Já eu saí de um S20 FE pra um S22 Ultra pra um S23 Ultra e digo que não senti diferença alguma, inclusive mantive todos os aparelhos por um tempo pra fazer comparativo/teste de velocidade abrindo apps e navegação em geral e pro meu uso a diferença foi 0, o S23 Ultra ficava um tiquinho na frente no geral mas por vezes o S20 FE abria até mais rápido que os outros 2 então eu diria que é algo irrelevante, lembrando que aqui a diferença não foi só de armazenamento mas também de SoC, no caso foi SD 865 do S20 FE, 8 gen 1 do S22 Ultra e 8 gen 2 do S23 Ultra
Baseado nisso eu acho difícil que alguém perceba a diferença apenas do UFS 3.1 vs 4.0 num uso mais casual, aliás nem sei como alguém faria esse comparativo decentemente, mais próximo que dá pra um usuário casual fazer isso é pegar o S23 128gb e o S23 256gb e testar lado a lado, porque se botar diferença de SoC no meio vira uma bagunça total, ainda mais se for comparar um aparelho com anos de uso, bloatware e hardware mais antigo vs um aparelho zerado de fábrica e com hardware melhor, no caso eu sempre testo após um factory reset
Eu diria que é algo como SSD Sata vs 3.0 pra 4.0 pra desktop, alguns poucos softwares podem se beneficiar bastante mas pra 99% dos casos a diferença é margem de erro