[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Eu preciso da central digital pra ter o telefone? é uma linha só com um aparelho só... acho meio overkill comprar um mini pc só pra isso...

Se eu entendi bem, esse carinha aqui basta pra isso:


na verdade qual quer aparelho ou software que se conecte por linha SIP.

pode ser esses ata gateway ae que vc mandou, o pabx virtual 3cx, central pabx fisica da intelbras com suporte a sip, software direto no PC ou celular que se conecte com SIP.

o que importa é ter os dados pra conectar com o servidor sip da operadora e link de conexão ate esse servidor, o resto basta configurar o dispositivo ou software de acordo que funciona.

a vantagem do 3cx que vou usar aqui, é por ele ser um software, da pra virtualizar, e criar varias linhas internas de pabx.
dependendo do aparelho físico que vc comprar vc pode não ter essa flexibilidade de configurar do jeito que quiser.

é mesma logica nossa ae com pfsense e openwrt, a gente configura do jeito que a gente quer e necessita, não como o maldito modem/roteador quer e geralmente não tem as opções que necessitamos.
 
a vantagem do 3cx que vou usar aqui, é por ele ser um software, da pra virtualizar, e criar varias linhas internas de pabx.
dependendo do aparelho físico que vc comprar vc pode não ter essa flexibilidade de configurar do jeito que quiser.
O lance é exatamente esse, eu não tenho essas necessidades pro telefone. Eu só preciso realmente da linha mesmo, porque minha mãe usa, do jeito mais básico possível: receber e fazer ligações, e só. Daí investir uma grana pesada nisso não faz sentido pro meu caso...

Meu foco vai ser bem mais no router, já que eu preciso de um com pelo menos 2 portas 2.5G (1 WAN e uma LAN), e só isso aí já vai custar BEM caro...
 
Alguém com problema da VSOL não conectar via PPPoE automaticamente? Sempre quando o aparelho reinicia preciso simular alguma alteração na interface para forçar a conexão. Utilizo com a rede da TIM.

Screenshot-2023-12-13-154811.png

Clico em "Apply changes" sem alterar nada e ele pega IP na hora.
 
Routers com Wifi e portas 2.5Gbe são raros mesmo, ou to procurando no lugar errado? O único que eu encontrei aqui no brasil foi esse, e pela bagatela de 3700 reais... wtf?!

 
Routers com Wifi e portas 2.5Gbe são raros mesmo, ou to procurando no lugar errado? O único que eu encontrei aqui no brasil foi esse, e pela bagatela de 3700 reais... wtf?!

São bem raros mesmo, procura pelo ax7000 da Xiaomi. Acho que a TP link não tem também, vou dar uma procurada aqui ...
 
Olá,
Estou tentando fazer um router on stick com um nuc + pfSense e uma única porta de rede, conectados no Mitrastar do Vivo Fibra.
Além do NUC, estão conectado no Vivo Fibra 2 ApS Ubiquity e a Vivo TV.
Fiz duas interfaces virtuais no NUC e uma delas subi sem problemas na rede de internet da Vivo.
A segunda perna tentei criar uma rede VLAN segregada para fazer uma LAN segregada usando o switch do Mitra e é nessa que não consegui ter sucesso.
Apontei no pfSense o uso de VLAN (pelo SO e pela interface virtual), apontei na rede WiFi o tagueamento na VLAN também e tudo indica que o switch não está propagando os pacotes tagueados.

Tentei de todas as formas encontrar uma maneira de configurar essa VLAN no modem apontando nas portas e não consegui achar meios: /padrão, SSH, ...
Porém no manual da Mitrastar eles indicam que há, ao menos no 2541 a possibilidade de fazer essa configuração, no firmware original então imagino que o roteador tenha essa capacidade.
Alguém sabe como habilitar VLANs na LAN/Portas do Mitrastar 2741?
 
Uma forma de resolver isso seria definir uma Vlan na porta 2.5Gb para internet e outra Vlan de Voip na porta 1Gb e nela conectar um telefone Voip.
É possível configurar todos os serviços através de uma porta... tenho XZ000-G3 (tplink) e consigo utilizar o IPTV,internet e VOIP. Faço tudo através do ER605 criando as Vlans específicas pra cada serviço.
 
É possível configurar todos os serviços através de uma porta... tenho XZ000-G3 (tplink) e consigo utilizar o IPTV,internet e VOIP. Faço tudo através do ER605 criando as Vlans específicas pra cada serviço.
Para usar o ER605 precisa do equipamento de gerência do Omada? 🤔

Ou ele mesmo já tem a controladora dentro?
 
Para usar o ER605 precisa do equipamento de gerência do Omada? 🤔

Ou ele mesmo já tem a controladora dentro?
Não precisa. O omada é um plataforma que gerencia os dispositivos físicos da tp-link. Por exemplo, aqui em casa tenho o ER605v2, TL-SG2210P, TL-SG3210 e um EAP225 v3 (todos compatíveis com omada) então ao invés de acessar cada equipamento individualmente eu gerencio todos eles pelo omada. No meu caso eu tenho o OC200 que roda o omada mas se vc tiver um VM da pra instalar o software também.
h46Mcy.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Observe se existe alguma opção (network)-> dhcp port control. No meu caso o zte f670l v9 da oi tem essa opção. Se colocar (no control)ele pega o IP da bridge e se a Internet cair ele pega o IP da Lan, na opção (Internet) ele pega só IP da bridge e na opção (lan) pega só IP interno. Veja se tem algo parecido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Só observei que ao atualizar o er605 e resetar para as configurações de fábrica, não conseguia pegar o ip da oi em bridge. Qdo coloquei a vlan 210 untagget funcionou.

Estou com um firmware bem atual no er605. Aqui não vi esses problemasno balanceamento, funcionando bem. A diferença para o er7206 é a porta sfp e mais poder de processamento, principalmente vpn.

No er605 vc tem que colocar o Upstream Bandwidth: e Downstream Bandwidth:. Conforme a capacidade de cada link. Se não ele usa a capacidade de 1gb dos dois links, e faz o balanceamento errado.

Tenho 2 redes. Nssa versão eu consigo colocar o ipv6 da oi nas 2 redes. Antes eu conseguia só em uma. Além de ter dns proxy com o doh e dns proxy.
Aqui ele não pega ipv6 da oi
 
Última edição:
É possível configurar todos os serviços através de uma porta... tenho XZ000-G3 (tplink) e consigo utilizar o IPTV,internet e VOIP. Faço tudo através do ER605 criando as Vlans específicas pra cada serviço.
Estou querendo fazer isso com a OI, aqui, o VOIP vc utiliza algum aparelho de telefone por wifi, ou entrada RJ11 mesmo? Poderia exemplificar, obrigado desde já!
 
virtualizado com HYPER-V.

não perco performance com a virtualização, no meu caso, mas tb já tem uns meses que o host praticamente esta dedicado só com a vm do pfsense, migrei o pfsense pra esse host tem um tempo já.

o antigo host é um ryzen 3700x e esse que esta a vm hj é um i5-3330
o 3700x ainda ta ativo, mas ta rodando parada mais pesada nele, por isso que migrei o pfsense pra outro host.

de config, 4 cores na vm e 4GB ram, mas da pra subir.

e não abro mão de rodar o pfsense virtualizado de jeito nem um, por conta disso:
image.png


o 3cx iria subir uma vm debian pra rodar ele, mas pra isso ainda vou esperar a portabilidade dos números para a algar e pegar a vsol depois disso.

a detalhe, na minha estrutura do hyper-v com os 2 host, a vm do pfsense pode simplesmente migrar de um pro outro em live sem down time.
é outro nivel o que tenho aqui, é realmente para uso empresa :limo:
Gangue do I5-3330 rodando só pFsense se apresentando kkkkkk :limo:
R9m3MRA.png
 
Estou querendo fazer isso com a OI, aqui, o VOIP vc utiliza algum aparelho de telefone por wifi, ou entrada RJ11 mesmo? Poderia exemplificar, obrigado desde já!
Então, tem duas formas de fazer isso. Primeiramente você precisa configurar no seu roteador a Vlan que te da acesso ao Voip (no meu caso é 220 da OI) e associar essa Vlan a porta que corresponde ao link da sua internet (especifico isso porque tenho um load and balance com dois link de internet). Feito isso vc precisa definir se irá comprar um telefone com suporte para Voip ou se você irá comprar um Adaptador ATA, eu acho mais interessante um ATA adapter pois é mais barato, tem mais opções de configurações e você consegue utilizar qualquer telefone analógico nele e inclusive utilizar duas linhas.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: M2A
Gangue do I5-3330 rodando só pFsense se apresentando kkkkkk :limo:
R9m3MRA.png
Não estou conseguindo fazer a atualização para versão 8.1.3. Seja via linha de comando ou pela interface do Proxmox. Segue na versão 8.0.3:
2023-12-15-11-04-14-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png


:poker:
 
Não estou conseguindo fazer a atualização para versão 8.1.3. Seja via linha de comando ou pela interface do Proxmox. Segue na versão 8.0.3:
2023-12-15-11-04-14-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png


:poker:
Tem que ativar o repositório da comunidade e desativar o repo de subscrição
 
Você se refere a isto aqui?

2023-12-15-12-22-33-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png
isso ae.
tem que ficar desta forma:
image.png

image.png


depois de ativar o repo, só lançar no terminal:
apt update
apt upgrade
apt dist-upgrade
 
Estava faltando este último repositório aqui. Grato pela ajuda.
Cara, roda esse script:

Proxmox VE Post Install​

This script provides options for managing Proxmox VE repositories, including disabling the Enterprise Repo, adding or correcting PVE sources, enabling the No-Subscription Repo, adding the test Repo, disabling the subscription nag, updating Proxmox VE, and rebooting the system.

Run the command below in the Proxmox VE Shell.

bash -c "$(wget -qLO - https://github.com/tteck/Proxmox/raw/main/misc/post-pve-install.sh)"

It is recommended to answer “yes” (y) to all options presented during the process.

EDIT..
Proxmox Helper ScriptsNa verdade, salva esse site nos seus favoritos:
 
Bastou incluir o repositório que estava faltando conforme indicado pelo @dudu1505 e consegui fazer a atualização:
2023-12-15-17-19-39-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png
Recomendo então o segundo script desse site, o Kernel-Clean, ele limpa todas as kernels antigas que ficam pra trás depois de um update e atualiza o GRUB.
Esses scripts são ótimos pra quem mantem um home-lab com proxmox, recomendo.
 
na verdade qual quer aparelho ou software que se conecte por linha SIP.

pode ser esses ata gateway ae que vc mandou, o pabx virtual 3cx, central pabx fisica da intelbras com suporte a sip, software direto no PC ou celular que se conecte com SIP.

o que importa é ter os dados pra conectar com o servidor sip da operadora e link de conexão ate esse servidor, o resto basta configurar o dispositivo ou software de acordo que funciona.

a vantagem do 3cx que vou usar aqui, é por ele ser um software, da pra virtualizar, e criar varias linhas internas de pabx.
dependendo do aparelho físico que vc comprar vc pode não ter essa flexibilidade de configurar do jeito que quiser.

é mesma logica nossa ae com pfsense e openwrt, a gente configura do jeito que a gente quer e necessita, não como o maldito modem/roteador quer e geralmente não tem as opções que necessitamos.
Já deu uma olhada nos telefones grand stream? Acredito que um GXP1610 ou 1615 supra sua necessidade.
 
Já deu uma olhada nos telefones grand stream? Acredito que um GXP1610 ou 1615 supra sua necessidade.
pra mim não supre.

esquema vai ser software discador sip no pc e app no celular.
 
Então, tem duas formas de fazer isso. Primeiramente você precisa configurar no seu roteador a Vlan que te da acesso ao Voip (no meu caso é 220 da OI) e associar essa Vlan a porta que corresponde ao link da sua internet (especifico isso porque tenho um load and balance com dois link de internet). Feito isso vc precisa definir se irá comprar um telefone com suporte para Voip ou se você irá comprar um Adaptador ATA, eu acho mais interessante um ATA adapter pois é mais barato, tem mais opções de configurações e você consegue utilizar qualquer telefone analógico nele e inclusive utilizar duas linhas.
Entendi, eu tenho dois links também, TIM e OI, o voip aqui na oi também é 220, uso failover no nanopi R5S e um router da huawei ax3! Valeu pela atenção!
 
Boas. Adquiri um ODI DFP-34X-2C2 e uma RB760igs em conjunto. Fiz as configurações que era preciso pra ter status 5 tudo ok. Fiz autenticação pppoe no mikrotik e tudo ok. O unco problema e que não consigo atigiar a velocidade máxima da minha internet. Tenho 500mb. Chega mais ou menos uns 550mb. Porem quando vou fazer o teste custa chegar a 430mb de down. Tem alguma configuração que falta fazer pra corrigir a velocidade de down? Upload esta correto 330mb que e o máximo que o provedor manda.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo