• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] FIRMWARE ALTERNATIVO - Trocando o sistema do fabricante do modem ou roteador por um melhor

@Alessandro Zavarov e @Nunes9999 caras, é só seguir a WIKI do openwrt pra instalar o sistema no redmi AX6000
só seguir do Installation ate Installing OpenWrt (stock layout).
e substituir os links de download que ainda estão o snapshot pela versão final 23.05.2
arquivos da versão stock layout:
arquivos da U-boot mod layout:

primeiro tem que instalar o Stock layout.
se quiser ter uso do chip rom completo(pq a xiaomi particiona os 128MB rom em 2 partições principais), ae continua pos conclusão do Stock layout, com a instalação do U-boot mod layout que unifica as partições, que é o que esta na minha print.

não a mais necessidade de usar build snapshot, a versão 23.05 final saiu para esse modelo, inclusive a ultima versão de correção 23.05.2
 
@Alessandro Zavarov e @Nunes9999 caras, é só seguir a WIKI do openwrt pra instalar o sistema no redmi AX6000
só seguir do Installation ate Installing OpenWrt (stock layout).
e substituir os links de download que ainda estão o snapshot pela versão final 23.05.2
arquivos da versão stock layout:
arquivos da U-boot mod layout:

primeiro tem que instalar o Stock layout.
se quiser ter uso do chip rom completo(pq a xiaomi particiona os 128MB rom em 2 partições principais), ae continua pos conclusão do Stock layout, com a instalação do U-boot mod layout que unifica as partições, que é o que esta na minha print.

não a mais necessidade de usar build snapshot, a versão 23.05 final saiu para esse modelo, inclusive a ultima versão de correção 23.05.2
Eu segui a wiki e o tutorial em alemão. Instalei o snapshot da época e depois o u-boot. Hoje tá na 23.05.2
 
Eu segui a wiki e o tutorial em alemão. Instalei o snapshot da época e depois o u-boot. Hoje tá na 23.05.2
ti falar que fiz isso nas versões RC, inclusive o fw de recovery que esta no meu redmi ax6000 é a versão 23.05-RC1 hahahaha
não me dei o trabalho, e nem vou me dar de atualizar a copia do fw de recovery pra versão final hahah
 
@Alessandro Zavarov e @Nunes9999 caras, é só seguir a WIKI do openwrt pra instalar o sistema no redmi AX6000
só seguir do Installation ate Installing OpenWrt (stock layout).
e substituir os links de download que ainda estão o snapshot pela versão final 23.05.2
arquivos da versão stock layout:
arquivos da U-boot mod layout:

primeiro tem que instalar o Stock layout.
se quiser ter uso do chip rom completo(pq a xiaomi particiona os 128MB rom em 2 partições principais), ae continua pos conclusão do Stock layout, com a instalação do U-boot mod layout que unifica as partições, que é o que esta na minha print.

não a mais necessidade de usar build snapshot, a versão 23.05 final saiu para esse modelo, inclusive a ultima versão de correção 23.05.2
Consegui finalizar de madrugada, deu problema com DNS e resolvi mexendo no IPV6, depois não consegui instalar a Luci completa pq o firmware do tutorial estava versão antiga e no opkg pedia versão mais recente mas eu não sabia que já tinha, pesquisando deram dica de colocar o X-WRT, fiz isso diretamente na Luci do Openwrt mas não consegui instalar sqm nele, então depois pesquisando achei a versão atualizada 23.05.2 do OpenWRT na página de downloads, tentei até fazer downgrade para firmware original e refazer o processo mas mesmo forçando não voltou de jeito nenhum, então meti a bin 23.05.2 do OpenWRT em cima do X-WRT 23.10 com medo de dar merda mas não tinha outro jeito, ainda bem que funcionou, só achei que o SQM cake do Luci fosse melhor mas na prática resultado foi quase o mesmo do QoS da xiaomi.
 
@Alessandro Zavarov @dudu1505

caras boa tarde!

voces com o openwrt ai não tem problemas de latencia alta e ping alto na conexao 2.4ghz? configurando o mesmo em 40hz passa dos 100mb ai?

poderiam fazer esse teste?

estou com um mt6000 aqui e estou com problemas em wifi 2.4 40hz em android (s21+) e maquinas antigas, mas em um pc com placa wifi ax200 ele chega ao maximo da minha conexao de 300mb no 2.4 em 40hz
 
@Alessandro Zavarov @dudu1505

caras boa tarde!

voces com o openwrt ai não tem problemas de latencia alta e ping alto na conexao 2.4ghz? configurando o mesmo em 40hz passa dos 100mb ai?

poderiam fazer esse teste?

estou com um mt6000 aqui e estou com problemas em wifi 2.4 40hz em android (s21+) e maquinas antigas, mas em um pc com placa wifi ax200 ele chega ao maximo da minha conexao de 300mb no 2.4 em 40hz
o 2.4 é muito congestionado aqui na minha região (moro ao lado de um condomínio que tem 8 prédios) então fico devendo essa
 
Alguém ai chegou a testar ou ouviu relato de que o alcance do sinal 2,4Ghz piora se instalar OpenWrt no Redmi Ax6000?

Eu comprei esse roteador recentemente pra usar com OpenWrt em modo relay sem fio, mas como descobri que o firmware original já permite isso, fiquei na dúvida se valeria a pena correr o risco de brickar e ter o alcance do sinal 2,4Ghz piorar.
 
Alguém ai chegou a testar ou ouviu relato de que o alcance do sinal 2,4Ghz piora se instalar OpenWrt no Redmi Ax6000?

Eu comprei esse roteador recentemente pra usar com OpenWrt em modo relay sem fio, mas como descobri que o firmware original já permite isso, fiquei na dúvida se valeria a pena correr o risco de brickar e ter o alcance do sinal 2,4Ghz piorar.
Pra mim ficou igual, mas não fiz testes de velocidade antes e depois, só uso no térreo e a casa não é grande.
 
Pra mim ficou igual, mas não fiz testes de velocidade antes e depois, só uso no térreo e a casa não é grande.

Valeu! Por enquanto vou deixar assim por algumas semanas pra ver se não tem nenhum defeito no roteador, depois eu vejo se instalo OpenWrt.
 
Alguém ai chegou a testar ou ouviu relato de que o alcance do sinal 2,4Ghz piora se instalar OpenWrt no Redmi Ax6000?

Eu comprei esse roteador recentemente pra usar com OpenWrt em modo relay sem fio, mas como descobri que o firmware original já permite isso, fiquei na dúvida se valeria a pena correr o risco de brickar e ter o alcance do sinal 2,4Ghz piorar.
se colocar na região Panamá o alcance fica ótimo (libera 1W de potência nas duas faixas)
 
se colocar na região Panamá o alcance fica ótimo (libera 1W de potência nas duas faixas)
Sério? O sinal pode ficar mais forte que o permitido na China?

5jQ6iHt.png

Nessa imagem tirada do meu DIR-878, o máximo permitido é 28dBm 630mW. isso significa que no AX6000 vai até 1000mW?
 
Sério? O sinal pode ficar mais forte que o permitido na China?

5jQ6iHt.png

Nessa imagem tirada do meu DIR-878, o máximo permitido é 28dBm 630mW. isso significa que no AX6000 vai até 1000mW?
Sim, quando eu coloco na região Panamá ele permite ir até 1000mW. Mas... uso o 2.4 no canal 13 e o 5ghz no canal 36 para não interferir na vizinhança
 
Poxa que legal! Vou tentar instalar OpenWrt o mais breve possível então :)
E por curiosidade quando tá setado no Brasil ou China qual seria o valor máximo que aparece?
no Brasil aparece 1000mW na 2.4 e 501mW
 
Mas esse valor não é o mesmo alcance do Panamá?
No Panamá fica em 1000mW nas duas faixas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem uma coisa que eu gostaria que me ajudassem: não consigo configurar o Redmi ax6000 (fw 23.05.2) para pegar a vlan da vivo. Alguem sabe? Tentei via tutorial que tem em outro post mas mesmo assim não consegui. Deixei a hgu para converter o sinal de fibra para bridge e tagear a vlan
 
Consegui instalar OpenWrt pelo xmir-patcher facinho no Redmi AX6000. Só precisei tomar cuidado pra baixar o firmware correto no site oficial e segui esses dois exemplos (1 2).

Configurei no modo relay wireless e até agora tá funcionando perfeitamente e fiquei até surpreso pelo 5ghz estar funcionando como cliente/ap ao mesmo tempo. (já estava funcionava assim no firmware da xiaomi, mas no meu DIR-878 com openwrt não dava)

Quanto ao sinal, tanto 2.4g quanto 5g fica capado em 20dBm (100mW) no BR. Já mudando pra CN 5g vai pra 30dBm, mas 2.4g continua capado em 20dBm. Só mudando pra PA pra 2.4g permitir 30dBm como o Alessandro disse.

Achei que tava bugado mas o alcance no quintal melhorou mesmo de -80 pra -70 alterando de 20 pra 30. 😮
Mas como é explicado aqui, tem risco de estar fazendo "overclock" na antena então vou voltar pro BR e depois pesquiso se é seguro ou não.
 
Última edição:
Consegui instalar OpenWrt pelo xmir-patcher facinho no Redmi AX6000. Só precisei tomar cuidado pra baixar o firmware correto no site oficial e segui esses dois exemplos (1 2).

Configurei no modo relay wireless e até agora tá funcionando perfeitamente e fiquei até surpreso pelo 5ghz estar funcionando como cliente/ap ao mesmo tempo. (já estava funcionava assim no firmware da xiaomi, mas no meu DIR-878 com openwrt não dava)

Quanto ao sinal, tanto 2.4g quanto 5g fica capado em 20dBm (100mW) no BR. Já mudando pra CN 5g vai pra 30dBm, mas 2.4g continua capado em 20dBm. Só mudando pra PA pra 2.4g permitir 30dBm como o Alessandro disse.

Achei que tava bugado mas o alcance no quintal melhorou mesmo de -80 pra -70 alterando de 20 pra 30. 😮
Mas como é explicado aqui, tem risco de estar fazendo "overclock" na antena então vou voltar pro BR e depois pesquiso se é seguro ou não.
então não tem cap de potencia selecionando BR não.
tem questão regulatória da anatel no uso do 5ghz que só permite potencia de 30 dBm nos canais 149 pra cima, mas na 2.4Ghz da pra usar 30 dBm em qual quer canal.

como esta aqui:
image.png

image.png

image.png


inclusive tem uma base de dados de questões regulatórias dentro do openwrt, só não sei como chegar nele, é o regdb.txt o arquivo original não copilado.
nele que fica definido as potencias de transmissão relacionados a rádios wifi.

só um edit sobre a info do regdb, na verdade é um arquivo do kernel linux em si, no openwrt só ir na lista de pacotes e procurar por wireless-regdb, vai ter la a versão instalada com a tua build, a minha aqui é a 2023.09.01-1
pra ver a potencia liberada por região na versão que vc esta só pegar o arquivo fonte no git do kernel linux aqui: https://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/wens/wireless-regdb.git
baixa o arquivo tar.gz, e dentro dele vai ter o arquivo db.txt com as informações.
pra minha versão aqui Bananialand tem essas infos:
Código:
# Source:
# https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/radiofrequencia/radiacao-restrita
# https://informacoes.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2017/936-resolucao-680
# https://informacoes.anatel.gov.br/legislacao/atos-de-certificacao-de-produtos/2017/1139-ato-14448
country BR: DFS-FCC
    (2400 - 2483.5 @ 40), (30)
    # The next three ranges have been reduced by 3dB, could be increased
    # to 30dBm if TPC is implemented.
    (5150 - 5250 @ 80), (27), NO-OUTDOOR, AUTO-BW
    (5250 - 5350 @ 80), (27), NO-OUTDOOR, DFS, AUTO-BW
    (5470 - 5725 @ 160), (27), DFS, AUTO-BW
    (5725 - 5850 @ 80), (30), AUTO-BW
    (5925 - 7125 @ 320), (12), NO-OUTDOOR, NO-IR
    # EIRP=40dBm (43dBm peak)
    (57000 - 71000 @ 2160), (40)

que isso quer dizer, qual quer canal 2.4Ghz a 40MHz de banda pode socar 30 dBm, e a mesma lógica se aplica nos de 5Ghz mas cada faixa ali tem uma potencia diferente e atrelada ainda ao tamanho do canal utilizado, fora questão de uso de dfs e etc.

desencorajo totalmente fazer isso masssss, quem quiser correr o risco ae de tomar uma batida na porta da anatel e PF por violar lei federal relacionada a restrição de potencia de transição nos rádios, basicamente cassem um pais nessa lista do arquivo db.txt, ache o combo de frequência + tamanho de canal + potencia + etc que ti agrada, e simplesmente muda no openwrt pro pais que tu quer.
 
Última edição:
então não tem cap de potencia selecionando BR não.
tem questão regulatória da anatel no uso do 5ghz que só permite potencia de 30 dBm nos canais 149 pra cima, mas na 2.4Ghz da pra usar 30 dBm em qual quer canal.

como esta aqui:
image.png

image.png

image.png


inclusive tem uma base de dados de questões regulatórias dentro do openwrt, só não sei como chegar nele, é o regdb.txt o arquivo original não copilado.
nele que fica definido as potencias de transmissão relacionados a rádios wifi.

só um edit sobre a info do regdb, na verdade é um arquivo do kernel linux em si, no openwrt só ir na lista de pacotes e procurar por wireless-regdb, vai ter la a versão instalada com a tua build, a minha aqui é a 2023.09.01-1
pra ver a potencia liberada por região na versão que vc esta só pegar o arquivo fonte no git do kernel linux aqui: https://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/wens/wireless-regdb.git
baixa o arquivo tar.gz, e dentro dele vai ter o arquivo db.txt com as informações.
pra minha versão aqui Bananialand tem essas infos:
Código:
# Source:
# https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/radiofrequencia/radiacao-restrita
# https://informacoes.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2017/936-resolucao-680
# https://informacoes.anatel.gov.br/legislacao/atos-de-certificacao-de-produtos/2017/1139-ato-14448
country BR: DFS-FCC
    (2400 - 2483.5 @ 40), (30)
    # The next three ranges have been reduced by 3dB, could be increased
    # to 30dBm if TPC is implemented.
    (5150 - 5250 @ 80), (27), NO-OUTDOOR, AUTO-BW
    (5250 - 5350 @ 80), (27), NO-OUTDOOR, DFS, AUTO-BW
    (5470 - 5725 @ 160), (27), DFS, AUTO-BW
    (5725 - 5850 @ 80), (30), AUTO-BW
    (5925 - 7125 @ 320), (12), NO-OUTDOOR, NO-IR
    # EIRP=40dBm (43dBm peak)
    (57000 - 71000 @ 2160), (40)

que isso quer dizer, qual quer canal 2.4Ghz a 40MHz de banda pode socar 30 dBm, e a mesma lógica se aplica nos de 5Ghz mas cada faixa ali tem uma potencia diferente e atrelada ainda ao tamanho do canal utilizado, fora questão de uso de dfs e etc.

desencorajo totalmente fazer isso masssss, quem quiser correr o risco ae de tomar uma batida na porta da anatel e PF por violar lei federal relacionada a restrição de potencia de transição nos rádios, basicamente cassem um pais nessa lista do arquivo db.txt, ache o combo de frequência + tamanho de canal + potencia + etc que ti agrada, e simplesmente muda no openwrt pro pais que tu quer.
Obrigado pela informação. Fui conferir o 2.4G e mesmo já setado PA não dava pra selecionar 21+ dBm depois que reduzi pra 20 no almoço, dai alterei pra BR e agora ficou disponível 30. Pelo visto era só bug mesmo.

Ah e não é por nada não mas qualquer um que tiver usando roteador com firmware chines já ta violando norma da Anatel :D
 
Obrigado pela informação. Fui conferir o 2.4G e mesmo já setado PA não dava pra selecionar 21+ dBm depois que reduzi pra 20 no almoço, dai alterei pra BR e agora ficou disponível 30. Pelo visto era só bug mesmo.

Ah e não é por nada não mas qualquer um que tiver usando roteador com firmware chines já ta violando norma da Anatel :D

vai estar se estiver socando potencia fora do que a anatel libera, se reduzir pro que ela libera ta ok

ma convenhamos, o cara vai socar potencia ou não? [pergunta retórica] :limo::limo::limo::limo::limo::limo::limo::limo:
 
então não tem cap de potencia selecionando BR não.
tem questão regulatória da anatel no uso do 5ghz que só permite potencia de 30 dBm nos canais 149 pra cima, mas na 2.4Ghz da pra usar 30 dBm em qual quer canal.

como esta aqui:
image.png

image.png

image.png


inclusive tem uma base de dados de questões regulatórias dentro do openwrt, só não sei como chegar nele, é o regdb.txt o arquivo original não copilado.
nele que fica definido as potencias de transmissão relacionados a rádios wifi.

só um edit sobre a info do regdb, na verdade é um arquivo do kernel linux em si, no openwrt só ir na lista de pacotes e procurar por wireless-regdb, vai ter la a versão instalada com a tua build, a minha aqui é a 2023.09.01-1
pra ver a potencia liberada por região na versão que vc esta só pegar o arquivo fonte no git do kernel linux aqui: https://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/wens/wireless-regdb.git
baixa o arquivo tar.gz, e dentro dele vai ter o arquivo db.txt com as informações.
pra minha versão aqui Bananialand tem essas infos:
Código:
# Source:
# https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/radiofrequencia/radiacao-restrita
# https://informacoes.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2017/936-resolucao-680
# https://informacoes.anatel.gov.br/legislacao/atos-de-certificacao-de-produtos/2017/1139-ato-14448
country BR: DFS-FCC
    (2400 - 2483.5 @ 40), (30)
    # The next three ranges have been reduced by 3dB, could be increased
    # to 30dBm if TPC is implemented.
    (5150 - 5250 @ 80), (27), NO-OUTDOOR, AUTO-BW
    (5250 - 5350 @ 80), (27), NO-OUTDOOR, DFS, AUTO-BW
    (5470 - 5725 @ 160), (27), DFS, AUTO-BW
    (5725 - 5850 @ 80), (30), AUTO-BW
    (5925 - 7125 @ 320), (12), NO-OUTDOOR, NO-IR
    # EIRP=40dBm (43dBm peak)
    (57000 - 71000 @ 2160), (40)

que isso quer dizer, qual quer canal 2.4Ghz a 40MHz de banda pode socar 30 dBm, e a mesma lógica se aplica nos de 5Ghz mas cada faixa ali tem uma potencia diferente e atrelada ainda ao tamanho do canal utilizado, fora questão de uso de dfs e etc.

desencorajo totalmente fazer isso masssss, quem quiser correr o risco ae de tomar uma batida na porta da anatel e PF por violar lei federal relacionada a restrição de potencia de transição nos rádios, basicamente cassem um pais nessa lista do arquivo db.txt, ache o combo de frequência + tamanho de canal + potencia + etc que ti agrada, e simplesmente muda no openwrt pro pais que tu quer.
tira essa besteira anatel nunca vai bater na sua casa
usa a região dos EUA normalmente a potencia la e maior
 
tira essa besteira anatel nunca vai bater na sua casa
usa a região dos EUA normalmente a potencia la e maior
vai acreditando nessa vai.

vide historias antigas do pessoal que mexe na rede móvel que andei escutando, um cara deu band lock na rede lte no celular dele, um piloto de avião fez uma arremetida aleatória num aeroporto grande em banania, tal piloto falou que teve interferência no radio pra escapar de pagar os 10k dollar pela arremetida, acionaram anatel pra fazer scan de espectro na area, acharam um celular com o band lock, obrigaram a operadora a forçar os terminais a mudarem de banda, e o aparelho do cara continuou la, e o cidadão foi enrabado na justiça ate provar que não tinha nada haver com o ocorrido da arremetida do avião :limo:

se quiser acreditar ou não na historia fica a teu critério, mas só se lembre que existe a lei nessa pocilga que a gente chama de pais, e nem um cidadão pode alegar desconhecer a mesma.
e se o órgão fiscalizador quiser ti enrabar, ele vai ti enrabar por qual quer motivo, e a lei vai estar do lado dele :limo:


enfim, tirando a forma zoada que contei a historia ela realmente corre nas conversas da galera de rede moveis.
e pagar pra ver se realmente é veridico ou não, não faz nem sentido, pq realmente existe lei federal sobre estas questões de radio freguencia, potencia e etc.
e a anatel realmente quando eles querem, conseguem fiscalizar, ainda mais quando chega denuncia de interferencia radio vindo de um aeroporto.
 
Obrigado pela informação. Fui conferir o 2.4G e mesmo já setado PA não dava pra selecionar 21+ dBm depois que reduzi pra 20 no almoço, dai alterei pra BR e agora ficou disponível 30. Pelo visto era só bug mesmo.

Ah e não é por nada não mas qualquer um que tiver usando roteador com firmware chines já ta violando norma da Anatel :D
Exato. Por padrão todo router chinês vem com 30dBm. eu abaixo o meu para 28dBm para não interferir em ninguém e para pegar na casa toda

Nota: testei na versão BR e pega na casa toda. Não tenho vizinhos mo mesmo canal (ufa)
 
Última edição:
Obrigado pela informação. Fui conferir o 2.4G e mesmo já setado PA não dava pra selecionar 21+ dBm depois que reduzi pra 20 no almoço, dai alterei pra BR e agora ficou disponível 30. Pelo visto era só bug mesmo.

Ah e não é por nada não mas qualquer um que tiver usando roteador com firmware chines já ta violando norma da Anatel :D
a esqueci de falar o @tamakin, é com relação ao openwrt em si.

essa questão dele não exibir as potencias de cara na luci é normal, a luci não defini nada no sistema, ela só uma interface pra facilitar a configuração.
o que acontece com ela nessa parte do wifi é o seguinte, quando a luci da load na informação do wifi, ela carrega os dados já previamente carregados pelo driver do radio do wifi, que isso quer dizer, o driver já estava antes mesmo da luci pegar os valores carregado com outro combo de dados(pais, canal, tamanho canal, potencia).

ae pra ver os dados corretos na luci é realmente um saco, mas tem que setar o pais que tu quer, selecionar o canal, salvar e aplicar a config, dar reboot no radio wifi, abrir a pagina na luci de novo da config e vai estar la a listagem de potencia correta para o combo(pais + canal + tamanho canal) que tu selecionou antes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo