[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Pessoal, tenho recebido emails da Oi quase que diariamente informando que a fibra está funcionando em uma temperatura acima da recomendada, e realmente o ODI está fervendo. Voces tem problema com aquecimento do ODI tb? Como posso melhorar a temperatura dele?

Esse aí esquenta mesmo, teria que botar uma ventoinha na parte do dissipador dele.
 
Pessoal, tenho recebido emails da Oi quase que diariamente informando que a fibra está funcionando em uma temperatura acima da recomendada, e realmente o ODI está fervendo. Voces tem problema com aquecimento do ODI tb? Como posso melhorar a temperatura dele?
Meu SFP aqui nunca fica tão quente. Nesse momento tá a 51 graus.
 
Vou editar o post para juntar todas as informações que descobri sobre a ONU intelbras R1 em um lugar só:

A interface web é um pouco limitada, mas pelo telnet (192.168.1.1 porta 23) aceita os mesmos comandos do stick ODI DFP-34X-2C2, esses foram os que eu usei para clonar a ONT G-1425G-A da Tim (Vtal):

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO) flash set GPON_SN ALCL(EDITADO) flash set OMCI_OLT_MODE 3 flash set PON_VENDOR_ID ALCL flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06 flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06 flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA flash set OUI 783EA1 flash set HW_SERIAL_NO 783EA1(EDITADO) flash set ELAN_MAC_ADDR 783EA1(EDITADO) flash set OMCC_VER 128 reboot //importante para salvar as configurações
A maioria desses dados estão escritos na etiqueta atrás do modem da operadora ou então estão na interface web

Às vezes a VLAN padrão da operadora já funciona normalmente (210 na Vtal) vale a pena testar, pois se funcionar pula muitas das etapas chatas a seguir. Caso não suba, o comando para descobrir a VLAN real omcicli mib get 84 até funciona, mas só imprime a resposta na porta serial, e não no telnet
Tive que abrir a ONU fisicamente e soldar um conversor USB/TTL de 3.3v nos pinos de TX, RX e GND, assim consegui pegar a VLAN correta

Ll0OVv7.jpeg

F77Tenm.jpeg


Por último consegui colocar a ONU em bridge, no modo ROUTER, usando as configurações WAN abaixo:
Ativar VLAN
VLAN ID utilizar o número do comando omcicli mib get 84 ou então em alguns casos funciona a VLAN original do modem (210 na VTAL) mas para mim não funcionou
Marcar Mapeamento de portas para LAN_1
É importante essa ser a única conexão WAN, pois se tiver mais de uma podem haver conflitos
8GLeIYY.png



Colocando o windows como DHCP, ele pega o IP público da V.tal, aí é só alegria
Zr1rkfY.png



Enfim, consegui substituir o Nokia G-1425G-A pela ONU intelbras R1 na Tim (V.tal), sem problemas até agora

JTEfBo9.png


A única coisa ruim é que não encontrei nenhuma forma fácil de pegar a VLAN real, e minha operadora não facilitou usando a mesma do modem original, já que o comando omcicli só imprime as respostas na porta serial, tive que abrir a ONU fisicamente, soldar 3 pinos (TX, RX e GND) para ler o comando pelo conversor TTL/USB. É mais barato que o stick da ODI, mas tem esse empecilho caso a operadora não facilite
Boa tarde,

Sou newbe nessa questão, estou trocando o modem da obvious e a unica coisa que não entendi foi isso:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)

O que seria a informação (EDITADO) nesses dois campos?

Obrigado desde ja
 
Boa tarde,

Sou newbe nessa questão, estou trocando o modem da obvious e a unica coisa que não entendi foi isso:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)

O que seria a informação (EDITADO) nesses dois campos?

Obrigado desde ja
Isso é o número serial do seu modem da operadora, tem na etiqueta colada nele, por exemplo:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL123456
flash set GPON_SN ALCL12345678

note que o GPON_SN é o código completo da etiqueta, e o GPON_PLOAM_PASSWD é o mesmo código sem os últimos 2 dígitos
 
Olá pessoal, gostaria de vir aqui pedir encarecidamente uma ajuda e/ou instruções.
Vamos ao meu cenário:
Tenho Vivo Região 2 + 4 pontos de TV vivo TV normal, tudo por ethernet.
Porém venho enfrentando diversos problemas com a minha HGU, travamentos do tipo que precisa só desligar e ligar pra funcionar, e na minha cidade não chegou ainda a HGU WiFi6, nem sequer o decoder vivo 4k que já tem em SP por exemplo.

Enfim, quero fazer algumas coisas por aqui tendo em vista que trabalho com internet e penso até em assinar um link embratel pra ter redundância.

A minha intenção é me livrar do HGU, comprando este roteador:
TP-Link TL-ER7206 Omada

Mas quero usar a interface SFP, então preciso comprar um módulo SFP, alguém poderia me indicar qual módulo comprar que seria compatível com o conector usado na vivo fibra?
Pensei em algo assim:

Mas sou leigo nesse assunto.

Além disso, será que é possivel configurar as VLAN para os aparelhos da TV funcionarem normalmente?

Só para contextualizar:
A algum tempo atrás eu vi este vídeo:



Comprei a ONU da TP Link XZ000-G3 e consegui usar normalmente a internet autenticando via PPPOE no PC e roteador, mas teve algo diferente do que vi no video:



minuto 9:32 - fiz a varredura de VLAN e aqui só aparece a VLAN 600 da internet e nenhuma VLAN a mais da TV e VOIP(voip é inutil, até tenho mas nunca vou usar).

E infelizmente por limitações do meu roteador atual: Deco X20, não pude configurar com tantos detalhes as VLAN da TV igual o rapaz fez no video, sendo assim decidi adquirir logo o TL-ER7206 até pensando em contratar outro link pra fazer redundância.

Enfim, o resumo é:
Quero usar o TL-ER7206 com a fibra da vivo no módulo SFP/porta SFP, sendo assim preciso por gentileza da indicação do módulo SFP correto para o meu caso e também se seria possível configurar os VLAN da TV sendo que nem apareceram no rastreamento, talvez apenas usando os valores que aparecem na minha HGU na pagina de support, isso tentarei.

Mas seria muito bom ouvir também algum relato de alguém que fez algo parecido com o que eu fiz.

Obrigado pela atenção desde já, grande abraço.
 
Olá pessoal, gostaria de vir aqui pedir encarecidamente uma ajuda e/ou instruções.
Vamos ao meu cenário:
Tenho Vivo Região 2 + 4 pontos de TV vivo TV normal, tudo por ethernet.
Porém venho enfrentando diversos problemas com a minha HGU, travamentos do tipo que precisa só desligar e ligar pra funcionar, e na minha cidade não chegou ainda a HGU WiFi6, nem sequer o decoder vivo 4k que já tem em SP por exemplo.

Enfim, quero fazer algumas coisas por aqui tendo em vista que trabalho com internet e penso até em assinar um link embratel pra ter redundância.

A minha intenção é me livrar do HGU, comprando este roteador:
TP-Link TL-ER7206 Omada

Mas quero usar a interface SFP, então preciso comprar um módulo SFP, alguém poderia me indicar qual módulo comprar que seria compatível com o conector usado na vivo fibra?
Pensei em algo assim:

Mas sou leigo nesse assunto.

Além disso, será que é possivel configurar as VLAN para os aparelhos da TV funcionarem normalmente?

Só para contextualizar:
A algum tempo atrás eu vi este vídeo:



Comprei a ONU da TP Link XZ000-G3 e consegui usar normalmente a internet autenticando via PPPOE no PC e roteador, mas teve algo diferente do que vi no video:



minuto 9:32 - fiz a varredura de VLAN e aqui só aparece a VLAN 600 da internet e nenhuma VLAN a mais da TV e VOIP(voip é inutil, até tenho mas nunca vou usar).

E infelizmente por limitações do meu roteador atual: Deco X20, não pude configurar com tantos detalhes as VLAN da TV igual o rapaz fez no video, sendo assim decidi adquirir logo o TL-ER7206 até pensando em contratar outro link pra fazer redundância.

Enfim, o resumo é:
Quero usar o TL-ER7206 com a fibra da vivo no módulo SFP/porta SFP, sendo assim preciso por gentileza da indicação do módulo SFP correto para o meu caso e também se seria possível configurar os VLAN da TV sendo que nem apareceram no rastreamento, talvez apenas usando os valores que aparecem na minha HGU na pagina de support, isso tentarei.

Mas seria muito bom ouvir também algum relato de alguém que fez algo parecido com o que eu fiz.

Obrigado pela atenção desde já, grande abraço.

Boa noite, sabe se esse modem da TPLINK em questão também funciona na rede V.TAL/FlixFibra?
 
Boa noite, sabe se esse modem da TPLINK em questão também funciona na rede V.TAL/FlixFibra?
Eu acredito que sim, vc precisará das informações sobre como a sua operadora funciona, no caso, como é feito a autenticação e se usa VLAN e afins, a idéia é funcionar.
Em alguns casos é só setar as VLAN e GPON ID, outros casos SLID, outros casos vc precisa fazer tudo isso e clonar o MAC ADRESS do modem/roteador que a operadora te manda, teria que testar.
 
Eu acredito que sim, vc precisará das informações sobre como a sua operadora funciona, no caso, como é feito a autenticação e se usa VLAN e afins, a idéia é funcionar.
Em alguns casos é só setar as VLAN e GPON ID, outros casos SLID, outros casos vc precisa fazer tudo isso e clonar o MAC ADRESS do modem/roteador que a operadora te manda, teria que testar.
Eu uso a FlixFibra/Vtal em Viamão - RS, Ainda não consegui pegar a VLAN no Intelbras R1, tive que comprar o adaptador USB. Já fiz toda a configuração no passo-a-passo aqui do forum, ele conecta porém ainda não pega IP. Espero que seja só a questão da VLAN.
 
Boa tarde a todos.

Sou novo aqui no Fórum, vim aqui com a mesma intenção de todos, queria me livrar da ONT Nokia G 1425 G-A da Oi RJ.

Como estava com pressa comprei a ONU Intelbras Pon R1 e o adaptador USB TTL CP2102.

Consegui consegui fazer a conexão em modo router Ipoe

Comandos usados pelo telnet:

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta)
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address)
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address)
flash set OMCC_VER 128
reboot //importante para salvar as configurações

Comando usado pela porta serial na placa com adaptador USB TTL CP2102( esse comando não funciona no telnet)

omcicli mib get 84

Achei a Vlan aqui real era 1478, colocando essa Vlan na configuração do Wan, conectou.

Como roteador estou usando o Xiaomi AX6000 (roteador bom com porta ethernet de 2,5Gbps, no meu caso vou ficar limitado pelo modem que só vai até 1Gbps na porta ethernet)
Bom dia a todos, estou tentando substituir o Nokia pelo Intelbras R1 na Oi Vtal, mas não estou conseguindo acessar via serial pelo putty existe alguma forma especifica de liberar o acesso a porta serial dele?
 
Bom dia a todos, estou tentando substituir o Nokia pelo Intelbras R1 na Oi Vtal, mas não estou conseguindo acessar via serial pelo putty existe alguma forma especifica de liberar o acesso a porta serial dele?
a porta serial é liberada, tenta assim:
pino RX do conversor usb no pino TX da ONU R1
pino TX do conversor usb no pino RX da ONU R1
pino GND do conversor usb no pino GND da ONU R1

Aí abre o Putty, seleciona a opção Serial, a porta COM depende do seu pc, e a speed acho que era 115200
 
a porta serial é liberada, tenta assim:
pino RX do conversor usb no pino TX da ONU R1
pino TX do conversor usb no pino RX da ONU R1
pino GND do conversor usb no pino GND da ONU R1

Aí abre o Putty, seleciona a opção Serial, a porta COM depende do seu pc, e a speed acho que era 115200
Existe alguma outra maneira de descobrir a VLAN sem ser por esse metodo? meu modem é um Nokia G-1425-B
 
Bom dia Senhores, ótimo 2024 a todos!

Após realizar o reset da ONU e novamente o script do pirate32, ainda não obtive endereço IP.
vou postar as telas internas do R1 para verificarem se configurei algo errado.

Estou usando a VLAN210 conforme o modem original
Pelos últimos testes que fiz, alterando o tipo de conexão para internet + TR69 rlr muda o ONU ID para 1 e ainda sem ip
Indiferente da configuração o ONU ID varia sempre que eu reinicio o modem

Acredito que o problema pode ser o Loid e Loid id. (chute)

 
Última edição:
Bom dia Senhores, ótimo 2024 a todos!

Após realizar o reset da ONU e novamente o script do pirate32, ainda não obtive endereço IP.
vou postar as telas internas do R1 para verificarem se configurei algo errado.

Estou usando a VLAN210 conforme o modem original
Pelos últimos testes que fiz, alterando o tipo de conexão para internet + TR69 rlr muda o ONU ID para 1 e ainda sem ip
Indiferente da configuração o ONU ID varia sempre que eu reinicio o modem

Acredito que o problema pode ser o Loid e Loid id. (chute)

Veja nas estatísticas da GPON, tem uma página pra isso. Se tiver só pacotes de upload, provavelmente tem que trocar a VLAN
 
Esse aí esquenta mesmo, teria que botar uma ventoinha na parte do dissipador dele.
Teria algum exemplo pra mostrar? Pq nao to conseguindo imaginar onde e como colocar uma ventoinha nele.
 
Bom dia pessoal, primeiramente Feliz ano novo a todos!

Agora bora pro perrengue heheh.

Estou tentando substituir o Nokia G-1425G-A na Oi (Vtal) pelo Intelbras R1, fiz todos os passos relatados pelo pessoal que conseguiu configurar a ONU na Oi até consigo pegar IPv4 mas não navega, rodei o comando omcicli mib get 84 e minha vlan real é 1845.

Segue os prints das páginas de configuração do R1:

MtsYTrD.png

SBGEP2X.png

7Ii4NoZ.png

ajbL1qu.png

SRp8v2U.png

NpJdSaF.png

o9w0GOp.png
 
Bom dia pessoal, primeiramente Feliz ano novo a todos!

Agora bora pro perrengue heheh.

Estou tentando substituir o Nokia G-1425G-A na Oi (Vtal) pelo Intelbras R1, fiz todos os passos relatados pelo pessoal que conseguiu configurar a ONU na Oi até consigo pegar IPv4 mas não navega, rodei o comando omcicli mib get 84 e minha vlan real é 1845.

Segue os prints das páginas de configuração do R1:

MtsYTrD.png

SBGEP2X.png

7Ii4NoZ.png

ajbL1qu.png

SRp8v2U.png

NpJdSaF.png

o9w0GOp.png

Parece que está muito perto de funcionar, tem ip, tem pacotes de tx e rx, etc

Tenta habilitar o NATP no Wan settings e/ou mudar o connection type para INTERNET_TR069
 
Bom dia pessoal, primeiramente Feliz ano novo a todos!

Agora bora pro perrengue heheh.

Estou tentando substituir o Nokia G-1425G-A na Oi (Vtal) pelo Intelbras R1, fiz todos os passos relatados pelo pessoal que conseguiu configurar a ONU na Oi até consigo pegar IPv4 mas não navega, rodei o comando omcicli mib get 84 e minha vlan real é 1845.

Segue os prints das páginas de configuração do R1:

MtsYTrD.png

SBGEP2X.png

7Ii4NoZ.png

ajbL1qu.png

SRp8v2U.png

NpJdSaF.png

o9w0GOp.png
Quando rodou o comando omcicli mib get 84 só uma vlan ou retornou mais de uma? Caso tenha retornado mais de uma testa as outras pois esse ip pode ser ou para voip ou tv mesmo que na sua assinatura não está incluso esses serviço
 
Bom dia pessoal, primeiramente Feliz ano novo a todos!

Agora bora pro perrengue heheh.

Estou tentando substituir o Nokia G-1425G-A na Oi (Vtal) pelo Intelbras R1, fiz todos os passos relatados pelo pessoal que conseguiu configurar a ONU na Oi até consigo pegar IPv4 mas não navega, rodei o comando omcicli mib get 84 e minha vlan real é 1845.

Segue os prints das páginas de configuração do R1:

MtsYTrD.png

SBGEP2X.png

7Ii4NoZ.png

ajbL1qu.png

SRp8v2U.png

NpJdSaF.png

o9w0GOp.png
testa em bridge, acredito que o problema é na sua rede, com a intelbras funcionando como DHCP deve tá passando um ip 192.168.1.2 pro seu roteador que também vai tentar fazer dhcp.
 
Parece que está muito perto de funcionar, tem ip, tem pacotes de tx e rx, etc

Tenta habilitar o NATP no Wan settings e/ou mudar o connection type para INTERNET_TR069
Habilitei não funcionou também, o que me parece é que esse IP que está pegando é do VOIP que nem uso mas a única VLAN que aparece no comando omcicli mib get 84 é essa

yiTFifj.png

Olhando as configurações do ONT da Oi pra ver se descobria algo sobre a VLAN vi que o IP 10.56... que é local é o ip do VOIP

QeWgJSB.png
 
Habilitei não funcionou também, o que me parece é que esse IP que está pegando é do VOIP que nem uso mas a única VLAN que aparece no comando omcicli mib get 84 é essa

yiTFifj.png

Olhando as configurações do ONT da Oi pra ver se descobria algo sobre a VLAN vi que o IP 10.56... que é local é o ip do VOIP

QeWgJSB.png
vish, você vai precisar alterar os filtros então. Também uso a Oi e preciso fazer isso p/ funcionar. no site do O3 tem um firmware custom para a vsol que ja faz isso ao iniciar, se me lembro bem o comando é
  • omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x15
geralmente é o filtro 0xe103 que corresponde a internet, porém se nao funcionar experimenta alterar também os filtros 0xe102 e 0xe10b, usando 0x15 ou 0x02 até achar qual é o filtro correspondente a internet. tem q ir na tentativa e erro, p/ mim funciona apenas alterando o 0xe103 p/ 0x15 mas p/ outras pessoas que usam Oi, precisa alterar os outros 2 filtros p/ 0x02

OBS: se esse ip 10.56.XXX.XX está vindo no roteador é só reiniciar a interface p/ gerar um novo Ip que geralmente vem IP de internet, se esse IP vem direto na intelbras ai vc precisa alterar o filtro da vlan
 
Última edição:
vish, você vai precisar alterar os filtros então. Também uso a Oi e preciso fazer isso p/ funcionar. no site do O3 tem um firmware custom para a vsol que ja faz isso ao iniciar, se me lembro bem o comando é
  • omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x15
geralmente é o filtro 0xe103 que corresponde a internet, porém se nao funcionar experimenta alterar também os filtros 0xe102 e 0xe10b, usando 0x15 ou 0x02 até achar qual é o filtro correspondente a internet. tem q ir na tentativa e erro, p/ mim funciona apenas alterando o 0xe103 p/ 0x15 mas p/ outras pessoas que usam Oi, precisa alterar os outros 2 filtros p/ 0x02

OBS: se esse ip 10.56.XXX.XX está vindo no roteador é só reiniciar a interface p/ gerar um novo Ip que geralmente vem IP de internet, se esse IP vem direto na intelbras ai vc precisa alterar o filtro da vlan
Esse comando no Intelbras tem que ser por serial também? Ainda não conectei roteador a ONU está conectada no PC
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo