[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Boas. Adquiri um ODI DFP-34X-2C2 e uma RB760igs em conjunto. Fiz as configurações que era preciso pra ter status 5 tudo ok. Fiz autenticação pppoe no mikrotik e tudo ok. O unco problema e que não consigo atigiar a velocidade máxima da minha internet. Tenho 500mb. Chega mais ou menos uns 550mb. Porem quando vou fazer o teste custa chegar a 430mb de down. Tem alguma configuração que falta fazer pra corrigir a velocidade de down? Upload esta correto 330mb que e o máximo que o provedor manda.
Ativou o fasttrack na RB?

Boas. Adquiri um ODI DFP-34X-2C2 e uma RB760igs em conjunto. Fiz as configurações que era preciso pra ter status 5 tudo ok. Fiz autenticação pppoe no mikrotik e tudo ok. O unco problema e que não consigo atigiar a velocidade máxima da minha internet. Tenho 500mb. Chega mais ou menos uns 550mb. Porem quando vou fazer o teste custa chegar a 430mb de down. Tem alguma configuração que falta fazer pra corrigir a velocidade de down? Upload esta correto 330mb que e o máximo que o provedor manda.
Qual operadora vc usa? Estou querendo comprar esse mesmo setup do ODI + RB750igs porem tenho plano de 700mb da vivo, minha duvida maior é se vou conseguir atingir essa velocidade(Conseguiu resolver já?)

Ativou o fasttrack na RB?
Fiz isso agora pouco. E resolveu a questão. Obrigado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual operadora vc usa? Estou querendo comprar esse mesmo setup do ODI + RB750igs porem tenho plano de 700mb da vivo, minha duvida maior é se vou conseguir atingir essa velocidade(Conseguiu resolver já?)
Resolvi o meu. Ativei o fasttrack e deu acima de 500mb.

Seu equipamento tem a opção de subir um backup de configuração? Se tiver faça um backup de segurança.

Se tiver essa opção liberarada no seu. Irei tirar a fibra resetar e fazer toda a configuração e passar para vc.. se for possível, descubra a vlan e me informe, se for diferente. Tanto da Internet 210 quanto do telefone 220 no meu caso

Eu fiz um download de um firmware diferenteda oi e ficou tudo bloqueado, como vc falou, mas dava para subir backup de configuração. Além da oi atualizar tb kkkk
Valeu, mas eu cancelei 3 dias depois. Abri chamado, expliquei os problemas que iria dar por não ter modo bridge e não poder alterar o firewall, fazer port forwarding por exemplo, mas não teve conversa, falaram que somente no modo Empresarial que era permitido modo Bridge, dai eu devolvi antes do prazo de 7 dias para não virem que o contrato é de 1 ano.

Mas obrigado pela dica, se no futuro voltar a tentar com a TIM dou uma olhada aqui no forum, por enquanto estou com a Vivo esperando baixarem o valor do pacote de 1 Gb.

Pessoal, boa tarde. Segui o tutorial de algumas páginas atrás para configurar a Tim Ultrafibra (Belo Horizonte) em uma Intelbras R1 mas não obtive sucesso... Vocês podem me ajudar? Nunca fiz esse tipo de configuração, apesar de ter uma noção de redes (nunca mexi com GPON)

eu coloquei o R1 em modo router e bridge mas não consegui sucesso em nenhum deles... o status da PON tá com 05, acredito que isso significa que a PON tá ok?

vt40GRi.png

Depois de fazer estes dois passos, o modem R1 estando em bridge, eu preciso colocar a VLAN lá na configuração de bridge? eu tentei usar 210, 100, 1456 mas não consegui conectar a internet, fiquei perdido em qual momento eu preciso fazer a discagem PPPoE... Até tentei configurar em Router e fazer a discagem mas não consigo conectar... Se alguém puder me ajudar nessa parte, eu instalei a Tim fibra e estou no período dos 7 dias de teste, preciso que essa configuração funcione senão vou ter que cancelar...

Na rede aqui hoje, eu tenho um OPNSense mas eu estou tentando primeiro configurar a discagem PPPoE direto no windows por exemplo, ligando o R1 direto no PC pra ver a coisa funcionar inicialmente mas nem isso estou conseguindo...

Desde já muito obrigado

EDIT: Consegui!!! Eu estava tentando o modo PPPoE mas aparentemente (aqui pelo menos) é IPOE. Eu até abri o aparelho e fiz o jumper para verificar a VLAN, consegui ver pelo arduino conforme o @ebm6 explicou e confirmei que a VLAN aqui é 210. Consegui efetuar a primeira configuração com o R1 em Router, só para ver e testar se eu conectava a TIM, agora vou partir para configura-lo bridge, adicionando uma WAN no OPNSense. Meus agradecimentos também aos users @pirate32, @welinton.trigueiro, @_Piccini_ e a todos que participam deste tópico, troca de informações com valor inestimável

Última edição:
Alguem sabe dizer a diferença de escolher na Vlan do bridge a opçao "svlan" ou "translation"? Na pratica não percebi nada, pelo conceito também não entendi qual seria a diferença na pratica. E como ter certeza na pratica que realmente está em Bridge? A TV conectada por cabo na ont conseguiria se conectar na internet com a ont em bridge?

Última edição:
Pessoal, sei que ja existe uma loja e no ML que vendem a Vsol V2802RH, mas caso algum dia falte estoque nacional e demore demais pra chegar ... Existe uma loja no aliepxress que esta vendendo a 2802RH a um preco competitivo com o brasileiro.

Faltou postar o link, mas eu achei vários e um deles um pouco mais barato. Não sei se é esse mesmo que viu. Segue:

Lembrando que agora paga imposto, neste caso, ICMS. No final das contas, mesmo por cerca de 169, fica mais caro do que comprar aqui para alguns estados, além de demorar mais.

Faltou postar o link, mas eu achei vários e um deles um pouco mais barato. Não sei se é esse mesmo que viu. Segue:

Lembrando que agora paga imposto, neste caso, ICMS. No final das contas, mesmo por cerca de 169, fica mais caro do que comprar aqui para alguns estados, além de demorar mais.
Verdade, esqueci de colocar o link.

No valor como esta abaixo dos 50 USD, paga somente o ICMS padrão de 17% e não tem diferença para estados como MG e afins. Coloquei como uma opção quando as lojas BR não tiverem estoque, eu estou esperando aparecer a outra ONU deles a venda no ALI, uma que é wifi 6 e tem porta 2.5gb na LAN ...

No valor como esta abaixo dos 50 USD, paga somente o ICMS padrão de 17% e não tem diferença para estados como MG e afins. Coloquei como uma opção quando as lojas BR não tiverem estoque, eu estou esperando aparecer a outra ONU deles a venda no ALI, uma que é wifi 6 e tem porta 2.5gb na LAN ...
Tem o link desse produto no site da VSOL?

Essa onu ai é melhor. Seria a solução aqui. tu sabe o modelo?

Qual que é a solução mais barata pra eliminar o modem da vivo usando a quantidade minima de equipamentos?

hoje tenho um link empresarial da vivo de 600mb em bridge e um archer c6 como roteador.

Só eu comprar só o ODI + conversor de fibra já da pra tirar o modem da equação? (já tenho aquele cabo pra converter da ponta azul pra verde e uma placa dual sfp+ de 10gbs em um servidor)

To pensando em montar uma maquina e colocar essa placa sfp+ pra rodar com pfsense ou opnsense ou comprar um mikrotik rb760igs que tem entrada de fibra

Principal questão que eu quero tirar o modem da vivo é que ele não funciona ipv6 direito e eu preciso de ipv6 funcionando pra acessar alguns clientes externos que não tem ipv4 fixo.

Qual que é a solução mais barata pra eliminar o modem da vivo usando a quantidade minima de equipamentos?

hoje tenho um link empresarial da vivo de 600mb em bridge e um archer c6 como roteador.

Só eu comprar só o ODI + conversor de fibra já da pra tirar o modem da equação? (já tenho aquele cabo pra converter da ponta azul pra verde e uma placa dual sfp+ de 10gbs em um servidor)

To pensando em montar uma maquina e colocar essa placa sfp+ pra rodar com pfsense ou opnsense ou comprar um mikrotik rb760igs que tem entrada de fibra

Principal questão que eu quero tirar o modem da vivo é que ele não funciona ipv6 direito e eu preciso de ipv6 funcionando pra acessar alguns clientes externos que não tem ipv4 fixo.
Se pretende usar uma máquina como servidor, instala o Pfsense e conecta o ODI direto na placa SFP+ do servidor, aí só configurar.
Seria a solução mais barata porque só precisaria do ODI.

Quanto tu quer gastar? 🤔

Aqui no meu apartamento coloquei um Mikrotik CCR2004-1G-12S+2XS e dois ODI DFP-34X-2C2, um pra Vivo e outro pra TIM, ambos batendo o máximo de velocidade e funcionando perfeitamente com failover, qos, wireguard..., a latência para o gateway dentro do provedor da Vivo/TIM é somente de 0,7ms 🥹

IMG_3387.jpeg

Aqui no meu apartamento coloquei um Mikrotik CCR2004-1G-12S+2XS e dois ODI DFP-34X-2C2, um pra Vivo e outro pra TIM, ambos batendo o máximo de velocidade e funcionando perfeitamente com failover, qos, wireguard..., a latência para o gateway dentro do provedor da Vivo/TIM é somente de 0,7ms 🥹

IMG_3387.jpeg
Eita, roda tudo isso pra uma residência?

Não tem como ser residencial, só esses roteadores aí já são nível empresarial kkk

Troca esses cabos DAC por cabo de fibra, fica mais bonito e com mais segurança pra não ter problemas elétricos. Esses cabos são elétrico e pra dar curto é dois toques ...

Transceiver Fibra SFP+ Cabo Fibra OM4

Eita, roda tudo isso pra uma residência?

Não tem como ser residencial, só esses roteadores aí já são nível empresarial kkk
Sim, só pro meu AP, kkkk
somando toda minha infra, com o servidor que coloquei e o nobreak, gastei quase 32k 🥲
mas funciona muito bem, hehe

Mas esse modelo é XGS-PON e não GPON.
Então, por isso que eu quero falar com os chinas se essa ONU tem como colocar ela em modo GPON com comprimento de onda que usamos aqui no BR ...

Sim, só pro meu AP, kkkk
somando toda minha infra, com o servidor que coloquei e o nobreak, gastei quase 32k 🥲
Eita, vai hackear a NASA? 🤔🤣

Sim, só pro meu AP, kkkk
:mother: :medo::money:

IMG_3387.jpeg
Porque tu não colocou tudo na CCR2004? Os dois ODIS como está e daí ir direto CRS328? 🤔

Essa cloud Key tá pra gerenciar os APS Unifi Enterprise?

Sim, só pro meu AP, kkkk
Com esse valor não aceito se tu tiver menos que um R720 de última geração 🤣🤣🤣

Então, por isso que eu quero falar com os chinas se essa ONU tem como colocar ela em modo GPON com comprimento de onda que usamos aqui no BR ...

Eita, vai hackear a NASA? 🤔🤣
kkkkk, trabalho com computação em nuvem, home office, e curto bastante infraestrutura!
Ainda falta mais um switch, vou comprar o USW-Enterprise-24-PoE-BR pra deixar os U6-Enterprise com 2,5gb/s, a cloud key uso pra gerenciar eles.
A CCR2004 tem um processador potente pra rodar o QOS e o Wireguard, porém, não tem switch chip, então tudo passa pelo processador, ai entra a CRS317, ela consegue manter todos os switches e cabos na velocidade máxima, processa tudo com aceleramento de hardware com o Switch Chip Marvell 98DX8216, aí o limite é o cabo, nem usa nada de CPU. Deixei ela com o DHCP e gerenciando a comunicação entre vlans. Já o CRS328 é um switch POE, deixei trabalhando como L2, só conecta meus dispositivos e manda pro L3 e o router.

kkkkk, trabalho com computação em nuvem, home office, e curto bastante infraestrutura!
Ainda falta mais um switch, vou comprar o USW-Enterprise-24-PoE-BR pra deixar os U6-Enterprise com 2,5gb/s, a cloud key uso pra gerenciar eles.
A CCR2004 tem um processador potente pra rodar o QOS e o Wireguard, porém, não tem switch chip, então tudo passa pelo processador, ai entra a CRS317, ela consegue manter todos os switches e cabos na velocidade máxima, processa tudo com aceleramento de hardware com o Switch Chip Marvell 98DX8216, aí o limite é o cabo, nem usa nada de CPU. Deixei ela com o DHCP e gerenciando a comunicação entre vlans. Já o CRS328 é um switch POE, deixei trabalhando como L2, só conecta meus dispositivos e manda pro L3 e o router.
Tu vai misturar UBIQUTI com Mikrotik? 🤣🤣

Quando tu pegar o USW, tu vai querer começar a tirar tudo e deixar somente UBIQUITI ...

Não pensou em usar pfsense pra gerenciar os ODIS e as sessões do wireguard? Se não me engano pfsense consegue rodar funções L3

Users who are viewing this thread

Voltar