[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Galera é possível usar um roteador com porta SFP+ e um modulo SFP+ direto na fibra da vivo (conector ponta verde) sem nenhum adaptador ? queria um modulo de marca boa, para já estar preparado até 10G
 
Olá! Acabei de me cadastrar aqui no Fórum.

A princípio podem marcar +1 sucesso!

Oi Fibra
ONU G-1425G-A
ODI V1.0-220923


Tem um bug que não me deixa salvar quase nada via web, então configurei tudo por telnet.

Vou postar depois aqui o script que fiz para configurar, mas ainda estou na luta com duas coisas:

1) O VLAN está uma loucura, já tentei como modo transparente e como PVID 1647.
O problema é que sniffando com o tcpdump eu vejo pacotes com tag e outros sem tag; como se o envio estivesse de uma forma e o recebimento de outro.

Alguém pode me dizer exatamente qual efeito esse comando tem?
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

em outras palavras, qual a diferença do modo 0x10 (padrão) para o modo 0x02?
eu pesquiso na Internet mas só acho todos mandando fazer isso, mas não encontro a explicação do efeito.

No momento estou aqui online sem usar isso.
(mas com gambiarra: coloquei um switch com PVID untagged 1647 pro PC e tagged no lado do stick)

2) Num tem IPv6 naaaum? T.T
Já tentei DHCP...
Já tentei SLAAC...
Já sniffei e não tem nenhum roteador se anunciando por ICMPv6 que nem fazem as ONUs... então de onde elas pegam o prefixo /64? T.T

------------------

PS.: para quem não sabe, estas ONUs Nokia da Oi tem o DMZ bugado, você pode até ver ele funcionar, mas 10% dos pacotes chegam até a sua LAN com o IP público!
Eu tive que escrever um módulo pro kernel do Linux para que ele convertesse tudo que recebesse para o IP de destino 192.168.1.X.
Então quem tá com ódio dessas ONUs porque algo não está funcionando, deve ser esse bug aí.

Meus túneis IPv4/IPv4 e IPv6/IPv4 funcionam perfeitamente.

------------------
PS 2: A OI É UMA DELÍCIA, eu monitorava ela enviando 1 pacote/segundo para uma VPS em NY, e a cada 2 pacotes perdidos ele dava um beep.
Meus 2 links da Oi beepavam 2 vezes por dia enquanto no link da Sumicity era de 5 em 5 minutos e as interrupções DEMORAVAM...
Ou seja, ao menos a Oi do RJ, mesmo custando o dobro da Sumicity, eu não troco por nada.
Como eu faço para pegar o Gpon password nesse gpon da nokia?
 
Para não usar mais o adaptador Apc para Upc, pois o meu deu mer eu refiz a ponta da fibra colocando um conector novo Upc.
Sinal mesma coisa que estava no modem original da Vivo com Apc.
Uma coisa é a teoria e outra é a prática. Entendo o estudo feito e é válido mas ja fiz vários conectores testando em diferentes polimentos e não há qualquer mudança significativa, funciona normalmente. Ressalto que apenas relatei os testes que fiz, apesar disso eu sempre sigo as normas a fim de garantir o pleno funcionamento do conector e do receptor.
 
Pessoal ai do Forum pode colocar mais um caso de sucesso consegui Trocar o HGU da VIVO regiao 1 Cidade de Santos SP pelo ODI e pelo Vsol fico a disposicao para auxiliar aos que nao conseguiram
Com certeza nao precisa mexer em mac algum fiz vou deixar tudo o que fiz uma vez que ja havia trocado tudo o que voces possam imaginar

no ODI

flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0 (é o padrao ASCII)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD XXXXXXXXXX (Esse é o famoso SLID)
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_SN MSTCXXXXXXX
flash set PON_VENDOR_ID MSTC
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

mais 1 itens que fiz pela interface web
que e o OUI que nada mais é os 6 primeiros digitos do mac que vem padrao mesmo do seu stick
LOID pode deixar em branco pois nao usa

no VSOL

pode fazer os mesmos comando do ODI pelo telnet caso o flash set nao funcione use o cfgmib set
o comando para fazer o OUI seria flash set OUI e os 6 digitos do mac padrao mesmo
outra coisa na web aonde tem loid user loid pass pode deixar o SLID


Só consegui fazer funcionar depois de ter usado o ODI que me esclareceu tudo o que eu precisava a unica coisa que eu nao consegui foi deixar as tag das vlan corretas pois no HGU é 10 e aki apareceu 3034

agora uma coisa que eu queria fazer com o vsol e eu nao consegui foi autenticar o pppoe e mandar na lan2 o ip da wan algum brabo que possa me ajudar
 
Pessoal ai do Forum pode colocar mais um caso de sucesso consegui Trocar o HGU da VIVO regiao 1 Cidade de Santos SP pelo ODI e pelo Vsol fico a disposicao para auxiliar aos que nao conseguiram
Com certeza nao precisa mexer em mac algum fiz vou deixar tudo o que fiz uma vez que ja havia trocado tudo o que voces possam imaginar

no ODI

flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0 (é o padrao ASCII)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD XXXXXXXXXX (Esse é o famoso SLID)
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_SN MSTCXXXXXXX
flash set PON_VENDOR_ID MSTC
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

mais 1 itens que fiz pela interface web
que e o OUI que nada mais é os 6 primeiros digitos do mac que vem padrao mesmo do seu stick
LOID pode deixar em branco pois nao usa

no VSOL

pode fazer os mesmos comando do ODI pelo telnet caso o flash set nao funcione use o cfgmib set
o comando para fazer o OUI seria flash set OUI e os 6 digitos do mac padrao mesmo
outra coisa na web aonde tem loid user loid pass pode deixar o SLID


Só consegui fazer funcionar depois de ter usado o ODI que me esclareceu tudo o que eu precisava a unica coisa que eu nao consegui foi deixar as tag das vlan corretas pois no HGU é 10 e aki apareceu 3034

agora uma coisa que eu queria fazer com o vsol e eu nao consegui foi autenticar o pppoe e mandar na lan2 o ip da wan algum brabo que possa me ajudar
Conseguiu em Santos ? Consegue elaborar melhor qual MAC pegar para gravar no flash set OUI ? Ou consegue me mandar print da config?
 
Conseguiu em Santos ? Consegue elaborar melhor qual MAC pegar para gravar no Glash set OUI ?
cara nao precisa se preocupar com o MAC pode usar o mac padrao do equipamento em santos eles nao olham o MAC lembrando que a minha operadora e a VIVO
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@fawkes.ip qual e a onu que voce esta tentando configurar um ODI ou um vsol
 
Última edição:
cara nao precisa se preocupar com o MAC pode usar o mac padrao do equipamento em santos eles nao olham o MAC lembrando que a minha operadora e a VIVO
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@fawkes.ip qual e a onu que voce esta tentando configurar um ODI ou um vsol
Vsol. Tbm uso Vivo. Vou tentar amanha com tua conf e atualizo aq no forum
 
Vsol. Tbm uso Vivo. Vou tentar amanha com tua conf e atualizo aq no forum
Entao se voce nao mudou o ELAN_MAC_ADDR e so pegar os 6 primeiros digitos desse e preencher no OUI
para voce pegar o ELAN_MAC_ADDR basta digitar o comando cfgmib get ELAN_MAC_ADDR ai com o valor em maos digita flash set OUI e os 6 primeiros digitos do mac adiquiridos no comando anterior se nao funcionar digita cfgmib set OUI
 
Entao se voce nao mudou o ELAN_MAC_ADDR e so pegar os 6 primeiros digitos desse e preencher no OUI
para voce pegar o ELAN_MAC_ADDR basta digitar o comando cfgmib get ELAN_MAC_ADDR ai com o valor em maos digita flash set OUI e os 6 primeiros digitos do mac adiquiridos no comando anterior se nao funcionar digita cfgmib set OUI
Mas o Mac da HGU Mitrastar ou da Vsol, nao entendi, dsclp rsrsrs
 
Última edição:
Pessoal, minha ODI so funciona se o roteador estiver no modo switch.
Comprei ate um conversor de midia mas o problema se repete.
Alguem consegue dar uma ajuda ?
 
voce tem como explanar como esta a sua infra estrutura
Tenho OI

Fibra no ODI SFP
ODI SFP no conversor de midia
Conversor de Midia sai para um router que deveria pegar por DHCP
Se eu colocar o roteador em modo switch e colocar no windows ele pega o ip e consigo navegar
 
Tenho OI

Fibra no ODI SFP
ODI SFP no conversor de midia
Conversor de Midia sai para um router que deveria pegar por DHCP
Se eu colocar o roteador em modo switch e colocar no windows ele pega o ip e consigo navegar
voce esta deixando o seu ODI em modo bridge ou em modo router? primeiro esqueca o seu router por enquanto ligue a saida do conversor no pc ou notebook e me fale o ip que o dhcp da placa pegou
 
Pessoal, preciso de um Help!
Acredito que seja na configuração do meu UDM Pro, pois testei com UF-Loco mas só dava luz laranja, XZ00-G3 mas a luz só piscava e no XZ000-G7 e luz ficou estável, mas o UDM não recenhece IP e não consigo ionternet...
Segue as configurações realizadas
1) Estado TPLink + Painel UDM
A luz circulada não era estável no G3... no painel UDM não aparece número de IP como aparece no modem VIVO

2) Configurações UDM

3) Configurações TPLink
Já tentei os números HEX aqui tb e nada.
modem vivo esta vlan 10 e prioridade 0

Agradeço!
Bem Vindo ao clube amigo kkkkk, estou com a mesma dificuldade, também com o UDM Pro, mas o problema no meu caso é nas ONT que não registram corretamente com a OLT.

Estou no aguardo da ONT da VSOL pra ver se funciona.
 
se estiver em modo bridge voce nao vai obter nenhum ip
Acredito que ele esteja em modo bridge
se estiver em modo bridge voce nao vai receber nehum ip na interface lan ai no odi voce so teria a config do ip para acessa a web. e para acessar a web voce precisaria configurar o ip na sua placa de rede do pc ou do note seria assim no odi 192.168.1.1/24 e na sua placa de rede 192.168.1.2/24
 
Pessoal, minha ODI so funciona se o roteador estiver no modo switch.
Comprei ate um conversor de midia mas o problema se repete.
Alguem consegue dar uma ajuda ?
Veja a faixa de IP que está usando, o ODI usa 192.168.1.1 então essa não poderá ser do roteador, se o roteador estiver também com 192.168.1.1, eu uso no meu ODI 192.168.100.1 e poderá assim usar 192.168.1.1 no Router.
 
Bem Vindo ao clube amigo kkkkk, estou com a mesma dificuldade, também com o UDM Pro, mas o problema no meu caso é nas ONT que não registram corretamente com a OLT.

Estou no aguardo da ONT da VSOL pra ver se funciona.
consegui resolver o problema do Vinicius acredito que seja o mesmo bo
 
Pessoal ai do Forum pode colocar mais um caso de sucesso consegui Trocar o HGU da VIVO regiao 1 Cidade de Santos SP pelo ODI e pelo Vsol fico a disposicao para auxiliar aos que nao conseguiram
Com certeza nao precisa mexer em mac algum fiz vou deixar tudo o que fiz uma vez que ja havia trocado tudo o que voces possam imaginar

no ODI

flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0 (é o padrao ASCII)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD XXXXXXXXXX (Esse é o famoso SLID)
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_SN MSTCXXXXXXX
flash set PON_VENDOR_ID MSTC
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

mais 1 itens que fiz pela interface web
que e o OUI que nada mais é os 6 primeiros digitos do mac que vem padrao mesmo do seu stick
LOID pode deixar em branco pois nao usa

no VSOL

pode fazer os mesmos comando do ODI pelo telnet caso o flash set nao funcione use o cfgmib set
o comando para fazer o OUI seria flash set OUI e os 6 digitos do mac padrao mesmo
outra coisa na web aonde tem loid user loid pass pode deixar o SLID


Só consegui fazer funcionar depois de ter usado o ODI que me esclareceu tudo o que eu precisava a unica coisa que eu nao consegui foi deixar as tag das vlan corretas pois no HGU é 10 e aki apareceu 3034

agora uma coisa que eu queria fazer com o vsol e eu nao consegui foi autenticar o pppoe e mandar na lan2 o ip da wan algum brabo que possa me ajudar
@Psygod tudo bem ?

Brother fiz toda a configuração que você passou aqui e avancei um pouco. Consegui verificar a VLAN pelo omcicli mib get 84 , porem não consigo fazer o VSOL discar o PPPOE. Conectei ele direto na minha maquina para discar nada, router tbm nada.

Mesma coisa que você, não consigo discar.
 
@Psygod tudo bem ?

Brother fiz toda a configuração que você passou aqui e avancei um pouco. Consegui verificar a VLAN pelo omcicli mib get 84 , porem não consigo fazer o VSOL discar o PPPOE. Conectei ele direto na minha maquina para discar nada, router tbm nada.

Mesma coisa que você, não consigo discar.
rapaz se voce conseguiu ver as vlans voce ja esta 95% finalizando a sua jornada
agora e facil pra discar o pppoe voce pega o numero da primeira vlan que com certeza nao vai ser a 10 padrao vai em wan

default route selection = specified
channel mode = pppoe
enable napt = check
enable igmp = check
vlan = enable
vlan id = a primeira que te retornou no omcicli mib get 84 aki no meu caso foi 3034
vlan cos = 0
multicast vlan = 0
ip protocol = ipv4/ipv6
application mode = INTERNET
ppp settings =
user = cliente@cliente
senha = cliente
type continuous
request dns = enable
port bind = lan1 e lan 2
depois e so clicar em add e veja surgir a internet no seu vsol
 
rapaz se voce conseguiu ver as vlans voce ja esta 95% finalizando a sua jornada
agora e facil pra discar o pppoe voce pega o numero da primeira vlan que com certeza nao vai ser a 10 padrao vai em wan

default route selection = specified
channel mode = pppoe
enable napt = check
enable igmp = check
vlan = enable
vlan id = a primeira que te retornou no omcicli mib get 84 aki no meu caso foi 3034
vlan cos = 0
multicast vlan = 0
ip protocol = ipv4/ipv6
application mode = INTERNET
ppp settings =
user = cliente@cliente
senha = cliente
type continuous
request dns = enable
port bind = lan1 e lan 2
depois e so clicar em add e veja surgir a internet no seu vsol
Não subiu :( desliguei e liguei 20x e não sobe.

Tentei bridge tbm nada.
 
Alguém conseguiu acesso ao Gpon nokia g-1425g-a da Oi, pois não achei em nem um lugar como acessar as configurações avançadas?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo