[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Na minha região é olt da huawei eu posso pegar qualquer onu da huawei e usar o tem modelos específicos?

Olá pessoal, gostaria de vir aqui pedir encarecidamente uma ajuda e/ou instruções.
Vamos ao meu cenário:
Tenho Vivo Região 2 + 4 pontos de TV vivo TV normal, tudo por ethernet.
Porém venho enfrentando diversos problemas com a minha HGU, travamentos do tipo que precisa só desligar e ligar pra funcionar, e na minha cidade não chegou ainda a HGU WiFi6, nem sequer o decoder vivo 4k que já tem em SP por exemplo.

Enfim, quero fazer algumas coisas por aqui tendo em vista que trabalho com internet e penso até em assinar um link embratel pra ter redundância.

A minha intenção é me livrar do HGU, comprando este roteador:
TP-Link TL-ER7206 Omada

Mas quero usar a interface SFP, então preciso comprar um módulo SFP, alguém poderia me indicar qual módulo comprar que seria compatível com o conector usado na vivo fibra?
Pensei em algo assim:

Mas sou leigo nesse assunto.

Além disso, será que é possivel configurar as VLAN para os aparelhos da TV funcionarem normalmente?

Só para contextualizar:
A algum tempo atrás eu vi este vídeo:

Comprei a ONU da TP Link XZ000-G3 e consegui usar normalmente a internet autenticando via PPPOE no PC e roteador, mas teve algo diferente do que vi no video:

minuto 9:32 - fiz a varredura de VLAN e aqui só aparece a VLAN 600 da internet e nenhuma VLAN a mais da TV e VOIP(voip é inutil, até tenho mas nunca vou usar).

E infelizmente por limitações do meu roteador atual: Deco X20, não pude configurar com tantos detalhes as VLAN da TV igual o rapaz fez no video, sendo assim decidi adquirir logo o TL-ER7206 até pensando em contratar outro link pra fazer redundância.

Enfim, o resumo é:
Quero usar o TL-ER7206 com a fibra da vivo no módulo SFP/porta SFP, sendo assim preciso por gentileza da indicação do módulo SFP correto para o meu caso e também se seria possível configurar os VLAN da TV sendo que nem apareceram no rastreamento, talvez apenas usando os valores que aparecem na minha HGU na pagina de support, isso tentarei.

Mas seria muito bom ouvir também algum relato de alguém que fez algo parecido com o que eu fiz.

Obrigado pela atenção desde já, grande abraço.

Boa tarde,
Eu possuo um ER605 v2 e um XZ-000G3 com um link da vivo e funciona perfeitamente. Para fazer funcionar o IPTV você terá que criar um VLAN (601 se nao me engano) e apontar a porta na qual está o link da Vivo (no meu caso Wan/lan 2), apenas com esses passos aqui já funciona.
A respeito do modulo SFP vc vai precisar um que disponha de uma interface onde irá inserir os dados de autenticação da ONU. O ER7206 é apenas roteador, então o módulo SFP que vc apontou na descrição serve apenas para permitir a conexão via fibra, ele não gerencia sua rede como um ODI DFP-34X-2C2 (por exemplo faz).

Boa noite, utilizando o aparelho
VSOL V2802RH
é mais fácil de pegar a VLAN? Ou seja, não precisa soldar a porta serial?

Boa noite, utilizando o aparelho
VSOL V2802RH
é mais fácil de pegar a VLAN? Ou seja, não precisa soldar a porta serial?
Conseguir a Vlan depende do acesso da ONU via telnet (normalmente), se tive acesso via telnet vc consegue inserir um comando que vai te retornar com as informações de VLAN.

Bom dia.
Meu kit com o ODI DFP-34X-2C2 e media converter chegou recentemente, porém não tive sucesso em conseguir o estado de conexão O5, fica somente em O3.
Minha operadora é Vivo na região 2 (sou de Porto Alegre).

Quais informações preciso modificar na ODI para funcionar?

Além disso meu roteador não chegou, consigo configurar para acessar a internet direto do media converter usando um rj45?

Alguém tem um passo a passo do TP-Link XZ000-G7 para Vivo ?
Outra pergunta, daria para usar a VSOL V2802RH ?

Também estou na mesma dúvida, acredito que o G7 deva funcionar, pretendo trocar GPT-2741GNAC-N2 na vivo2 por ele, mas na tabela n tem nenhum caso de sucesso

Você observou a tabela na primeira página deste tópico? Lá consta usuários que estão usando a VSOL tanto em regiões da Vivo 1 quanto Vivo 2.

Olá meus amigos.
Qual os GPon com porta de 2,5Gbps que posso usar na Vivo fácil de configurar ou que tenha tutorial? No momento estou usando uma TP-Link Tx6610.

Boa tarde,
Eu possuo um ER605 v2 e um XZ-000G3 com um link da vivo e funciona perfeitamente. Para fazer funcionar o IPTV você terá que criar um VLAN (601 se nao me engano) e apontar a porta na qual está o link da Vivo (no meu caso Wan/lan 2), apenas com esses passos aqui já funciona.
A respeito do modulo SFP vc vai precisar um que disponha de uma interface onde irá inserir os dados de autenticação da ONU. O ER7206 é apenas roteador, então o módulo SFP que vc apontou na descrição serve apenas para permitir a conexão via fibra, ele não gerencia sua rede como um ODI DFP-34X-2C2 (por exemplo faz).
Muito obrigado pelas informações, agora deu uma clareada nas idéias.

Vc me consegue um link desse módulo ODI DFP-34X-2C2 para que eu possa comprar?

Obrigado.

Pessoal
vsol (firm v.1.1.7) na Claro tem apresentando algo estranho.. mesmo estando com status da PON:
ONU Status - O5
ONU ID - 56
LOID Status - Initial Status

ele está atribuindo IP do dhcp dele ao inves do ip publico, mesmo tudo devidamente configurado (pelo que revisei) e em bridge
isso parece que acontece sempre que ele reinicia...
alguem passou por isso? alguma dica?
valeu
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal
vsol (firm v.1.1.7) na Claro tem apresentando algo estranho.. mesmo estando com status da PON:
ONU Status - O5
ONU ID - 56

ele está atribuindo IP do dhcp dele ao inves do ip publico, mesmo tudo devidamente configurado (pelo que revisei) e em bridge
valeu

Fiz um teste refazendo as config da wan.. forcei um restart parece que foi...
Só não estou conseguindo acessar o vsol (192.168.1.1) de dentro da rede (192.168.24.x)
Se voltar a ocorrer aviso vcs...

E qto a firmware, qual versão estão utilizando e me indicam atualizar esta v1.1.7 ?
Abs

Última edição:
Pessoal
ONU Status - O5
ONU ID - 56

valeu
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz um teste refazendo as config da wan.. forcei um restart parece que foi...
Só não estou conseguindo acessar o vsol (192.168.1.1) de dentro da rede (192.168.24.x)
Se voltar a ocorrer aviso vcs...

E qto a firmware, qual versão estão utilizando e me indicam atualizar esta v1.1.7 ?
Abs
Sobre a Vsol na rede da claro não sei te dizer nada, eu uso a Vsol na rede da Vero aqui no RS.

Essa atualização 1.1.7 é a última, então não vai conseguir atualizar até eles lançarem alguma versão mais nova ...

Habilitei não funcionou também, o que me parece é que esse IP que está pegando é do VOIP que nem uso mas a única VLAN que aparece no comando omcicli mib get 84 é essa

yiTFifj.png

Olhando as configurações do ONT da Oi pra ver se descobria algo sobre a VLAN vi que o IP 10.56... que é local é o ip do VOIP

QeWgJSB.png
Boa tarde pessoal, eu to com esse mesmo problema aqui, conseguiu resolver @mrgs ? Configurei o meu intelbras R1 seguindo os tutoriais do forum, quando rodo o omcicli mib get 84 na porta serial vem a mesma VID em todos os retornos e quando a coloco no modem ela me repassa o IP do VOIP da Oi Fibra e não da Internet.
Alguém mais já caiu nesse caso e conseguiu resolver ou tem alguma sugestão?

Fala pessoal! Passando aqui pra contar o FINAL FELIZ de ter conseguido substituir o modem da Vivo (região 1 / MitraStar GPT-2741GNAC-N1). Depois de dezenas de horas investidas pesquisando principalmente aqui no forum, de mais ou menos uns 3 anos, CONSEGUI!

Detalhes do meu setup:
Os 2 principais links que usei foram:
  1. GitHub Anime4000/RTL960x
  2. post aqui do forum de outro colega Vivo 1 / MitraStar / ODI Stick
Segui as instruções do post, mas NÃO troquei o MAC (ELAN_MAC_ADDR) e nem MAC key (MAC_KEY)

>> PONTO IMPORTANTE <<

Ao olhar na interface web da HGU da Vivo, eu tinha a informação que a minha VLAN de internet era 10. Entretanto, ao fazer ssh na HGU encontrei o número de VLAN 2963. Depois que configurei o ODI e consegui verificar a VLAN com o comando omcicli mib get 84, também encontrei a VLAN 2963.

Loguei na ODI > VLAN Settings e marquei a opção Manual, informando a VLAN 2963 no campo PVID.

Após isso, reiniciei a ODI e configurei o PPPoE no meu load balancer TP Link ER605 V2.0 sem informar VLAN, pois já está tagged na ODI. Consegui conexão, e durante testes atingi picos de 450 Mbps e depois estabilizou acima de 300 Mbps para um plano Vivo de 300. Latência de 1 dígito, tudo muito estável!

Mais testes com o XZ000-G3, agora usando a VLAN correta (2963)

Com a VLAN 10 (errada), eu não conseguia de forma alguma nem listar as VLANs na ONU XZ000-G3. Agora quando uso a VLAN 2963 (correta) consigo encontrar a VLAN mas infelizmente não consigo obter IP. Fico com o status Registered (O5), mas não vejo nada nas estatísticas. Sendo assim, acho que o XZ000-G3 só funcionará mesmo se conseguir instalar o firmware modificado nele onde possamos configurar mais parametros como os OMCI.

OBS: Caso alguém queira se aventurar a instalar o firmware modificado, eu posso emprestar a XZ000-G3 para testes e assim podemos divulgar aqui no forum!

[AJUDA] Problema com a VSOL V2802RH - Não consigo acessar a web interface, nem telnet

Como disse a vcs aqui uns meses atrás, também comprei a VSOL mas após atualizar o firmware não consegui mais acessá-la. Os leds indicam funcionamento normal de acordo com o manual. O led de LAN pisca (tanto 1GB quanto 2.5GB) mas não consigo de forma alguma conectar nela nem pelo browser e nem por telnet. Alguém passou por isso e conseguiria me ajudar a restaurar essa VSOL? Queria fazer os testes com ela também, pois acho que irá funcionar!

MUITO MUITO obrigado a todos aqui do forum que estão sempre dispostos a ajudar! Espero que esses detalhes ajudem outros usuários também!

Esqueci de falar aqui, mas no tópico da vivo um cara me respondeu, ele tem usado o TP-Link XZ000-G7 na vivo 2. Eu comprei ele, esperando chegar pra instalar tbm

Bom dia Pessoal, sou novo por aqui e já chego pedidnod uma ajuda.
Hoje tenho um link de fibra de 500MB da VIVO1 em SP e urilizo uma ONT Blu-Castle e um Mikrotik RB 750gr3 funcionando perfeitamente.
Então resolvi fazer um upgrade e comprei um RB 4011 Mikrotik e um Pon-Stik DFP-34G-2C2 e não consigo fazer o PPPOE do Mikrotik conectar de maneira nenhuma.
Ja tentei todas as configurações do Stik que encontrei aqui no forum e nada. Ele fica com ONU State O5, ONU ID 0 e LOID Status Initial Status.
Fiz o teste de utilizar a mesma configuração de PPPOE e V-Lan 10 do mikrotik na porta ETH1 e colocar na ONT e ele conecta, quando passo para a SFP ele fica tentando conectar e nada!
Mais uma informação, quando configurei a ONT Blu-Castle simplesmente coloquei o meu SLID e subiu de primeira.
Vi que alguma pessoas aqui do furum tambem estão na VIVO1 e tiveram sucesso, agradeço muito se puderem me ajudar, já esgotei praticamente todos os testes que conheço.
Agradeço muito se puderem ajudar.
Guilherme.

Pessoal, notei que o meu ODI XPON Stick está BEM quente... Acima de 62º C (temperatura ambiente aqui está na casa dos 30º). Nas especificações do produto diz que pode ir até 85º C, mas mesmo assim fiquei preocupado. A internet está boa/estável e ele não está consumindo muita CPU (25%) / RAM (50%).

PON Status

Como anda a temperatura do de vocês? Normal isso? Devo me preocupar?

Pessoal, notei que o meu ODI XPON Stick está BEM quente... Acima de 62º C (temperatura ambiente aqui está na casa dos 30º). Nas especificações do produto diz que pode ir até 85º C, mas mesmo assim fiquei preocupado. A internet está boa/estável e ele não está consumindo muita CPU (25%) / RAM (50%).

PON Status

Então, eu sei que esse módulo é definitivamente esquentadinho ... Eu colocaria uma ventilação de baixo pra cima quase que direto nele, deve baixar uma quantidade razoável da temperatura. Se fosse algo fácil de conseguir até arriscaria um pouco mais como tu disse até perto dos 85 graus, mas é melhor evitar do que ficar sem internet e a patroa fica te xingando por que tá sem hahah

PON Status

Pesquisando um pouco mais, encontrei esse reddit falando sobre temperatura dos SFP adapters. Realmente são "cuca quente" e acho que está ok de operar nessa faixa sub 70º sendo que tem nas specs que pode ir até 85º. Mas no reddit tem uns comments interessantes sobre colocar um laptop fan para ajudar na exaustão.

caras, peguei 2 vsol la na biostechconecta, paguei no pixão dia 22/12/23.
ate agora só consta no site pedido feito e pago, mas não tem informação nem uma mais.

pessoal que compro a vsol por la teve experiência parecida? to meio perdido.

caras, peguei 2 vsol la na biostechconecta, paguei no pixão dia 22/12/23.
ate agora só consta no site pedido feito e pago, mas não tem informação nem uma mais.

pessoal que compro a vsol por la teve experiência parecida? to meio perdido.

Estranho. No meu caso entre o pagamento e o envio foram 2 ou 3 dias. Será que não estão em férias coletivas? Isso ou estão sem estoque. Numa dessas vale a pena entrar em contato com a loja para ver o que está acontecendo.

Users who are viewing this thread

Voltar