Fonte 850w XPG suporta uma 4090+ROG STRIX Z790-E??

Azrael85

Member
Registrado
Bom dia galera e feliz ano novo =D, a minha duvida é a seguinte, se a minha fonte XPG 850w vai suportar uma TUF 4090+ASUS ROG STRIX Z790-E GAMING WIFI, DDR5+MEMORIA KINGSTON FURY RENEGADE, 32GB (2X16GB), DDR5, 6800MHZ, C36 com um I5 13600K(que já tenho), dando uma olha na site da Asus, lá diz que no mínimo uma 850w, isso vale para o conjunto todo(não manjo muito:bem:)?? E no https://outervision.com/power-supply-calculator (coloquei um pouco a mais) ele é bem preciso?

Desde já agradeço ;):)

 
aguenta mas, mas ligue ela em 220v pra evitar problemas, fonte alem da eficiencia melhor em 220v esquenta pouco menos, e trabalha com mais folga

efficiency.jpg
 
aguenta mas, mas ligue ela em 220v pra evitar problemas, fonte alem da eficiencia melhor em 220v esquenta pouco menos, e trabalha com mais folga

efficiency.jpg
Obrigado, mas aqui em casa é 110v? Vai ter problema, ou usa assim mesmo? (Não vou fazer overclock).
 
4090 consome na casa dos 450w em 100% em jogos, já o resto do PC com esse processador consome até uns 250w com processador no talo (PC todo, cpu em 100%, gpu idle).
Em jogos bota na casa dos 200 a 220w pro resto do sistema sem contar placa de vídeo, pois processador não vai ficar em 100%. Você acha essas informações facilmente em sites de review como guru3d, techpowerup, anandtech, etc.
https://www.guru3d.com/review/asus-tuf-geforce-rtx-4090-gaming-review/page-6/#power-consumption
https://cdn.discordapp.com/attachme...9dd1a3627d6e1df9110dc6a453270fd702c970014000&

Porém dificilmente você vai empurrar uma 4090 pra manter esse consumo com esse processador aí, realisticamente é um PC que deve consumir algo entre 450 e 600w dependendo do jogo, então de forma geral se for uma Core Reactor, ela aguenta facilmente já com a sobra recomendada. Se for uma Kyber ela até aguenta também, mas por ser uma fonte de pior qualidade e performance, eu tentaria não forçar muito o PC.

Sem falar que se a própria fabricante recomenda 850w, esse valor já inclui uma sobra de segurança com praticamente qualquer processador do mercado. Nenhuma fabricante bota valor mínimo, eles não têm como saber qual processador você vai usar pra determinar um valor mínimo.

A própria Asus fala isso na página da placa: Our wattage recommendation is based on a fully overclocked GPU and CPU system configuration.
Ou seja, esses 850w recomendados já incluem até possíveis overclocks.

Lógico que existem casos extremos que a fabricante não conta. Por exemplo, se você botar um i9 14900k e remover os limites de tdp dele e botar o PC pra fazer benchmark com estresse no cpu e gpu ao mesmo tempo, o PC pode passar dos 900w de consumo sem contar picos. Mas é algo que sai completamente fora da situação comum em jogos, que é o foco da fabricante.
 
Última edição:
4090 consome na casa dos 450w em 100% em jogos, já o resto do PC com esse processador consome até uns 250w com processador no talo (PC todo, cpu em 100%, gpu idle).
Em jogos bota na casa dos 200 a 220w pro resto do sistema sem contar placa de vídeo, pois processador não vai ficar em 100%. Você acha essas informações facilmente em sites de review como guru3d, techpowerup, anandtech, etc.
https://www.guru3d.com/review/asus-tuf-geforce-rtx-4090-gaming-review/page-6/#power-consumption
https://cdn.discordapp.com/attachme...9dd1a3627d6e1df9110dc6a453270fd702c970014000&

Porém dificilmente você vai empurrar uma 4090 pra manter esse consumo com esse processador aí, realisticamente é um PC que deve consumir algo entre 450 e 600w dependendo do jogo, então de forma geral se for uma Core Reactor, ela aguenta facilmente já com a sobra recomendada. Se for uma Kyber ela até aguenta também, mas por ser uma fonte de pior qualidade e performance, eu tentaria não forçar muito o PC.

Sem falar que se a própria fabricante recomenda 850w, esse valor já inclui uma sobra de segurança com praticamente qualquer processador do mercado. Nenhuma fabricante bota valor mínimo, eles não têm como saber qual processador você vai usar pra determinar um valor mínimo.

A própria Asus fala isso na página da placa: Our wattage recommendation is based on a fully overclocked GPU and CPU system configuration.
Ou seja, esses 850w recomendados já incluem até possíveis overclocks.
Valeu cara, muito obrigado. :yeah:
 
Amigo se vc já esta investindo grana pesada com 4090 e rog strix z790, não faz muito sentido pagar pra ver com fonte duvidosa de baixa qualidade.
Se fosse tipo uma Corsair de 850w ai sim ok, manteria ela numa boa.
Eu no seu lugar compraria já uma fonte de 1000w pra ficar tranquilo com seu pc por um bom tempo.
Na pichau tem vários modelos de fontes da Seasonic, Asus e Corsair.
Fica a dica.
 
Amigo se vc já esta investindo grana pesada com 4090 e rog strix z790, não faz muito sentido pagar pra ver com fonte duvidosa de baixa qualidade.
Se fosse tipo uma Corsair de 850w ai sim ok, manteria ela numa boa.
Eu no seu lugar compraria já uma fonte de 1000w pra ficar tranquilo com seu pc por um bom tempo.
Na pichau tem vários modelos de fontes da Seasonic, Asus e Corsair.
Fica a dica.
Bom, mas a minha fonte é uma XPG Core reactor de 850w acho que ela não é de baixa qualidade, visto a postagem do

zefaistos​

mas agradeço a preocupação ;).
 
Bom, mas a minha fonte é uma XPG Core reactor de 850w acho que ela não é de baixa qualidade, visto a postagem do

zefaistos​

mas agradeço a preocupação ;).
Então esta tudo resolvido, bom proveito ai da sua máquina.
E boa sorte com sua fonte.
 
Como já mostraram as contas, em termo de potência dá de sobra.

Só pra dar um relato em termos de qualidade, tô com duas 3090 rodando nela sem nenhum problema. Muitas vezes deixo em 100% de carga em ambas as GPUs e CPU (uns ~700W de potência total) por dias a fio e nunca tive problemas.
 
Como já mostraram as contas, em termo de potência dá de sobra.

Só pra dar um relato em termos de qualidade, tô com duas 3090 rodando nela sem nenhum problema. Muitas vezes deixo em 100% de carga em ambas as GPUs e CPU (uns ~700W de potência total) por dias a fio e nunca tive problemas.
Tá minerando oq? kkkkk
 
Amigo se vc já esta investindo grana pesada com 4090 e rog strix z790, não faz muito sentido pagar pra ver com fonte duvidosa de baixa qualidade.
Se fosse tipo uma Corsair de 850w ai sim ok, manteria ela numa boa.
Eu no seu lugar compraria já uma fonte de 1000w pra ficar tranquilo com seu pc por um bom tempo.
Na pichau tem vários modelos de fontes da Seasonic, Asus e Corsair.
Fica a dica.
Vc quer dizer que a XPG é duvidosa e de baixa qualidade ?
 
Cada um tira suas próprias conclusões. rsrs

altamente recomendada
 
O problema da Adata/XPG é o RMA... se vc der sorte da sua unidade durar os 10 anos prometidos da garantia, parabéns! Tem gente que não consegue fazer a garantia deles valer nem com poucos meses de uso, NF comprovando e tudo... parece até uma garantia fictícia...
Mas se por algum motivo a sua unidade vier com necessidade de utilizar o RMA, esqueça... "quando" o RMA funciona, mandam produtos usados, zoados e refurbished para substituir o seu q já veio de fábrica com problemas... outras vezes te devolvem o mesmo produto com o mesmo defeito (nem consertaram), mas nisso vc fica meses sem a fonte e com o PC parado.
A fonte é altamente recomendada? SIM, pois as unidades testadas por aí vieram livre de problemas e os youtubers não testaram o RMA da Adata/XPG... senão a história seria outra.
 

altamente recomendada
Eu não quero xpg nem de graça!
As vezes lá fora pode até ser que xpg funcione melhor aqui no Brasil, mas não é pra mim.
Fonte é coisa séria!
Não colocaria meu equipamento em risco usando fonte de submarca querendo ser igual fabricantes do nivel de Corsair, Enermax, Asus e Seasonic.
 
Eu não quero xpg nem de graça!
As vezes lá fora pode até ser que xpg funcione melhor aqui no Brasil, mas não é pra mim.
Fonte é coisa séria!
Não colocaria meu equipamento em risco usando fonte de submarca querendo ser igual fabricantes do nivel de Corsair, Enermax, Asus e Seasonic.
Essa XPG Core Reactor inclusive é bem mais cara que todas essas 3 que vc citou que supostamente tem qualidade. Fica difícil crer que não seja boa, enfim
 
Essa XPG Core Reactor inclusive é bem mais cara que todas essas 3 que vc citou que supostamente tem qualidade. Fica difícil crer que não seja boa, enfim
Eu nem tenho noção de preços de produtos xpg/adata pois não olho nada deles.
Se esta mais cara é mais absurdo ainda rsrsrs, pois esses são fabricantes bem antigos já e todos com grande credibilidade pela qualidade de seus hardwares.
Mas a escolha de cada um á algo muito pessoal, quem gosta e acha legal, ok boa sorte.
Eu não gosto, não uso e não indico pra ninguém.
:joia:
 
XPG é submarca da ADATA... é quase o mesmo que a CORSAIR lançar uma marca chamada GOLFAIR-X GAMER e vender fonte "B" que não passou no controle de qualidade pra ser CORSAIR e querer cobrar ainda mais caro que a original só pq estampou algum anime na embalagem ou acrescentou alguma luzinha na fonte...

Edit: Eu sei que as fontes da XPG são certificadas e reconhecidas... porém o atendimento deles é LIXO
 
Última edição:
Negócio é cobrar da marca e torcer pra que o atendimento melhore e estar ciente de vantagens/desvantagens entre cada marca a depender da região, da mesma forma que Zotac é zoada eternamente aqui no Brasil por conta de RMA lixo/inexistente, já vi ser muito elogiada justamente por causa de RMA em alguns lugares da Europa então infelizmente acaba dependendo de região, e eu diria que sempre vale a pena tentar contato com o RMA internacional também porque as vezes eles resolvem alguma bronca que a pessoa não conseguiu resolver com RMA nacional, vai de marca pra marca também mas já vi alguns sofrendo tentando RMA nacional com a Lian Li, mas os relatos do RMA internacional deles é sempre super ágil e exemplar
 
XPG é submarca da ADATA... é quase o mesmo que a CORSAIR lançar uma marca chamada GOLFAIR-X GAMER e vender fonte "B" que não passou no controle de qualidade pra ser CORSAIR e querer cobrar ainda mais caro que a original só pq estampou algum anime na embalagem ou acrescentou alguma luzinha na fonte...

Edit: Eu sei que as fontes da XPG são certificadas e reconhecidas... porém o atendimento deles é LIXO
Aí é outra questão, mas não que o produto seja de má qualidade, o desempenho desse modelo específico, que é bem caro por sinal, é comprovado por site de review renomado internacionalmente.
Problemas com RMA vamos encontrar de penca, com qualquer marca renomado de qualquer tipo de peça.
 
Aí é outra questão, mas não que o produto seja de má qualidade, o desempenho desse modelo específico, que é bem caro por sinal, é comprovado por site de review renomado internacionalmente.
Problemas com RMA vamos encontrar de penca, com qualquer marca renomado de qualquer tipo de peça.
Mas a quantidade de problemas relatados aqui em nosso País parece ser desproporcional ao relatado mundo afora.... parece até que a Adata enviou lote diferente pra República das Bananas e vai dar uma banana pra quem reclamar...

Eu mesmo fiquei mais de uma década usando exclusivamente Macs e estava por fora do mercado de PCs... daí ano retrasado retornei pra esse mundo e aí fui descobrir essa "marca" XPG... à princípio achei se tratar de algum xing-ling qualquer e somente depois de pesquisas descobri que pertencia à renomada Adata... não sei onde estavam com a cabeça de criar outro nome pra vender seus produtos... sendo que o nome Adata já era antigo, conceituado, etc... talvez pq não quisessem que um produto inferior queimasse sua marca... e é isso que é, XPG é inferior à Adata

Oq me preocupa é q nem a dona da marca tem coragem de colocar seu nome no produto e criou um segundo nome pra tentar se desvencilhar... e outra coisa é querer comparar uma fonte Seasonic, Corsair, etc já conceituadas com produtos de submarcas... podem ser bons produtos sim, mas longe de ter o mesmo respaldo das tradicionais...
 
Última edição:
Mas a quantidade de problemas relatados aqui em nosso País parece ser desproporcional ao relatado mundo afora.... parece até que a Adata enviou lote diferente pra República das Bananas e vai dar uma banana pra quem reclamar...

Eu mesmo fiquei mais de uma década usando exclusivamente Macs e estava por fora do mercado de PCs... daí ano retrasado retornei pra esse mundo e aí fui descobrir essa "marca" XPG... à princípio achei se tratar de algum xing-ling qualquer e somente depois de pesquisas descobri que pertencia à renomada Adata... não sei onde estavam com a cabeça de criar outro nome pra vender seus produtos... sendo que o nome Adata já era antigo, conceituado, etc... talvez pq não quisessem que um produto inferior queimasse sua marca... e é isso que é, XPG é inferior à Adata

Oq me preocupa é q nem a dona da marca tem coragem de colocar seu nome no produto e criou um segundo nome pra tentar se desvencilhar... e outra coisa é querer comparar uma fonte Seasonic, Corsair, etc já conceituadas com produtos de submarcas... podem ser bons produtos sim, mas longe de ter o mesmo respaldo das tradicionais...
Não sei la fora, mas aqui no Brasil, a XPG tem uma outra linha de fontes que é bem mais barata que essa Core Reactor, acho que é Kyber essa linha, então pode
ser que esses relatos de defeitos sejam dessa linha, não sei.
 
Galera, esse assunto já foi discutido extensamente, chegou a um ponto que virou opinião e ninguém mais se liga em fatos, o autor do tópico já resolveu o problema :oremos:, já vi trocentos casos de atendimento porco da Asus, alguns youtubers estão até repensando o patrocínio deles até hoje, única marca que vejo um RMA 100% são Corsair e MSI mesmo, até Logintech está mudando, infelizmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como já mostraram as contas, em termo de potência dá de sobra.

Só pra dar um relato em termos de qualidade, tô com duas 3090 rodando nela sem nenhum problema. Muitas vezes deixo em 100% de carga em ambas as GPUs e CPU (uns ~700W de potência total) por dias a fio e nunca tive problemas.
Pare de criar a Skynet, vou aí te prender e tomar um Chopp.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo