[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
To com o mesmo problema, toda vez que preciso mudar algo ou verificar algo preciso e resetar toda a vsol mas não consigo acessar o: 192.168.1.1 nem pelo roteador nem direto pela Vsol, queria poder acessar..
Mas aqui, no celular que ta conectado via WiFi no roteador como AccessPoint, os sites abrem e a webUI também abre. Kkkkkkkk Só no meu pc que nao funfa cara! Preciso testar em outro PC pra ver. Não entendo o motivo.

Descobri mais um site que não abre: forum.mikrotik.com
Será que problema com firmware isso? To rodando 1.9.4 tripleoxygen, só testei essa. Com a firmware original não encontra VLAN. Tem como entrar contato com o tripleoxygen?

Aqui entrou, aqui está na versão 1.1.7 firmware oficial, falando nisso preciso atualizar kkk, cara nem sei qual firmware é esse ai em kkk e mod?
Sim, é uma versão custom: https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh

Eu acho que a branquinha q comprei tava na 1.1.6 ou 7, não me lembro, mas eu não conseguia salvar o hardware version. GG-GAPL.. salvava sempre GG-G. Aí troquei pra 1.9.4 custom, consegui salvar e deu VLAN na busca.

Mas aí ta nessa, webUi para de logar no pc, sites não abrem, enquanto no wifi funciona tudo normal. :bem:

Sim, é uma versão custom: https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh

Eu acho que a branquinha q comprei tava na 1.1.6 ou 7, não me lembro, mas eu não conseguia salvar o hardware version. GG-GAPL.. salvava sempre GG-G. Aí troquei pra 1.9.4 custom, consegui salvar e deu VLAN na busca.

Mas aí ta nessa, webUi para de logar no pc, sites não abrem, enquanto no wifi funciona tudo normal. :bem:
Estranho, pq não deixa ela em BRIDGE e deixa seu roteador fazer todo o DHCP? Já tentou?

Estranho, pq não deixa ela em BRIDGE e deixa seu roteador fazer todo o DHCP? Já tentou?
Então, eu tenho um tp-link archer c5 velho aqui, lembro que tentei fazer isso e o speed test no meu pc não chegava a 100mbs, apesar de estar em conexão gigabit e plano de 500mb.

Vou tentar de novo pra ver se resolve

Então, eu tenho um tp-link archer c5 velho aqui, lembro que tentei fazer isso e o speed test no meu pc não chegava a 100mbs, apesar de estar em conexão gigabit e plano de 500mb.

Vou tentar de novo pra ver se resolve
Deve ser fast /100, ai complica kkkk, tá na hr de um upgrade em kkk, queria deixar a rede toda 2.5gb aqui mas tá difícil achar switch em conta kkk

To com o mesmo problema, toda vez que preciso mudar algo ou verificar algo preciso e resetar toda a vsol mas não consigo acessar o: 192.168.1.1 nem pelo roteador nem direto pela Vsol, queria poder acessar..
A sua VSOL está configurada desta maneira?
2024-05-14-23-21-54-Router-Mozilla-Firefox.png

Deve ser fast /100, ai complica kkkk, tá na hr de um upgrade em kkk, queria deixar a rede toda 2.5gb aqui mas tá difícil achar switch em conta kkk
Consegui por em bridge aqui, discando pelo archer. A VLAN eu configurei direto no VSOL, é isso ai ne? Ta funcionando entregando toda a velocidade.

Vamos ver se continua dando problema, amanhã eu reporto!

Tô loco pra compra um mikrotik rb750gr3 kkkk

Última edição:
Consegui por em bridge aqui, discando pelo archer. A VLAN eu configurei direto no VSOL, é isso ai ne? Ta funcionando entregando toda a velocidade.

Vamos ver se continua dando problema, amanhã eu reporto!

Tô loco pra compra um mikrotik rb750gr3 kkkk

Tem alguma diferença, vantagem ou desvantagem em configurar a VLAN na ONU. Invés de configurar no roteador ?

Atualmente aqui a Vlan está diretamente na ONU, e o roteador faz apenas o PPPoE com login e senha

Tem alguma diferença, vantagem ou desvantagem em configurar a VLAN na ONU. Invés de configurar no roteador ?

Atualmente aqui a Vlan está diretamente na ONU, e o roteador faz apenas o PPPoE com login e senha
Não sei, presumi q se eu deixasse "Disabled" la nas configurações do Bridge ele nao iria passar VLAN nenhuma... Posso estar errado kkkk

Alias, já parou a webui de novo kkkk mas pelo menos os sites que não abriam antes estão abrindo. Nem ping pra vsol ta funcionando.
Internet continua OK.

Config atual:
VSOL - 192.168.14.1 - DHCP Disabled
Roteador - 192.168.15.1 - PPPoE na VSOL -> Demais consumidores

-- Edit agora voltou xD

Pq essa intermitência ?
Enquanto eu consigo acessar a webui, no mesmo IP pingando pelo roteador ele perde tudo.
sJ0FAoj.png

pdli7NZ.png

KVEX8xd.png

Última edição:
Não tem quem trabalhe com a biostech. Empresa de fundo de quintal, aliás, nem todas desse tipo são assim. Até pra cancelar pedidos ele dão trabalho e ainda se acham os corretos. Fui tentar cancelar a vsol ontem e estão embaçando pra devolver o dinheiro que foi pago no pix, onde o estorno deve ser imediato. O meu pedido, embora eu tenha solicitado o cancelamento, continua ativo. São desorganizados demais. Muita gente reclamando no RA, inclusive de ontem, justamente sobre atraso no envio ou a falta dele. @avatar9966 devolveram teu dinheiro com quantos dias?

Achei interessante esse link.
Pode ser que para usuarios avançados seja chover no molhado, mas achei interessante sobretudo para iniciantes como eu.
Formas de autenticação entre OLT e ONU:

Um detalhe que eu pensei:

Tem como deixar o TR069 desabilitado?? Pois isso impede que o provedor fique futucando na ONU, correto?? O que estou falando procede?

Um detalhe que eu pensei:

Tem como deixar o TR069 desabilitado?? Pois isso impede que o provedor fique futucando na ONU, correto?? O que estou falando procede?
Não é só colocando assim?
01BzXEw.png

Quando coloco ela em disable no ACL perco total conexão com ela
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara consegui mas n sei o pq n acessa ele está na 192.168.1.1 e minha rede na 192.168.31.1, será que foi pq desabilitei o DHCP dela?

Última edição:
Quando coloco ela em disable no ACL perco total conexão com ela
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara consegui mas n sei o pq n acessa ele está na 192.168.1.1 e minha rede na 192.168.31.1, será que foi pq desabilitei o DHCP dela?
a minha tbm está com DHCP desabilitado e com IP diferente da rede com DHCP e consigo abrir (quando ela deixa kkk, agora por exemplo já parou de novo)

a minha tbm está com DHCP desabilitado e com IP diferente da rede com DHCP e consigo abrir (quando ela deixa kkk, agora por exemplo já parou de novo)
Já vi que é doído kkk, se deixo com DHCP ativo funciona mas daí breca uns par de site pelo fato dela querer distribuir IP, e meu roteador também lkkk, daí teria q jogar o roteador para AP

Já vi que é doído kkk, se deixo com DHCP ativo funciona mas daí breca uns par de site pelo fato dela querer distribuir IP, e meu roteador também lkkk, daí teria q jogar o roteador para AP
Se vc desativou o DHCP e deixou em um IP diferente da faixa q seu roteador com dhcp entrega, eu acho que vc teria q setar um IP manual pelo windows na mesma faixa da vsol pra conseguir acesasr, nao ? Apesar de que o meu tbm ta em faixa diferente e as vezes eu cosnigo acessar normal.(só pelo wi-fi )Bom, eu desisto. kkkkkk Alguma alma nos ajude

Última edição:
Se vc desativou o DHCP e deixou em um IP diferente da faixa q seu roteador com dhcp entrega, eu acho que vc teria q setar um IP manual pelo windows na mesma faixa da vsol pra conseguir acesasr, nao ? Apesar de que o meu tbm ta em faixa diferente e as vezes eu cosnigo acessar normal. Bom, eu desisto. kkkkkk Alguma alma nos ajude
Então kkkk, não se se eu setar ele na mesma faixa daria certo mas da pra testar kkk, aqui pelo menos quando preciso coloco ela via cabo no Pc coloco ip dele na mesma faixa e boa funciona kkkk

Pessoal, tem como eu extrair essas informacoes para colocar na UF-LOCO ? tem esses *******

A alguns anos ja fiz isso com a VIVO FIBRA, mas parece que agora vai ser mais trabalhoso

Sei que a OLT é ZTE

Última edição:
Mesmo modem meu kkkkkkk, oque precisa?
Tentei fazer um compilado dos dados relevantes, mas não tive êxito.
Obtive vários status, incluindo wrong, alterei coisas aleatórias, mas penso ser mais sensato colocar a bola no chão e organizar isso com ajuda de quem já fez acontecer. 🙏🏻

Status, neste momento, é O1 (Initial Status).

Cheguei a rodar aquele script em python e gerei o MACKEY a partir do MAC.
Na prática, o que é relevante alterar? Vendor ID, MAC, LOID, Vlan, GPON SN (esse você extraiu da etiqueta??)?

A essa altura eu agradeço demais qualquer orientação que dê um norte por aqui... Abraços.

Tentei fazer um compilado dos dados relevantes, mas não tive êxito.
Obtive vários status, incluindo wrong, alterei coisas aleatórias, mas penso ser mais sensato colocar a bola no chão e organizar isso com ajuda de quem já fez acontecer. 🙏🏻

Status, neste momento, é O1 (Initial Status).

Cheguei a rodar aquele script em python e gerei o MACKEY a partir do MAC.
Na prática, o que é relevante alterar? Vendor ID, MAC, LOID, Vlan, GPON SN (esse você extraiu da etiqueta??)?

A essa altura eu agradeço demais qualquer orientação que dê um norte por aqui... Abraços.
Segue isso aqui: https://viniciuspaes.com/redes/tutorial-substituir-modem-fibra-ftth-modem-vsol-v2802rh/

Users who are viewing this thread

Voltar