Fui correr de Fórmula E na campanha e o jogo pede pra homologar o carro. Homologo, fala que não tem melhoria e o looping começa. Estou sem correr.
Edit: eles ao menos já sabem. Foda que foi o carro ganho no level up.
https://forums.forzamotorsport.net/turn10_postst104213_Forza-Motorsport-7-Known-Issues--PC-Xbox.aspx
Bem, 28 horas de jogo e farei uma mini análise pós lançamento e sem patch significativo e pré lançamento do XOne X. Provavelmente eu quote este post no futuro para repontuar alguns itens ou acrescentar outros.
Estou jogando no PC e não pontuarei como fatores determinantes questões de desempenho e afins pois é nitidamente um jogo pensado para o Xbox One normal e a limitação do hardware do console torna-se um impeditivo para algumas coisas, bem como o nível alcançado para 60 frames em 1080p que é um feito e tanto em algo que nasceu em 2013.
Forza 7 mantém basicamente o que Forza Motorsport sempre foi com adições naturais que se espera ao mesmo tempo que em outros aspectos o jogo não demonstra evolução.
As evoluções claras, falando de gráficos até aqui, se dá pelo clima que moderadamente passou a ser dinâmico acrescentando variáveis interessantes nas corridas. O termo 'moderado' se dá pelo fato de que a variação climática é presa em certas situações e circuitos, não ficando totalmente a gosto do jogador. Ex.: a transição dia/noite é entardecer/noite ou amanhecer/dia. Quase semelhante se aplica a chuva e ela, como os ciclos, não estão disponíveis em todos os circuitos.
Então é interessante corrermos no misto de Homestead com sol/entardecer e chuva. A corrida ganha um dinamismo bacana especialmente quando mais longas, ainda que esta transição não resulte em, por exemplo, troca de pneus. Ainda que a aderência pareça mudar da pista seca para a molhada, sobretudo nas poças d'água. É um detalhe, claro, mas que seria muito bem vindo a um jogo que carrega o sufixo Motorsports. Deixemos essa simplicidade para Horizon que cai muito bem.
Relacionado ao clima, o efeito de chuva poderia ser melhor trabalhado. Poderia: de novo podemos citar uma potencial limitação especialmente quando falamos das partículas da chuva caindo no para-brisa dos carros (Forza Horizon 3 tem um efeito bom mas corre a 30 FPS). O efeito atual não traz imersão visto de dentro e de fora é inexistente.
Em Bathurst com clima nublado tive há pouco uma das corridas mais legais nessas quase três dezenas de horas jogando. Ainda que o clima não pudesse evoluir, foi uma corrida boa. Mas essa pista mostra um detalhe que Forza tem um jeito "diferente" de se adaptar a limitações de hardware:
Alguns trechos, como o da foto acima, no local de escape há barreiras de pneus "impassáveis". Isto se dá pelo motivo do jogo historicamente não ter um sistema de punições ou semelhantes ao jogador (situação que se agrava no Multiplayer), então para não deixar a brecha ao player, cria-se barreiras. Elas podem ser encontradas em todas as pistas, seja Monza, seja na tradicional saída dos pits em Laguna Seca, etc. Não é um fator agravante, mas tira um pouco da imersão do jogador e da sensação de corrida. O circuito continua lá, mas seus detalhes são modificados para se cobrir uma lacuna que penso realmente ser limitação de hardware, então sacrificar isto em prol dos 60 frames correndo a 1080p pode ser uma troca justa.
Há se de considerar que Forza é um arcade com toques de simulação, então expectativas neste sentido podem ser superadas facilmente.
A AI não é das melhores e o sistema de Drivatar não mostra o potencial vendido. Se você andar devagar na frente de um pelotão, provavelmente verá ele se aglomerando atrás de você. Situação esta que ocorrera com a AI do Assetto Corsa que é muito criticada pela comunidade. A agressividade parece conter um bug que, quando ligada, transforma os carros alheios em verdadeiros loucos. Ou levaram o termo agressivo ao pé da letra. Mas é possível fazer corridas gostosas de serem guiadas sem maiores problemas. Isso me lembra a AI do GT que sempre foi péssima a ponto de que, nas largadas, a corrida era lançada em fila indiana e você sempre era o último.
Dadas as situações até aqui, não vejo necessidade de qualificação ou afins para as corridas. O game se comporta bem como arcade e cumpre seu papel que é a diversão, ainda que com alguns bugs e métodos diferentes em tratar algumas situações.
Graficamente o jogo está bonito. Ficaria ainda mais se (1) a chuva fosse melhorada e se (2) o jogo deixasse de ser escuro em algumas situações. Parece besteira, mas um ajuste de brilho, exposição e semelhantes faria total diferença no jogo. Mais do que isso, o bom senso dos devs em colocar tais opções (elas existem no photo mode e funcionam bem!) e melhorar situações ridículas como a exposta abaixo:
Isto não é uma corrida da NASCAR. A iluminação neste trecho deveria ser a mesma do trecho de curva a frente. E é pra isso que a pista de Daytona conta com um sistema de iluminação artificial, até mesmo porque corridas noturnas são disputadas lá.
Mas também temos momentos bonitos ao natural, tal como:
E até em situações um pouco mais forçadas que mais parecem uma demonstração do poder gráfico da engine:
Esta foi uma de minhas SS favoritas, em todo caso.
Os 723 carros iniciais são mais do que convincentes. Ainda que em algumas categorias, como a de trucks, fique evidente de que quantidade não é qualidade; há somente uma pintura licenciada no jogo e os Drivatars parecem não usar as pinturas da comunidade como deveriam; O mesmo se aplica aos carros da NASCAR que possuem os três modelos mas de três pilotos apenas com 3 variações cada.
O destaque vai para os carros comuns. Uma delicia ter um catalogo grande e com boas opções. Não entro no mérito de tais carros terem ou não specs reais pois nunca foi o foco da série e sabemos que falta carinho em alguns veículos. Mas de novo: falamos de um jogo arcade, então deixa a bola rolar.
O progresso da campanha achei que seria um ponto fraco, mas com quase 30 horas nem na metade estou. Claro que aumentei a dificuldade da AI e a duração das corridas por motivos pessoais, mas está num tamanho interessante até aqui. Faltou, porém, eventos diversos como o excelente Forza 4 apresentou lá atrás. Vou confiar na palavra da Turn 10 de que atualizações chegarão.
Ainda na campanha, algumas coisas de design incomodam. Uma delas fica nas corridas de trucks e a imagem abaixo fala por si só:
Para quem não entendeu, e sabe-se lá o motivo, tais caminhões não foram feitos para correr de noite pois não possuem iluminação. Este modelo da MB possui apenas leds indicadores de posicionamento e não faróis. Estamos falando de um jogo arcade, mas há uma linha que limita o bom senso. Ou deveria haver.
Ainda que o jogo erre em alguns conceitos, Forza 7 é um excelente game descompromissado e que vale pela experiência aos amantes de carros. Faltam detalhes para a série se tornar uma referência no gênero, mas é um jogo bem feito para sua proposta e divertido acima de tudo. Não digo que é o melhor pois isso é subjetivo também, mas cumpre seu papel e entrega algo muito bom no XOne e cobre uma lacuna imensa no PC que carecia de jogos assim.
Agora é esperar e ver como a Turn 10 irá lidar com as criticas que tem recebido no fórum oficial e na web e, mais ainda, como será com a chegada do Xbox One X.
Edit: eles ao menos já sabem. Foda que foi o carro ganho no level up.
https://forums.forzamotorsport.net/turn10_postst104213_Forza-Motorsport-7-Known-Issues--PC-Xbox.aspx
Bem, 28 horas de jogo e farei uma mini análise pós lançamento e sem patch significativo e pré lançamento do XOne X. Provavelmente eu quote este post no futuro para repontuar alguns itens ou acrescentar outros.
Estou jogando no PC e não pontuarei como fatores determinantes questões de desempenho e afins pois é nitidamente um jogo pensado para o Xbox One normal e a limitação do hardware do console torna-se um impeditivo para algumas coisas, bem como o nível alcançado para 60 frames em 1080p que é um feito e tanto em algo que nasceu em 2013.
Forza 7 mantém basicamente o que Forza Motorsport sempre foi com adições naturais que se espera ao mesmo tempo que em outros aspectos o jogo não demonstra evolução.
As evoluções claras, falando de gráficos até aqui, se dá pelo clima que moderadamente passou a ser dinâmico acrescentando variáveis interessantes nas corridas. O termo 'moderado' se dá pelo fato de que a variação climática é presa em certas situações e circuitos, não ficando totalmente a gosto do jogador. Ex.: a transição dia/noite é entardecer/noite ou amanhecer/dia. Quase semelhante se aplica a chuva e ela, como os ciclos, não estão disponíveis em todos os circuitos.
Então é interessante corrermos no misto de Homestead com sol/entardecer e chuva. A corrida ganha um dinamismo bacana especialmente quando mais longas, ainda que esta transição não resulte em, por exemplo, troca de pneus. Ainda que a aderência pareça mudar da pista seca para a molhada, sobretudo nas poças d'água. É um detalhe, claro, mas que seria muito bem vindo a um jogo que carrega o sufixo Motorsports. Deixemos essa simplicidade para Horizon que cai muito bem.
Relacionado ao clima, o efeito de chuva poderia ser melhor trabalhado. Poderia: de novo podemos citar uma potencial limitação especialmente quando falamos das partículas da chuva caindo no para-brisa dos carros (Forza Horizon 3 tem um efeito bom mas corre a 30 FPS). O efeito atual não traz imersão visto de dentro e de fora é inexistente.
Em Bathurst com clima nublado tive há pouco uma das corridas mais legais nessas quase três dezenas de horas jogando. Ainda que o clima não pudesse evoluir, foi uma corrida boa. Mas essa pista mostra um detalhe que Forza tem um jeito "diferente" de se adaptar a limitações de hardware:
Alguns trechos, como o da foto acima, no local de escape há barreiras de pneus "impassáveis". Isto se dá pelo motivo do jogo historicamente não ter um sistema de punições ou semelhantes ao jogador (situação que se agrava no Multiplayer), então para não deixar a brecha ao player, cria-se barreiras. Elas podem ser encontradas em todas as pistas, seja Monza, seja na tradicional saída dos pits em Laguna Seca, etc. Não é um fator agravante, mas tira um pouco da imersão do jogador e da sensação de corrida. O circuito continua lá, mas seus detalhes são modificados para se cobrir uma lacuna que penso realmente ser limitação de hardware, então sacrificar isto em prol dos 60 frames correndo a 1080p pode ser uma troca justa.
Há se de considerar que Forza é um arcade com toques de simulação, então expectativas neste sentido podem ser superadas facilmente.
A AI não é das melhores e o sistema de Drivatar não mostra o potencial vendido. Se você andar devagar na frente de um pelotão, provavelmente verá ele se aglomerando atrás de você. Situação esta que ocorrera com a AI do Assetto Corsa que é muito criticada pela comunidade. A agressividade parece conter um bug que, quando ligada, transforma os carros alheios em verdadeiros loucos. Ou levaram o termo agressivo ao pé da letra. Mas é possível fazer corridas gostosas de serem guiadas sem maiores problemas. Isso me lembra a AI do GT que sempre foi péssima a ponto de que, nas largadas, a corrida era lançada em fila indiana e você sempre era o último.
Dadas as situações até aqui, não vejo necessidade de qualificação ou afins para as corridas. O game se comporta bem como arcade e cumpre seu papel que é a diversão, ainda que com alguns bugs e métodos diferentes em tratar algumas situações.
Graficamente o jogo está bonito. Ficaria ainda mais se (1) a chuva fosse melhorada e se (2) o jogo deixasse de ser escuro em algumas situações. Parece besteira, mas um ajuste de brilho, exposição e semelhantes faria total diferença no jogo. Mais do que isso, o bom senso dos devs em colocar tais opções (elas existem no photo mode e funcionam bem!) e melhorar situações ridículas como a exposta abaixo:
Isto não é uma corrida da NASCAR. A iluminação neste trecho deveria ser a mesma do trecho de curva a frente. E é pra isso que a pista de Daytona conta com um sistema de iluminação artificial, até mesmo porque corridas noturnas são disputadas lá.
Mas também temos momentos bonitos ao natural, tal como:
E até em situações um pouco mais forçadas que mais parecem uma demonstração do poder gráfico da engine:
Esta foi uma de minhas SS favoritas, em todo caso.
Os 723 carros iniciais são mais do que convincentes. Ainda que em algumas categorias, como a de trucks, fique evidente de que quantidade não é qualidade; há somente uma pintura licenciada no jogo e os Drivatars parecem não usar as pinturas da comunidade como deveriam; O mesmo se aplica aos carros da NASCAR que possuem os três modelos mas de três pilotos apenas com 3 variações cada.
O destaque vai para os carros comuns. Uma delicia ter um catalogo grande e com boas opções. Não entro no mérito de tais carros terem ou não specs reais pois nunca foi o foco da série e sabemos que falta carinho em alguns veículos. Mas de novo: falamos de um jogo arcade, então deixa a bola rolar.
O progresso da campanha achei que seria um ponto fraco, mas com quase 30 horas nem na metade estou. Claro que aumentei a dificuldade da AI e a duração das corridas por motivos pessoais, mas está num tamanho interessante até aqui. Faltou, porém, eventos diversos como o excelente Forza 4 apresentou lá atrás. Vou confiar na palavra da Turn 10 de que atualizações chegarão.
Ainda na campanha, algumas coisas de design incomodam. Uma delas fica nas corridas de trucks e a imagem abaixo fala por si só:
Para quem não entendeu, e sabe-se lá o motivo, tais caminhões não foram feitos para correr de noite pois não possuem iluminação. Este modelo da MB possui apenas leds indicadores de posicionamento e não faróis. Estamos falando de um jogo arcade, mas há uma linha que limita o bom senso. Ou deveria haver.
Ainda que o jogo erre em alguns conceitos, Forza 7 é um excelente game descompromissado e que vale pela experiência aos amantes de carros. Faltam detalhes para a série se tornar uma referência no gênero, mas é um jogo bem feito para sua proposta e divertido acima de tudo. Não digo que é o melhor pois isso é subjetivo também, mas cumpre seu papel e entrega algo muito bom no XOne e cobre uma lacuna imensa no PC que carecia de jogos assim.
Agora é esperar e ver como a Turn 10 irá lidar com as criticas que tem recebido no fórum oficial e na web e, mais ainda, como será com a chegada do Xbox One X.
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