[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Boa tarde, tu tá usando o pfsense como autenticação? Ele tá fazendo PPoE? Aqui eu tô usando de boas com discagem, só tive que aumentar o clock por núcleo pra passar toda a banda.

Tu tá usando o pfsense baremetal ou virtualizado? Eu acabei fugindo do virtualizado, se dá problema em um server cai toda a rede ...

Não sei se existe, mas uma ideia seria rodar o 3CX no docker ou algum container pra poupar recursos do proxmox (não sei qual virtualizador tu tá usando) ...
virtualizado com HYPER-V.

não perco performance com a virtualização, no meu caso, mas tb já tem uns meses que o host praticamente esta dedicado só com a vm do pfsense, migrei o pfsense pra esse host tem um tempo já.

o antigo host é um ryzen 3700x e esse que esta a vm hj é um i5-3330
o 3700x ainda ta ativo, mas ta rodando parada mais pesada nele, por isso que migrei o pfsense pra outro host.

de config, 4 cores na vm e 4GB ram, mas da pra subir.

e não abro mão de rodar o pfsense virtualizado de jeito nem um, por conta disso:
image.png

o 3cx iria subir uma vm debian pra rodar ele, mas pra isso ainda vou esperar a portabilidade dos números para a algar e pegar a vsol depois disso.

a detalhe, na minha estrutura do hyper-v com os 2 host, a vm do pfsense pode simplesmente migrar de um pro outro em live sem down time.
é outro nivel o que tenho aqui, é realmente para uso empresa :limo:

A idéia de usar um telefone VoIP direto no VSOL não funciona?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

De qualquer forma, me manda o link desse que tu falou
Direto na Vsol, nao funciona porque tu precisa de uma central digital para receber e fazer chamadas ... No caso seria o 3CX que estamos comentado, na Vsol tu coloca a VLAN do VOIP para a porta de 1g e conecta no mini pc direto na VM com 3CX via PCI Passtrough ...

Link Mini PC R86S U

Tem que só desenhar a tua rede direitinho se 3 portas RJ45 são suficienties, se não forem ai teria que ir pra o outro que mandei antes que tem 6 portas RJ45 e nenhuma SFP+

A idéia de usar um telefone VoIP direto no VSOL não funciona?

De qualquer forma, me manda o link desse que tu falou
no meu caso aqui do voip, só pra explicar a ideia.
tem que ser numa vm pelo seguinte.

vou usar a linha remotamente via celular ou pc fora do escritório.

virtualizado com HYPER-V.

não perco performance com a virtualização, no meu caso, mas tb já tem uns meses que o host praticamente esta dedicado só com a vm do pfsense, migrei o pfsense pra esse host tem um tempo já.

o antigo host é um ryzen 3700x e esse que esta a vm hj é um i5-3330
o 3700x ainda ta ativo, mas ta rodando parada mais pesada nele, por isso que migrei o pfsense pra outro host.

de config, 4 cores na vm e 4GB ram, mas da pra subir.

e não abro mão de rodar o pfsense virtualizado de jeito nem um, por conta disso:
image.png

o 3cx iria subir uma vm debian pra rodar ele, mas pra isso ainda vou esperar a portabilidade dos números para a algar e pegar a vsol depois disso.

a detalhe, na minha estrutura do hyper-v com os 2 host, a vm do pfsense pode simplesmente migrar de um pro outro em live sem down time.
é outro nivel o que tenho aqui, é realmente para uso empresa :limo:
Meu filho tua estrutura não é de empresa nao, só ta no nivel de hard core user mesmo haha. Ta quase como eu aqui, to usando o pfsense baremetal na casa dos meus pais com uma VPN wireguard aqui pra casa para passar todo trafego do netflix e afins pra la e nao ter que pagar aquelas 13 reais a mais por mes para ter acesso em outra residencia :yeah:

Não acha que ta na hora de dar upgrade nesse pfsense não? 2.4.4 foi la em 2017 eu acho kkk, to usando aqui o 2.7.2 e ta indo de boa ...

Meu filho tua estrutura não é de empresa nao, só ta no nivel de hard core user mesmo haha. Ta quase como eu aqui, to usando o pfsense baremetal na casa dos meus pais com uma VPN wireguard aqui pra casa para passar todo trafego do netflix e afins pra la e nao ter que pagar aquelas 13 reais a mais por mes para ter acesso em outra residencia :yeah:

Não acha que ta na hora de dar upgrade nesse pfsense não? 2.4.4 foi la em 2017 eu acho kkk, to usando aqui o 2.7.2 e ta indo de boa ...
é de empresa, inclusive é a estrutura do meu escritório
só vivo perigosamente com hardware de consumidor :limo:

e pfsense esta na versão 2.7.2 sim, é o nome dos checkpoint que estão errados, liquei o F na hora de colocar o nome neles hahahah

é de empresa, inclusive é a estrutura do meu escritório
só vivo perigosamente com hardware de consumidor :limo:

e pfsense esta na versão 2.7.2 sim, é o nome dos checkpoint que estão errados, liquei o F na hora de colocar o nome neles hahahah
O meu ta um pouco overkill demais, ainda mais que ta com uso home office haha

O meu ta um pouco overkill demais, ainda mais que ta com uso home office haha

virtualiza isso ae, deixar minipc desse só pra pfsense é overkill de mais, ate msm com link de 2Gb simétrico :haha:
da pra rodar muita coisas ao mesmo tempo sem perder desempenho virtualizando as paradas.

não não meter o loko de meter o nic pass through do proxmox, pq literalmente mata os recursos extras de snapshot e bk da vm.
usar tudo como switch bridge.

coloca o proxmox novo que saiu, ele esta com o cpu governance novo pra processadores com core zen2 pra frente que esta muito bom agora, diferente de antes que tava um porre.

la na roça to com um n5105 com promox + openwrt, rodando bem, só não coloque pfsense lá pq tem umas configs insanas de chatas de vlan e rota manuais que tneho que fazer e não tive tempo de migrar pro pfsense, só aproveitei o bk do ap lixo que já rodava openwrt.

Você está usando uma bomba atômica para matar uma formiga kkk
:yellow:
Entao neh? DHUSADHSUAHDSA

Eu to com o SNORT desligado, se eu colocar ele em modo INLINE ja sobe o uso do processador bastante kkkk

Eu ate queria colocar em um virtualizador, mas sabe como são pessoas de idade quando a internet para de funcionar :therip:

Você está usando uma bomba atômica para matar uma formiga kkk
:yellow:
ti falar que eu acho o minipc meu la na roça mais overkill ainda pro que roda nele :haha:
o openwrt esta com disco de 100GB, ta exibindo errado na luci.
image.png

image.png

virtualiza isso ae, deixar minipc desse só pra pfsense é overkill de mais, ate msm com link de 2Gb simétrico :haha:
da pra rodar muita coisas ao mesmo tempo sem perder desempenho virtualizando as paradas.

não não meter o loko de meter o nic pass through do proxmox, pq literalmente mata os recursos extras de snapshot e bk da vm.
usar tudo como switch bridge.

coloca o proxmox novo que saiu, ele esta com o cpu governance novo pra processadores com core zen2 pra frente que esta muito bom agora, diferente de antes que tava um porre.

la na roça to com um n5105 com promox + openwrt, rodando bem, só não coloque pfsense lá pq tem umas configs insanas de chatas de vlan e rota manuais que tneho que fazer e não tive tempo de migrar pro pfsense, só aproveitei o bk do ap lixo que já rodava openwrt.
Então ... Eu pensei em colocar o proxmox e rodar mais coisas nele, mas ai acaba que se caso a maquina parar ele fica sem acesso a nada!

E não sei como que tu faz ai se deixa a ONU autenticar o PPoE ou no proprio pfsense, se deixar no pfsense com clock baixo não passa toda a banda ...

Entao neh? DHUSADHSUAHDSA

Eu to com o SNORT desligado, se eu colocar ele em modo INLINE ja sobe o uso do processador bastante kkkk

Eu ate queria colocar em um virtualizador, mas sabe como são pessoas de idade quando a internet para de funcionar :therip:
deixa o modem da operadora ON passando a porra toda, ajusta o minipc com a vm e dpeois volta com ele, é o jeito hahahahah

Então ... Eu pensei em colocar o proxmox e rodar mais coisas nele, mas ai acaba que se caso a maquina parar ele fica sem acesso a nada!

E não sei como que tu faz ai se deixa a ONU autenticar o PPoE ou no proprio pfsense, se deixar no pfsense com clock baixo não passa toda a banda ...
é pfsense que faz tudo, tanto pppoe da algar quanto na antes da migração da claro com dhcp.
e bom, to passando ~900Mb de burst na conexão e 600Mb topado depois de 15s com pppoe no pfsense hahahahahah

Direto na Vsol, nao funciona porque tu precisa de uma central digital para receber e fazer chamadas ... No caso seria o 3CX que estamos comentado, na Vsol tu coloca a VLAN do VOIP para a porta de 1g e conecta no mini pc direto na VM com 3CX via PCI Passtrough ...

Link Mini PC R86S U

Tem que só desenhar a tua rede direitinho se 3 portas RJ45 são suficienties, se não forem ai teria que ir pra o outro que mandei antes que tem 6 portas RJ45 e nenhuma SFP+
Minha rede hoje é essa:
Untitled-2023-09-27-1026-1.png

Gostaria de me manter o máximo próximo possível disso, meu único problema é a ausência de uma porta 2.5Gb pro Desktop.

Em teoria, bastariam 2 portas RJ45, sendo uma delas 2.5Gb.

Algo assim:

Untitled-2023-09-27-1026-2.png

Ou assim:

Untitled-2023-09-27-1026-3.png

Ou o mais perto possível desses dois. Não preciso de muita redundância nem nada, é um ambiente residencial mesmo.

Minha rede hoje é essa:
Untitled-2023-09-27-1026-1.png

Gostaria de me manter o máximo próximo possível disso, meu único problema é a ausência de uma porta 2.5Gb pro Desktop.

Em teoria, bastariam 2 portas RJ45, sendo uma delas 2.5Gb.

Algo assim:

Untitled-2023-09-27-1026-2.png

Ou assim:

Untitled-2023-09-27-1026-3.png

Ou o mais perto possível desses dois. Não preciso de muita redundância nem nada, é um ambiente residencial mesmo.
No teu caso do mesmo precisaria ONU Vsol + um mini pc pra rodar o 3CX se quiser ter uma central digital + um roteador wifi ... É o que eu faria no caso!

No teu caso do mesmo precisaria ONU Vsol + um mini pc pra rodar o 3CX se quiser ter uma central digital + um roteador wifi ... É o que eu faria no caso!
é o que vou fazer, provavelmente em janeiro agora.
esperar acabar a portabilidade dos números, esperar a vsol chegar, e arrumar um tempo pra perder configurando ela e a estrutura do 3cx.

Estamos na era dos Mini Pcs parrudos com link de 500mb :mr2:
já estamos preparados para links simétricos de 1Gb, e dependendo da porta ethernet e modem, se pa ate pra 2.5Gb simétricos :limo::limo::limo::limo:

é o que vou fazer, provavelmente em janeiro agora.
esperar acabar a portabilidade dos números, esperar a vsol chegar, e arrumar um tempo pra perder configurando ela e a estrutura do 3cx.
Nao existe uma outra alteranativa do 3CX? Tava pesquisando aqui pra ver qual era e nao encontrei ...

Estamos na era dos Mini Pcs parrudos com link de 500mb :mr2:
Aqui eu to usando o pfsense em uma rede de 700/700 mb, eu usava com um mini pc processador de 1GhZ e ia de boa te 300 mb eu acho que era. Depois fui descobrir que o PPoE do pfsense nao consegue trabalhar com multicore no encapsulamento e descapsulamento dos pacotes PPoE, ou seja, quanto mais banda mais alto deve ser a frequencia single core pra passar toda banda!

Eu preciso da central digital pra ter o telefone? é uma linha só com um aparelho só... acho meio overkill comprar um mini pc só pra isso...

já estamos preparados para links simétricos de 1Gb, e dependendo da porta ethernet e modem, se pa ate pra 2.5Gb simétricos :limo::limo::limo::limo:
Tenta rodar o pfsense com discagem PPoE, regras de firewall pfblocker, vpn wireguard, snort ativado no modo inline e mais algumas coisas que da pra colocar :fire:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu preciso da central digital pra ter o telefone? é uma linha só com um aparelho só... acho meio overkill comprar um mini pc só pra isso...
O @dudu1505 acho que pode tirar essa duvida melhor, mas eu acho que precisaria pra receber os dados VOIP. Acho que talvez exista algum telefone VOIP que faça isso direto, mas ai ja fugiu da minha alçada ...

Users who are viewing this thread

Voltar