• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Tava aqui pesquisando para trocar o modem.
Vi os stick gpon e as ONU gpon
Qual a diferença da sfp stick gpon por uma ONU gpon.
Tem alguma melhora significativa?
Vale a pena a troca?
 
Tava aqui pesquisando para trocar o modem.
Vi os stick gpon e as ONU gpon
Qual a diferença da sfp stick gpon por uma ONU gpon.
Tem alguma melhora significativa?
Vale a pena a troca?
No que elas fazem, é tudo farinha do mesmo saco.

O que muda é como elas são usadas, o stick sfp gpon vai direto em uma porta sfp (tem que ter equipamento preparado para receber, dependendo do stick não tem suporte a 2.5gb e o equipamento tambem precisa suportar 2.5gb na porta sfp). Já a onu gpon é mais simples, basta conectar a fibra nela com o conector correto e ter porta rj45, após é conectar em um roteador seu e fazer as configurações e tambem ter uma porta 2.5gb no roteador que tu for usar.
 
Todas as configurações feitas foram mantidas, não só essas que informei como vlan e afins também.
Rapidinho pegou o ip e eu já tava com a internet, n foi aquela eternidade do modem da vivo.
Obrigado pelo retorno! Vou tentar dessa forma, porque já tirei o modem da Vivo e estou usando um SFP XPON ODI stick. Entretanto, por conta do stick, do adaptador, etc, fica com uma ponta muito comprida e está atrapalhando no setup aqui do meu quadro.
 
No que elas fazem, é tudo farinha do mesmo saco.

O que muda é como elas são usadas, o stick sfp gpon vai direto em uma porta sfp (tem que ter equipamento preparado para receber, dependendo do stick não tem suporte a 2.5gb e o equipamento tambem precisa suportar 2.5gb na porta sfp). Já a onu gpon é mais simples, basta conectar a fibra nela com o conector correto e ter porta rj45, após é conectar em um roteador seu e fazer as configurações e tambem ter uma porta 2.5gb no roteador que tu for usar.
tenho vivo fibra, só que não uso o modem deles, uso Huawei HG8245Q2 e queria trocar por uma menor, e vi os stick uns 2 anos atras tava pesquisando para compra, tinha achado o stick da nokia de 2.5gb coloquei na lista e udm pro para compra, mais depois decidi a não comprar e fica com huawei e o nanopi.
Bem como não tem uma diferença que justifica pela um stick, vou de ONU
 
@cesarcas acabei de tentar aqui e realmente não vai viu! :-( Habilitei as configs avançadas para setar os outros parâmeros e mesmo usando a última firmware, não conecta de forma alguma.

Vou partir para o Intelbras ONU R1 pois ele tem o mesmo chipset do ODI DFP-34X-2C2 e conseguirei setar os mesmos parâmetros.
 
Eu tenho a ont wifiber 1200r, tentei aqui na vivo mais não foi, não teve como subir, nem na oi fibra foi
As que sobe fácil na vivo e na oi fibra, Huawei, tenda, tp link, alcatel e think
 
Pessoal eu sou de Santos SP bairro encruzilhada nao se se sou vivo regiao 1 ou 2 eu troquei e meu hgu por uma ont da vivo mesmo uma askey e deixo em bridge para o meu pfsense eu gostaria de trocar o askey por um vsol V2802RH. Esse vsol eu gostaria de fazer o seguinte pppoe e pegar da porta 2.5g o ip do provedor direto sem rotear. entao seria isso recebo a fibra no vsol configuro o pppoe e na interface 2.5g recebo o ip do pppoe. Isso e possivel?
 
acabei de subir uma das vsol aqui no isp da roça que utilizo.
Infelizmente não vou poder falar qual é o provedor, masssssssssssssss.

tive que clonar os seguintes dados da onu original: PLOAM Password, Serial Number, OMCI Vendor ID, OMCI software version 1, OMCI software version 2 e HW version para pegar o estado O5.

fora o padrão de setar a vlan própria para discar o pppoe.

a e também dei flash do FW custom do 1.9.G do tripleoxygen, só pra não ter aquela questão na porta 2.5Gb
agora quando tiver tempo e saco de mexer la no escritório, a próxima vitima que tera a vsol conectada na rede será a Algar :limo:

image.png

image.png
 
Última edição:
acabei de subir uma das vsol aqui no isp da roça que utilizo.
Infelizmente não vou poder falar qual é o provedor, masssssssssssssss.

tive que clonar os seguintes dados da onu original: PLOAM Password, Serial Number, OMCI Vendor ID, OMCI software version 1, OMCI software version 2 e HW version para pegar o estado O5.

fora o padrão de setar a vlan própria para discar o pppoe.

a e também dei flash do FW custom do 1.9.G do tripleoxygen, só pra não ter aquela questão na porta 2.5Gb
agora quando tiver tempo e saco de mexer la no escritório, a próxima vitima que tera a vsol conectada na rede será a Algar :limo:

image.png

image.png
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara no seu caso algar o firmware que eu usei foi o 1.1.7 dava esse status na gpon porem nao discava o pppoe ele nao pegava ip saberia me informar o motivo sou de Santos SP vivo fibra
 
Boa noite. Primeiramente, parabéns aos envolvidos na organização e centralização de informações.
Bom, Troquei de provedor recentemente (para oi fibra, vtal), possuo um sfp DFP-34G-2C2 que funcinou muito bem na vivo substituindo o Askey RTF8115VW da vivo.
Ocorre que agora, com o novo provedor, a oi fibra, consegui fazer a mudança no sfp, mas percebo que, apesar do status constar como O5, o valor ONU ID não muda (continua como 0), sendo que na HGU que possuo, segundo o relatório, deveria estar com ID como 4. Com isso, não consigo receber ipv4/6 (ipoe).

Meu atual módulo sfp (DFP-34G-2C2):

AEYmBYSjc04AaiFQMDKeyFzA972FmcDbv49IxP4jSsTuNoAokGosq_-JzKrpuh5vfXyuJXLTBlJma6x5sikDg6KLfFfH4zkC=s1600


Como comparativo, a HGU indicando ONT ID como 4:
AEYmBYSAehQUbavm6pKZ_q9m0OVDTzz-m8pXVxQ0YFZKBnt0_2AX5t51gKPAuafEKDWH1jeAEyeGG1pBlLQT4NsAkNPHRuRfxg=s1600


Procurando na internet e comparando informações, vejo que aparentemente esse sfp não suporta método de autenticação hex, alguém consegue me confirmar a informação?
https://github.com/zry98/SFP-GPON-ONU?tab=readme-ov-file. Infelizmente, acredito que essa informação bate com meu cenário.... Alguém consegue me confirmar, se nesse modelo de autenticação abaixo realmente é autenticação baseada em formato hexadecimal? Porque se for, terei de comprar outro sfp....

AEYmBYSNQoELEDT19RdCOklHcqzUmQUKUe5u_NPylwzv8qsO5l6zlSwxTgDym1BYTTXiYM2quyLz5GE8SjGvt1ZBahZVUrnf3g=s1600


Bom, estou disposto a realizar testes.... se existir sugestões, estou a disposição dentro dos meus limites, rs. Obrigado.
 
Boa noite. Primeiramente, parabéns aos envolvidos na organização e centralização de informações.
Bom, Troquei de provedor recentemente (para oi fibra, vtal), possuo um sfp DFP-34G-2C2 que funcinou muito bem na vivo substituindo o Askey RTF8115VW da vivo.
Ocorre que agora, com o novo provedor, a oi fibra, consegui fazer a mudança no sfp, mas percebo que, apesar do status constar como O5, o valor ONU ID não muda (continua como 0), sendo que na HGU que possuo, segundo o relatório, deveria estar com ID como 4. Com isso, não consigo receber ipv4/6 (ipoe).

Meu atual módulo sfp (DFP-34G-2C2):

AEYmBYSjc04AaiFQMDKeyFzA972FmcDbv49IxP4jSsTuNoAokGosq_-JzKrpuh5vfXyuJXLTBlJma6x5sikDg6KLfFfH4zkC=s1600


Como comparativo, a HGU indicando ONT ID como 4:
AEYmBYSAehQUbavm6pKZ_q9m0OVDTzz-m8pXVxQ0YFZKBnt0_2AX5t51gKPAuafEKDWH1jeAEyeGG1pBlLQT4NsAkNPHRuRfxg=s1600


Procurando na internet e comparando informações, vejo que aparentemente esse sfp não suporta método de autenticação hex, alguém consegue me confirmar a informação?
https://github.com/zry98/SFP-GPON-ONU?tab=readme-ov-file. Infelizmente, acredito que essa informação bate com meu cenário.... Alguém consegue me confirmar, se nesse modelo de autenticação abaixo realmente é autenticação baseada em formato hexadecimal? Porque se for, terei de comprar outro sfp....

AEYmBYSNQoELEDT19RdCOklHcqzUmQUKUe5u_NPylwzv8qsO5l6zlSwxTgDym1BYTTXiYM2quyLz5GE8SjGvt1ZBahZVUrnf3g=s1600


Bom, estou disposto a realizar testes.... se existir sugestões, estou a disposição dentro dos meus limites, rs. Obrigado.

Confere a versão do firmware, mas aparentemente é suportado.
 
Boa noite, pessoal. Tudo bem?
Adquiri um stick DFP-34X-2C2 aqui pra substituir meu Nokia 2425G-A da Algar.
Consegui até baixar o arquivo .cfg e descompactar, obtendo o .xml descriptografado (mas as senhas parecem criptografadas ainda).
Tbm consegui voltar um backup liberando acesso root e ssh nele, mas não consegui identificar as VLANs de voip (o PPPoE eu vi que é na VLAN 100). Alguém mais tem informações sobre como proceder? Tenho interesse em usar a linha via Asterisk (tô instalando uma MK nova, a L009..) e quero subir um container só pra rodar o PBX e fazer uma URA básica.
Mas como o projeto é longo e o tempo, curto, quero fazer durante o ano todo.
Algumas informações adicionais: eu acho que o Voip roda dentro de uma Q-in-Q VLAN, onde a VLAN parece ser a 3019 (mas encapsulada dentro de outra VLAN, não tenho certeza). As configurações do modem na parte de Voice não estão ativas, mas há um arquivo chamado voip dentro da pasta /sbin/, que eu creio que seja responsável por pegar as informações do TR069 e já autenticar.
Telefonia não é a prioridade, mas se der pra funcionar, seria legal. :)
 
Boa noite, pessoal. Tudo bem?
Adquiri um stick DFP-34X-2C2 aqui pra substituir meu Nokia 2425G-A da Algar.
Consegui até baixar o arquivo .cfg e descompactar, obtendo o .xml descriptografado (mas as senhas parecem criptografadas ainda).
Tbm consegui voltar um backup liberando acesso root e ssh nele, mas não consegui identificar as VLANs de voip (o PPPoE eu vi que é na VLAN 100). Alguém mais tem informações sobre como proceder? Tenho interesse em usar a linha via Asterisk (tô instalando uma MK nova, a L009..) e quero subir um container só pra rodar o PBX e fazer uma URA básica.
Mas como o projeto é longo e o tempo, curto, quero fazer durante o ano todo.
Algumas informações adicionais: eu acho que o Voip roda dentro de uma Q-in-Q VLAN, onde a VLAN parece ser a 3019 (mas encapsulada dentro de outra VLAN, não tenho certeza). As configurações do modem na parte de Voice não estão ativas, mas há um arquivo chamado voip dentro da pasta /sbin/, que eu creio que seja responsável por pegar as informações do TR069 e já autenticar.
Telefonia não é a prioridade, mas se der pra funcionar, seria legal. :)

to com algar aqui em BH, e to só esperando um tempo pra poder ir no escritorio para subir a vsol la.

ti ajudar com o seguinte, aqui colocaram o HG8245W5-6T
a minha internet esta em modo bridge via config remota que pedi pro suporte fazer.
o usuario do sip é ddd+numero da linha, a senha que é o problema, com esse modem da huawei já consegui decodificar ela, tem 14 números ALEATÓRIOS como senha, e na segunda linha é a sequencia aleatoria de números da senha da primeira linha somando + 1.
image.png

image.png

image.png

image.png

image.png


não sei se tu já sabe, mas o pppoe da algar tem 2 logins, o padrão algar@algar com senha algar, e o login dedicado do teu contrato que é usuário numero do circuito, senha 123456
o login dedicado que testei entre os dois, tem uma leve prioridade de trafego dentro da rede da algar.
 
Alguém aqui que esteja usando ODI + UDM-PRO conseguiu acesso à interface web com o módulo plugado diretamente no roteador ?
 
Boa tarde, obrigado pela informação. Vou testar e retornar.
Confere a versão do firmware, mas aparentemente é suportado.
Boa tarde, tentei também dessa forma, acredito que como cheguei no o5, não seja problema na autenticação, mas imagino que esteja faltando alguma informação... para que possa receber ONT ID como 4 (no meu caso, ONU id). Vou seguindo com mais testes.... quem souber ou tiver alguma sugestão, estou usando o HGU da oi fibra (HG8245Q2).

Conforme a imagem anterior, acredito que não tenho um password para preencher o PLOAM_PASS.
Preenchi de acordo e ainda assim, consigo o5, mas com ont id: 0 (Não sei se tem algo haver).

Obs: Assim como em outros casos, tenho que colocar na vlan manual: 210 em vlan settings.

AEYmBYTJOtJeq9qKuXuTZUIiAZ9HZUPyukvmFpb4cZ5BHRb6TVNDhpD-wRPXaqxlUcwSbr2m-zGbgAhVklVxmClC3AuLnsh6Iw=s2560
 
Alguém aqui que esteja usando ODI + UDM-PRO conseguiu acesso à interface web com o módulo plugado diretamente no roteador ?
Também queria saber isso. Estou com o ODI + UDM-Pro e pretendo adicionar o seguinte ao meu setup: VoIP e acesso à interface web do ODI.
Porém não estou em casa, mas acho que a parte de adicionar acesso à interface web seria resolvido com um simples
Código:
ip addr add 192.168.1.254/24 dev eth9
na SSH e de alguma maneira deixar isso permanente.

Talvez seja necessário adicionar também a rota para 192.168.1.0/24.

192.168.1.0/24 seria a subnet da ODI e eth9 considerando que a ODI está conectada na porta SFP WAN (a porta de cima).
 
Também queria saber isso. Estou com o ODI + UDM-Pro e pretendo adicionar o seguinte ao meu setup: VoIP e acesso à interface web do ODI.
Porém não estou em casa, mas acho que a parte de adicionar acesso à interface web seria resolvido com um simples
Código:
ip addr add 192.168.1.254/24 dev eth9
na SSH e de alguma maneira deixar isso permanente.

Talvez seja necessário adicionar também a rota para 192.168.1.0/24.

192.168.1.0/24 seria a subnet da ODI e eth9 considerando que a ODI está conectada na porta SFP WAN (a porta de cima).
É bem provável que nao va funcionar, o UDM PRO e a UDM-SE nas portas SFP+ atuam apenas em 1 e 10gb, ou seja, não tem como usar a mesma em 2.5gb. Eu estou usando uma Vsol 2802rh em bridge e conectada na porta 2.5gb, foi a solução mais econômica e fácil que encontrei pra setar tudo...
 
É bem provável que nao va funcionar, o UDM PRO e a UDM-SE nas portas SFP+ atuam apenas em 1 e 10gb, ou seja, não tem como usar a mesma em 2.5gb. Eu estou usando uma Vsol 2802rh em bridge e conectada na porta 2.5gb, foi a solução mais econômica e fácil que encontrei pra setar tudo...
Desculpa, mas não entendi o que a porta SFP ter ou não suporte a 2.5GbE tem a ver com acessar a interface web da ODI sem desconectar o PPPoE do UDM-Pro?
 
Desculpa, mas não entendi o que a porta SFP ter ou não suporte a 2.5GbE tem a ver com acessar a interface web da ODI sem desconectar o PPPoE do UDM-Pro?
Que o modulo SFP da ODI nao funciona se a velocidade nao estiver como 2.5gb na porta SFP+, pelo menos foi o que aconteceu aqui comigo ...
 
Que o modulo SFP da ODI nao funciona se a velocidade nao estiver como 2.5gb na porta SFP+, pelo menos foi o que aconteceu aqui comigo ...
Cara eu tenho um vsol desses tambem mas nao consegui fazer a discagem pppoe ja configurei tudo nele serial password eu sou de santos sp bairro encruzilhada no meu askey eu so coloco loid pass e esta funcionando em bridge mas no vsol nao consigo
 
Cara eu tenho um vsol desses tambem mas nao consegui fazer a discagem pppoe ja configurei tudo nele serial password eu sou de santos sp bairro encruzilhada no meu askey eu so coloco loid pass e esta funcionando em bridge mas no vsol nao consigo
A sua rede é da vivo? Olha na primeira página que tem uma tabela com quem conseguiu já, aqui eu estou na rede da Vero e foi só trocar o GPON SERIAL que já subiu na hora ...
 
to com algar aqui em BH, e to só esperando um tempo pra poder ir no escritorio para subir a vsol la.

ti ajudar com o seguinte, aqui colocaram o HG8245W5-6T
a minha internet esta em modo bridge via config remota que pedi pro suporte fazer.
o usuario do sip é ddd+numero da linha, a senha que é o problema, com esse modem da huawei já consegui decodificar ela, tem 14 números ALEATÓRIOS como senha, e na segunda linha é a sequencia aleatoria de números da senha da primeira linha somando + 1.
image.png

image.png

image.png

image.png

image.png


não sei se tu já sabe, mas o pppoe da algar tem 2 logins, o padrão algar@algar com senha algar, e o login dedicado do teu contrato que é usuário numero do circuito, senha 123456
o login dedicado que testei entre os dois, tem uma leve prioridade de trafego dentro da rede da algar.
Muito obrigado! Vou continuar na pesquisa aqui. Meu modem tbm está em bridge, estou pensando em ligar lá e pedir pra voltar como router.
A faixa de Voip via IPoE aqui tbm é 10.X.X.X, e o servidor SIP tbm é 172.X.X.X
O info até mostra a linha como registrada, mas tentando acessar diretamente a página de configuração voice_config.cgi, ele nem carrega.
Pelo que vi, montaram um executável pra conseguir colocar o modem em bridge e a telefonia continuar funcionando.
Nos seus prints, dá pra ver que ele está inteiro configurado na interface web.
Vou ver se solicitando a alteração pra modo router, eu consiga ver os dados de autenticação. Ou consiga pegar a informação do TR069 e decodificar pra logar no SIP.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo