[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

No momento estou utilizando um Fiberhome HG6145F em bridge, internet de provedor local. Velocidade contratada de 600 mbps.
O problema é que a cada 3/4 dias a velocidade de download cai pela metade, reiniciando volta à velocidade normal. Eu pensava que colocando em bridge resolveria isso.
A minha dúvida é se trocar esse Fiberhome por um TP-Link xz000-g7 resolveria esse problema.
Só pra deixar registrado aqui a solução do problema: foi resolvido com uma atualização de firmware do Fiberhome HG6145F. Estou usando há 5 dias em bridge sem nenhum problema na velocidade.
 
pessoal, atualizando a situação porque descobri a solução definitiva para o meu problema.

Fui fazer testes com o firmware do O3 novamente, e aí precisei reiniciar a VSOL e o roteador, e o problema do ipv4 retornou, não pegou o ipv4, mesmo marcando a opção do broadcast flag.

aí eu reparei que o ipv4 que o meu roteador estava pegando era um ip de número 192.168.1.2

Assim, eu fui na Vsol, na parte da LAN e desabilitei o DHCP dela, pronto, meu roteador pegou ipv4 do ISP

na verdade o broadcast flag foi um efeito placebo e não surte diferença alguma
 
Última edição:
pessoal, atualizando a situação porque descobri a solução definitiva para o meu problema.

Fui fazer testes com o firmware do O3 novamente, e aí precisei reiniciar a VSOL e o roteador, e o problema do ipv4 retornou, não pegou o ipv4, mesmo marcando a opção do broadcast flag.

aí eu reparei que o ipv4 que o meu roteador estava pegando era um ip de número 192.168.1.2

Assim, eu fui na Vsol, na parte da LAN e desabilitei o DHCP dela, pronto, meu roteador pegou ipv4 do ISP
Eu desabilito o DHCP da VSOL quando ela esta configurada em modo bridge, pois não é desativado de forma automática como na ONT da Claro quando em modo bridge.
 

Como Substituir Tijolo VIVO fibra região 01 por VSOL V2802RH​

Assim como na imagem é tudo muito simples mesmos tendo levado um tempinho para descobrir
No campo LOID , LOID Password e PLOAM Passwoerd: adicione a identificação da ONT VIVO (SLID)
No campo Serial Numbe adicione o GPON Numero de série do ONT VIVO
No OLT coloque em Huawei OLT Mode e Apply Changes para salvar.
VSOL_configuração_GPON_gpon.png


SIga na aba lateral para o OMCI Information e deixe como na imagem. Caso tenha duvida esses dados estão na pagina sobre o dispositivo no ont vivo
VSOL_configuração_omci.png


Siga para a WAN e caso sua VLAN seja mesmo a 10 depois de comprovar pelo telnet e tenha a necessidade de coloca-la na VSOL, faça como na imagem "10," a virgula servirá para corrigir o bug da VSOL que ao salvar VLANs do 1 ao 10 retorna com uma mensagem dizendo VLAN ID ARE RESERVED sem permitir a criação da VLAN
VSOL_VLAN_10_PPPOE.png


Pronto PON com conexão estabelecida e o 05 não e fake. Aqui o o Rx Power ficou um pouco alto porque ainda estou sem o adaptado SC/UPC-SC/APC
VSOL_Status_PON.png


Aqui o status com conexão PPPOE recebendo IPv4 e IPv6
VSOL_Status_Device_info.png

E finalmente o resultado para 600megas com pico de 950 e estabilidade de 700
VSOL_teste_Velocidade.png


Boa sorte para os que isso possa ajudar


Bom dia galera!!!

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao @Sergiofsm por compartilhar suas configurações...

Configurei minha VSol igual ele postou acima e subiu de primeira na rede Vivo1, Santo André...
Atualizei o fimrware para a versão 1.1.7 oficial...

Pegando velocidade normal entre 700 e 750 de down e 330 a 360 de up pelo speedtest...

Valeu a brincadeira e o medo de fazer "M" e destruir a ONU rsrsrs...

Em breve estarei substituindo uma HGU Mitrastar GPT-2741GNAC-N1...

Por hora, larguei ela em modo router, como dhcp ativo e uma cfg "default"... assim que chegar meu switch, o mini pc vai ser o router com Openwrt, lembrando que ele tem uma lan só, mas vamos ver como vai ficar a brincadeira, pois a ONU já tem 2 lans...

Preenchi o forms para inserção dos dados na planilha...

Observei que meu Deco está trabalhando "mais" leve com o provedor de CS que assino e acho que isso se deve ao fato de eu ter configurado os DNS 1.1.1.2 e 1.0.0.2 na ONU mas isso é outra história, porque na Mitra, eu nunca consegui trocar o DNS pois a conexão fixa instável...
 
Última edição:
pessoal, atualizando a situação porque descobri a solução definitiva para o meu problema.

Fui fazer testes com o firmware do O3 novamente, e aí precisei reiniciar a VSOL e o roteador, e o problema do ipv4 retornou, não pegou o ipv4, mesmo marcando a opção do broadcast flag.

aí eu reparei que o ipv4 que o meu roteador estava pegando era um ip de número 192.168.1.2

Assim, eu fui na Vsol, na parte da LAN e desabilitei o DHCP dela, pronto, meu roteador pegou ipv4 do ISP

na verdade o broadcast flag foi um efeito placebo e não surte diferença alguma
Rapaziada, mais um episódio da novela.

Se eu reiniciar a VSOL, o primeiro Ip que está vindo na WAN é um ip de voip 10.9.XX.XXX

mas basta dar um restart na interface que ele conecta a um ip normal de internet.

O problema é que se o sinal da fibra cair isso vai acontecer novamente, e aqui em casa as outras pessoas não tem a skill necessária p/ solucionar isso.

Alguém saberia alguma forma de contornar isso no OpenWRT? é possível direcionar o IP range na hora da interface iniciar? ou não tem jeito, vou ter que resetar a interface manualmente toda vez?
 
Uma dúvida boba, para a ODI DFP-32x- 2C2, os valores dos campos OUI e Device Serial Number podem influenciar na obtenção de status O5? Digo isso pois sempre deixei aquele padrão 111111 e 0000000002 e sempre deu certo subir a ODI na Vivo 1, mas uma outra ODI aqui não consigo de jeito nenhum fazer as mesmas configs, só fica travado em O2 e as vezes alterna pra O4. Não consigo entender a lógica.
Mais tarde vou tentar subir na TIM, não acredito ser problema da ODI, é só um detalhe que deve estar faltando creio eu, mesmo com as configurações replicadas 1:1.
 
Rapaziada, mais um episódio da novela.

Se eu reiniciar a VSOL, o primeiro Ip que está vindo na WAN é um ip de voip 10.9.XX.XXX

mas basta dar um restart na interface que ele conecta a um ip normal de internet.

O problema é que se o sinal da fibra cair isso vai acontecer novamente, e aqui em casa as outras pessoas não tem a skill necessária p/ solucionar isso.

Alguém saberia alguma forma de contornar isso no OpenWRT? é possível direcionar o IP range na hora da interface iniciar? ou não tem jeito, vou ter que resetar a interface manualmente toda vez?
Mestre, por acaso o firmware da sua Vsol está atualizado?
Tentou atualizar para a versão "não oficial"?
Sinceramente, não sei onde verificar esse problema, mas qual é mesmo sua operadora?
 
Mestre, por acaso o firmware da sua Vsol está atualizado?
Tentou atualizar para a versão "não oficial"?
Sinceramente, não sei onde verificar esse problema, mas qual é mesmo sua operadora?
estou usando um firmware custom do O3 que altera as portas FwdOp, requisito para funcionar a Boi/Vtal aqui da região nokia
 
estou usando um firmware custom do O3 que altera as portas FwdOp, requisito para funcionar a Boi/Vtal aqui da região nokia
Talvez fosse o caso da entrar em contato com ele e expor a situação...
Se tentar com o firmware original, não rola?

Estou pensando em atualizar o firmware do O3 na minha também...:cool:
 
Última edição:
Pessoal com ODI DFP-34X-2C2 está vendo quais temperaturas?
Chegou hoje uma, coloquei num ER7206 e estava em cerca de 55º.
Usei em Vivo1 e foi de boa, coloquei a VLAN no PVID e assim não precisa colocar VLAN no roteador.
 
Talvez fosse o caso da entrar em contato com ele e expor a situação...
Se tentar com o firmware original, não rola?

Estou pensando em atualizar o firmware do O3 na minha também...:cool:
não acho que seja nada relacionado a VSOL ou o firmware, mas sim relacionado a config do OpenWrt
 
Pessoal, como faço para entrar nas configs da ODI?

EDIT: Achei pessoal, 192.168.1.1 admin admin

Vlww

@skullao Qual você está usando hoje em dia, ODI ou a VSOL? Já subi as duas na TIM.
 
Última edição:
Chegou o switch tp-link hoje...

Final de semana, vou tentar montar o setup completo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém conseguiu configurar a VSol na Vivo1 com vlan transparente?
Confesso qye nem rodei o omcicli mib get 84 para ver o que ele retorna...

Queria fazer o teste aqui usanndo vlan no switch e deixando o minipc tratar a vlan 10...

Mas posso largar ela em bridge, na vlan 10 e deixando o minipc fazer o restante também...
 
Última edição:
Pessoal, como faço para entrar nas configs da ODI?

EDIT: Achei pessoal, 192.168.1.1 admin admin

Vlww

@skullao Qual você está usando hoje em dia, ODI ou a VSOL? Já subi as duas na TIM.
Passa o passo a passo de como subiu a ODI na Tim pq estou sofrendo hein amigo? Fico levando aquela LOID Status Wrong. Pior que recordo de já ter subido uma vez lá pra testar mas não lembro o que fiz e não consigo replicar as configs kkkkk.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Chegou o switch tp-link hoje...

Final de semana, vou tentar montar o setup completo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém conseguiu configurar a VSol na Vivo1 com vlan transparente?
Confesso qye nem rodei o omcicli mib get 84 para ver o que ele retorna...

Queria fazer o teste aqui usanndo vlan no switch e deixando o minipc tratar a vlan 10...

Mas posso largar ela em bridge, na vlan 10 e deixando o minipc fazer o restante também...
Normalmente usando o comando supracitado aqui na Vivo 1 nunca retornou VID 10 mesmo nos sabendo que os equipamentos da Vivo utilizam essa VID. Sempre tive que usar a primeira VID listada, aí a conexão se estabelece file na velocidade máxima.
 
Passa o passo a passo de como subiu a ODI na Tim pq estou sofrendo hein amigo? Fico levando aquela LOID Status Wrong. Pior que recordo de já ter subido uma vez lá pra testar mas não lembro o que fiz e não consigo replicar as configs kkkkk.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Normalmente usando o comando supracitado aqui na Vivo 1 nunca retornou VID 10 mesmo nos sabendo que os equipamentos da Vivo utilizam essa VID. Sempre tive que usar a primeira VID listada, aí a conexão se estabelece file na velocidade máxima.
Interessante a VID 10 vir configurada nos equipamentos da Vivo e ao mandar o comando, a OLT responder com outra VID... Seria isso um tipo de "camuflagem" na rede ou para que propósito fariam isso?
Logo mais vou rodar o comando na Vivo1 aqui e vamos ver o que ele vai retornar - postarei aqui.

====================================

Aqui o comando retorna apenas 2 vlans, a 10 e a 30....

NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x05 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 30 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x06 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 =================================
 
Última edição:
Interessante a VID 10 vir configurada nos equipamentos da Vivo e ao mandar o comando, a OLT responder com outra VID... Seria isso um tipo de "camuflagem" na rede ou para que propósito fariam isso?
Logo mais vou rodar o comando na Vivo1 aqui e vamos ver o que ele vai retornar - postarei aqui.

====================================

Aqui o comando retorna apenas 2 vlans, a 10 e a 30....

NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x05 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 30 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x06 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 =================================
Show, aqui sempre retorna 3 e nenhuma das VID é 10. É sempre algo como 2569, 3008 e 3008. Já vi outros users da Vivo 1 que retornam essas VID diferentonas. Bem curioso
 
Interessante a VID 10 vir configurada nos equipamentos da Vivo e ao mandar o comando, a OLT responder com outra VID... Seria isso um tipo de "camuflagem" na rede ou para que propósito fariam isso?

Talvez "falta de esmero" na configuração das OLTs?
 
Talvez "falta de esmero" na configuração das OLTs?
Olha se for isso mesmo creio que a OLT que alimenta minha região cai nesse grupo aí. Para cada link que eu tenho, se teste V-Sol ou ODI o VID vem diferente de 10. Queria entender a lógica kkk.

@rioferraz amigo não me esqueça, faça o passo a passo aí pra subir Tim Fibra na ODI, consegui subir uma vez e esqueci o que fiz e agora não consigo subir nunca. Fica dando O5 até só que o LOID Status da msg Wrong.
@FabianoSR @KILLME sabem o que geralmente é quando da esse LOID Status: Wrong? Não tenho ideia do que pode ser e como contornar.
 
A vivo oferece VoIP via SIP para empresas e interconexão.
Acho que essas outras VLANs aí é disso.
A conexão de VoIP se dá pela Vlan 30 com prioridade 5...
A conexão da TV se dá pela Vlan 20 com prioridade 3...

Mas nem sou assinante desses serviços - acredito que pseja necessário se ter u usuário / senha criada na Vivo para acessar...

Confesso que me aguçou a curiosidade de tentar acessar o serviço de VoIP para "testes" 😈😈
 
A conexão de VoIP se dá pela Vlan 30 com prioridade 5...
A conexão da TV se dá pela Vlan 20 com prioridade 3...

Mas nem sou assinante desses serviços - acredito que pseja necessário se ter u usuário / senha criada na Vivo para acessar...

Confesso que me aguçou a curiosidade de tentar acessar o serviço de VoIP para "testes" 😈😈

Eu tenho só a Internet da vivo e se conectar um telefone na porta RJ11 do modem deles, o telefone funciona, até recebe chamadas. Eu não quis testar fazer ligações, vai que adicionam isso automaticamente na fatura
 
Eu tenho só a Internet da vivo e se conectar um telefone na porta RJ11 do modem deles, o telefone funciona, até recebe chamadas. Eu não quis testar fazer ligações, vai que adicionam isso automaticamente na fatura
Verdade mesmo...
Ai começam a cobrar porque "você começou a usar" :facepalm:
 
A conexão de VoIP se dá pela Vlan 30 com prioridade 5...
A conexão da TV se dá pela Vlan 20 com prioridade 3...

Mas nem sou assinante desses serviços - acredito que pseja necessário se ter u usuário / senha criada na Vivo para acessar...

Confesso que me aguçou a curiosidade de tentar acessar o serviço de VoIP para "testes" 😈😈
Isso no nosso modem.
Presto serviço pra um cliente com tronco SIP da vivo e a VLAN aqui é a 150.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo