[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Pergunta para quem esta usando o VSOL... Eu vi que tem um firmware do tryple oxygem que ajuda a aumentar o upload. No caso de usar a porta 2.5 gb, vcs estao conseguindo o upload maximo? Eu usava o ODI com um conversor 2.5, (tenho oi/vtal (nokia) plano 1gb) e no cabo ele atingia 1045dw e 525 up, mas no wifi, o upload ficava no 250. Troquei o conversor por um convencional de porta gigabit e o upload entrega via wifi 520. Adquiri a vsol, para tentar a velocidade total.
 
Consegui!!! Usei as configurações da página 142, atualizando a firmware pra 1.9.4 do tripleOxygen consegui salvar o hardware version. Fiz um flash OUI também. Aparareceu vlan, 2680, configurei lá a discagem ppoe e sucesso.

Mt obrigado a todos

Valeu @Psygod Espero que consiga ai @brunofrotasp
 
Para substituir o ZTE F6600P que é totalmente capado com uma ONU R1 da Intelbras, rede TIM (VTAL) foi uns 3 dias cutucando essa joça bloqueada.
1- Entrar na Página do ZTE para coletar algumas informações que a TIM(VTAL) usa para validar. (página Management & Diagnosis)
conforme a proxima imageem.
2- Após isso verifique os dados que estão em baixo do seu modem ZTE.
3- Com esses dados partimos para o Telnet da ONU R1. (Utilizei o programa Putty para o telnet. (irá pedir o login e senha que está na sua onu R1)
4- Pele Telnet pode-se fazer o back da configuração original da ONU R1, mas não é necessário. usando o comando flash get...
Mas vamos ao que interessa....
Para conseguir validar a ONU e clonar o ZTE deve-se seguir os seguintes comando pela flash set no telnet:

# flash set GPON_PLOAM_PASSWD ZTEG(seu numero) --> São os 10 primeiros caracteres do GPON SN
# flash get GPON_SN GPON_SN ZTEG(seu numero) --> Serial do seu GPON, está em baixo do modem (para essa ONU R1 não precisa ser em HEX)
# flash set OMCI_OLT_MODE 3 --> Deixar em 3 que o custom mode do intelbras.
# flash set OMCI_SW_VER1 V9.0.10P8N6C --> Informação disponível na página do modem Managment & Diagnosis do ZTE
************************************************** Para o ZTE tem deixar escrito exatamente como está na página dele (Software Version)
# flash set OMCI_SW_VER2 V9.0.10P8N6C --> Idem da acima (vtal verifica tb) TIM
# flash set PON_VENDOR_ID ZTEG --> Padrão ZTEG
# flash set GPON_ONU_MODEL F6600P --> Consegue na página do modem Managment & Diagnosis do ZTE (device type)
# flash set HW_HWVER V9.0.14 --> Consegue na página do modem Managment & Diagnosis do ZTE (Hardware Version)
*************************************** Tem que ser escrito exatamente como está na página do Modem (vtal verifica tudo isso) TIM
# flash set OUI A0092E --> Aqui são os 4 primeiros digitos do MAC adress (Consegue em baixo do modem)
# flash set HW_SERIAL_NO= xxxxxx-ZTE(...) --> Consegue essa informação na página do modem Managment & Diagnosis do ZTE
************************************************ item Device Serial No. (escrever exatamente como está na página do modem)
# flash set ELAN_MAC_ADDR=A0092E(seu mac adress) --> Mac adress completo, consegue em baixo do modem.
# flash set OOMCC_VER=128 --> deixei o padrao que o pessoal coloca
5-Feito isso ONU R1 deverá subir comunicação para ai sim conseguirmos descobrir a VLAN que ela está usando.. com a diferença que não haverá pacotes de envios quando a VLAN não está correta! A proxima imágem já mostra com a Vlan configurada.. que será os proximas etapas.
6-Para descobrir a vlan é necessário usar o comondo pelo telnet na R1:
omcicli mib get 84
porem a R1 gospe os dados na serial que já foi abordada aqui no forum ( abrir a R1, soldar 3 fios nas saidas seriais (TX, RX, GND))
e escutar com um conversor usb/ttl essas saidas... Como eu nao tinha esse coinversor eu utilizei um arduino para tal, codificação bem simples,
liguei os fios rx e tx nos pinos 0 e 1 do arduino e abri o monitor serial dele com a velocidade de 115200.
void setup() {
pinMode(0,INPUT);
pinMode(1,INPUT);
}
void loop() {
}
E nisso obtive qual era a porta da VLAN!! 210 no meu caso TIM(vtal) para curitiba, mesma que a OI usa aqui.
7-Configurar a VLAN e WAN no R1... para mim as configurações foram conforme a imagem a seguir:


E com isso SUCESSO!!
Cara, perdi o dia tentando e não sobe a comunicação de jeito nenhum, sabe o que mais posso fazer? Tentei em uma R1 e em uma XZ000-G7
 
Uma observação, as fotos não estão aparecendo.
Minha região, SP, também é Huawei, agora tô vendo na prática a treta que é pra trocar a ONT deles por outra de fora. Já imaginava, tanto que nem quis fazer.
Editei e coloquei um link com todas as imagens.

No seu caso ou é VSOL com o firmware 1.9.4 ou o ODI com esse firmware que ele fez agora, ai resolve
 
Editei e coloquei um link com todas as imagens.

No seu caso ou é VSOL com o firmware 1.9.4 ou o ODI com esse firmware que ele fez agora, ai resolve
Valeu, vi no link as imagens, você hospedou no IMGBB mas colocou como temporárias? Porque no post elas continuam não aparecendo, mas pelo link como falei, dá pra ver todas.
 
Galera deu ruim aqui...

Coloquei a LAN1 da vsol em bridge, liguei num roteador tp-link archer c5, ppoe discou conectei na net beleza. Porém a velocidade capou e não chega a 100mb.

DOWNLOAD Mbps
92.71
UPLOAD Mbps
94.94

Todos os links estão em 1000Mbps .. o que pode ser ?
 
Galera, tenho uma dúvida em relação a ODI e a Vsol que fiquei matutando mas sempre tive vergonha de perguntar por temer ser taxado de provinciano.
Mas vamos lá, existe alguma maneira de forçar a Vsol ou a ODI pegar um VLAN ID específico? O motivo da pergunta é que se eu utilizar uma das Onus que a Vivo fornecia antigamente eu sempre conecto utilizando VLAN ID 10(sou vivo Região 1), quando utilizo a Vsol ou a ODI sempre vem uma VLAN ID bem diferente, por exemplo 3308. Vi que alguns colegas do fórum da região 1 recebem VLAN ID 10 normal e colegas da Região 2 parecem sempre receber o padrão da Região 2 que é 600. Acho curioso que nenhum dos meus links se eu usar Vsol ou ODI nunca puxa VLAN ID 10. Caso alguém possa dar um resuminho ou se der pra forçar puder me ensinar eu agradeceria.

@KILLME @vorlon @_Piccini_
@FelipeSS
 
Depois de dois dias tentando substituir o F6600P na Tim (v.tal), obtive sucesso.
Substituído por ONU R1 Intelbras

Configurações que usei, baseado no @pirate32 e @ebm6

Defina um ip na sua máquina na faixa 192.168.1.1/24 para acessar a ONU
Na primeira página, configure ela como Router, tem um botão que faz isso automaticamente.
Depois, deixe seu pc em DHCP novamente.
Acesse o telnet/putty para rodar os comandos:

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ZTEG123456 //use os 10 primeiros algarismos de GPON SN (atrás do modem)
flash set GPON_SN ZTEG12345678 //use todos os algarismos de GPON SN
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ZTEG
flash set OMCI_SW_VER1 V9.0.10P8N6C //veja na aba Management & Diagnosis do modem (item Software version)
flash set OMCI_SW_VER2 V9.0.10P8N6C //mesma coisa do anterior
flash set GPON_ONU_MODEL F6600P
flash set HW_HWVER V9.0.14 //confira na mesma aba do modem (Hardware version)
flash set OUI AAAAAA //6 primeiros dígitos do MAC (atrás do modem, sem hífens)
flash set HW_SERIAL_NO 7 ZTE111111111111 //veja na mesma aba do modem, os algarismos após o hífen do item Device Serial No.
flash set ELAN_MAC_ADDR AA00AA00AA00 //copie aqui o MAC atrás do modem, sem hífens
flash set OMCC_VER 128
reboot //importante para salvar as configurações

Utilizei a VLAN 210, moro em Ponta Grossa-PR. Parece que é o padrão da V.tal posr aqui.

Deixei minha em ONU em bridge, vou deixar no link abaixo algumas capturas de tela das configurações (deixe pra desativar o DHCP como última etapa)
https://drive.google.com/drive/folders/19MdoEGnaF-29wcsAW9fS65J6OosvwdnP?usp=sharing

Após isso, renove o DHCP do computador que ele deve pegar o IP público automaticamente, funcionando IPv6 aqui também.

Para finalizar meu setup, liguei direto em um tp-link EX511. Gostei do roteador, e já tem um DDNS gratuito da tp-link para usar, que era o que eu precisava na verdade.
 
Galera, tenho uma dúvida em relação a ODI e a Vsol que fiquei matutando mas sempre tive vergonha de perguntar por temer ser taxado de provinciano.
Mas vamos lá, existe alguma maneira de forçar a Vsol ou a ODI pegar um VLAN ID específico? O motivo da pergunta é que se eu utilizar uma das Onus que a Vivo fornecia antigamente eu sempre conecto utilizando VLAN ID 10(sou vivo Região 1), quando utilizo a Vsol ou a ODI sempre vem uma VLAN ID bem diferente, por exemplo 3308. Vi que alguns colegas do fórum da região 1 recebem VLAN ID 10 normal e colegas da Região 2 parecem sempre receber o padrão da Região 2 que é 600. Acho curioso que nenhum dos meus links se eu usar Vsol ou ODI nunca puxa VLAN ID 10. Caso alguém possa dar um resuminho ou se der pra forçar puder me ensinar eu agradeceria.

@KILLME @vorlon @_Piccini_
@FelipeSS

Eu não faço ideia, aqui só tenho claro para fazer testes e a Claro mostra exatamente as mesmas VLAN's que ela utiliza nas ONT's dela.
 
Eu não faço ideia, aqui só tenho claro para fazer testes e a Claro mostra exatamente as mesmas VLAN's que ela utiliza nas ONT's dela.

Da uma olhada nisso:
Postado no tópico 'Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor'
https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1077032316

O Triple Oxygen é demais!!

Adiciona na tabela depois, tenho certeza que ainda vão aparecer mais pessoas com VTAL e Huawei apenas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Valeu, vi no link as imagens, você hospedou no IMGBB mas colocou como temporárias? Porque no post elas continuam não aparecendo, mas pelo link como falei, dá pra ver todas.

vou tentar reupar e organizar o post, confesso que não lembro como subi lá, tem alguma outra hospedagem legal de usar?
 
Depois de dois dias tentando substituir o F6600P na Tim (v.tal), obtive sucesso.
Substituído por ONU R1 Intelbras

Configurações que usei, baseado no @pirate32 e @ebm6

Defina um ip na sua máquina na faixa 192.168.1.1/24 para acessar a ONU
Na primeira página, configure ela como Router, tem um botão que faz isso automaticamente.
Depois, deixe seu pc em DHCP novamente.
Acesse o telnet/putty para rodar os comandos:



Utilizei a VLAN 210, moro em Ponta Grossa-PR. Parece que é o padrão da V.tal posr aqui.

Deixei minha em ONU em bridge, vou deixar no link abaixo algumas capturas de tela das configurações (deixe pra desativar o DHCP como última etapa)
https://drive.google.com/drive/folders/19MdoEGnaF-29wcsAW9fS65J6OosvwdnP?usp=sharing

Após isso, renove o DHCP do computador que ele deve pegar o IP público automaticamente, funcionando IPv6 aqui também.

Para finalizar meu setup, liguei direto em um tp-link EX511. Gostei do roteador, e já tem um DDNS gratuito da tp-link para usar, que era o que eu precisava na verdade.
Que bom que deu certo amigo! Aproveita que você mora em local onde a Tim usa Rede Neutra pois parece que nessas localidades ela não aplica aquela quota imbecil de 2TB/mês de tráfego e se ultrapassar pode ter o link cortado e contrato cancelado como acontece aqui em São Paulo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Da uma olhada nisso:
Postado no tópico 'Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor'
https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1077032316

O Triple Oxygen é demais!!

Adiciona na tabela depois, tenho certeza que ainda vão aparecer mais pessoas com VTAL e Huawei apenas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



vou tentar reupar e organizar o post, confesso que não lembro como subi lá, tem alguma outra hospedagem legal de usar?
Imgbb é bem bom, precisa lembrar de colocar o tempo de expiração da imagem depois de subir ela, da pra colocar indeterminado, aí não some do nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma observação, as fotos não estão aparecendo.
Minha região, SP, também é Huawei, agora tô vendo na prática a treta que é pra trocar a ONT deles por outra de fora. Já imaginava, tanto que nem quis fazer.
Caso seu modelo seja Huawei, a ferramenta do @FelipeSS não serve pra desbloquear a ONT e você poder colocar em Bridge?
 
Última edição:
Que bom que deu certo amigo! Aproveita que você mora em local onde a Tim usa Rede Neutra pois parece que nessas localidades ela não aplica aquela quota imbecil de 2TB/mês de tráfego e se ultrapassar pode ter o link cortado e contrato cancelado como acontece aqui em São Paulo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Imgbb é bem bom, precisa lembrar de colocar o tempo de expiração da imagem depois de subir ela, da pra colocar indeterminado, aí não some do nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Caso seu modelo seja Huawei, a ferramenta do @FelipeSS não serve pra desbloquear a ONT e você poder colocar em Bridge?
Eu não quis mexer na ONT da Oi por 2 motivos, preguiça e também por não ser o dono pra não dar problema depois. Melhor tentar colocar uma minha mesmo né.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Da uma olhada nisso:
Postado no tópico 'Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor'
https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1077032316

O Triple Oxygen é demais!!

Adiciona na tabela depois, tenho certeza que ainda vão aparecer mais pessoas com VTAL e Huawei apenas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



vou tentar reupar e organizar o post, confesso que não lembro como subi lá, tem alguma outra hospedagem legal de usar?
Olha, eu uso o IMGBB e acho ele o melhor, mas muitos usam o IMGUR.
 
Pergunta para quem esta usando o VSOL... Eu vi que tem um firmware do tryple oxygem que ajuda a aumentar o upload. No caso de usar a porta 2.5 gb, vcs estao conseguindo o upload maximo? Eu usava o ODI com um conversor 2.5, (tenho oi/vtal (nokia) plano 1gb) e no cabo ele atingia 1045dw e 525 up, mas no wifi, o upload ficava no 250. Troquei o conversor por um convencional de porta gigabit e o upload entrega via wifi 520. Adquiri a vsol, para tentar a velocidade total.
Esta firmware custom foi criado para que ele rode de forma automática o comando que ativa o controle de fluxo de dados na porta 2.5Gb da VSOL. Sem este controle de fluxo ativo, o upload da VSOL vai caindo a medida que a latência (distância) entre sua conexão e o ponto de destino (servidor) vai aumentando. Com o controle de fluxo ativo este problema deixa de existir.
 
Olá pessoal, me desculpem por não me apresentar direito, esse é o meu primeiro post nesse forum, mas eu gostaria de apresentar a minha tentativa.

Depois de 10 anos assinando operadoras de rádio e fibra sem robustez nenhuma, finalmente a vivo trouxe a fibra pro meu bairro. Assim que fizeram a instalação, vi que o ONT da vivo (Askey RTF8115VW) não ficaria legal, pois apesar de poder ser usado como bridge, o tamanho, aquecimento e consumo de corrente são altos demais, impossibilitando o uso com minha fonte ininterrupta. Após ver alguns vídeos e posts em forums, comprei um ONT TP-Link XZ000-G3 para substituir o modem da vivo e melhorar a qualidade da instalação. Inicialmente, pensei que seria necessário clonar apenas o número de série (com os 4 primeiros caracteres em HEX) e o SLID do ONT da vivo para que o meu ONT fosse reconhecido, mas infelizmente ao que parece ele está entrando em "fake O5", que pode ser verificado pela luz de link PON continuar piscando, pelo tráfego apenas de pacotes OMCI e a falta de pacotes PON, além do descontrole da potência de upload em dB, que sobe lentamente e fica variando em valores diferentes do que posso verificar na ONT da vivo (ou seria esse um defeito na minha ONT?). após pesquisar um pouco mais, vi que em algumas áreas a rede cobra outros parâmetros do ONT, como versão de hardware, versão de software, Endereço MAC, etc; porém esses parâmetros não estão disponíveis no ONT da TP-Link, muito embora exista a possibilidade de habilitar isso com um firmware alternativo, pelo menos na versão 2.0 (a do meu é 1.0, mas pude ver o mesmo header UART na placa por uma fresta na carcaça).
Alguém tem alguma sugestão sobre o que eu posso tentar?
Mais informações:
Estou em Jacareí, e meu endereço IP está no domínio telesp, apesar do ONT da vivo mostrar "Power Box GVT" no log de conexão na página de configuração avançada.
O firmware do meu ONT já está na versão 230306, eu fiz a atualização antes de fazer os testes.
Firmware do ONT da vivo: BR_SV_g13.12_RTF_TEF001_V8.20_V019
Mais uma dúvida: É normal a temperatura do XZ000-G3 ir para cerca de 60 graus poucos minutos depois dele ser ligado?
Mano estou passando exatamente pelo mesmo problema.. estou em São josé dos campos.. já tentei o intelbras R1 mas sem sucesso também..

Teve algum sucesso por aí? trocou de ONT?
 
Quem comprou a ont 2802rh na biostech que parecer ser o único local onde se acha por aqui, recebeu rápido? comprei no começo da semana e sequer enviaram, consta apenas a confirmação do pagamento. No pedido aparece estoque para 8 dias úteis, porém, na hora da compra, no carrinho não apareceu nada disso, além de que, informam o prazo de 16 dias úteis pra chegar e certamente não irão cumprir pq nem enviaram. Olhei algumas reclamações deles no reclameaqui e a maioria é relacionado a isso.
 
Quem comprou a ont 2802rh na biostech que parecer ser o único local onde se acha por aqui, recebeu rápido? comprei no começo da semana e sequer enviaram, consta apenas a confirmação do pagamento. No pedido aparece estoque para 8 dias úteis, porém, na hora da compra, no carrinho não apareceu nada disso, além de que, informam o prazo de 16 dias úteis pra chegar e certamente não irão cumprir pq nem enviaram. Olhei algumas reclamações deles no reclameaqui e a maioria é relacionado a isso.
A minha levou um pouco mais de uma semana para chegar se lembro bem. Dos que compraram nesta loja e relataram por aqui ninguém deixou de receber.
 
A minha levou um pouco mais de uma semana para chegar se lembro bem. Dos que compraram nesta loja e relataram por aqui ninguém deixou de receber.
O que eu achei estranho é o prazo pra estoque que não aparecia na hora da compra. E no RA muita gente reclamando de prazo expirado pra envio do produto. Segunda irei entrar em contato com eles pra saber quando irão enviar pq não faz sentido algum botarem o produto pra venda e depois aparecer estoque 8 dias úteis, que dá praticamente 15 dias só pra enviar.
 
Quem comprou a ont 2802rh na biostech que parecer ser o único local onde se acha por aqui, recebeu rápido? comprei no começo da semana e sequer enviaram, consta apenas a confirmação do pagamento. No pedido aparece estoque para 8 dias úteis, porém, na hora da compra, no carrinho não apareceu nada disso, além de que, informam o prazo de 16 dias úteis pra chegar e certamente não irão cumprir pq nem enviaram. Olhei algumas reclamações deles no reclameaqui e a maioria é relacionado a isso.
Aqui chegou bem rápido, a loja é no PR e moro em SP. Tinha frete grátis por PAC mas eles enviaram por Sedex. Demorou uns 2 dias para enviarem.
 
Quem comprou a ont 2802rh na biostech que parecer ser o único local onde se acha por aqui, recebeu rápido? comprei no começo da semana e sequer enviaram, consta apenas a confirmação do pagamento. No pedido aparece estoque para 8 dias úteis, porém, na hora da compra, no carrinho não apareceu nada disso, além de que, informam o prazo de 16 dias úteis pra chegar e certamente não irão cumprir pq nem enviaram. Olhei algumas reclamações deles no reclameaqui e a maioria é relacionado a isso.
25 dias corridos para enviarem, 2 dias para chegar(Sedex)
Quando passar o prazo de 8 dias úteis, chama eles no WhatsApp com o número do seu pedido.
 
Quem comprou a ont 2802rh na biostech que parecer ser o único local onde se acha por aqui, recebeu rápido? comprei no começo da semana e sequer enviaram, consta apenas a confirmação do pagamento. No pedido aparece estoque para 8 dias úteis, porém, na hora da compra, no carrinho não apareceu nada disso, além de que, informam o prazo de 16 dias úteis pra chegar e certamente não irão cumprir pq nem enviaram. Olhei algumas reclamações deles no reclameaqui e a maioria é relacionado a isso.
Me devolveram o dinheiro, ficou uns 15 dias sem chegar. A loja de é de Londrina e eu so de Cascavel bem pertinho, mas enfim... Acho que vou pegar uma no paraguai ou no Ali. Só que eu queria APC (verde) e essa só tem da Azul, no Ali tem a versão com APC.
 
Kkkk acho que isso se torna um hábito, vício…
Depois de conseguir fazer funcionar o ODI SFP na Oi graças ao Triple Oxygen, minha VSOL V2802RH ficou sobrando, só que não..
Vim jantar na minha mãe e já toquei fora a HGU Askey da vivo e coloquei a VSOL, foi necessário apenas GPON SN + LOID + PLOAM, por incrível que pareça mesmo morando a apenas 1km de mim, a região dela é diferente, usa SLID enquanto na minha casa era só GPON SN..
Fotos abaixo:
IMG-6990.jpg

Detalhe do Deco M4 rodando como AP enquanto o VSOL faz o DCHP e roteamento.
IMG-6990.jpg


Conversor SC APC X SC UPC:
Foto:
IMG-6988.jpg


Kkkkk um abraço a todos e boa noite
 
25 dias corridos para enviarem, 2 dias para chegar(Sedex)
Quando passar o prazo de 8 dias úteis, chama eles no WhatsApp com o número do seu pedido.
É uma fuleragem uma loja não informar que não tem estoque do produto na hora da compra e só aparecer depois do pedido fechado e pago. Era pra estar escrito no anúncio. Eu não vou esperar os 8 dias úteis pq já fere o CDC uma palhaçada dessas. Segunda-feira entro em contato e se embaçarem pra enviar, eu cancelo. Isso não existe! Mais lento do que comprar na china.
Me devolveram o dinheiro, ficou uns 15 dias sem chegar. A loja de é de Londrina e eu so de Cascavel bem pertinho, mas enfim... Acho que vou pegar uma no paraguai ou no Ali. Só que eu queria APC (verde) e essa só tem da Azul, no Ali tem a versão com APC.
Eu pensei nisso antes de comprar na loja biostech. Porém, lá está bem mais caro. Quanto ao APC, pra mim não é problema pq irei trocar o drop interno para um desse tipo, eliminando o adaptador ou o cabo conversor.

Uma coisa que achei achei no ali essa semana foi um sfp, que pelo anúncio, tb possui ODI, só não sei se serve. Alguém já viu? Segue o link. Na "promoção" está por 160 contos.


tem 3 modelos, sendo c+, c++ e c+++ [3, 5 e 7db, respectivamente]. Os parâmetros acho que batem com o outro modelo indicado aqui 1490/1310.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo