Engenharia [TÓPICO OFICIAL]

Deve ser, msm. Eu ainda to inconformado com o q vi esses dias: uma menina "meio porta" q estudava comigo, e atualmente está cursando eng. em uma particular aqui, postando no facebook q terminou o trabalho de GA em 45 min. e q foi super bem.. :bwahaha: e eu ainda pensando se realmente tenho capacidade pra cursar eng. :feelbad:

Pois é. Meu preconceito algumas faculdades particulares vem dos meus conhecidos do fundamental. Foram para faculdades particulares os que não eram nenhuma referencia acadêmica. Encontro com eles e todos eles dizem que levam a faculdade de boa.

Claro que eles podem ter tomado vergonha na cara, passaram a se esforçar, etc, porém acredito mais numa segunda opção...

Bom, só se for na Estácio, porque o que mais vejo na Veiga é cidadão fazendo cálculo e física pela terceira, quarta vez, até mais e isso não é são só essas matérias, sem trancar o curso, isso sem falar que não é propriamente uma faculdade barata, muito pelo contrário.

Não tenho dados, mas tirando como base o meu convívio social, nunca vi ninguém que estude em faculdade particular falar em altos índices de reprovação. Não chegam nem a 10% até em matérias complexas para a maioria dos mortais. Será que o material humano nelas é tão bom assim?


Não tão fácil quanto a lenda, porém eu nunca tive uma prova de cálculo sendo resolvida inteiramente em uma página e meia. E deu uma página e meia porque a folha era pautada, o cara pulava linha, etc. Em uma folha A4 lisa não daria nem uma página direito.
 
Última edição:
Recebia uma folha por questão pra fazer a prova.
 
Não tenho dados, mas tirando como base o meu convívio social, nunca vi ninguém que estude em faculdade particular falar em altos índices de reprovação. Não chegam nem a 10% até em matérias complexas para a maioria dos mortais. Será que o material humano nelas é tão bom assim?

O Ciclo básico das engenharias de lá é puxado, os professores não são ruins, mas é exatamente aquilo que citei antes, a instituição acadêmica facilita muito a entrada do aluno no curso, dai acaba entrando com pouca ou nenhuma base, e se não correr atrás, reprova.
 
O Ciclo básico das engenharias de lá é puxado, os professores não são ruins, mas é exatamente aquilo que citei antes, a instituição acadêmica facilita muito a entrada do aluno no curso, dai acaba entrando com pouca ou nenhuma base, e se não correr atrás, reprova.

Então, isso varia de faculdade para faculdade. Falei das faculdades mamatas onde meus amigos estudam mesmo. :joia:

Você estuda na Veiga? Almocei muito lá no tempo que estudava no CEFET. Não lembro mais o nome, era um lugar que só vendia massas. :megusta:
 
Como é a questão de reprovar a mesma matéria mais de uma vez na faculdade de vocês? Por aqui (UEPA) se reprovar na primeira vez, na próxima tentativa você tem que passar ou perde o ano, por isso que quando fui pagar minha dp de Calc. I fiquei com cool na mão :seferrou: mas tirei 8,5 e 9,5 :fovhappy: ao contrário do 2,0 e 6,0 da primeira tentativa :feelbad:
 
Então, isso varia de faculdade para faculdade. Falei das faculdades mamatas onde meus amigos estudam mesmo. :joia:

Você estuda na Veiga? Almocei muito lá no tempo que estudava no CEFET. Não lembro mais o nome, era um lugar que só vendia massas. :megusta:

Comecei eng elétrica na Veiga a 3 dias, e já vi que a porra vai ser séria :haha:
 
Então, isso varia de faculdade para faculdade. Falei das faculdades mamatas onde meus amigos estudam mesmo. :joia:

Você estuda na Veiga? Almocei muito lá no tempo que estudava no CEFET. Não lembro mais o nome, era um lugar que só vendia massas. :megusta:

Aquela do lado da entrada da quadra, não?

Pois é, o grande problema é que existe uma generalização grande com relação a isso, e um grande preconceito junto, muita gente já torce o nariz em escutar particular sem sequer saber qual. Por outro lado, muita gente desce o pau em faculdade particular se esquecendo do outro lado, o aluno, a maioria esmagadora dos alunos matriculados nas particulares trabalham, já vão pra aula cansados, enquanto nas públicas a maioria ali, principalmente nos primeiros semestres apenas estuda, é claro que um aluno que possui apenas as tarefas acadêmicas vai render bem mais na vida acadêmica de quem estuda e trabalha, por outro lado, quem trabalha e estuda já possui vida profissional, coisa que um aluno das publicas, na maioria dos casos só vai começar a ter geralmente após começar o ciclo profissional do curso.
 
Como é a questão de reprovar a mesma matéria mais de uma vez na faculdade de vocês? Por aqui (UEPA) se reprovar na primeira vez, na próxima tentativa você tem que passar ou perde o ano, por isso que quando fui pagar minha dp de Calc. I fiquei com cool na mão :seferrou: mas tirei 8,5 e 9,5 :fovhappy: ao contrário do 2,0 e 6,0 da primeira tentativa :feelbad:

Onde eu faço você pode reprovar mais de 6x(até onde eu sei) só que vai trancar matérias que usam a que você reprovou como pré-requisito. Tipo você não consegue fazer calculo 2 se não tiver calculo 1. Tem gente presa há 6períodos em CDI 1 :lol2:
 
Segunda a sexta?

Se sim, sao 7 horas de aula por dia. Eu nao acredito que vá pesar tanto.

Tem dia que eu tenho 8 horas de aula aqui e ainda sobra tempo pra ir pra academia e estudar. :haha:




vlwzxx..
mas a questão do amigo ali é que seriam todos os dias da semana, se é até umas 2x na semana acho que é tranquilo.

Vou começar mecânica na UERJ 15 de setembro, vocês acham que 35 horas semanais vai pesar muito?

---

https://mega.co.nz/#!BQlAmRYK!JPUXHqM1SREcuP_ZttOLq9-auYu5aqHU9Dry9Pr19Jc
tu só estuda? faz mais alguma coisa?
 
mas a questão do amigo ali é que seriam todos os dias da semana, se é até umas 2x na semana acho que é tranquilo.


tu só estuda? faz mais alguma coisa?
Só estudo. São 5 a 9 horas de aula por dia mas vou acabar tendo que ficar mais 2~4 horas na faculdade por causa dos horários de almoço e ônibus. Quinta por exemplo acabo tendo que sair de casa 6:30 da manhã e só volto quase 7 da noite. Meu medo é que to muito tempo parado, to achando que por eu ter perdido o ritmo de estudo vai acabar ficando muito cansativo.
 
Só estudo. São 5 a 9 horas de aula por dia mas vou acabar tendo que ficar mais 2~4 horas na faculdade por causa dos horários de almoço e ônibus. Quinta por exemplo acabo tendo que sair de casa 6:30 da manhã e só volto quase 7 da noite. Meu medo é que to muito tempo parado, to achando que por eu ter perdido o ritmo de estudo vai acabar ficando muito cansativo.
Se as aulas tivessem algum intervalo entre elas acho que seria menos pesado. Mas nada que não acostume, um amigo meu passou 3 anos quase fazendo essa carga horaria.(525h por semestre +-)
 
mas a questão do amigo ali é que seriam todos os dias da semana, se é até umas 2x na semana acho que é tranquilo.

tu só estuda? faz mais alguma coisa?

Levando em conta o que ele respondeu aqui em cima, creio que ficaria pesado.

No meu caso é um pouco mais tranquilo pq moro do lado da universidade e faço todas as minhas coisas aqui perto. Se eu ainda dependesse de onibus pra ir pra casa eu tava fudido. :thumbsdow




vlwzxx..
 
Como é a questão de reprovar a mesma matéria mais de uma vez na faculdade de vocês? Por aqui (UEPA) se reprovar na primeira vez, na próxima tentativa você tem que passar ou perde o ano, por isso que quando fui pagar minha dp de Calc. I fiquei com cool na mão :seferrou: mas tirei 8,5 e 9,5 :fovhappy: ao contrário do 2,0 e 6,0 da primeira tentativa :feelbad:

Na minha você so pode reprovar duas vezes. Se reprovar a terceira você é expulso e terá que fazer ENEM de novo.

Porém caso você seja reprovado mais de 2 vezes você pode entrar com um "processo" na coordenação do curso e solicitar uma outra chance. Eles vão analisar seu histórico e decidirão se você merece outra chance.

Se depois dessa você reprovar ai so com ENEM de novo mesmo.

Vou começar mecânica na UERJ 15 de setembro, vocês acham que 35 horas semanais vai pesar muito?

Na minha eu curso 40 horas semanais. O que da em torno de 8 horas por dia ou seja aula de 8 até as 18 Hrs com pausa de 2hrs pro almoço. O tempo que eu tenho é so pra almoçar e dormir quando chego em casa.

Porém dependendo das disciplinas do semestre, surge tempo pra fazer outras coisas.

Mas caso você não se adapte a 35 horas, toda universidade oferece um recurso que é reduzir a carga horaria, apenas diminuindo o numero de disciplinas cursadas. O lado ruim é que você demorará mais para concluir o curso.
 
Fala galera!
Estou com uma pequena duvida, trabalho em uma empresa de engenharia, meu pai tem uma empreiteira, meu tio tem uma empresa de projeto, tenho 23 anos e sou formado em redes de computadores, atualmente cuido da rede dessa empresa, minha duvida é qual engenharia fazer? pesquisei algumas coisas e gostei muito de elétrica, achei muito interessante, e está no caminho do meu objetivo, que é trabalhar com projetos, Data Center etc...

Algumas dicas de livros entre outras coisas que eu possa já entrar no assunto? não queria chegar na faculdade sem saber nada, quero me preparar!

Muito Obrigado!
 
Fala galera!
Estou com uma pequena duvida, trabalho em uma empresa de engenharia, meu pai tem uma empreiteira, meu tio tem uma empresa de projeto, tenho 23 anos e sou formado em redes de computadores, atualmente cuido da rede dessa empresa, minha duvida é qual engenharia fazer? pesquisei algumas coisas e gostei muito de elétrica, achei muito interessante, e está no caminho do meu objetivo, que é trabalhar com projetos, Data Center etc...

Algumas dicas de livros entre outras coisas que eu possa já entrar no assunto? não queria chegar na faculdade sem saber nada, quero me preparar!

Muito Obrigado!
Não seria melhor no seu caso melhor fazer uma Eng de Computação? Por que se tu fizer elétrica pode não gostar muito da parte de sistema potencia.

Eu to me fudendo esse semestre principalmente em "matéria básica":haha: por preguiça de estudar, já nas especificas fico na média tranquilo.
 
Passei em engenharia aeronautica na UFU e não sei o que fazer agora, eu já faço engenharia civil em uma particular pelo prouni e estou gostando do curso mas federal é federal, gostaria de ouvir o que vocês tem a falar sobre o meu caso.
 
Passei em engenharia aeronautica na UFU e não sei o que fazer agora, eu já faço engenharia civil em uma particular pelo prouni e estou gostando do curso mas federal é federal, gostaria de ouvir o que vocês tem a falar sobre o meu caso.

Se é uma particular boa e vc gosta do curso eu continuaria ai, não adianta ir pra universidade pública se não é o curso que tu quer e se o nível entre as duas não for tão diferente.

Agora se vc estudar numa particular de pouca qualidade/renome eu aconselharia ir pra federal, pois mesmo depois é tranquilo conseguir transferência interna pra eng. civil lá(que é mto boa, digassi de passagi)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo