• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Engenharia [TÓPICO OFICIAL]

Porque as empresas então não vão buscar funcionarios para resolver seus problemas em uma faculdade particula ? porque é isso que acontece na minha,as empresas vão até a instituição buscar o funcionario.
Quanto ao calculo,se comparado ao nivel dos meus amigos que fazem em particula eu passava FACIL com media >= 8.
Você faz faculdade aonde ?

Cara, as empresas não vão buscar em uma particular, elas vão atrás de alguém independente do lugar. Eu não to defendendo particular alguma.

Já formei faz tempooooooooooooooooooooooooooo.

Eu nunca vi uma empresa ir em uma faculdade particula e pergunta para o coordenado do curso : ".....quantos alunos estão formando porque quero contratar x pessoas... ".
É isso que eu estou te falando,as empresas aqui do meu ESTADO vão atras do aluno quando ele ainda está lá dentro da faculdade :).
Se formou aonde ?

Não li a conversa todas de vocês, mas quanto às empresas irem buscar funcionários, no Mackenzie-SP tem empresa que até faz o processo seletivo dentro da universidade para estágio. Algumas empresas fazem isso durante os eventos de estágio da faculdade, outras fazem em outras épocas também. (Já vi a IBM fazendo isso por exemplo)
 
quantos na sua sala realmente levam o curso a sério (além de você é claro). Essa é a diferença entre quem vai ser contratado e quem vai ficar balconista.

É disso q eu to falando. Isso q vc disse pode ser válido pra faculdade particular, pois na federal a diferença entre o cara q realmente leva a sério, e o q nao leva, é q o primeiro forma, o segundo não.

Em federal não existe cara q forma nas coxas (exceto o pessoal da produção :lol:. Ou aprende e forma, ou nao forma. simples assim.

Nossa facu têm convênios com diversas faculdades no mundo, inclusive já conseguiu q alunos q fizeram pelo menos 1,5 ano em uma facu na frança (nao lembro qual) formassem com duplo diploma.
Diversas empresas vem na escola buscar alunos.
Só pra citar, temos uma sala exclusiva da Schlumberger aqui, para avaliação e contratação de estagiários, temos convênios com Petrobras na colaboração com pesquisas. Tem muita coisa q uma uni da vida fica devendo.

Se não me engano, ficamos em 2º na SAE esse ano, o mini baja. Isso pq concorremos com facu's particulares cheio da grana q enxem o carrinho de titânio e tudo q há de mais caro. Pessoal aki, msm com apoio de diversas empresas (e isso muitas vezes remete em oportunidade de estágio lá na frente) montou o carrinho com orçamento limitado.
A competição de robôs, nao sei ao certo a classificação no nacional, mas sei q a galera foi esse ano pro campeonato mudial.
Participamos tb da competição de aeromodelos (vencemos o idolatrado ita tempos atrás, e a facu tb foi pro mundial), e ecoveículo.

Sem falar q por sermos uma universidade pequena se comparada às grandes usp, unicamp, etc, a porcentagem de alunos q consegue participar de qquer atividade extra curricular, iniciação cientifica, bolsas... aqui é bem maior.

Pô, a maioria das principais pesquisas divulgadas no meio acadêmico vem de onde? Sempre se vê em jornais, pesquisador da usp, unicamp, etc, divulgando pesquisas importantes.
Quantas pesquisa vc viu um professor da unip divulgar?

Por fim, eu resumo a idéia principal q o mercado de trabalho enxerga. Na federal só forma quem sabe e ralou mais, muitas vezes tendo q se virar pra aprender sozinho. Particular só nao forma se for muito ruim.
 
Não li a conversa todas de vocês, mas quanto às empresas irem buscar funcionários, no Mackenzie-SP tem empresa que até faz o processo seletivo dentro da universidade para estágio. Algumas empresas fazem isso durante os eventos de estágio da faculdade, outras fazem em outras épocas também. (Já vi a IBM fazendo isso por exemplo)

Pelo menos no cefet é bem normal mesmo.
Abraços
 
Olha só, ta todo mundo aqui me tentando me alfinetar como se eu tivesse defendendo quem forma em particular, mas eu to falando que o importante não é onde você forma e eu acho que vocês ainda não entenderam isso.

Ygor, no seu exemplo anterior, se 2 caras tiverem o mesmo grau de conhecimento, a empresa vai contratar aquele que ela tiver maior afinidade, que tiver maior relacionamento social na entrevista.

jeferson, sem sombra de dúvidas você estuda em um ótimo lugar, e eu nunca questionei isso, acontece que, mas não é porque você tem uma super estrutura que você vai se sobressair sobre alunos de instituições que não possuem tudo isso. Muitos trabalham nessa instituição para criar um lugar melhor para aprender, mas muitos não fazem questão de ter esse tipo de trabalho.

Vocês estão entendendo o que eu to querendo passar? A engenharia não é a instituição, a engenharia são as pessoas. Lógico que existem caso e acaso de instituições que "vendem" o diploma, mas ae estariamos falando dos engenheiros de canudos, e essa especie não conta.
 
Vamo fazer o seguinte, ultimamente eu ando tão cansado, minha cabeça anda meio cheia e eu to com preguiça de ficar explicando. Eu concordo plenamente com você dois. Abraços!
 
Vamo fazer o seguinte, ultimamente eu ando tão cansado, minha cabeça anda meio cheia e eu to com preguiça de ficar explicando. Eu concordo plenamente com você dois. Abraços!

Ok amigo !!!
Você só não respondeu minha pergunta.
Em qual faculdade você se formou ?!
 
Yg0r

Voce mencionou que esta com 19 anos não e isso?

Eu entendo bem a sua empolgação e motivação, voce esta defendendo a sua faculdade como se estivesse vendendo a mesma. e visivel todo o seu orgulho e satisfação em estar em uma federal. Mais como o blackbag mencionou, não é apenas isso que vai garantir o seu sucesso profissional.

O cara formar em uma particular como voce mencionou, com cadeiras confortaveis, ar condicionado etc, vai dar condições de se stressar menos e se dedicar mais a outras atividades, um ingles, uma atividade fisica, e até mesmo o lazer, somos frutos deste conjunto. Precisamos de estudo, de conhecimento mais precisamos tambem de lazer, estar com outras pessoas, relacionamento interpessoal, e as empresas prezam por isso. ELa nao vai olhar la o nome da sua faculdade, e a do seu concorrente e dizer, beleza, voce estudou em federal voce sofreu muito, na sua sala nao tinha ar condicionado esta vendo aquela mesa no final do corredor, com cadeira de presidente e ar condicionado com controle remoto, pois então, ela é sua, senta ali que vou ver se consigo contratar algum aqui que formou em particular para ser seu auxiliar.. Tire isso de sua cabeça que o mundo é so um bucado mais cruel... :)

Voce esta querendo saber onde todo mundo estudou pra menosprezar os cursos alheios e colocar o seu la em cima? isso e apenas um forum de discursao, voce nao esta em uma entrevista de emprego, e assim mesmo esse argumento não tera validade.

Um bom profissional é fruto de um conjunto de caracteristicas, de experiencias, e as boas oportunidades vão aparecer para aquele que conhece a pessoa certa.. não adianta reclamar a vida e assim, e quem garante que aquele gerente da empresa X que voce quer trabalhar não e aquele por ra loca que enchia a cara contigo nos buteco da facul? A vida e isso ai..
 
Yg0r

Voce mencionou que esta com 19 anos não e isso?

Eu entendo bem a sua empolgação e motivação, voce esta defendendo a sua faculdade como se estivesse vendendo a mesma. e visivel todo o seu orgulho e satisfação em estar em uma federal. Mais como o blackbag mencionou, não é apenas isso que vai garantir o seu sucesso profissional.

O cara formar em uma particular como voce mencionou, com cadeiras confortaveis, ar condicionado etc, vai dar condições de se stressar menos e se dedicar mais a outras atividades, um ingles, uma atividade fisica, e até mesmo o lazer, somos frutos deste conjunto. Precisamos de estudo, de conhecimento mais precisamos tambem de lazer, estar com outras pessoas, relacionamento interpessoal, e as empresas prezam por isso. ELa nao vai olhar la o nome da sua faculdade, e a do seu concorrente e dizer, beleza, voce estudou em federal voce sofreu muito, na sua sala nao tinha ar condicionado esta vendo aquela mesa no final do corredor, com cadeira de presidente e ar condicionado com controle remoto, pois então, ela é sua, senta ali que vou ver se consigo contratar algum aqui que formou em particular para ser seu auxiliar.. Tire isso de sua cabeça que o mundo é so um bucado mais cruel... :)

Voce esta querendo saber onde todo mundo estudou pra menosprezar os cursos alheios e colocar o seu la em cima? isso e apenas um forum de discursao, voce nao esta em uma entrevista de emprego, e assim mesmo esse argumento não tera validade.

Um bom profissional é fruto de um conjunto de caracteristicas, de experiencias, e as boas oportunidades vão aparecer para aquele que conhece a pessoa certa.. não adianta reclamar a vida e assim, e quem garante que aquele gerente da empresa X que voce quer trabalhar não e aquele por ra loca que enchia a cara contigo nos buteco da facul? A vida e isso ai..

hahahahahahahahahaha.....argumento mais bizarro q eu já li...:slap:

inglês....vc já tem q entrar sabendo, pois grande parte da bibliografia é em inglês....
não vou nem replicar essa asneira....kkkkkk
 
Eu exemplifiquei algo.. deixa o ingles de lado então.. aprender o Alemão melhora pra vc?

E me desculpe, mais se onde estuda ou se no mundo que tu vive todo mundo ja tem um ingles fluente, parabens voce faz parte de uma minoria privilegiada.. O estudo é algo continuo e interminavel é necessario se atualizar e isso cabe não apenas ao inglesmais a outras linguas tb..

Tô igual ao blackbag, cansado e vendo que ao inves de uma discursão sadia isto esta mais para um desafio.
 
Yg0r

Voce mencionou que esta com 19 anos não e isso?

Eu entendo bem a sua empolgação e motivação, voce esta defendendo a sua faculdade como se estivesse vendendo a mesma. e visivel todo o seu orgulho e satisfação em estar em uma federal. Mais como o blackbag mencionou, não é apenas isso que vai garantir o seu sucesso profissional.

O cara formar em uma particular como voce mencionou, com cadeiras confortaveis, ar condicionado etc, vai dar condições de se stressar menos e se dedicar mais a outras atividades, um ingles, uma atividade fisica, e até mesmo o lazer, somos frutos deste conjunto. Precisamos de estudo, de conhecimento mais precisamos tambem de lazer, estar com outras pessoas, relacionamento interpessoal, e as empresas prezam por isso. ELa nao vai olhar la o nome da sua faculdade, e a do seu concorrente e dizer, beleza, voce estudou em federal voce sofreu muito, na sua sala nao tinha ar condicionado esta vendo aquela mesa no final do corredor, com cadeira de presidente e ar condicionado com controle remoto, pois então, ela é sua, senta ali que vou ver se consigo contratar algum aqui que formou em particular para ser seu auxiliar.. Tire isso de sua cabeça que o mundo é so um bucado mais cruel... :)

Voce esta querendo saber onde todo mundo estudou pra menosprezar os cursos alheios e colocar o seu la em cima? isso e apenas um forum de discursao, voce nao esta em uma entrevista de emprego, e assim mesmo esse argumento não tera validade.

Um bom profissional é fruto de um conjunto de caracteristicas, de experiencias, e as boas oportunidades vão aparecer para aquele que conhece a pessoa certa.. não adianta reclamar a vida e assim, e quem garante que aquele gerente da empresa X que voce quer trabalhar não e aquele por ra loca que enchia a cara contigo nos buteco da facul? A vida e isso ai..

Minha sala tem : ar-condicionado central,cadeira DESK ( OTIMA ),projetor,computador,cortinas,quadro branco,tela para projeção e o melhor de tudo são apenas 22 alunos na sala.
Ja estudei em faculdade particula e ela não tinha essa estrutura.
Não estou querendo menosprezar o curso de ninguem,so acho graça de nego que faz particula e que tirar onda de quem reprova em federal.
Eu ja estive nos 2 mundos e sei que são completamente diferentes.
Minha vida depois que entrei na faculdade federal SÓ melhorou,afinal deixei de pagar R$ 800 todo mês e isso influencia diretamente no meu lazer.
 
Minha sala tem : ar-condicionado central,cadeira DESK ( OTIMA ),projetor,computador,cortinas,quadro branco,tela para projeção e o melhor de tudo são apenas 22 alunos na sala.
Ja estudei em faculdade particula e ela não tinha essa estrutura.
Não estou querendo menosprezar o curso de ninguem,so acho graça de nego que faz particula é que tirar onda de quem reprova em federal.
Eu ja estive nos 2 mundos e sei que são completamente diferentes.
Minha vida depois que entrei na faculdade federal SÓ melhorou,afinal deixei de pagar R$ 800 todo mês e isso influencia diretamente no meu lazer.
Cara, depende muito.
Eu por exemplo, se Deus quiser vou pra particular, não pra tirar onda, e sim porque não tem o curso que quero na federal daqui, só em outra cidade, e não quero ir pra outra cidade.
 
Cara, depende muito.
Eu por exemplo, se Deus quiser vou pra particular, não pra tirar onda, e sim porque não tem o curso que quero na federal daqui, só em outra cidade, e não quero ir pra outra cidade.

Depende muito o que ?!
Cara, é obviu que tu vai fazer sua faculdade,afinal quem não passa na uvv ? agora sair de lá formado ja são OUTROS 500.
 
Ah....é porque eu entendi errado seu post, porque tem algumas palavras acentuadas errado, daí fica meio complicado de entender.
Eu tinha entendido que você falou que nego que faz particular, quer tirar onda com quem reprova em federal, daí eu disse aquilo no meu post.
Agora entendi, você disse que acha graça de alguns que fazem particular e querem tirar onda com quem reprova na federal.
E eu falei se Deus quiser, por causa de grana, e não por passar ou não na UVV ;)
 
Ah....é porque eu entendi errado seu post, porque tem algumas palavras acentuadas errado, daí fica meio complicado de entender.
Eu tinha entendido que você falou que nego que faz particular, quer tirar onda com quem reprova em federal, daí eu disse aquilo no meu post.
Agora entendi, você disse que acha graça de alguns que fazem particular e querem tirar onda com quem reprova na federal.
E eu falei se Deus quiser, por causa de grana, e não por passar ou não na UVV ;)

Conselho : faça engenharia de produção quimica na UCL.

Essa faculdade tem nome pra kct nas empresas do estado.
Abraços e boa sorte.
 
Eu exemplifiquei algo.. deixa o ingles de lado então.. aprender o Alemão melhora pra vc?

E me desculpe, mais se onde estuda ou se no mundo que tu vive todo mundo ja tem um ingles fluente, parabens voce faz parte de uma minoria privilegiada.. O estudo é algo continuo e interminavel é necessario se atualizar e isso cabe não apenas ao inglesmais a outras linguas tb..

Tô igual ao blackbag, cansado e vendo que ao inves de uma discursão sadia isto esta mais para um desafio.

Faço francês meu amigo, com meia-bolsa....só posso fazer ainda q com bolsa pq não pago mais d 1200 conto de faculdade por mês....
Se tu tens dinheiro pra pagar faculdade, mais um curso de alemão no instituto goethe - por volta d 170 por - bom pra...
só critiquei o argumento q tu usaste, parece d alguém q tah no ensino médio ainda....

sorry man
 
Faço francês meu amigo, com meia-bolsa....só posso fazer ainda q com bolsa pq não pago mais d 1200 conto de faculdade por mês....
Se tu tens dinheiro pra pagar faculdade, mais um curso de alemão no instituto goethe - por volta d 170 por - bom pra...
só critiquei o argumento q tu usaste, parece d alguém q tah no ensino médio ainda....

sorry man

Voce esta confundindo absolutamente tudo, onde e em qual momento eu falei sobre dinheiro aqui na questão? Disse apenas que um bom ambiente pode trazer beneficios, pois em algum momento um colega disse que a estrutura que ele dispunha era precaria.

O curso de Engenharia da UFMG e Diurno e tambem vespertino, aprecio quem pode se dedicar integralmente a uma faculdade, o que não é meu caso, tenho que trabalhar para custear tanto meu conforto, como meu lazer e ate mesmo meu estudo, mesmo federal tem custo, pois transporte e alimentação ainda e por tua conta.

Nem desmereci ninguem que faz faculdade publica ou privada, disse apenas que a reprovação é uma questão de escolha, e não a falta dela. Ja errei por diversas vezes na vida e bato no peito quando posso para assumir os meus erros, ao contrario de muitos.

tente entender que não disse ser mais inteligente que ninguem e muito menos mais rico, aprenda não apenas a ler e interpretar como te convem, mais de uma forma sensata e com uma cabecinha mais aberta, pois tu pode entender ate de mandarim mais sua interpretação esta pessima.

vamos deixar desta forma.. eu tenho 18 anos e apenas o ensino medio.. encerramos a discursão desta forma, afinal voce nao esta me contratando mesmo.. :)
 
Por favor tirem da cabeca que uma universidade vai pegar o aluno, aplicar uma pocao magica e sair um engenheiro, principalmente para as publicas.

A unica vantagem das publicas, em relacao ao mercado de trabalho, sao os professores carrascos que nao querem saber de dar aula e dao uma prova nivel nabo e talvez alguma fama do curso, nao da universidade, em si.

O correto para comparar universidades seria saber qual livro usam, quanto do livro e' estudado, oque alem do livro e' repassado, o nivel da prova e se possuem algum convenio foda.

Na Unicamp em calculo usam Stewart e Boyce. Fisica basica e' a ***** do halliday, tao mudando pra moyses. Eletronica basica e' Sedra. Dinamica e' Beer ou hibeller. Nisso e' igual a qualquer outra.

Da minha turma 1/3 nao presta pra ser engenheiro. 2/3 levam na coxa e passam. E 1/2 de alguma forma tentam se diferenciar.
 
entao , na verdade a grade tem muitas coisas iguais nos primeiros 3 semestres como calculo , fisica , geometria mas é bem grande a diferença entre os cursos...da uma olhada na grade de horarios http://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2009/index.html

sobre a formula sae (http://www.fsaeunicamp.com.br/), conheço um cara que faz parte e parece ser bem interessante..o problema é arranja tempo pra fazer esses extra-curriculares! espero ter ajudado e desculpa a demora!

Tava vendo a grade de horarios da engnenharia mecânica com a agrícola, não é mesma coisa pra todos que estão no ciclo básico, claro q tem materias iguais mas tem muita coisa especifica pra agrícola como por exemplo botânica :slap:

desculpa a demora ae hehe

-------------------------------------------------------

Edit: quanto a ser engenheiro pra ser economista ou admistrador, acho q vc deixa de lado a parte boa da engenharia que seria a parte de pesquisa e etc.
 
Como aluno de engenharia civil da UFRGS, creio que seja impossível se formar levando nas coxas, a média de desistências ultrapassa 33%, pelo menos aqui no sul, e não tem como contestar, as empresas dão um pouco mais de valor aos currículos das federais. Agora, se você for um aluno aplicado, que se destacar nas particulares (recheie seu currículo de estágios, cursos e atividades complementares) vai ter seu emprego certo, e isso é uma das únicas coisas que pode fazer um aluno de uma particular pegar um emprego de um aluno de federal, a experiência extra adquirida fora da particular.

Abraços
 
Para um futuro emprego seria mais vantajoso fazer Eng. em periodo integral e Adm noturno em conjunto (ou isso é "impossível" pelo peso do curso de engenharia?) ou fazer a Eng. apenas, aproveitar as horas vagas para estágio e mais tarde fazer um MBA ou até quem sabe uma facul de adm?
 
Se for em pública, é proíbido cursar dois cursos ao mesmo tempo, ou estar matriculado em duas faculdades ao mesmo tempo, sendo ambas públicas.

Se vc quer engenharia pra atuar efetivamente na área, eu acho desnecessário, fazer adm junto, pra não dizer perda de tempo, dinheiro, e se desgastar muito mais, correndo risco maior de não formar no prazo.

Se vc quer engenharia, mas visando ocupar cargos q muitos eng vêm pegando na área gerencial e tals, é mais eficiente vc cursar eng de produção de uma vez :yes:

obs: não existe horas vagas num curso de eng integral. Mas não se preocupe com estágio no começo, pois o ultimo ano/período na maioria das instituições é reservado para o estágio, tendo aula na maioria das vezes somente aos sábado.
 
Olá amigos, gostaria da opinião de vocês sobre meu "caso". Estou no 3º ano do ensino médio e o ensino aqui no interior da Bahia não é muito bom mesmo correndo atrás de cursinhos ou colégios particulares. Tenho a opção de cursar em uma particular em Maceió, no http://www.querofazercesmac.com.br/vagas.phpCesmac para ser mais exato, e lá tem o curso de Eng. Elétrica que é o que acho legal, tem também vários outros cursos bons com preços até que bons também. Eng. Elétrica, Civil e Produção a mensalidade tá custando 450,50.

O que não é muito barato pois ainda tem moradia e alimentação, mas mesmo assim, se esforçando pra pagar tenho essa possibilidade e gostaria de saber se fazendo particular é uma boa opção, pois meu tio disse que consegue alguns "trampos" na área elétrica pois penso em seguir nessa área já que fica mais fácil pra mim por ter vários tios que trabalham nessa área.

Resumindo, é uma boa opção?

E outra coisa, mesmo com esse "vai e vem" da Eng. Civil nos últimos meses, será que daqui a alguns anos isso tudo pode passar e o mercado ficar superfaturado? pois eu li que emprego para Eng. Elétrico sempre vai ter pois o "leque" de áreas abrangentes é grande, gostaria de saber quando a Eng. Civil e a de Produção.

Peço desculpas se retornei e um mesmo tema abordado aqui.

Abraços!
 
galera, será se vale a pena cursar eng. mecanica sendo que a primeira turma começou ano passado? Esse é basicamente o cenário da federal daqui de Teresina...
To no 3°EM e presto vestibular no final do ano...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo