[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Já vou começar dizendo que sou BEM leigo no assunto. Estou construindo uma casa nova, a principio vou contratar internet da OI Fiba Premium, falando primeiro sobre o Wifi em questão, qual deles (falando das 4 grandes operadoras) funciona melhor nesse propósito de usar um roteador separado? A casa nova terá 2 andares, 4 quartos em cima, e um espaço para cozinha, sala, churrasqueira e afins embaixo, a principio eu iria utilizar do roteador e do Mesh que deixarei o link abaixo. A grande dúvida é: escolhendo a melhor internet, qual a melhor maneira de usar o meu roteador e não o da operadora? Caso tenha diferença nas operadoras, considerar a OI, para a cidade de Curitiba, acrescentando, se não houver necessidade nos itens que vou listar, gostaria de recomendações, a principio quero da ROG, mas vi que a TP-Link tbm faz coisas boas, segue os links:

cara isso de contratar o plano premium é maior furada. Na minha opinião seu dinheiro será mais bem gasto se vc contratar o plano comum, substituir a ONT e colocar um bom roteador com bons APs. Na vdd o plano premium é uma tentativa superfaturada de fazer isso.

Minhas recomendações são: compre a vsol e substituia a ONT. compre um roteador tipo um nanopi, orangepi ou raspberry pi. Quanto aos APs, qualquer um com wifi 5 e bons recursos são suficientes, dessa forma, um xiaomi ax3000T é um excelente custo benefício. Instale openwrt em todos os aparelhos e vc vai ter uma rede sólida.

Além disso, pagar 2mil reais nesse roteador da asus é uma péssima escolha, apenas esclarecendo, esse roteador da asus possui um broadcom de 3 núcleos a 1,5ghz e 520mb de ram. o nanopi r2s que custa 250 reais possui 4 núcleos a 1,4ghz e 1gb de ram e aceita openwrt enquanto o da asus não.

em relação a operadora, se possível contrate a vivo, pela experiência aqui do fórum e experiência própria, a vivo é a mais simples de todas de substituir e não dá qualquer dor de cabeça. a Oi (vtal) é a mais complicada de substituir (o que não quer dizer que é impossível) e muitas vezes precisa de configurações mais avançadas que as demais para funcionar.

Última edição:
qual e a sua operadora
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara se quiser me chama no privado vou te dar umas orientacoes
@Psygod minha operadora é Claro (MG).

Só para não dizer que não deu certo, consegui sinal, mas o teste fica em apenas 4Mpbs (sendo 500 Mbps via TCG2232).
Toda essa perda pode estar relacionada à questão da fibra (UPC vs APC)?

A causa seria essa questão do corte da fibra ou pode ser ainda na configuração?
Muito obrigado pela ajuda.

Esquisito hhehe, só tem 2 pegadinhas esse site, usar conexão da claro e não pode ser https.
chegando em casa vou tentar via cabo pra ver se vai ou pra ver se é algo do celular kkk

Só para não dizer que não deu certo, consegui sinal, mas o teste fica em apenas 4Mpbs (sendo 500 Mbps via TCG2232).

Rapaz eu de começo usei com o cabo verdinho da fibra até chegar o adaptador e não tinha tanta perca não era mais na latência, acredito q seja alguma configuração então zera de fábrica e refazer depois desliga e liga tudo novamente, Vsol está conectada diretamente no pc ou está passando por algum roteador?

chegando em casa vou tentar via cabo pra ver se vai ou pra ver se é algo do celular kkk

Rapaz eu de começo usei com o cabo verdinho da fibra até chegar o adaptador e não tinha tanta perca não era mais na latência, acredito q seja alguma configuração então zera de fábrica e refazer depois desliga e liga tudo novamente, Vsol está conectada diretamente no pc ou está passando por algum roteador?
Liguei o XPON direto no switch... sem roteador.

Para efeitos de teste, conectei o PC via cabo de rede tanto pela pela outra porta SFP como pela porta RJ45 convencional e ficou nessa mesma velocidade ultra lenta.

A priori, pensei em comprar esse adaptador:
Mas se não for essa a possível causa, talvez eu tenha voltado à estaca zero.

cara isso de contratar o plano premium é maior furada. Na minha opinião seu dinheiro será mais bem gasto se vc contratar o plano comum, substituir a ONT e colocar um bom roteador com bons APs. Na vdd o plano premium é uma tentativa superfaturada de fazer isso.

Minhas recomendações são: compre a vsol e substituia a ONT. compre um roteador tipo um nanopi, orangepi ou raspberry pi. Quanto aos APs, qualquer um com wifi 5 e bons recursos são suficientes, dessa forma, um xiaomi ax3000T é um excelente custo benefício. Instale openwrt em todos os aparelhos e vc vai ter uma rede sólida.

Além disso, pagar 2mil reais nesse roteador da asus é uma péssima escolha, apenas esclarecendo, esse roteador da asus possui um broadcom de 3 núcleos a 1,5ghz e 520mb de ram. o nanopi r2s que custa 250 reais possui 4 núcleos a 1,4ghz e 1gb de ram e aceita openwrt enquanto o da asus não.

em relação a operadora, se possível contrate a vivo, pela experiência aqui do fórum e experiência própria, a vivo é a mais simples de todas de substituir e não dá qualquer dor de cabeça. a Oi (vtal) é a mais complicada de substituir (o que não quer dizer que é impossível) e muitas vezes precisa de configurações mais avançadas que as demais para funcionar.
Boa tarde amigo, ontem, depois que postei, acabei por ler bastante o fórum, e por conta já tinha decidido realmente trocar da oi pela vivo mesmo, vi que o pessoal fala mais da vivo e quase sempre da certo.

Quanto ao roteador, eu não entendo bem os significados de vsol e ONT, o que de fato significa a sigla, caso você tenha alguma explicação boa para leigos aqui no fórum ou saiba de algum vídeo, pois não consegui achar um lugar que me ajudasse nessas questões.

Mas aí como disse, terei uma casa de 2 andares com mais ou menos 350 m² construídos, além da área externa que deve chegar em uns 450m² do terreno total, é algo em torno disso, aí são vários aparelhos, pois além de tv na cozinha, todos os quartos (4), duas salas, churrasqueira, ainda vai ter um celular de cada morador (4), meu desktop, xbox, ps5, notebook, então eu gostaria de ter o wifi mais atualizado do momento, no caso eu vejo pessoal falando do wifi 6 e vi até alguns comentarem do wifi 7, pensando que a casa fica pronta só em 2025, e no momento estou mais fazendo um estudo prévio para chegar já sabendo o que fazer, você acha que o wifi 5 é capaz de suportar tudo isso já?

Agora, indo de fato para o roteador, eu não entendo NADA de roteador, meus primeiros contatos estão sendo aqui, mas vou dar como exemplo celular, existe o celular da Xiaomi (sem criar rivalidade) que tem as especs muito boas e até melhores que o iPhone, pensando nos dois de última geração, porém o iPhone tem a OS que faz ele funcionar tão bem quanto o da Xiaomi, pensando nesse critério, funciona da mesma forma pro roteador? ou o roteador com melhor espec é melhor de FATO, claro que a Asus infla o preço pelo nome, mas 10x mais caro deve ter algo além das especs, não? estava vendo um vídeo e vi que para fazer a ponte na asus é absurdamente fácil, será que para os outros seria tão fácil também? Jamais duvidando de você amigo, só queria esclarecer essas questões pra não ficar com nenhuma dúvida mesmo

Última edição:
Para efeitos de teste, conectei o PC via cabo de rede tanto pela pela outra porta SFP como pela porta RJ45 convencional e ficou nessa mesma velocidade ultra lenta.

Tá estranho isso aí, parece que tá pegando IP da rede de telefone, checou se vc está pegando ipv4? Como está o upload?

Ja tem o esquema para subir o VOIP ? Se sim teria como me passar pois tenho ele (região 2)

Cara eu não uso VOIP a um bastante tempo, não lembro como faz. Mas consegui configurar quando precisei.

No TPlink é mais ou menos assim, eu fiz esse vídeo a uns anos atrás configurando no VDSL da live tim. Na fibra segue esse mesmo esquema.

Última edição:

sim voce precisa do cordao e acoplador ou adaptador de apc para upc

Liguei o XPON direto no switch... sem roteador.

A priori, pensei em comprar esse adaptador:
Mas se não for essa a possível causa, talvez eu tenha voltado à estaca zero.
esse e o melhor eu uso esse ai

Galera tenho um VSOL V2802RH sobrando e amanhã vão instalar a livetim aqui 2 gigas ele suporta ?

Se sim alguém pode postar o tutorial de como configurar esse ONT na TIM?

Grato

Galera tenho um VSOL V2802RH sobrando e amanhã vão instalar a livetim aqui 2 gigas ele suporta ?

Se sim alguém pode postar o tutorial de como configurar esse ONT na TIM?

Grato
Man, ela tem uma porta 2,5gb e aparentemente precisa instalar um fitmware custom pra ela dar um comando toda vez que boota pra desbugar essa porta. entra la no site do tripleoxygen

Pessoal, uma curiosidade, confesso que fiquei surpreso.

Resolvi testar o UF-loco da Ubiquiti no lugar da minha ONU do provedor, que é um ZTE F601.

Deu certo, funcionou belezinha, porem com o UF-LOCO tem um bufferbloat bem alto, nao importa quantos testes eu faça, sempre da mais de 30ms, e recebo a nota B

Já com a ONU ZTE F601 fica sempre entre 0 e 2ms, sempre nota A+.

Resolvi testar a UF-LOCO pra ver se teria alguma diferença de sinal ou velocidade, e acabei descobrindo isso

Cara eu não uso VOIP a um bastante tempo, não lembro como faz. Mas consegui configurar quando precisei.

No TPlink é mais ou menos assim, eu fiz esse vídeo a uns anos atrás configurando no VDSL da live tim. Na fibra segue esse mesmo esquema.

Da pra configurar IPTV, Voip porém no caso do Voip precisa de alguns dados pra autenticar o uso. No caso vai ter que usar uma Vlan específica pra isso, na Oi utilizo o 220 se não me engano.

Boa tarde amigo, ontem, depois que postei, acabei por ler bastante o fórum, e por conta já tinha decidido realmente trocar da oi pela vivo mesmo, vi que o pessoal fala mais da vivo e quase sempre da certo.

Quanto ao roteador, eu não entendo bem os significados de vsol e ONT, o que de fato significa a sigla, caso você tenha alguma explicação boa para leigos aqui no fórum ou saiba de algum vídeo, pois não consegui achar um lugar que me ajudasse nessas questões.

Mas aí como disse, terei uma casa de 2 andares com mais ou menos 350 m² construídos, além da área externa que deve chegar em uns 450m² do terreno total, é algo em torno disso, aí são vários aparelhos, pois além de tv na cozinha, todos os quartos (4), duas salas, churrasqueira, ainda vai ter um celular de cada morador (4), meu desktop, xbox, ps5, notebook, então eu gostaria de ter o wifi mais atualizado do momento, no caso eu vejo pessoal falando do wifi 6 e vi até alguns comentarem do wifi 7, pensando que a casa fica pronta só em 2025, e no momento estou mais fazendo um estudo prévio para chegar já sabendo o que fazer, você acha que o wifi 5 é capaz de suportar tudo isso já?

Agora, indo de fato para o roteador, eu não entendo NADA de roteador, meus primeiros contatos estão sendo aqui, mas vou dar como exemplo celular, existe o celular da Xiaomi (sem criar rivalidade) que tem as especs muito boas e até melhores que o iPhone, pensando nos dois de última geração, porém o iPhone tem a OS que faz ele funcionar tão bem quanto o da Xiaomi, pensando nesse critério, funciona da mesma forma pro roteador? ou o roteador com melhor espec é melhor de FATO, claro que a Asus infla o preço pelo nome, mas 10x mais caro deve ter algo além das especs, não? estava vendo um vídeo e vi que para fazer a ponte na asus é absurdamente fácil, será que para os outros seria tão fácil também? Jamais duvidando de você amigo, só queria esclarecer essas questões pra não ficar com nenhuma dúvida mesmo
então camarada, ONT é a sigla para Optical terminal network, ou seja, é o "modem", a caixinha na qual vc vai ligar a fibra que vem da rua. Vsol é o nome da ONT que recomendados aqui no fórum, Vsol é uma ONT, ODI é outra ONT, Tplink é outra ONT, entende?

pelo que vc relatou, vc vai precisar de multiplos aparelhos p/ poder cobrir toda a metragem da sua residência. Logo, uma rede modular é o ideal. O que quero dizer com modular? você vai ter a fibra plugada na sua ONT, ela vai autenticar o provedor p/ vc, dai o roteador vai fazer todo o gerenciamento da sua rede, e os access points serão unidades wifi espalhadas pela residência para providenciar acesso e cobertura wifi.

as vantagens de uma rede modular é que vc pode ir substituindo ao longo do tempo conforme sua necessidade. Aí que entra a questão do wifi. Atualmente o modelo wifi 5 é mais que suficiente pois já disponibiliza uma banda de aprox 800mbs e a maioria dos aparelhos já conseguem usufruir. o Wifi 6 ainda nem foi implementado de maneira ampla, e aí vc colocar um access point com wifi 6 hoje não vai adiantar de nada, porque por exemplo sua tv e telefones vao conectar no wifi 5 de qualquer forma. Sendo assim, tendo uma rede modular, daqui a uns anos quando o wifi 6 ja estiver difundido vc só vai precisar trocar os access points compreende? e estes aparelhos estarão com preço muito mais acessível.

Quanto ao roteador, marca não importa, chip sim. Esse roteador da asus é um roubo pelo o que entrega. Como te falei, opções muito melhores são os nanopi, orangepi ou raspberrypi. São aparelhos minúsculos, potentes, com baixo consumo e que vao entregar desempenho muito maior. Outra vantagem é que eles utilizam o sistema openwrt que é um sistema open source com todas tecnologias como mesh, nas, qos e sqm, bloqueadores de anuncios, vpn, etc. No final é como vc disse, os specs e o sistema influenciam, por isso pagar barato por um spec melhor e que seja compatível com openwrt que é um dos melhores sistemas de roteadores e gratuito.

no começo a curva de aprendizagem pode assustar, mas te garanto que vale a pena. a comunidade é bem solicita, a documentação no site da openwrt é ampla, e existem muitos vídeos no youtube q te auxiliam a configurar corretamente.

Dá uma olhada aqui:
Eu segui o 'passo a passo' e tudo funcionou OK.

Eu usei o TP-LINK XZ000-G7, e fiz funcionar na VIVO (Vivo 1) - Discando PPPoE, e na TIMLIVE (rede própria) discando tbm PPPoE
A diferença, no link da Vivo vc tem q colocar o GPON SN (no XZ000-G7 você pode colocar em ASCII+HEX, ou seja não precisa converter nada), e o SLID vai no campo senha (ASCII), VLAN aqui é 10.
Na TIMLIVE só precisa do GPON SN (novamente no XZ000-G7 não há a necessidade de converter nada, só selecionar ASCII+HEX) e no campo senha, deixa em branco e VLAN 100.
@KILLME não se se interessa colocar na tabela da primeira página, mas sucesso tanto na VIVO1 quanto na TIMLIVE (Própria) o uso do XZ000-G7.

Considerando o consumo, acredito que em 9~10 meses paga o equipamento pela economia de energia.

Amigo, com a TIM, vc conseguiu pegar IPv6 usando esse GPON da tplink??
Fiz conforme vc falou, VLAN 100 e o PON ID, porém não consegui pegar IPv6. Antes, com o modem antigo da TIM, um KAON eu tb nao conseguia IPv6.

Abraço

Amigo, com a TIM, vc conseguiu pegar IPv6 usando esse GPON da tplink??
Fiz conforme vc falou, VLAN 100 e o PON ID, porém não consegui pegar IPv6. Antes, com o modem antigo da TIM, um KAON eu tb nao conseguia IPv6.

Abraço
Tem que ver se a opcao IPv6 esta ativa, se fez em bridge tem que ta estar ativo no roteador!

Fala, pessoal. Alguém sabe o que significa quando a ONT alterna entre os status O2 e O3, ininterruptamente? Abs.

Alguém com uma v2802rh pra vender, que não irá usar? Se não me engano, tinha uma pessoa vendendo. Não sei se já vendeu ou quem era.

Pessoal, uma curiosidade, confesso que fiquei surpreso.

Resolvi testar o UF-loco da Ubiquiti no lugar da minha ONU do provedor, que é um ZTE F601.

Deu certo, funcionou belezinha, porem com o UF-LOCO tem um bufferbloat bem alto, nao importa quantos testes eu faça, sempre da mais de 30ms, e recebo a nota B

Já com a ONU ZTE F601 fica sempre entre 0 e 2ms, sempre nota A+.

Resolvi testar a UF-LOCO pra ver se teria alguma diferença de sinal ou velocidade, e acabei descobrindo isso

Se o UF-Loco estiver no modo roteador é compreensível de ter um baixo desempenho porque o chip controlador não é potente. Recomendo usar o UF-Loco em Bridge e colocar todo o trabalho de roteamento num roteador secundário. Dependendo da sua operadora é necessário configurar também VLAN, então o roteador deve suportar a criação de VLAN na conexão WAN.

Já se o UF-Loco estiver em bridge então o seu roteador pode não ter um bom hardware para lidar com várias conexões ao mesmo tempo ou não suportar QoS.

Se o UF-Loco estiver no modo roteador é compreensível de ter um baixo desempenho porque o chip controlador não é potente. Recomendo usar o UF-Loco em Bridge e colocar todo o trabalho de roteamento num roteador secundário. Dependendo da sua operadora é necessário configurar também VLAN, então o roteador deve suportar a criação de VLAN na conexão WAN.

Já se o UF-Loco estiver em bridge então o seu roteador pode não ter um bom hardware para lidar com várias conexões ao mesmo tempo ou não suportar QoS.
Ambos em bridge amigo, tanto o ZTE quanto ao Ubiquiti.

Vlan e PPPoE está sendo feito por um Asus RT-AX86U

Ai na sua região é rede própria da Claro ou é rede neutra? Se for a segunda opção, a VLAN da conexão de Internet pode ser outra.

Users who are viewing this thread

Voltar