[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Peço desculpas, não tem nada a ver com o MAC da ONU e sim com o GPON Serial number ... Ele que eu só troquei aqui na Vsol, e começou a funcionar. Tanto que a Vsol quando eu configurei usava uma firmware com problema que não salvava mais nenhuma informação que fosse alterada apenas o GPON Serial Number quando desligada da tomada. Aqui eu configurei no note e tive que tirar da tomada pra levar pro lugar, aí já viu: perdeu tudo menos o GPON Serial e funcionou normal 🤣🤣🤣

Aqui em casa não passa de 940 mb, tu tá situado aonde mesmo?
Sou de Juiz de Fora (MG). Aqui tô usando junto um roteador (que faz o PPPoE) com entrada de 2.5gbits e placa de rede no PC com mesma capacidade. Talvez seja esse o empecilho, não?

@KILLME deu boa show de mais vc merece total agradecimento uma honra poder ter compartilhado minhas duvidas que DEUS o abençoe , obrigado também por todo pessoal do fórum, o que precisarem de mim estou e estarei a disposição.
sss
Bom dia pessoal chegou minha ONU V-SOL V2802RH veio muito bem embalada e chegou rapido a empresa é boa, consegui apenas até o momento o resultado O5 Initial Status VTAL\TIM, para usar admin na mesma e ter todas configurações liberadas tem que ser com login admin e senha stdONUi0i e fazer alteração da senha e realizar uma regra simples de firewall para liberar o acesso via telnet vou continuar realizando os testes e vou reportando tenham um ótimo dia, se precisar de mais print só me avisarem.

Olá!!!! RiX
Boa tarde... Saudações!!!
Também comprei uma ONU V-SOL V2802RH e consegui o resultado O5 Initial Status, minha fibra também é TIM-Vtal, mas acredito que estou travado na hora de conseguir a VLAN. Sou de Ponta Grossa, pertinho daí de Curitiba. Poderia me dizer como fez pra conseguir a VLAN? Tentei a 210 mas não trafegou nada na WAN. Também tenho uma ONU intelbras R1, mas achei muito empenho soldar os cabos.

Desde já fico muito agradecido pela sua ajuda ou ajuda do pessoal do Forum.
ONU V-SOL V2802RH

• Curtir
Reações: RiX
sss

Olá!!!! RiX
Também comprei uma ONU V-SOL V2802RH e consegui o resultado O5 Initial Status, minha fibra também é TIM-Vtal, mas acredito que estou travado na hora de conseguir a VLAN. Sou de Ponta Grossa, pertinho daí de Curitiba. Poderia me dizer como fez pra conseguir a VLAN? Tentei a 210 mas não trafegou nada na WAN. Também tenho uma ONU intelbras R1, mas achei muito empenho soldar os cabos.

Boa noite tudo bem, acessa a onu via telnet e digita o comando omcicli mib get 84 para descobrir qual a sua VLAN

Boa noite!!!

Acessei a ONU por telnet pelo putty e rodei o comando
omcicli mib get 84

Só retornou o que aparece nessa imagem.

Boa noite tudo bem, acessa a onu via telnet e digita o comando omcicli mib get 84 para descobrir qual a sua VLAN

sss

Olá!!!! RiX

Você está usando firmware customizado para a rede Vtal?

Se a minha região é huawei eu posso colocar outra onu que não seja huawei?
Pode, tudo depende dos parâmetros de autenticação que a OLT utiliza. Se a ONU que vc for utilizar em substituição da huawei dispuser dos requisitos de autenticação que precisa vai funcionar. Aqui tenho dois links de internet (VIVO e OI) substituí as duas ONU, a da VIVO utilizo o XZ000-G3 da tplink e da OI utilizo um módulo SFP ODI acoplado em um MC220L. A OLT da OI que funciona na rede Vtal requer mais parâmetros de autenticação, já a da vivo não...

Você está usando firmware customizado para a rede Vtal?
Consegui!!!!!!!!

AGORA 100%,
Realmente eram 3 detalhes

Detalhe 1
Firmware Customizado
agora estou usando o 1.9.W baixado do https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh

Detalhe 2
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
Pela WEB não pega o 2, Só pelo Telnet

Detalhe 3
Eu estava colocando CWMP Product Class errado, coloquei G-2425G-A e o Correto era G-1425G-A.

Descobri tudo isso montando as imagens que iria colocar aqui no Forum.

Agradeço de Coração galera....
Finalmente vou conseguir usar o PFSense agora, no servidor proxmox com piHole.... não aguento propaganda.

Abraço, e Good Vibes

Consegui!!!!!!!!

AGORA 100%,

Detalhe 1
Firmware Customizado
agora estou usando o 1.9.W baixado do https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh

Detalhe 2
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2

Detalhe 3
Eu estava colocando CWMP Product Class errado, coloquei G-2425G-A e o Correto era G-1425G-A.

Finalmente vou conseguir usar o PFSense agora, no servidor proxmox com piHole.... não aguento propaganda.

Abraço, e Good Vibes
Pihole no momento eu to pensnado em abandonar, estou vendo que o Adguard ta melhor com o bloqueio. Lembrnado que nenhum dos dois vai dar block nos anuncios do youtube, eles são encaminhados pelo mesmo endereço o qual o video é carregado ...

Pihole no momento eu to pensnado em abandonar, estou vendo que o Adguard ta melhor com o bloqueio. Lembrnado que nenhum dos dois vai dar block nos anuncios do youtube, eles são encaminhados pelo mesmo endereço o qual o video é carregado ...
Eu usei o PiHole por muito tempo num RaspberryPi dedicado para isso. Depois que vi que tinha o AdGuardHome para o OpenWrt, instalei, testei e gostei. Já faz acho que uns 3 anos que estou usando o AdGuardHome no OpenWrt (NanoPi R4S).

como assim pihole n bloqueia os ads do youtube?? eu to usando o adblock fast no openwrt, apenas utilizando as listas do hagezi e está perfeito, bloqueia tudo

como assim pihole n bloqueia os ads do youtube?? eu to usando o adblock fast no openwrt, apenas utilizando as listas do hagezi e está perfeito, bloqueia tudo
Nós testes que eu fiz não deu block em nenhum, os ads que eu me refiro são os vídeos que tocam e não as propagandas na página ...

Se tu tiver falando dos anúncios em video, me fala como fez! Vou procurar essa lista do hagezi que tu comentou 🤔

Nós testes que eu fiz não deu block em nenhum, os ads que eu me refiro são os vídeos que tocam e não as propagandas na página ...

Se tu tiver falando dos anúncios em video, me fala como fez! Vou procurar essa lista do hagezi que tu comentou 🤔
então, eu utilizo o adblockfast no openwrt, deleto todas as listas e uso apenas as listas do hagezi (https://github.com/hagezi/dns-blocklists). Utilizo as listas light de domains, hosts e adblocks (alguem fez os testes e essa é a melhor se vc n quiser ficar desbloqueando sites manualmente, mas se vc preferir uma mais segura pode utilizar as listas Pro+)

só com essas listas eu fico com 83% no adblock test, e ela barra os anúncios do youtube normalmente, aí como o navegador q eu utilizo (Orion) também possui adblocks nativos, habilito e fico com 93% de resultado. Mas só as listas do hagezi são suficientes p/ bloquear as propagandas do Youtube

então, eu utilizo o adblockfast pro openwrt, deleto todas as listas e uso apenas as listas do hagezi (https://github.com/hagezi/dns-blocklists). Utilizo as listas light de domains, hosts e adblocks (alguem fez os testes e essa é a melhor se vc n quiser ficar desbloqueando sites manualmente, mas se vc preferir uma mais segura pode utilizar as listas Pro+)

só com essas listas eu fico com 83% no adblock test, e ela barra os anúncios do youtube normalmente.
Entendi, vou dar uma olhada nessas listas ...

Desculpa perguntar novamente: os anúncios do YouTube que tu fala são os vídeos que tocam antes de iniciar os vídeos e durante um vídeo grande? Apenas quero ter certeza, antes de comecar a mexer na rede aqui 😅

Entendi, vou dar uma olhada nessas listas ...

Desculpa perguntar novamente: os anúncios do YouTube que tu fala são os vídeos que tocam antes de iniciar os vídeos e durante um vídeo grande? Apenas quero ter certeza, antes de comecar a mexer na rede aqui 😅
Sim. Bloqueia até mesmo no meu celular que não possui qualquer adblock (desde que não esteja utilizando o app do Youtube, pq aí n tem como bloquear)

acabei de testar aqui, de 30 vídeos, apenas 1 anúncio passou pela lista (no celular utilizando o navegador thorium).

Consegui!!!!!!!!

AGORA 100%,

Detalhe 1
Firmware Customizado

Detalhe 2
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2

Detalhe 3

Abraço, e Good Vibes
Bom dia Guerreiro,

Consegue fazer um passo a passo da configuração que tu fizestes?

Estou usando a mesma ONU da V-SOL, consigo pegar a VLAN, fazer toda a configuração porém não tenho IP.
Estou usando a mesma firmware 1.9.W na Flix / Vtal

Estou na batalha a algum tempo sem sucesso até o momento.

Bom dia Guerreiro,

Consegue fazer um passo a passo da configuração que tu fizestes?

Estou usando a mesma ONU da V-SOL, consigo pegar a VLAN, fazer toda a configuração porém não tenho IP.
Estou usando a mesma firmware 1.9.W na Flix / Vtal

Estou na batalha a algum tempo sem sucesso até o momento.
oq retorna na omcicli mib get 84?? não pega ip nenhum ou ta pegando ip privado (10.xx.xxx.x)?

Então... tudo indica.
cara então, se a vlan tá retornando 1485, é pq a fibra tá funcionando legal e vc conseguiu conexão com o provedor. Você tem que usar essa Vlan 1485.

na VSOL nao tá retornando Ip nenhum??? já testou em bridge e ipoe??? faz os testes e ve qual o ip que retorna.

Na vtal geralmente é assim: se retornar um ip privado 10.xx.xxx.x é preciso alterar os filtros para 0x15 ou 0x02, e aí vc precisa ir alterando cada filtro separadamente até identificar qual é o filtro que dá acesso a internet. para alterar os filtros vc utiliza o comando omcicli mib set 84 0xXXX (102, 103 e 10b) Fwp 0x15 ou 0x02

se na VSOL tá retornando ip público de internet: 220.xx.xxx.x ou 179.xx.xxx.x, etc. experimenta desabilitar o dhcp na VSOL, pois ela pode estar fornecendo ip errado p/ seu roteador.

exprimente tb utilizar o firmware 1.9.V, ja que esse altera todos os filtros e nao apenas o filtro 0x103

Última edição:
Fala galera.

Como está a Vsol, aquele bug do upload na porta 2.5gb foi resolvido?
Qual a última firmware?

Coloquei ela agora em definitivo no lugar da Tp-Link.

Tem algum jeito de usar telefone sem ser com a hgu da Vivo?
De preferência mantendo a Vsol, mas não deve ter como né?

Users who are viewing this thread

Voltar