Santo André...
Atualizei o fimrware para a versão 1.1.7 oficial...

Pegando velocidade normal entre 700 e 750 de down e 330 a 360 de up pelo speedtest...

Valeu a brincadeira e o medo de fazer "M" e destruir a ONU rsrsrs...

Em breve estarei substituindo uma HGU Mitrastar GPT-2741GNAC-N1...

Por hora, larguei ela em modo router, como dhcp ativo e uma cfg "default"... assim que chegar meu switch, o mini pc vai ser o router com Openwrt, lembrando que ele tem uma lan só, mas vamos ver como vai ficar a brincadeira, pois a ONU já tem 2 lans...

Preenchi o forms para inserção dos dados na planilha...

Observei que meu Deco está trabalhando "mais" leve com o provedor de CS que assino e acho que isso se deve ao fato de eu ter configurado os DNS 1.1.1.2 e 1.0.0.2 na ONU mas isso é outra história, porque na Mitra, eu nunca consegui trocar o DNS pois a conexão fixa instável...

Última edição:

na verdade o broadcast flag foi um efeito placebo e não surte diferença alguma
Rapaziada, mais um episódio da novela.

Se eu reiniciar a VSOL, o primeiro Ip que está vindo na WAN é um ip de voip 10.9.XX.XXX

mas basta dar um restart na interface que ele conecta a um ip normal de internet.

O problema é que se o sinal da fibra cair isso vai acontecer novamente, e aqui em casa as outras pessoas não tem a skill necessária p/ solucionar isso.

Alguém saberia alguma forma de contornar isso no OpenWRT? é possível direcionar o IP range na hora da interface iniciar? ou não tem jeito, vou ter que resetar a interface manualmente toda vez?

Uma dúvida boba, para a ODI DFP-32x- 2C2, os valores dos campos OUI e Device Serial Number podem influenciar na obtenção de status O5? Digo isso pois sempre deixei aquele padrão 111111 e 0000000002 e sempre deu certo subir a ODI na Vivo 1, mas uma outra ODI aqui não consigo de jeito nenhum fazer as mesmas configs, só fica travado em O2 e as vezes alterna pra O4. Não consigo entender a lógica.
Mais tarde vou tentar subir na TIM, não acredito ser problema da ODI, é só um detalhe que deve estar faltando creio eu, mesmo com as configurações replicadas 1:1.

Rapaziada, mais um episódio da novela.

Se eu reiniciar a VSOL, o primeiro Ip que está vindo na WAN é um ip de voip 10.9.XX.XXX

mas basta dar um restart na interface que ele conecta a um ip normal de internet.

O problema é que se o sinal da fibra cair isso vai acontecer novamente, e aqui em casa as outras pessoas não tem a skill necessária p/ solucionar isso.

Alguém saberia alguma forma de contornar isso no OpenWRT? é possível direcionar o IP range na hora da interface iniciar? ou não tem jeito, vou ter que resetar a interface manualmente toda vez?
Mestre, por acaso o firmware da sua Vsol está atualizado?
Tentou atualizar para a versão "não oficial"?
Sinceramente, não sei onde verificar esse problema, mas qual é mesmo sua operadora?

Mestre, por acaso o firmware da sua Vsol está atualizado?
Tentou atualizar para a versão "não oficial"?
Sinceramente, não sei onde verificar esse problema, mas qual é mesmo sua operadora?
estou usando um firmware custom do O3 que altera as portas FwdOp, requisito para funcionar a Boi/Vtal aqui da região nokia

estou usando um firmware custom do O3 que altera as portas FwdOp, requisito para funcionar a Boi/Vtal aqui da região nokia
Talvez fosse o caso da entrar em contato com ele e expor a situação...
Se tentar com o firmware original, não rola?

Estou pensando em atualizar o firmware do O3 na minha também...:cool:

Última edição:
Pessoal com ODI DFP-34X-2C2 está vendo quais temperaturas?
Chegou hoje uma, coloquei num ER7206 e estava em cerca de 55º.
Usei em Vivo1 e foi de boa, coloquei a VLAN no PVID e assim não precisa colocar VLAN no roteador.

Talvez fosse o caso da entrar em contato com ele e expor a situação...
Se tentar com o firmware original, não rola?

Estou pensando em atualizar o firmware do O3 na minha também...:cool:
não acho que seja nada relacionado a VSOL ou o firmware, mas sim relacionado a config do OpenWrt

Pessoal, como faço para entrar nas configs da ODI?

EDIT: Achei pessoal, 192.168.1.1 admin admin

Vlww

@skullao Qual você está usando hoje em dia, ODI ou a VSOL? Já subi as duas na TIM.

Última edição:
Chegou o switch tp-link hoje...

Final de semana, vou tentar montar o setup completo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém conseguiu configurar a VSol na Vivo1 com vlan transparente?
Confesso qye nem rodei o omcicli mib get 84 para ver o que ele retorna...

Queria fazer o teste aqui usanndo vlan no switch e deixando o minipc tratar a vlan 10...

Mas posso largar ela em bridge, na vlan 10 e deixando o minipc fazer o restante também...

Última edição:
Pessoal, como faço para entrar nas configs da ODI?

EDIT: Achei pessoal, 192.168.1.1 admin admin

Vlww

@skullao Qual você está usando hoje em dia, ODI ou a VSOL? Já subi as duas na TIM.
Passa o passo a passo de como subiu a ODI na Tim pq estou sofrendo hein amigo? Fico levando aquela LOID Status Wrong. Pior que recordo de já ter subido uma vez lá pra testar mas não lembro o que fiz e não consigo replicar as configs kkkkk.

Chegou o switch tp-link hoje...

Final de semana, vou tentar montar o setup completo...

Alguém conseguiu configurar a VSol na Vivo1 com vlan transparente?
Confesso qye nem rodei o omcicli mib get 84 para ver o que ele retorna...

Queria fazer o teste aqui usanndo vlan no switch e deixando o minipc tratar a vlan 10...

Mas posso largar ela em bridge, na vlan 10 e deixando o minipc fazer o restante também...
Normalmente usando o comando supracitado aqui na Vivo 1 nunca retornou VID 10 mesmo nos sabendo que os equipamentos da Vivo utilizam essa VID. Sempre tive que usar a primeira VID listada, aí a conexão se estabelece file na velocidade máxima.

Passa o passo a passo de como subiu a ODI na Tim pq estou sofrendo hein amigo? Fico levando aquela LOID Status Wrong. Pior que recordo de já ter subido uma vez lá pra testar mas não lembro o que fiz e não consigo replicar as configs kkkkk.

Normalmente usando o comando supracitado aqui na Vivo 1 nunca retornou VID 10 mesmo nos sabendo que os equipamentos da Vivo utilizam essa VID. Sempre tive que usar a primeira VID listada, aí a conexão se estabelece file na velocidade máxima.
Interessante a VID 10 vir configurada nos equipamentos da Vivo e ao mandar o comando, a OLT responder com outra VID... Seria isso um tipo de "camuflagem" na rede ou para que propósito fariam isso?
Logo mais vou rodar o comando na Vivo1 aqui e vamos ver o que ele vai retornar - postarei aqui.

====================================

Aqui o comando retorna apenas 2 vlans, a 10 e a 30....

NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x05 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 30 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x06 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 =================================

Última edição:
Interessante a VID 10 vir configurada nos equipamentos da Vivo e ao mandar o comando, a OLT responder com outra VID... Seria isso um tipo de "camuflagem" na rede ou para que propósito fariam isso?
Logo mais vou rodar o comando na Vivo1 aqui e vamos ver o que ele vai retornar - postarei aqui.

====================================

Aqui o comando retorna apenas 2 vlans, a 10 e a 30....

NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x05 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 30 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x06 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 =================================
Show, aqui sempre retorna 3 e nenhuma das VID é 10. É sempre algo como 2569, 3008 e 3008. Já vi outros users da Vivo 1 que retornam essas VID diferentonas. Bem curioso

Talvez "falta de esmero" na configuração das OLTs?
Olha se for isso mesmo creio que a OLT que alimenta minha região cai nesse grupo aí. Para cada link que eu tenho, se teste V-Sol ou ODI o VID vem diferente de 10. Queria entender a lógica kkk.

@rioferraz amigo não me esqueça, faça o passo a passo aí pra subir Tim Fibra na ODI, consegui subir uma vez e esqueci o que fiz e agora não consigo subir nunca. Fica dando O5 até só que o LOID Status da msg Wrong.
@FabianoSR @KILLME sabem o que geralmente é quando da esse LOID Status: Wrong? Não tenho ideia do que pode ser e como contornar.

A vivo oferece VoIP via SIP para empresas e interconexão.
Acho que essas outras VLANs aí é disso.
A conexão de VoIP se dá pela Vlan 30 com prioridade 5...
A conexão da TV se dá pela Vlan 20 com prioridade 3...

Mas nem sou assinante desses serviços - acredito que pseja necessário se ter u usuário / senha criada na Vivo para acessar...

Confesso que me aguçou a curiosidade de tentar acessar o serviço de VoIP para "testes" 😈😈

Mas nem sou assinante desses serviços - acredito que pseja necessário se ter u usuário / senha criada na Vivo para acessar...

Confesso que me aguçou a curiosidade de tentar acessar o serviço de VoIP para "testes" 😈😈

Eu tenho só a Internet da vivo e se conectar um telefone na porta RJ11 do modem deles, o telefone funciona, até recebe chamadas. Eu não quis testar fazer ligações, vai que adicionam isso automaticamente na fatura

Eu tenho só a Internet da vivo e se conectar um telefone na porta RJ11 do modem deles, o telefone funciona, até recebe chamadas. Eu não quis testar fazer ligações, vai que adicionam isso automaticamente na fatura
Verdade mesmo...
Ai começam a cobrar porque "você começou a usar" :facepalm:

Isso no nosso modem.
Presto serviço pra um cliente com tronco SIP da vivo e a VLAN aqui é a 150.

Users who are viewing this thread

Voltar