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Estabilizador ajuda ou atrapalha?

  • Iniciador de Tópicos |FearEffects| = Kaos
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pessoal, estou montando um pc e vendo as fontes (não tenho condições de pegar uma com pfc ativo), todas possuem um limite de tensão próximo aos 127V, como exemplo, vi a huntkey 450W que tem limite de 132V, considerando uma variação de 5% na rede, temos 133.35V que passa o limite da fonte, nesse caso, seria recomendável o uso de estabilizador?
vi os autotrafos que reduzem a tensão de 127V pra 120V, seria uma solução melhor? achei eles meio caros vi um por R$200.00
será que esse estabilizador vale a pena?

http://www.microsol.com.br/index.php?pagina=produtos_modiso_mie

vi esse e achei interessante, possui filtro(não sei se devo acreditar, como vi neste tópico, tem muitas que dizem que tem mas na verdade é pura conversa fiada) e aterramento eletrônico, que pra mim seria interessante, pois aqui não tenho aterramento disponível.

Cara, to apertado pra comprar qualquer coisa agora, mas mesmo assim vou dividir em 12x e pegar uma fonte com PFC ativo. São 12x de 30 reais já com frete pra cá. Faz uma forcinha e pega uma fonte com PFC ativo. Essa vou pegar no Mercado Livre, uma Zalman de 460watts. É outra coisa cara.

Forçar a fonte a trabalhar nessa tensão que você falou que mede aí pode causar uma diminuição na vida util, eu acho. Então a solução mais barata seria um estabilizador, mas não é a solução ideal. A solução ideal mesmo era mandar a CIA Energética consertar isso aí, mas duvido que eles arrumarão, talvez com um abaixo assinado de todo bairro/condomínio... O problema pode estar dentro da sua própria residência, então só pedindo alguém da área verificar. Se eles te deram a solução o uso de um estabilizador, pode saber q ou o cara não entende nada ou ele quer se livrar logo do problema.


Galera, algum problema eu estar usando No-Break?
No caso, aki tah assim
No-Break UPS Office Force Line 3 tomadas --> Fonte + Monitor + regua
Regua Clone 6 tomadas --> Caixa de som + modem + multifuncional

tem erro nisso aih? como eu poderia melhorar isso aih?


Não tem problema não, mas praticamente todo nobreak é um estabilizador. Mas não esquenta que o estabilizador NÃO vai estragar teu PC, como alguns tão acreditando, ele só é dispensável!

No caso do nobreak, o estabilizador tem uma função, que poderia muito bem ser solucionada sem ele. Os fabricantes definem um valor mínimo e máximo "seguro" pra operar na energia AC. Tem um controlador interno no nobreak que quando percebe uma alta ou queda na tensão, ele joga direto pra bateria. Caso não existisse esse estabilizador, ele iria constantemente pra bateria, reduzindo assim a vida util dela, então aí entra um estabilizador pra compensar as pequenas variações. A solução seria uma margem maior de operação antes de cair pra bateria.

O problema dos nobreaks, é que todos esses de baixo custo possuem onda quadrada ou retangular. Esse tipo de onda provoca uma certa sobrecarga nos componentes das fontes, capacitores, etc. O ideal é um nobreak com operação em bateria de ondas Senoidais. Esses estão na faixa dos 500 reais pra lá. Mas se você o acha indispensável, como eu tb acho no meu caso, eu continuo com ele, só evito deixar o PC ligado na bateria até esgota-la. Quando posso desligo o PC o mais rápido que der, fico no máximo 10min por queda. Evite tb ligar o PC quando o nobreak está só na bateria, isso força demais seus componentes.
 
O problema dos nobreaks, é que todos esses de baixo custo possuem onda quadrada ou retangular. Esse tipo de onda provoca uma certa sobrecarga nos componentes das fontes, capacitores, etc. O ideal é um nobreak com operação em bateria de ondas Senoidais. Esses estão na faixa dos 500 reais pra lá. Mas se você o acha indispensável, como eu tb acho no meu caso, eu continuo com ele, só evito deixar o PC ligado na bateria até esgota-la. Quando posso desligo o PC o mais rápido que der, fico no máximo 10min por queda. Evite tb ligar o PC quando o nobreak está só na bateria, isso força demais seus componentes.

cara, meu NoBreak comprei ha uns 3~4 anos, para uma antiga empresa que tinhamos, agora ele estah sendo usado aki em ksa no PC, porem a bateria dele ou estah esgotada, ou nao presta msm :rolleyes: Estou ha um tempo querendo levar esse "trambolhao pesado" pra recarregar a bateria mas nao sei se ele presta mais, pelo tempo q ele tem aki na minha mao...
Convem recarregar a bateria dele? ou pelo tempo tah bom pra jogar fora?
 
cara, meu NoBreak comprei ha uns 3~4 anos, para uma antiga empresa que tinhamos, agora ele estah sendo usado aki em ksa no PC, porem a bateria dele ou estah esgotada, ou nao presta msm :rolleyes: Estou ha um tempo querendo levar esse "trambolhao pesado" pra recarregar a bateria mas nao sei se ele presta mais, pelo tempo q ele tem aki na minha mao...
Convem recarregar a bateria dele? ou pelo tempo tah bom pra jogar fora?
Tempo de vida estimado para baterias chumbo-ácidas = 2 a 3 anos..
Abraço..
 
má noticia
rsrs
vo ver qual eh em uma loja amanha, pq ficar sem nobreak eh um saco rsrs
 
Cara, vc mesmo pode fazer isso, vai numa loja de motos ou de baterias e peça uma bateria na amperagem da do seu nobreak e que seja selada valvulada, de preferencia leva a mesma pra comparar (nao precisa ser a mesma marca) e entregue pra reciclagem, algumas lojas dão desconto ao entregar a bateria velha, nunca jogue essas baterias no lixo! Retire a tampa do nobreak e desconecte o polo negativo e positivo, retire a fixação da bateria, caso tiver e leve a bateria contigo pra comprar uma nova. Se for de 7A, tá em torno de 60 reais uma nova. Não deixe os caras de assistência trocar pq ele podem colocar uma bateria semi-nova e te cobrar como nova, ainda tem a mao de obra!
Eu falei loja de moto, é pq a bateria geralmente é a mesma usada em motos...
Quando for tirar a bateria, tenha cuidado de nao tocar um polo no outro, nem um esbarrãozinho sequer! Na hora de conectar, conecte na ordem certa! Fio preto - negativo, vermelho - positivo!

Editado:

me diz ai qual é o modelo e marca do teu nobreak q eu te indico a bateria correta.




Cuidados ao Comprar Baterias

Armazenamento

As baterias são produtos perecíveis e começam a se deteriorar exatamente na hora em que elas deixam a fábrica. Por essa razão, não é aconselhável estocar baterias para uso futuro durante um longo tempo. Evite adquirir estoque velho comprando de empresa idôneas.

Mantenha as baterias em um local fresco e em uma área de armazenamento seca.

Garantia da bateria

A taxa de defeitos em baterias de qualidade é muito pequena. Ao comprar uma bateria recarregável, verifique qual o tempo de garantia que é dada pelo fornecedor. Empresas idôneas que comercializam produtos de qualidade, dão garantia de pelo menos 6 meses.

Baterias Falsas

A proliferação de baterias falsas no mercado tem se tornado uma epidemia. Não compre baterias que apresentam alta capacidade e preço baixo. Elas são falsas. Os piratas usam baterias de capacidade bastante inferior e trocam a capa plástica externa, onde está marcada a capacidade. Tome cuidado principalmente com baterias tamanho AA e tamanho AAA. Compre sempre se empresas idôneas que testam os produtos e garantem a capacidade das baterias que estão vendendo.

Reciclagem das baterias

Apesar da ênfase na pesquisa de bateria ter deslocado da NiCd para tecnologias mais novas, a bateria de NiCd continua sendo uma das baterias recarregáveis mais usadas, assim como as baterias seladas de chumbo. Para onde vão as montanhas de baterias quando gastas? A resposta é: reciclagem.

O descuidado descarte da bateria de NiCd ou Chumbo é muito perigoso ao ambiente.

Cuidado: Sob nenhuma circunstância as baterias devem ser incineradas, o que poderá fazer com que elas explodam.

Importante: Em caso de ruptura, eletrólito vazando ou qualquer outra causa de exposição ao eletrólito, jogue água imediatamente. Se ocorrer exposição aos olhos, molhe-os com água por 15 minutos e consulte um médico imediatamente.
 
Tava fazendo teste com minha config nova, perdi 2 fusíveis do Estabilizador, mandei pro lado e liguei direto na régua e foi tudo bem. Vou descartar o estabilizador então.
 
rau, o NoBreak eh o UPS Office Force Line, segue uma ft dele:
Imagem1.jpg
 
Quantos VA, sabe me dizer? Pq não é uma marca muito conhecida e no site deles só mostra os modelos mais novos. Se for entre 600 e 700va eu digo com quase certeza q é uma bateria de 7A. Se for de 1000va pra lá são duas de 7A ou uma apenas de maior aparagem. Se não for dificil, abre ele e tira uma foto interna.
 
Tava fazendo teste com minha config nova, perdi 2 fusíveis do Estabilizador, mandei pro lado e liguei direto na régua e foi tudo bem. Vou descartar o estabilizador então.

Aproveite e abra esse seu estabilizador. A probabilidade de você não encontrar os elementos responsáveis pela filtragem e supressão de surtos e transientes é muito alta. Os fabricantes de estabilizadores propagam a proteção que esses oferecem, mas nada ou muito pouco colocam lá dentro em prol, ou na busca dessa tal proteção.

Abraço...
 
Quantos VA, sabe me dizer? Pq não é uma marca muito conhecida e no site deles só mostra os modelos mais novos. Se for entre 600 e 700va eu digo com quase certeza q é uma bateria de 7A. Se for de 1000va pra lá são duas de 7A ou uma apenas de maior aparagem. Se não for dificil, abre ele e tira uma foto interna.

Pior q eu nao sei cara, como o modelo eh antigo de mais e eu me mudei esse ano pra essa casa agora, nao sei se existe mais os papeis dele... vo dah uma procurada, qqr coisa eu abro ele hj a noite!
 
_rau_, acho que vou pegar essa zalman de 460W, mas infelizmente, acho que vou ter que sacrificar a placa de video, pegar uma mais barata.
ela aguenta de boa essa configuração e uns ups futuros?
minha configuração vai ser essa:
intel E2140 (com over)
1GB de ram
2HD`s
1 drive de dvd-r
1 placa de video fuleira, que mais tarde acho que pego uma HD3850 ou 8800GT 256MB
penso que mais tarde eu pegue um processador da serie penryn e faça um over legal tambem
valeu
 
Eu acredito que aguenta sim. Mas precisa pegar o consumo máximo de cada componente desse e somar pra ver quanto que dá exatamente.
 
Aqui no Rio de Janeiro, só encontrei estas duas marcas:Force Line e TS Shara (fora a SMS e a Clone).
Será que algum filtro de linha desses fabricantes vale a pena?
Obrigado!
 
Ninguém???
 
amigos, tenho um estabilizador que é herança do meu micro antigo, e ele tá esquentando demais e depois de um tempo ligado dá pra sentir um cheiro vindo dele, já tem bem uns 6 anos mas não sei se é por isso, mas o micro novo consome muito mais energia, e estou com vários periféricos que funcionam em 110v ligados nele, botei o que funciona em 220 num filtro de linha, como a rede aqui na minha cidade é de 220v não dá pra ligar o micro diretamente na tomada, a solução temporaria que encontrei foi ligar um ventilador noutra tomada e deixar do lado do estabilizador, tava pensando em comprar um novo estabilizador ou nobreak, mas depois achei esse post e fiquei ná dúvida, o que me aconselham ?
 
Tenho uma duvida para tirar com o faller ou rau, ficaria grato se puderem me tirar esta dúvida.


Moro em uma região onde a energia é 220v. Atualmente uso o meu ps3 e o computador em um estabilizador que tem saída 115v.

Lendo algumas infos na internet e aqui no forum, percebi que estabilizador não protege é nada. Então vou trocá-lo por um bom surge protector da APC.

É esse aqui:
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

É um APC, mas o problema é que ele é 120v e aqui é 220v.

Então estava pensando em colocar um transformador direto na tomada transformando a minha energia de 220 para 120 e depois o filtro APC e neste ligar o PS3 e o computador.
O esquema ficaria assim:

Tomada -> transformador (220v para 120v) -> Surge protector APC 120v -> PS3 e PC

O que acham?
 
Tomada -> transformador (220v para 120v) -> Surge protector APC 120v -> PS3 e PC
O que acham?
Errado. O protetor de surto é a primeira equipamento que você deve coocar na tomada, para, a partir dele, obter uma linha protegida e filtrada. Pegue uma proteção que opere em 220 Volts;
Alguns bons fabricantes de proteção no mercado nacional:
www.clamper.com.br
www.labramo.com.br
www.multicraft.com.br
www.ragtech.com.br
www.mtm.ind.br

Leia esse tópico: http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=177067

Abraço..
 
Errado. O protetor de surto é a primeira equipamento que você deve coocar na tomada, para, a partir dele, obter uma linha protegida e filtrada. Pegue uma proteção que opere em 220 Volts;
Alguns bons fabricantes de proteção no mercado nacional:
www.clamper.com.br
www.labramo.com.br
www.multicraft.com.br
www.ragtech.com.br
www.mtm.ind.br

Leia esse tópico: http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=177067

Abraço..

Olá,obrigado pela resposta.
Aqui em casa a minha fonte não tem pfc e é 115v, então eu não posso ligá-la em 220v, o mesmo vale pro ps3 que é 120v.

Então o esquema vai ficar assim :

Tomada-->Filtro de linha (surge protector) 220v-->estabilizador (para não gastar mais com transformador)-->ps3 + pc

Agora está correto não é ?

Sobre o modelo estava mesmo cogitando um da clamper, mas eles só aguentam até 300 joules, não é pouco ? E percebi que alguns modelos da clamper a tomada do filtro de linha (surge protector), tem somente dois pinos, nesse caso o protetor jogaria para o neutro qulquer anomalia, é isso ? E tambem estava precisando de um que tivesse redutor de interferencias da rede eletrica, o APC que citei tem, o clamper não, pois aqui começaram a correr umas listras horizontais na tela da tv e chiados fortes no som, quando jogo o meu ps3.

Eu encontrei uma outra opção nacional, parecido com o da APC:

1810054_4.jpg


http://www.submarino.com.br/electro...ProdId=1810054&ST=BL23115&OperId=0&CellType=2

Suporta 2800 joules, é 220v, e me parece bem robusto.
O ruim é o preço....R$ 280.

Outra coisa, caso eu me livre do estabilizador, esse transformador de 1kva seria suficiente para uma fonte de 350w ?

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FORCEL292

Perceba que ele não tem entrada nem saída tripolar, como ficaria então, existem transformadores tripolares ?

Nossa, quantas dúvidas, se dispuser de um tempinho, me ajudaria muito, obrigado!
 
Olá,obrigado pela resposta.
Aqui em casa a minha fonte não tem pfc e é 115v, então eu não posso ligá-la em 220v, o mesmo vale pro ps3 que é 120v.
Então o esquema vai ficar assim :
Tomada-->Filtro de linha (surge protector) 220v-->estabilizador (para não gastar mais com transformador)-->ps3 + pc
Agora está correto não é ?

Só não entendi o porque de não ligar seu PC direto em 220 Volts. Se ele não tem PFC ativo isso significa que ele não tem seleção automática de tensão de alimentação, correto?? Mas seleção manual a fonte de teu PC tem ou não tem??? Claro que tem. Pois se fosse eu ai selecionaria o PC para rodar em 220 Volts (na fonte) e tacaria o PC direto lá na saída do filtro, na tomada ao lado da qual vais ligar o estabilizador, que agora só ficaria com o ps3, até aliviaria o mesmo...

Tu não falaste de teu monitor. Em que tensão ele tolera trabalhar.. Se pode trabalhar em 220, taca ele lá no filtro, em 220 Volts. Se ele só conseguir trabalhar em 110, taca ele lá na saída do estabilizador, junto com o PS3. Se vais botar ele em 220 Volts, veja de trocar a chave seletora do mesmo, ou verificar se ele é do tipo full range 100-240 VAC.

Sobre o modelo estava mesmo cogitando um da clamper, mas eles só aguentam até 300 joules, não é pouco ?

É muito, mas muito mais do que já tinhas até agora, correto.. Enquanto a indústria nacional não fizer uns bons filtros/supressores com maior capacidade de absorção de energia, esse dai estará ótimo... Eu coloquei no meu 4 varistores casados de 190 Joules cada um. Teoricamente isso daria uns 760 Joules, mas essa soma não é verdadeira e esse valor seria o máximo que eles apresentariam se o casamento fosse completamente perfeito. Vamos dizer então uns 700 Joules...

E também estava precisando de um que tivesse redutor de interferencias da rede elérica, o APC que citei tem, o clamper não, pois aqui começaram a correr umas listras horizontais na tela da tv e chiados fortes no som, quando jogo o meu ps3.
Veja alguns outros protetores que operam em 220 Volts e tem filtros internamente..
Lábramo me parece que tem...

Eu encontrei uma outra opção nacional, parecido com o da APC:

1810054_4.jpg


http://www.submarino.com.br/electro...ProdId=1810054&ST=BL23115&OperId=0&CellType=2

Suporta 2800 joules, é 220v, e me parece bem robusto.
O ruim é o preço....R$ 280.
Caríssimo...

Outra coisa, caso eu me livre do estabilizador, esse transformador de 1kva seria suficiente para uma fonte de 350w ?

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FORCEL292

Perceba que ele não tem entrada nem saída tripolar, como ficaria então, existem transformadores tripolares ?

Faça o aterramento por fora. Peça auxílio para o _rau_, ele fez isso... (mas acho que você não terá que usar o transformador).

Ufa.. chegamos ao final..
Abraço...
 
Só não entendi o porque de não ligar seu PC direto em 220 Volts. Se ele não tem PFC ativo isso significa que ele não tem seleção automática de tensão de alimentação, correto?? Mas seleção manual a fonte de teu PC tem ou não tem??? Claro que tem. Pois se fosse eu ai selecionaria o PC para rodar em 220 Volts (na fonte) e tacaria o PC direto lá na saída do filtro, na tomada ao lado da qual vais ligar o estabilizador, que agora só ficaria com o ps3, até aliviaria o mesmo...


Tu não falaste de teu monitor. Em que tensão ele tolera trabalhar.. Se pode trabalhar em 220, taca ele lá no filtro, em 220 Volts. Se ele só conseguir trabalhar em 110, taca ele lá na saída do estabilizador, junto com o PS3. Se vais botar ele em 220 Volts, veja de trocar a chave seletora do mesmo, ou verificar se ele é do tipo full range 100-240 VAC.

Minha fonte é uma vantec e por incrivel que pareça, não tem seletor de voltagem , é só 115v mesmo.:no:
O monitor, modem, roteador e etc estão em 220, ligados em um filtro de linha na tomada, só a fonte e o ps3 que estão ligados no estabilizador .
Está assim atualmente:
Tomada->Filtro de linha (nele estão ligados modem, monitor etc)->estabilizador -> Fonte + ps3


Faça o aterramento por fora. Peça auxílio para o _rau_, ele fez isso... (mas acho que você não terá que usar o transformador).

Pois é, acho que vou ficar com o estabilizador mesmo. Era só uma dúvida.

Ufa.. chegamos ao final..
Abraço...

Ainda não!:evil:

Aqui na minha cidade tem um modelo desses protetores da clamper, o atendente não soube me informar especificamente qual é, mas me informou que a tomada dele só tem 2 pinos. Eu chequei no site da clamper e alguns como o pc modem protector só tem 2 pinos mesmo. Aqui em casa tem aterramento. Nesse caso, se ocorresse alguma anomalia na rede, o protetor jogaria ela para o neutro, já que não existe o terceiro pino para jogar para o terra ?

:whistle:
 
Se você tem aterramento penso que não devas comprar um filtro desses ai modelo PC modem, de dois pinos.

Uma fonte que só tem 115 Volts. Essa eu não conhecia.. Coloca ai o modelo dela...

Então tudo está resolvido, me parece...
Fui...
 
Eu entedi o esquemão todo de não precisar transformar 220 em 110 pq as fontes ou são tipo bivolt ou tem a chave pra trocar, mas e os outros esquemas tipo modem e caixa de som, não vai dar problema ligar direto nessas regua ai?
 

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