• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Engenharia [TÓPICO OFICIAL]

Cara eu já olhei esse currículo, deve ser a ênfase em "sistemas eletrônicos", achei muito afude, mas acho que a área de eletrônica/microeletrônica/sistemas digitais é fraca no :br:. :trollfail:

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=3&codcur=3031&codhab=180&tipo=N

:megusta:

Bom, entrei em Comp. porque achei que me poderia gostar de programar, mas aconteceu exatamente o contrário. Esqueci de adicionar que estudo em São Carlos. Então esse seria meu currículo em Eletrônica:

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=18&codcur=18045&codhab=0&tipo=N



 
Eletrônica tbm vai descabelar na programação, principalmente assembly, C e alguma coisa de VBA/VB.NET/DELPHI pra integrar sistemas em computadores.


Programar máquinas ou desenvolver softwares é comum a todo engenheiro, no próprio ciclo básico eu tive muito pascal.


Falar que alguma área especifica é uma porcaria é besteira, o brasil é uma porcaria como um todo e tudo nesse pais sofre o reflexo da desordem geral praticada por aqui.


Esses dias eu visitei uma linha de produção aqui no br e quando se precisa fazer algum ajuste de programação dos clps, isso é realizado por uma pessoa lá na suécia.

Ao lado dos clps tem um modem wifi e o *** faz a assistência remota lá da suécia e nem precisa contratar ngm daqui de banania.

O problema do Brasil é o próprio Brasil, como fazer pra trabalhar ou estudar decentemente quando o país é totalmente desestruturado ?
 
Bom, entrei em Comp. porque achei que me poderia gostar de programar, mas aconteceu exatamente o contrário. Esqueci de adicionar que estudo em São Carlos. Então esse seria meu currículo em Eletrônica:

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=18&codcur=18045&codhab=0&tipo=N





É bacana também cara, mas volto ao ponto da falta de área, se eu morasse em SP eu provavelmente tentaria EC daí mas dento da faculdade a minha cabeça mudaria e eu tentaria o curso que te mostrei(na verdade com a cabeça de hoje e com 17 anos eu fugiria totalmente da elétrica/eletrônica/computação :haha:)

Esse é do lugar que eu estudo:

http://www1.ufrgs.br/Graduacao/xInf...odHabilitacao=72&CodCurriculo=207&sem=2013022
Ando desconfiando que é uma mistura mal feita de CC e elétrica. :fuuu:
 
Em tempo, alguém saberia me dizer qual motivação para cursar sistemas e sinais? Dizem que é o inferno na terra e é eletiva, se não for útil não tem o porquê de sofrer desnecessariamente...
 
Em tempo, alguém saberia me dizer qual motivação para cursar sistemas e sinais? Dizem que é o inferno na terra e é eletiva, se não for útil não tem o porquê de sofrer desnecessariamente...

Se tivesse a ementa eu poderia te responder mais fácil, porém é uma matéria bem interessante.
Vai passar por Fourier, entender a formação de sinais (harmônicas que estão na moda hoje em dia), entender bem Laplace, o plano Z, que serve pra discretizar filtros e controladores.
Estabilidade de sistemas e tudo mais.

É uma matéria sensacional.
 
Em tempo, alguém saberia me dizer qual motivação para cursar sistemas e sinais? Dizem que é o inferno na terra e é eletiva, se não for útil não tem o porquê de sofrer desnecessariamente...

Já cursei ela e pra mim (Univ. Fed. de Itajubá) chamou Modelagem e Análise de Sistemas Dinâmicos.

É difícil e dá trabalho.

Precisa saber bem Equações diferenciais, tanto o básico (resolução, manipulação, etc) quanto Transformada de Laplace, Fourier, etc.

Falando a grosso modo, você aprende a modelar matematicamente circuitos (RLC) e sistemas físicos (sistemas de amortecimento massa-mola, etc) de diferentes modos: EDO, Função de Transferência, Espaço de Estados, Diagrama de Blocos.

Aprende também a analisar regime transitório, estabilidade de sinais, deslocamento temporal de sinais, etc.

Alguns livros que usei foram:

Engenharia de Controle Moderno (OGATA)
Sistemas de Controle Moderno (DORF)
Sinais e Sistemas Lineares (LATHI)
Signals and Systems (OPENHEIM)

Se for pegar como optativa, não recomendo, a não ser que você vá seguir um aprofundamento maior na área de Controle.
 
Se tivesse a ementa eu poderia te responder mais fácil, porém é uma matéria bem interessante.
Vai passar por Fourier, entender a formação de sinais (harmônicas que estão na moda hoje em dia), entender bem Laplace, o plano Z, que serve pra discretizar filtros e controladores.
Estabilidade de sistemas e tudo mais.

É uma matéria sensacional.

Interessante. :joia:

Achei um plano de ensino de 2011/1:

http://www.ece.ufrgs.br/~eng04006/pe/ENG04006PE20111.pdf

Já cursei ela e pra mim (Univ. Fed. de Itajubá) chamou Modelagem e Análise de Sistemas Dinâmicos.

É difícil e dá trabalho.

Precisa saber bem Equações diferenciais, tanto o básico (resolução, manipulação, etc) quanto Transformada de Laplace, Fourier, etc.

Falando a grosso modo, você aprende a modelar matematicamente circuitos (RLC) e sistemas físicos (sistemas de amortecimento massa-mola, etc) de diferentes modos: EDO, Função de Transferência, Espaço de Estados, Diagrama de Blocos.

Aprende também a analisar regime transitório, estabilidade de sinais, deslocamento temporal de sinais, etc.

Alguns livros que usei foram:

Engenharia de Controle Moderno (OGATA)
Sistemas de Controle Moderno (DORF)
Sinais e Sistemas Lineares (LATHI)
Signals and Systems (OPENHEIM)

Se for pegar como optativa, não recomendo, a não ser que você vá seguir um aprofundamento maior na área de Controle.

Opa, valeu pela resposta, aqui onde estudo a cadeira é muito punk e é obrigatória para eng. de energia/elétrica/controle e automação e para computação é eletiva(ou optativa como tu disse). Ainda tenho uns 2 semestres para me decidir que cadeiras eletivas eu vou cursar, sinais parece ser interessante mas tem que ver se vale a pena sofrer, se tem área para EC onde os fundamentos disso possam ser úteis, tu falou em controle e tem umas cadeiras com nome "sistemas de controle" que são liberadas, assim como uma de comunicação e outra de "processamento digital de sinais".
 
Última edição:
Alguém tem o "Mecânica Vetorial para Engenheiros - Estática" em pdf?
To precisando pois quero estudar um pouco de estruturas antes da aula, porém, como estudarei no serviço não quero carregar aquele trambolho que é o livro.
 
Primeira prova de calculo I hoje, tomei no rabo pra valer. :haha:

Só caiu funçoes nessa prova, imagino daqui pra frente que vai começar derivadas e em breve integrais. :damn:




vlwzxx..
 
Não se preocupa. O mais facil já passou...
Chato é derivadas, depois as integrais parecem fáceis comparadas a elas
 
Alguém aqui se interessa por pesquisa e desenvolvimento? Gostaria de trabalhar com pesquisas na área de engenharia elétrica ou mecatrônica/robótica, mas não faço ideia de como e onde procurar sobre como é, bolsas, etc. Só sei que devo aprimorar meu currículo acadêmico.

Alguém poderia dar uma luz? :nooo: Deveria procurar por empresas do ramo, universidades?
 
Comecei 02/08 Eng de produção, primeiro dia de aula, 5 aulas de Cálc. I
pensa no balde de água fria que foi, sei que não vai ser fácil, pois nunca me dei bem com cálculos e odeio matemática, mas me formei no curso téc de 2 anos de mecânica onde era só cálculo, gosto do que faço mas sei que nada cai do céu, então vou ter que me virar . :haha:
 
Sem querer ser chato, nem parecer desesperado, mas alguém poderia resolver essas questoes de EDO para mim?
A 2 e a 3.. :fuuu::fuuu::trollfail:

http://imageshack.us/photo/my-images/202/8c8x.jpg

Dica, depois de ler a teoria e esgotar as possibilidades de resposta.
Use o Wolfram.
(cuidado, não vicie no uso dele porque você não aprende. Tente aprender e usá-lo para conferir as respostas).

Exemplo:
http://www.wolframalpha.com/input/?i=y''+-+y'+-6y+=+3t²+++t+-1

Clique em "Step-by-step solution".

Enjoy :fovhappy:
 
Comecei 02/08 Eng de produção, primeiro dia de aula, 5 aulas de Cálc. I
pensa no balde de água fria que foi, sei que não vai ser fácil, pois nunca me dei bem com cálculos e odeio matemática, mas me formei no curso téc de 2 anos de mecânica onde era só cálculo, gosto do que faço mas sei que nada cai do céu, então vou ter que me virar . :haha:


Fala cara

Olha, meu primeiro semestre foi assim também, na primeira semana eu ja tinha tomado umas 4 chibatadas na cara..
Nunca fui otimo nestas materias, mas hoje mesmoe eu me fodendo nela osto da adrenalina !


:haha::haha: Foda não?
 
Sem querer ser chato, nem parecer desesperado, mas alguém poderia resolver essas questoes de EDO para mim?
A 2 e a 3.. :fuuu::fuuu::trollfail:

http://imageshack.us/photo/my-images/202/8c8x.jpg

Vou dar um passo a passo de como resolve:

QUESTÃO 2: Todas as letras são EDOs não homogêneas.

1) Ache a solução da parte homogênea através da resolução da equação característica correspondente

Ex. da letra "a": Homogênea é y" - y' - 6y=0, então, a correspondente é: r² - r - 6=0.

2) Ache a solução particular (da parte não homogênea) através de:

i) Comparação com uma das 3 formas conhecidas de solução de eq. particulares
ii) Montagem do sistema de equações
iii) Expansão em frações parciais
iv) Resolução, achando os coeficientes da expansão.

3) Substituição no modelo conhecido de Solução Geral: y(x) = c1*y1+c2*y2+yp, ou seja, solução da homogênea mais a solução da particular.

4)Montagem do sistema com a solução geral e a derivada da solução geral, substituindo os valores iniciais e achando os coeficientes c1 e c2.

QUESTÃO 3: Resolução por aproximação em Séries de Potência, bem chatinha, se for fazer passo a passo aqui fico umas 2horas digitando
:haha:.

EDO é melzinho na chupeta, parece receita de bolo
:coolface:
A parte mais chatinha em EDO é solução de EDOs em séries de Potência, mas mesmo assim é receita de bolo, bem passo a passo.
 
Última edição:
Vou dar um passo a passo de como resolve:

QUESTÃO 2: Todas as letras são EDOs não homogêneas.

1) Ache a solução da parte homogênea através da resolução da equação característica correspondente

Ex. da letra "a": Homogênea é y" - y' - 6y=0, então, a correspondente é: r² - r - 6=0.

2) Ache a solução particular (da parte não homogênea) através de:

i) Comparação com uma das 3 formas conhecidas de solução de eq. particulares
ii) Montagem do sistema de equações
iii) Expansão em frações parciais
iv) Resolução, achando os coeficientes da expansão.

3) Substituição no modelo conhecido de Solução Geral: y(x) = c1*y1+c2*y2+yp, ou seja, solução da homogênea mais a solução da particular.

4)Montagem do sistema com a solução geral e a derivada da solução geral, substituindo os valores iniciais e achando os coeficientes c1 e c2.

QUESTÃO 3: Resolução por aproximação em Séries de Potência, bem chatinha, se for fazer passo a passo aqui fico umas 2horas digitando
:haha:.

EDO é melzinho na chupeta, parece receita de bolo
:coolface:
A parte mais chatinha em EDO é solução de EDOs em séries de Potência, mas mesmo assim é receita de bolo, bem passo a passo.

Lembro mais de porra nenhuma desses paranauê ae :haha:
 
Comecei, no dia 29/07, Eng Mecânica. Daqui 5 anos me formo.
 
Vou dar um passo a passo de como resolve:

QUESTÃO 2: Todas as letras são EDOs não homogêneas.

1) Ache a solução da parte homogênea através da resolução da equação característica correspondente

Ex. da letra "a": Homogênea é y" - y' - 6y=0, então, a correspondente é: r² - r - 6=0.

2) Ache a solução particular (da parte não homogênea) através de:

i) Comparação com uma das 3 formas conhecidas de solução de eq. particulares
ii) Montagem do sistema de equações
iii) Expansão em frações parciais
iv) Resolução, achando os coeficientes da expansão.

3) Substituição no modelo conhecido de Solução Geral: y(x) = c1*y1+c2*y2+yp, ou seja, solução da homogênea mais a solução da particular.

4)Montagem do sistema com a solução geral e a derivada da solução geral, substituindo os valores iniciais e achando os coeficientes c1 e c2.

QUESTÃO 3: Resolução por aproximação em Séries de Potência, bem chatinha, se for fazer passo a passo aqui fico umas 2horas digitando
:haha:.

EDO é melzinho na chupeta, parece receita de bolo
:coolface:
A parte mais chatinha em EDO é solução de EDOs em séries de Potência, mas mesmo assim é receita de bolo, bem passo a passo.

01. ainda não vi transformada de laplace

02. é extremamente fácil depois que você aprende

03. :vish: faço nem ideia de como resolver.... provavelmente veremos isso ainda.
 
Fala galera, tudo bom?

Seguinte, alguem ai conhece a bolsa de estudo Estuda Mais Brasil?
Ganhei 50% de bolsa deste instituição em outra faculdade, queria saber se alguem conhece ou tem isto...
 
Eu acabo de sair de Engenharia Ambiental, para Gestão Ambiental. não me arrependo, aqui no RS, Engenharia é uma GRANA $$$, e demorado demais, estava conseguindo pagar apenas 4 cadeiras ( dias ) e já tava nos R$ 1250,00 / mês, contabilizando todos meus custos, e pelos meus cálculos faltaria ainda 7 anos para me formar nessa velocidade, então mudei para gestão que é mais objetivo o curso, estou gostando, e pretendo gastar metade disso para me formar.
 
Eu acabo de sair de Engenharia Ambiental, para Gestão Ambiental. não me arrependo, aqui no RS, Engenharia é uma GRANA $$$, e demorado demais, estava conseguindo pagar apenas 4 cadeiras ( dias ) e já tava nos R$ 1250,00 / mês, contabilizando todos meus custos, e pelos meus cálculos faltaria ainda 7 anos para me formar nessa velocidade, então mudei para gestão que é mais objetivo o curso, estou gostando, e pretendo gastar metade disso para me formar.

Foda neh cara, como se não bastasse a gente se fo.der muito na facul, ainda temos que pagar absurdos para estudar.
 
Eu fui chamado pra Engenharia Elétrica na universidade federal daqui. Só que estou cursando Engenharia Civil numa privada pelo prouni (comecei nessa semana). Agora estou indeciso quanto ao que fazer.

Eu gosto de eletrônica mas é uma coisa idealizada e todo mundo diz que eng elétrica é bem mais difícil que civil sendo que tem menos mercado de trabalho. No entanto, universidades federais são mais conceituadas. Eu até gostei dessa semana aqui na privada, tem boa estrutura, as aulas são só a tarde (sem período integral) mas já teve uma falta de professor.

Eu estou com medo de ir pra elétrica, não gostar e ter perdido essa bolsa do prouni e a chance de fazer numa instituição sem greves e problemas das públicas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo