[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Vários aqui já comentaram de experiências com o Ubiquiti UFiber Loco (UF-Loco), mas surpreendentemente não tem nenhum registro formal na tabela, então vou deixar um aqui:

Substituí um MitraStar GPT-2541GNAC-N2 na rede Vivo 2 (Porto Alegre / RS).

Primeiramente, configurar o SLID / GPON Password / PLOAM Password (como queiram chamar) foi tranquilo, pela interface, e o primeiro OLT Profile que funcionou foi o Profile 2.

Já pra configurar o GPON Serial Number (e, opcionalmente, o MAC Address também), tem o projeto UFiber Nano G and UFiber LOCO - Serial Hack. Usei ele e foi super tranquilo. O único requisito, pro meu cenário, foi ter o servidor SSH da ONU rodando no momento da alteração (pois a modificação é feita via SSH).

Aqui tem um exemplo de configuração (neste caso, o IP da ONU estava configurado como 192.168.15.1):

Código:
$ git clone git@github.com:v-a-c-u-u-m/ufiber_nano_serial_hack.git

$ cd ./ufiber_nano_serial_hack

$ python3 -m venv ufiber-nano-serial-hack-venv

$ source ./ufiber-nano-serial-hack-venv/bin/activate

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ pip3 install paramiko scp

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ python3 ./ubi_serial_hack.py --insecure -r 192.168.15.1 -p 22 --serial **:**:**:**:**:**:**:** --mac **:**:**:**:**:**
Password:
[+] Downloaded mtdblock3.BIN
[!] Hashsum of mtdblock3.BIN (sha256): ****************************************************************
[~] nvram_version:    6
[~] boot_line:        "e=192.168.1.1:ffffff00 h=192.168.1.254 g= r=f f=vmlinux i=bcm963xx_fs_kernel d=1 p=0 c= a= "
[~] board_id:         "*************"
[~] main_thread:      0
[~] psi_size:         24
[~] num_mac_addr:     5
[~] base_mac_addr:    **:**:**:**:**:**
[~] old_check_sum:    0xffffffff
[~] vendor_id:        "****"
[~] serial_id:        "********"
[~] serial_formatted: "**:**:**:**:**:**:**:**"
[~] gpon_password:    "**********"
[~] checksum:         0x********
[+] Built mtdblock3_new.BIN
[!] Hashsum of mtdblock3_new.BIN (sha256): ****************************************************************
[~] nvram_version:    6
[~] boot_line:        "e=192.168.1.1:ffffff00 h=192.168.1.254 g= r=f f=vmlinux i=bcm963xx_fs_kernel d=1 p=0 c= a= "
[~] board_id:         "*************"
[~] main_thread:      0
[~] psi_size:         24
[~] num_mac_addr:     5
[~] base_mac_addr:    **:**:**:**:**:**
[~] old_check_sum:    0xffffffff
[~] vendor_id:        "****"
[~] serial_id:        "********"
[~] serial_formatted: "**:**:**:**:**:**:**:**"
[~] gpon_password:    "**********"
[~] checksum:         0x*******
[+] Uploaded mtdblock3_new.BIN

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ deactivate

Um detalhe legal dessa ONU é que ela, por padrão, já vem configurada com um MTU L3 de 1982 bytes. Então foi só com ela que consegui atestar que a Vivo (pelo menos a infra que me atende aqui) suporta Baby Jumbo Frames (RFC 4638). Consegui configurar o PPPoE com MTU de 1500 bytes e a rede da Vivo suportou pacotes de 1500 bytes sem fragmentação (tanto IPv4 quanto IPv6). Mas como a Vivo não dá suporte a Path MTU Discovery no IPv4 (por bloquearem ICMP Destination Unreachable Fragmentation required, and DF flag set), usar MTU de 1500 bytes tem um certo risco, então aí é uma questão de preferência. Mas é bom saber que, pra quem quiser download e upload no talo da eficiência (dentro do que a Vivo permite, claro, ainda com o encapsulamento PPPoE), essa ONU é uma boa opção.

L2Jx70o.png


iP1Qypw.png
 
Vários aqui já comentaram de experiências com o Ubiquiti UFiber Loco (UF-Loco), mas surpreendentemente não tem nenhum registro formal na tabela, então vou deixar um aqui:

Substituí um MitraStar GPT-2541GNAC-N2 na rede Vivo 2 (Porto Alegre / RS).

Primeiramente, configurar o SLID / GPON Password / PLOAM Password (como queiram chamar) foi tranquilo, pela interface, e o primeiro OLT Profile que funcionou foi o Profile 2.

Já pra configurar o GPON Serial Number (e, opcionalmente, o MAC Address também), tem o projeto UFiber Nano G and UFiber LOCO - Serial Hack. Usei ele e foi super tranquilo. O único requisito, pro meu cenário, foi ter o servidor SSH da ONU rodando no momento da alteração (pois a modificação é feita via SSH).

Aqui tem um exemplo de configuração (neste caso, o IP da ONU estava configurado como 192.168.15.1):

Código:
$ git clone git@github.com:v-a-c-u-u-m/ufiber_nano_serial_hack.git

$ cd ./ufiber_nano_serial_hack

$ python3 -m venv ufiber-nano-serial-hack-venv

$ source ./ufiber-nano-serial-hack-venv/bin/activate

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ pip3 install paramiko scp

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ python3 ./ubi_serial_hack.py --insecure -r 192.168.15.1 -p 22 --serial **:**:**:**:**:**:**:** --mac **:**:**:**:**:**
Password:
[+] Downloaded mtdblock3.BIN
[!] Hashsum of mtdblock3.BIN (sha256): ****************************************************************
[~] nvram_version:    6
[~] boot_line:        "e=192.168.1.1:ffffff00 h=192.168.1.254 g= r=f f=vmlinux i=bcm963xx_fs_kernel d=1 p=0 c= a= "
[~] board_id:         "*************"
[~] main_thread:      0
[~] psi_size:         24
[~] num_mac_addr:     5
[~] base_mac_addr:    **:**:**:**:**:**
[~] old_check_sum:    0xffffffff
[~] vendor_id:        "****"
[~] serial_id:        "********"
[~] serial_formatted: "**:**:**:**:**:**:**:**"
[~] gpon_password:    "**********"
[~] checksum:         0x********
[+] Built mtdblock3_new.BIN
[!] Hashsum of mtdblock3_new.BIN (sha256): ****************************************************************
[~] nvram_version:    6
[~] boot_line:        "e=192.168.1.1:ffffff00 h=192.168.1.254 g= r=f f=vmlinux i=bcm963xx_fs_kernel d=1 p=0 c= a= "
[~] board_id:         "*************"
[~] main_thread:      0
[~] psi_size:         24
[~] num_mac_addr:     5
[~] base_mac_addr:    **:**:**:**:**:**
[~] old_check_sum:    0xffffffff
[~] vendor_id:        "****"
[~] serial_id:        "********"
[~] serial_formatted: "**:**:**:**:**:**:**:**"
[~] gpon_password:    "**********"
[~] checksum:         0x*******
[+] Uploaded mtdblock3_new.BIN

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ deactivate

Um detalhe legal dessa ONU é que ela, por padrão, já vem configurada com um MTU L3 de 1982 bytes. Então foi só com ela que consegui atestar que a Vivo (pelo menos a infra que me atende aqui) suporta Baby Jumbo Frames (RFC 4638). Consegui configurar o PPPoE com MTU de 1500 bytes e a rede da Vivo suportou pacotes de 1500 bytes sem fragmentação (tanto IPv4 quanto IPv6). Mas como a Vivo não dá suporte a Path MTU Discovery no IPv4 (por bloquearem ICMP Destination Unreachable Fragmentation required, and DF flag set), usar MTU de 1500 bytes tem um certo risco, então aí é uma questão de preferência. Mas é bom saber que, pra quem quiser download e upload no talo da eficiência (dentro do que a Vivo permite, claro, ainda com o encapsulamento PPPoE), essa ONU é uma boa opção.

L2Jx70o.png


iP1Qypw.png
Boa. Tu precisou fazer alguma conversão ou adicionar alguma outra informação para fazer funcionar? Estou com um DFP-34X-2C2 que não sai do estado O3. Também uso Vivo na região de Porto Alegre.
 
Boa. Tu precisou fazer alguma conversão ou adicionar alguma outra informação para fazer funcionar? Estou com um DFP-34X-2C2 que não sai do estado O3. Também uso Vivo na região de Porto Alegre.
No meu caso, só foi preciso fazer a já manjada conversão do GPON Serial Number pra hexadecimal puro.

Ele foi de MSTC******** (por ser MitraStar) pra 4d535443********.

Só isso.
 
Vários aqui já comentaram de experiências com o Ubiquiti UFiber Loco (UF-Loco), mas surpreendentemente não tem nenhum registro formal na tabela, então vou deixar um aqui:

Substituí um MitraStar GPT-2541GNAC-N2 na rede Vivo 2 (Porto Alegre / RS).

Primeiramente, configurar o SLID / GPON Password / PLOAM Password (como queiram chamar) foi tranquilo, pela interface, e o primeiro OLT Profile que funcionou foi o Profile 2.

Já pra configurar o GPON Serial Number (e, opcionalmente, o MAC Address também), tem o projeto UFiber Nano G and UFiber LOCO - Serial Hack. Usei ele e foi super tranquilo. O único requisito, pro meu cenário, foi ter o servidor SSH da ONU rodando no momento da alteração (pois a modificação é feita via SSH).

Aqui tem um exemplo de configuração (neste caso, o IP da ONU estava configurado como 192.168.15.1):

Código:
$ git clone git@github.com:v-a-c-u-u-m/ufiber_nano_serial_hack.git

$ cd ./ufiber_nano_serial_hack

$ python3 -m venv ufiber-nano-serial-hack-venv

$ source ./ufiber-nano-serial-hack-venv/bin/activate

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ pip3 install paramiko scp

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ python3 ./ubi_serial_hack.py --insecure -r 192.168.15.1 -p 22 --serial **:**:**:**:**:**:**:** --mac **:**:**:**:**:**
Password:
[+] Downloaded mtdblock3.BIN
[!] Hashsum of mtdblock3.BIN (sha256): ****************************************************************
[~] nvram_version:    6
[~] boot_line:        "e=192.168.1.1:ffffff00 h=192.168.1.254 g= r=f f=vmlinux i=bcm963xx_fs_kernel d=1 p=0 c= a= "
[~] board_id:         "*************"
[~] main_thread:      0
[~] psi_size:         24
[~] num_mac_addr:     5
[~] base_mac_addr:    **:**:**:**:**:**
[~] old_check_sum:    0xffffffff
[~] vendor_id:        "****"
[~] serial_id:        "********"
[~] serial_formatted: "**:**:**:**:**:**:**:**"
[~] gpon_password:    "**********"
[~] checksum:         0x********
[+] Built mtdblock3_new.BIN
[!] Hashsum of mtdblock3_new.BIN (sha256): ****************************************************************
[~] nvram_version:    6
[~] boot_line:        "e=192.168.1.1:ffffff00 h=192.168.1.254 g= r=f f=vmlinux i=bcm963xx_fs_kernel d=1 p=0 c= a= "
[~] board_id:         "*************"
[~] main_thread:      0
[~] psi_size:         24
[~] num_mac_addr:     5
[~] base_mac_addr:    **:**:**:**:**:**
[~] old_check_sum:    0xffffffff
[~] vendor_id:        "****"
[~] serial_id:        "********"
[~] serial_formatted: "**:**:**:**:**:**:**:**"
[~] gpon_password:    "**********"
[~] checksum:         0x*******
[+] Uploaded mtdblock3_new.BIN

(ufiber-nano-serial-hack-venv) $ deactivate

Um detalhe legal dessa ONU é que ela, por padrão, já vem configurada com um MTU L3 de 1982 bytes. Então foi só com ela que consegui atestar que a Vivo (pelo menos a infra que me atende aqui) suporta Baby Jumbo Frames (RFC 4638). Consegui configurar o PPPoE com MTU de 1500 bytes e a rede da Vivo suportou pacotes de 1500 bytes sem fragmentação (tanto IPv4 quanto IPv6). Mas como a Vivo não dá suporte a Path MTU Discovery no IPv4 (por bloquearem ICMP Destination Unreachable Fragmentation required, and DF flag set), usar MTU de 1500 bytes tem um certo risco, então aí é uma questão de preferência. Mas é bom saber que, pra quem quiser download e upload no talo da eficiência (dentro do que a Vivo permite, claro, ainda com o encapsulamento PPPoE), essa ONU é uma boa opção.

L2Jx70o.png


iP1Qypw.png
o @KILLME adiciona na tabela pra gente ae
 
Bom dia Pessoal, sou novo por aqui e já chego pedidnod uma ajuda.
Hoje tenho um link de fibra de 500MB da VIVO1 em SP e urilizo uma ONT Blu-Castle e um Mikrotik RB 750gr3 funcionando perfeitamente.
Então resolvi fazer um upgrade e comprei um RB 4011 Mikrotik e um Pon-Stik DFP-34G-2C2 e não consigo fazer o PPPOE do Mikrotik conectar de maneira nenhuma.
Ja tentei todas as configurações do Stik que encontrei aqui no forum e nada. Ele fica com ONU State O5, ONU ID 0 e LOID Status Initial Status.
Fiz o teste de utilizar a mesma configuração de PPPOE e V-Lan 10 do mikrotik na porta ETH1 e colocar na ONT e ele conecta, quando passo para a SFP ele fica tentando conectar e nada!
Mais uma informação, quando configurei a ONT Blu-Castle simplesmente coloquei o meu SLID e subiu de primeira.
Vi que alguma pessoas aqui do furum tambem estão na VIVO1 e tiveram sucesso, agradeço muito se puderem me ajudar, já esgotei praticamente todos os testes que conheço.
Agradeço muito se puderem ajudar.
Guilherme.
Bom dia pessoal, consegui resolver! O Reminho me ajudou. Era a V-Lan não estava no padrão 10. Rodei o comando "omcicli mib get 84" no Telnet da ODI e descobri, a minha é 3474, vai entender...
 
Boa tarde pessoal, eu to com esse mesmo problema aqui, conseguiu resolver @mrgs ? Configurei o meu intelbras R1 seguindo os tutoriais do forum, quando rodo o omcicli mib get 84 na porta serial vem a mesma VID em todos os retornos e quando a coloco no modem ela me repassa o IP do VOIP da Oi Fibra e não da Internet.
Alguém mais já caiu nesse caso e conseguiu resolver ou tem alguma sugestão?
Boa noite, ainda sem sucesso.
 
Galera, desculpe ser repetitivo!
Estou com o seguinte SETUP:
Switch gerenciavel ZX-SWTGW218AS 8 portas 2.5 + 1 porta SFP+ instalado um ODI DFP-34X-2C2 Com Firmware RTL960x/Firmware/Anime4000 github V1.0-220923
VLAN no Switch WAN (Uma porta 2.5G + a porta 9 SFP DFP-34X-2C2)
Outra VLAN no Switch LAN (Portas 1 a 7)
Um Mini PC com o PFSENSE conectado no switch nas duas VLANS (Responsavel pela autenticaçao PPPoE)

Substituir um modem VIVO GPT-2541GNAC-N2-SV (Brasília)


Alguem poderia me dar um help?
 
Fala pessoal
Tô na saga pra trocar meu modem da vivo (gpt-2731gn2a4p)
Uma semana quebrando a cabeça já
Queria pedir um help aqui
Tenho vivo fibra sp e um roteador udm pro
Tentei primeiro um tp link xz000 G3
Status fica registered O5
Fiz a config dele e a pppoe não vai
Fiz a conexão serial na placa pra ter mais configs, mas não consegui acesso ao terminal não sei pq
Desisti dele
Agora tô tentando colocar o Intelbras r1
Li todos os posts sobre ele aqui e fiz a configuracao do meu com os parâmetros via console e a vlan id e priority via browser
O status da pon fica registered O5
Mas o pppoe do meu roteador não vai de jeito nenhum, fica esperando e da timeout
Aí plugo o modem da vivo e vai normal

Alguém me dá uma luz por favor?

Abracos
 
esqueci de comentar a resposta do pessoal da biostech na questão do prazo do envio do pedido das 2 vsol.

então, via whatsapp me a atendente viu meu pedido e falou que tinha prazo de 10 dias úteis para fazer o envio do pedido, e realmente como final de ano tem essa cacetada de dia morto, demoraram pra enviar o pedido.

pedido aprovado dia 22/12/23 e enviado dia 09/01/24

agora é esperar o CUrreios fazer a entrega do pac previsto pra dia 17/01/24, mais de uma semana de pac de SP capital pra BH :bem:
 
Fala pessoal
Tô na saga pra trocar meu modem da vivo (gpt-2731gn2a4p)
Uma semana quebrando a cabeça já
Queria pedir um help aqui
Tenho vivo fibra sp e um roteador udm pro
Tentei primeiro um tp link xz000 G3
Status fica registered O5
Fiz a config dele e a pppoe não vai
Fiz a conexão serial na placa pra ter mais configs, mas não consegui acesso ao terminal não sei pq
Desisti dele
Agora tô tentando colocar o Intelbras r1
Li todos os posts sobre ele aqui e fiz a configuracao do meu com os parâmetros via console e a vlan id e priority via browser
O status da pon fica registered O5
Mas o pppoe do meu roteador não vai de jeito nenhum, fica esperando e da timeout
Aí plugo o modem da vivo e vai normal

Alguém me dá uma luz por favor?

Abracos

Usa a ONU que preferir (desde que esteja autenticando corretamente) em "modo transparente" (pra não fazer VLAN tagging), configura o roteador pra fazer VLAN tagging, acessa o roteador via SSH, usa o tcpdump pra sniffar o tráfego na interface que tá fazendo a WAN e vê o que registra de tráfego "cru".

E pro fórum poder ajudar mais, diz aí qual VLAN ID foi configurado, qual priority, em que formato estão configurados o GPON Serial Number e o GPON Password, e de que região do Brasil tu é. Quanto mais informação, melhor.
 
Usa a ONU que preferir (desde que esteja autenticando corretamente) em "modo transparente" (pra não fazer VLAN tagging), configura o roteador pra fazer VLAN tagging, acessa o roteador via SSH, usa o tcpdump pra sniffar o tráfego na interface que tá fazendo a WAN e vê o que registra de tráfego "cru".

E pro fórum poder ajudar mais, diz aí qual VLAN ID foi configurado, qual priority, em que formato estão configurados o GPON Serial Number e o GPON Password, e de que região do Brasil tu é. Quanto mais informação, melhor.
valeu pela ajuda @yuripg1

fiz a vlan tagging pelo roteador
no tcpdump só aparece isso:

Código:
PPPoE PADI [Service-Name] [Host-Uniq 0xFE100600]

e no ppp0.log isso:

Código:
pppd[147646]: Timeout waiting for PADO packets

pelo que pesquisei, ta sendo enviado o broadcast pra saber o servidor pppoe
mas nao tem nenhuma resposta

tenho vivo fibra em sp capital
to usando vlan tag 10 e vlan priority 0
acredito que esta correto pelo que li aqui no forum sao essas configs pra SP
e no modem da vivo está configurado assim tb

no intelbras r1 to usando o GPON SN como ascii+hex
e no tplink xz000-g3 apenas hex

e o GPON Password to colocando o SLID que peguei no modem vivo (10 numeros)

2 duvidas que tenho:

1 - o fato da gpon estar com status Registered O5, quer dizer que as configs estao corretas? Ou mesmo se tiver alguma config errada que nao passe na autenticacao da vivo, o status tb ficaria assim?

2 - no admin do intelbras r1, na tela de config da gpon, nao entendi muito os campos LOID e Senha LOID, acho que aqui pode estar o problema, o que seriam eles?

Abraco
 
valeu pela ajuda @yuripg1

fiz a vlan tagging pelo roteador
no tcpdump só aparece isso:

Código:
PPPoE PADI [Service-Name] [Host-Uniq 0xFE100600]

e no ppp0.log isso:

Código:
pppd[147646]: Timeout waiting for PADO packets

pelo que pesquisei, ta sendo enviado o broadcast pra saber o servidor pppoe
mas nao tem nenhuma resposta

tenho vivo fibra em sp capital
to usando vlan tag 10 e vlan priority 0
acredito que esta correto pelo que li aqui no forum sao essas configs pra SP
e no modem da vivo está configurado assim tb

no intelbras r1 to usando o GPON SN como ascii+hex
e no tplink xz000-g3 apenas hex

e o GPON Password to colocando o SLID que peguei no modem vivo (10 numeros)

2 duvidas que tenho:

1 - o fato da gpon estar com status Registered O5, quer dizer que as configs estao corretas? Ou mesmo se tiver alguma config errada que nao passe na autenticacao da vivo, o status tb ficaria assim?

2 - no admin do intelbras r1, na tela de config da gpon, nao entendi muito os campos LOID e Senha LOID, acho que aqui pode estar o problema, o que seriam eles?

Abraco
provavelmente deve ser outro numero a vlan, como a maioria da galera já postou aqui no tópico.

no modem da operadora mostra vlan 10, 100 e etc, tu faz o scan de vlan com a tua onu e aparece vlan na casa dos 2000 e cacetada.
 
provavelmente deve ser outro numero a vlan, como a maioria da galera já postou aqui no tópico.

no modem da operadora mostra vlan 10, 100 e etc, tu faz o scan de vlan com a tua onu e aparece vlan na casa dos 2000 e cacetada.
Valeu pela ajuda @dudu1505

Quando eu tento fazer o scan
Nunca retorna nada
Tento várias e várias vezes e nada
No Intelbras r1 e no xz000-g3 a mesma coisa
 
Valeu pela ajuda @dudu1505

Quando eu tento fazer o scan
Nunca retorna nada
Tento várias e várias vezes e nada
No Intelbras r1 e no xz000-g3 a mesma coisa

De curiosidade, qual VLAN o seu combo modem/roteador da Vivo está usando para a internet? Creio que dê pra ver no http://192.168.15.1/padrao .

TeTJKoS.png


Depois de confirmar a VLAN correta, a ideia da captura de pacote no roteador (com a ONU em "modo transparente") é poder garantir que estamos batendo na mesma VLAN conferindo o header no PADI. Ah, e só pra garantir: você está fazendo a captura na interface "física/trunk", certo? Não na interface virtual do PPPoE, né?

IsbA1Bk.png


Outras coisas que também se pode tentar (cuidando para testar um método por vez):
  1. Tentar outra VLAN, como no caso do @gui_aug , em que ele relatou que o VLAN ID que funcionou foi o 3474 (doido, né? Mas foi o que funcionou corretamente no caso dele)
  2. Tentar clonar o MAC da WAN do combo modem/roteador da Vivo (creio que essa informação esteja no "Sobre o Dispositivo" no http://192.168.15.1). Nunca vi evidência de que isso seja um requisito, mas não custa tentar. Vai que...
 
Galera, desculpe ser repetitivo!
Estou com o seguinte SETUP:
Switch gerenciavel ZX-SWTGW218AS 8 portas 2.5 + 1 porta SFP+ instalado um ODI DFP-34X-2C2 Com Firmware RTL960x/Firmware/Anime4000 github V1.0-220923
VLAN no Switch WAN (Uma porta 2.5G + a porta 9 SFP DFP-34X-2C2)
Outra VLAN no Switch LAN (Portas 1 a 7)
Um Mini PC com o PFSENSE conectado no switch nas duas VLANS (Responsavel pela autenticaçao PPPoE)

Substituir um modem VIVO GPT-2541GNAC-N2-SV (Brasília)


Alguem poderia me dar um help?
eu acho que o switch tá na posição errada, ele deveria estar em uma saida lan do pfsense. O Odi deveria estar plugado em um roteador diretamente no pfsense ou em um conversor de fibra.
 
Bom dia povo! Existe algum tutorial que ensine fazer passo a passo essas cópias de informações da onu antiga para o Vsol (2.5gbit)? Tô com um onu horrível na Vero (ZTE) e queria colocar esse Vsol no lugar
 
De curiosidade, qual VLAN o seu combo modem/roteador da Vivo está usando para a internet? Creio que dê pra ver no http://192.168.15.1/padrao .

TeTJKoS.png


Depois de confirmar a VLAN correta, a ideia da captura de pacote no roteador (com a ONU em "modo transparente") é poder garantir que estamos batendo na mesma VLAN conferindo o header no PADI. Ah, e só pra garantir: você está fazendo a captura na interface "física/trunk", certo? Não na interface virtual do PPPoE, né?

IsbA1Bk.png


Outras coisas que também se pode tentar (cuidando para testar um método por vez):
  1. Tentar outra VLAN, como no caso do @gui_aug , em que ele relatou que o VLAN ID que funcionou foi o 3474 (doido, né? Mas foi o que funcionou corretamente no caso dele)
  2. Tentar clonar o MAC da WAN do combo modem/roteador da Vivo (creio que essa informação esteja no "Sobre o Dispositivo" no http://192.168.15.1). Nunca vi evidência de que isso seja um requisito, mas não custa tentar. Vai que...
Fala @yuripg1 !

Ja tinha entrado no /padrao do modem da vivo
Foi la que peguei algumas configuracoes
Mas entrei nele de novo e dei uma vasculhada geral la
Quando altero nesse modem vivo a vlan id para outro numero, o pppoe nao responde, ai qdo volto pra 10 ele vai
Entao realmente a minha vlan id e priority é 10 e 0
O que acho estranho que qdo faço o scan das vlans nunca retorna nada

To focando meus testes apenas com o intelbras r1
Pq nele tenho mais opcoes de configuracao do que o tplink xz000-g3
To a várias horas fazendo testes, mudando configuracao, mudanco formatos
E nao consigo de jeito nenhum autenticar pppoe pelo intelbras
To ficando maluco ja
Acho que tem alguma informacao do modem vivo que á usada na autenticacao e que eu nao to fazendo
Mas ja fiz a config de tudo que era possivel
Vi varios posts de sucesso aqui e tentei fazer novas configs e nada

Tentei fazer o clone do mac tb como voce sugeriu e tb nao rolou
 
Bom dia povo! Existe algum tutorial que ensine fazer passo a passo essas cópias de informações da onu antiga para o Vsol (2.5gbit)? Tô com um onu horrível na Vero (ZTE) e queria colocar esse Vsol no lugar
è bem barbada fazer a configuracao da Vsol na Vero, aqui é Vero (a rede é da antiga Renovare) e precisei somente copiar o numero do MAC e foi que nem doce hehe
 
Fiz seguindo esse tutorial: https://viniciuspaes.com/redes/tutorial-substituir-modem-fibra-ftth-modem-vsol-v2802rh/

Como ele não fala em MAC em nenhum momento, apenas dados internos do modem, acabei não trocando. Dá algum problema? O plano de 1gbit aqui tá batendo agora 1.3, 1.4
Peço desculpas, não tem nada a ver com o MAC da ONU e sim com o GPON Serial number ... Ele que eu só troquei aqui na Vsol, e começou a funcionar. Tanto que a Vsol quando eu configurei usava uma firmware com problema que não salvava mais nenhuma informação que fosse alterada apenas o GPON Serial Number quando desligada da tomada. Aqui eu configurei no note e tive que tirar da tomada pra levar pro lugar, aí já viu: perdeu tudo menos o GPON Serial e funcionou normal 🤣🤣🤣

Aqui em casa não passa de 940 mb, tu tá situado aonde mesmo?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo