Pessoal, boa tarde. Segui o tutorial de algumas páginas atrás para configurar a Tim Ultrafibra (Belo Horizonte) em uma Intelbras R1 mas não obtive sucesso... Vocês podem me ajudar? Nunca fiz esse tipo de configuração, apesar de ter uma noção de redes (nunca mexi com GPON)
eu coloquei o R1 em modo router e bridge mas não consegui sucesso em nenhum deles... o status da PON tá com 05, acredito que isso significa que a PON tá ok?
Depois de fazer estes dois passos, o modem R1 estando em bridge, eu preciso colocar a VLAN lá na configuração de bridge? eu tentei usar 210, 100, 1456 mas não consegui conectar a internet, fiquei perdido em qual momento eu preciso fazer a discagem PPPoE... Até tentei configurar em Router e fazer a discagem mas não consigo conectar... Se alguém puder me ajudar nessa parte, eu instalei a Tim fibra e estou no período dos 7 dias de teste, preciso que essa configuração funcione senão vou ter que cancelar...
Na rede aqui hoje, eu tenho um OPNSense mas eu estou tentando primeiro configurar a discagem PPPoE direto no windows por exemplo, ligando o R1 direto no PC pra ver a coisa funcionar inicialmente mas nem isso estou conseguindo...
Desde já muito obrigado
EDIT: Consegui!!! Eu estava tentando o modo PPPoE mas aparentemente (aqui pelo menos) é IPOE. Eu até abri o aparelho e fiz o jumper para verificar a VLAN, consegui ver pelo arduino conforme o
@ebm6 explicou e confirmei que a VLAN aqui é 210. Consegui efetuar a primeira configuração com o R1 em Router, só para ver e testar se eu conectava a TIM, agora vou partir para configura-lo bridge, adicionando uma WAN no OPNSense. Meus agradecimentos também aos users
@pirate32,
@welinton.trigueiro,
@_Piccini_ e a todos que participam deste tópico, troca de informações com valor inestimável