[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Ter tem, vai precisar de um aparelho telefonico que suporte VOIP (não faço ideia da tecnologia que a vivo usa) ou um ATA.
Estou sendo "obrigado" a fazer a portabilidade do fixo da Oi que é de cobre ainda.
Aí vai ser na Vivo, só que estava com o Tp Link e esses dias coloquei novamente a V-sol.

Queria manter assim, mas daí agora tem esse telefone...
E pior que aqui preciso pois é comércio.
 
Foi resolvido na versao modificada apenas, certo?

Na versão oficial ainda continua, ou tambem ja foi resolvido?
Na versão oficial tem que rodar o comando que habilita o controle de fluxo na porta 2.5Gb de forma manual via telnet. E toda vez que precisar reiniciar a VSOL tem que rodar o comando novamente pois não tem como salvar a configuração:
2023-10-13-22-34-57-Tutorial-como-substituir-modem-fibra-FTTH-do-provedor-pelo-modem-VSOL-V2802-RH.png

Fonte: https://viniciuspaes.com/redes/tutorial-substituir-modem-fibra-ftth-modem-vsol-v2802rh/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou sendo "obrigado" a fazer a portabilidade do fixo da Oi que é de cobre ainda.
Aí vai ser na Vivo, só que estava com o Tp Link e esses dias coloquei novamente a V-sol.

Queria manter assim, mas daí agora tem esse telefone...
E pior que aqui preciso pois é comércio.
Volta algumas página que já discutiram esse lance de usar telefone VOIP com ONU no lugar da ONT e as possíveis soluções.
 
Salve pessoal,

Membros do conselho, vou colocar aqui tudo que fiz até o momento e as telas, caso alguém tenha alguma dica para me dar, aceitarei muito prontamente pois já fiz tudo que parecia possível e não consigo pegar IP, sempre 0.0.0.0

Rodei as seguintes configurações que peguei aqui do forum:

flash set GPON_SN ALCL
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save (Não funcionou)
restart
cfgmib set SW_VERSION versão do meu modem
cfgmib set OMCI_SW_VER1 ver do modem
cfgmib set OMCI_SW_VER2 ver do modem
flash set HW_MODEL_NAME G-1425G-B
flash set HW_HWVER
flash set HW_VENDOR_SPECINFO
flash set HW_PRODUCT_CLASS
flash set GPON_ONU_MODEL








Agradeço qualquer dica ou instrução que puderem me passar.
 
Última edição:
Então, tem duas formas de fazer isso. Primeiramente você precisa configurar no seu roteador a Vlan que te da acesso ao Voip (no meu caso é 220 da OI) e associar essa Vlan a porta que corresponde ao link da sua internet (especifico isso porque tenho um load and balance com dois link de internet). Feito isso vc precisa definir se irá comprar um telefone com suporte para Voip ou se você irá comprar um Adaptador ATA, eu acho mais interessante um ATA adapter pois é mais barato, tem mais opções de configurações e você consegue utilizar qualquer telefone analógico nele e inclusive utilizar duas linhas.
Obrigado.

Só uma dúvida.
A Vlan do telefone tem que ser uma porta específica saindo do roteador até ao adaptador Ata? Apenas para isso?

Não tenho mais portas livres no router.
O que tenho livre seria no switch Mikrotik.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma forma de resolver isso seria definir uma Vlan na porta 2.5Gb para internet e outra Vlan de Voip na porta 1Gb e nela conectar um telefone Voip.
Será que dá certo assim?
Saindo da porta 1gb configurada para um Ata será que vai?

Nunca tive Voip
Tô mais perdido que cego...
 
Última edição:
Obrigado.

Só uma dúvida.
A Vlan do telefone tem que ser uma porta específica saindo do roteador até ao adaptador Ata? Apenas para isso?

Não tenho mais portas livres no router.
O que tenho livre seria no switch Mikrotik.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Será que dá certo assim?
Saindo da porta 1gb configurada para um Ata será que vai?

Nunca tive Voip
Tô mais perdido que cego...
Não faço ideia. Embora eu tenha uma linha fixa na Claro fibra, eu nunca usei.
 
Salve pessoal,

Membros do conselho, vou colocar aqui tudo que fiz até o momento e as telas, caso alguém tenha alguma dica para me dar, aceitarei muito prontamente pois já fiz tudo que parecia possível e não consigo pegar IP, sempre 0.0.0.0

Rodei as seguintes configurações que peguei aqui do forum:

flash set GPON_SN ALCL
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save (Não funcionou)
restart
cfgmib set SW_VERSION versão do meu modem
cfgmib set OMCI_SW_VER1 ver do modem
cfgmib set OMCI_SW_VER2 ver do modem
flash set HW_MODEL_NAME G-1425G-B
flash set HW_HWVER
flash set HW_VENDOR_SPECINFO
flash set HW_PRODUCT_CLASS
flash set GPON_ONU_MODEL








Agradeço qualquer dica ou instrução que puderem me passar.


Qual provedor?
 
Tem algum jeito de usar telefone sem ser com a hgu da Vivo?
De preferência mantendo a Vsol, mas não deve ter como né?
Tem sim porém você vai precisar de algumas informações para configurar fora da hgu. Eu aconselho a comprar o ATA Voip 200 da intelbras que é garantido funcionar, não vou indicar telefone voip pois nunca configurei. Segue abaixo os parâmetros que vc vai precisar pega da vivo pra fazer esse ATA funcionar:
Endereço do Servidor;
Porta do servidor;
Uusário de autenticação;
Senha de autenticação;
Tipo de DTMF;
Protocolo de transporte (UDP, TCP ou TLS).
Eu estou sem tempo pra fazer esse teste mas assim que der eu faço um passo a passo.
 
Última edição:
Qual provedor?
Flix Fibra.

Tem alguns dados que eu não sei a informação correta, como por exemplo.
cfgmib set OMCC_VER 0x86 - Esse comando influencia na conexão? pois eu já vi diversas informações diferentes neste campo; o meu modem é um Nokia G-1425G-B, talvez por ser a variante B tenha alguma diferença tambem.
 
Flix Fibra.

Tem alguns dados que eu não sei a informação correta, como por exemplo.
cfgmib set OMCC_VER 0x86 - Esse comando influencia na conexão? pois eu já vi diversas informações diferentes neste campo; o meu modem é um Nokia G-1425G-B, talvez por ser a variante B tenha alguma diferença tambem.

Você tá usando ela como router ou bridge? Tem print da configuração da WAN?
 
Estou sendo "obrigado" a fazer a portabilidade do fixo da Oi que é de cobre ainda.
Aí vai ser na Vivo, só que estava com o Tp Link e esses dias coloquei novamente a V-sol.

Queria manter assim, mas daí agora tem esse telefone...
E pior que aqui preciso pois é comércio.

Eu tinha Oi Velox e migrei para a Vivo com telefone fixo no mês passado e tambem estou querendo me livrar do aparelho deles mas sem perder o telefone ja que tambem uso para comercio, semana passada procurando sobre isso acabei achando no Twitter um cara que conseguiu fazer essa troca mas ele não forneceu mais detalhes, vou deixar o link abaixo



Eu não sei se daria pra fazer a troca com esse aqui da Tplink ja que ele possui porta rj11 do que ficar juntando dois ou mais aparelhos como no caso de um adaptador ATA

 
Colegas, sou quadrado. Ainda uso telefone fixo.

Sou cliente da Oi e tenho um Nokia G-140W-H. É possível fazer essa troca do modem, caso eu ainda queira continuar com o telefone fixo/VoIP?
 
Obrigado.

Só uma dúvida.
A Vlan do telefone tem que ser uma porta específica saindo do roteador até ao adaptador Ata? Apenas para isso?

Não tenho mais portas livres no router.
O que tenho livre seria no switch Mikrotik.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Será que dá certo assim?
Saindo da porta 1gb configurada para um Ata será que vai?

Nunca tive Voip
Tô mais perdido que cego...
Não, a VLAN vc cria dentro do seu roteador e associa essa VLAN a porta referente ao link da sua operadora. Ex: se o link chega na porta 01 vc tem associar sua VLAN a essa porta.
 
Buenas senhores,

Boa noite,

Tentativas de trocar o G-1425G-B da Flix Fibra realizado com sucesso no ONU Intelbras R1
Configurado em modo Router com a VLAN correta ele subiu de primeira; futuramente testarei em modo bridge com um TP-Link de roteador WiFi6

Mas nem tudo são flores, infelizmente tive uma baixa que me deixou realmente triste; a minha V-SOL bricou depois que resolvi alterar o VS_KEY. Ela liga normal porém se eu plugo a fibra ela simplesmente entra em Loop e o idiota aqui não pegou a VS_KEY original antes de flashear a nova.

Se alguem souber como recuperar a V-SOL, agradeço a ajuda, de qualquer maneira, com a V-SOL não pegou ip de maneira nenhuma.
 
Buenas senhores,

Boa noite,

Tentativas de trocar o G-1425G-B da Flix Fibra realizado com sucesso no ONU Intelbras R1
Configurado em modo Router com a VLAN correta ele subiu de primeira; futuramente testarei em modo bridge com um TP-Link de roteador WiFi6

Mas nem tudo são flores, infelizmente tive uma baixa que me deixou realmente triste; a minha V-SOL bricou depois que resolvi alterar o VS_KEY. Ela liga normal porém se eu plugo a fibra ela simplesmente entra em Loop e o idiota aqui não pegou a VS_KEY original antes de flashear a nova.

Se alguem souber como recuperar a V-SOL, agradeço a ajuda, de qualquer maneira, com a V-SOL não pegou ip de maneira nenhuma.
cara ai vc deu mole demais, a VS_KEY é a única coisa que nao pode alterar na vsol.

acho que não tem jeito, a não ser restaurando a VS_KEY original
 
Buenas senhores,

Boa noite,

Tentativas de trocar o G-1425G-B da Flix Fibra realizado com sucesso no ONU Intelbras R1
Configurado em modo Router com a VLAN correta ele subiu de primeira; futuramente testarei em modo bridge com um TP-Link de roteador WiFi6

Mas nem tudo são flores, infelizmente tive uma baixa que me deixou realmente triste; a minha V-SOL bricou depois que resolvi alterar o VS_KEY. Ela liga normal porém se eu plugo a fibra ela simplesmente entra em Loop e o idiota aqui não pegou a VS_KEY original antes de flashear a nova.

Se alguem souber como recuperar a V-SOL, agradeço a ajuda, de qualquer maneira, com a V-SOL não pegou ip de maneira nenhuma.
Pelo que lembro a versão modificada do tripleoxigen remove essa checagem, então se vc colocar versão do firmware deve funcionar sem problemas
 
Galera, alguém pode me ajudar a entender o que está rolando?
Região vivo 2, tp-link xz000-g7.
Peguei a Gpon SN, direto do formato ASCII+hex e coloquei no g7. Em /padrão, minha Gpon password está em branco, então deixei a do g7 em branco tbm. Peguei status O5, mas nada faz discar, fazendo ou não vlan no g7, no qual n tem vlan scan. Seria isso o fake O5? O que isso quer dizer e como posso tentar corrigir?
 
Fala pessoal
Tô na luta aqui ainda pra trocar o modem da vivo
Tô testando várias configurações
E acho que a vivo bloqueou o modem
Pq agora o modem da vivo original parou de funcionar
Li aqui no fórum que é normal eles fazerem isso depois de várias tentativas de autenticação errada

Alguém já passou por isso?
Da pra resolver isso com a vivo via telefone ou tem que acionar o suporte técnico para vir aqui?

Abs!
 
Fala pessoal
Tô na luta aqui ainda pra trocar o modem da vivo
Tô testando várias configurações
E acho que a vivo bloqueou o modem
Pq agora o modem da vivo original parou de funcionar
Li aqui no fórum que é normal eles fazerem isso depois de várias tentativas de autenticação errada

Alguém já passou por isso?
Da pra resolver isso com a vivo via telefone ou tem que acionar o suporte técnico para vir aqui?

Abs!
Vc tá usando qual modem pra tentar trocar e em qual região? Ontem eu tentei trocar na região vivo 2 e deu errado, após voltar com o modem da vivo, tive que reiniciar ele umas 3/4 vezes até que simplesmente pegou na ultima tentativa, já ia resetar ele de fabrica
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo