[TÓPICO DEDICADO] Garantia de placas de vídeo - Informações, prazos e politicas para RMA

Pessoal, é comum o frete para o RMA ser pago pelo comprador(solicitante)? Vou enviar uma Placa de vídeo para o RMA da gigabyte e eles informaram que é minha obrigação pagar o frete.

No CDC fala que pode, se estiver escrito no termo de garantia:

Art. 50. A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

Parágrafo único. O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso do produto em linguagem didática, com ilustrações.

Edit: no termo diz "O produto em garantia contratual, fora do período da garantia legal (3 meses), deverá ser enviado por conta do requerente da garantia em contrato."
(https://www.gigabyte.com/br/Support/Warranty/Graphics-Card)

Última edição:
No CDC fala que pode, se estiver escrito no termo de garantia:

Art. 50. A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

Parágrafo único. O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso do produto em linguagem didática, com ilustrações.

Edit: no termo diz "O produto em garantia contratual, fora do período da garantia legal (3 meses), deverá ser enviado por conta do requerente da garantia em contrato."
(https://www.gigabyte.com/br/Support/Warranty/Graphics-Card)

Achei estranho por ser a primeira vez que tenho de pagar por algo assim. Não sei se todos aqui que já passaram por isso arcaram com o frete.

Queria deixar um relato aqui que eu perdi os parafusos do air cooler da minha 1070 (estava usando waterblock) e a EVGA mandou pra mim sem custo nenhum. Eles sao show de bola. :)

Pessoal, eu tô com uma 2080 Ti da Galax que já foi aceita para troca, o ticket mudou o status para "Reposição ou opções CDC" quarta-feira passada e na mensagem diz "Lembramos que na falta de um modelo similar ou superior, e indisponibilidade de produto para eventual complementação, será possível seguir com o reembolso da quantia paga.".
São as opções que vieram nos termos da garantia, e uma é a troca por um igual ou superior ou pagamento complementar da diferença para outro produto superior. Essa opção de trocar pagando a diferença, eu posso optar ou só vai acontecer se não tiverem outra 2080 pra substituir a minha?

Alguém que já usou o RMA da Galax poderia me contar como foi a experiência? São flexíveis, dá pra conversar com eles ou são rígidos em relação a trocas?

Pergunto só por curiosidade mesmo, é a primeira vez que precisei usar a garantia de uma placa de vídeo.

E com a dificuldade que está pra comprar as novas RTX da série 30 devido aos bots dos cambistas (e com certeza o mesmo vai acontecer com as 6X00 da AMD, vai durar minutos ou segundos à venda), eu pergunto se vocês acham que é possível negociar com a Galax a compra de uma placa da nova geração, tanto faz AMD ou Nvidia, ao invés de substituir minha VGA por outra 2080?

Dá pra ter esperança ou não?

Última edição:
A propósito, é uma p.... m.... esses cambistas sacaneando o mercado. O cidadão comum agora quando for querer comprar uma placa de vídeo vai ter que ficar 24h acordado, torcer, rezar, orar, ter sorte, fazer mandinga, saravá e que sei eu mais, ter a informação da hora em que precisa estar logado no site da loja que vai publicar o produto pra venda, um link rápido paca-ra-lio e tudo mais pra conseguir fechar uma compra antes que os robôs dos cambistas façam o checkout e zerem o estoque. Até em pré-venda. Sacanagem. Agora vamos ter que usar bots pra poder comprar como antes?

A propósito, é uma p.... m.... esses cambistas sacaneando o mercado. O cidadão comum agora quando for querer comprar uma placa de vídeo vai ter que ficar 24h acordado, torcer, rezar, orar, ter sorte, fazer mandinga, saravá e que sei eu mais, ter a informação da hora em que precisa estar logado no site da loja que vai publicar o produto pra venda, um link rápido paca-ra-lio e tudo mais pra conseguir fechar uma compra antes que os robôs dos cambistas façam o checkout e zerem o estoque. Até em pré-venda. Sacanagem. Agora vamos ter que usar bots pra poder comprar como antes?
Esses bots são uma desgraça mesmo. Acabaram com o mercado, se antes você podia comprar uma placa em promo sem problemas, agora tem que criar ou usar bot pra competir com os outros que usam.

Achei estranho por ser a primeira vez que tenho de pagar por algo assim. Não sei se todos aqui que já passaram por isso arcaram com o frete.
Quando precisei do RMA da Zotac(há 2 anos) eu paguei o envio, mas reembolsaram o valor do envio quando devolveram o valor da nota.
Pessoal, eu tô com uma 2080 Ti da Galax que já foi aceita para troca, o ticket mudou o status para "Reposição ou opções CDC" quarta-feira passada e na mensagem diz "Lembramos que na falta de um modelo similar ou superior, e indisponibilidade de produto para eventual complementação, será possível seguir com o reembolso da quantia paga.".
São as opções que vieram nos termos da garantia, e uma é a troca por um igual ou superior ou pagamento complementar da diferença para outro produto superior. Essa opção de trocar pagando a diferença, eu posso optar ou só vai acontecer se não tiverem outra 2080 pra substituir a minha?

Alguém que já usou o RMA da Galax poderia me contar como foi a experiência? São flexíveis, dá pra conversar com eles ou são rígidos em relação a trocas?

Pergunto só por curiosidade mesmo, é a primeira vez que precisei usar a garantia de uma placa de vídeo.

E com a dificuldade que está pra comprar as novas RTX da série 30 devido aos bots dos cambistas (e com certeza o mesmo vai acontecer com as 6X00 da AMD, vai durar minutos ou segundos à venda), eu pergunto se vocês acham que é possível negociar com a Galax a compra de uma placa da nova geração, tanto faz AMD ou Nvidia, ao invés de substituir minha VGA por outra 2080?

Dá pra ter esperança ou não?
Acho que é mais fácil eles devolverem o valor da nota.

as fabricantes dão mesmo essas garantia no BR? pq nas lojas ai tá lá escrito 3 meses de garantia + 9 meses pelo fabricante. asus gigabyte evga e algumas outras, inclusive na loja que explode o cu do consumidor colocam o produto so como 1 ano,
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, é comum o frete para o RMA ser pago pelo comprador(solicitante)? Vou enviar uma Placa de vídeo para o RMA da gigabyte e eles informaram que é minha obrigação pagar o frete.

não sei o que diz a lei, eu Fiz RMA de um SSD Kingstom pelos correios e eles pagaram pelo frete, ´placa de video bem mais pesada acho que preferem não arcar com esse custo, a vontade é de encher a boca e falar VCS TEM QUE PAGAR, mas sinceramente não sei, seria bom né,

as fabricantes dão mesmo essas garantia no BR? pq nas lojas ai tá lá escrito 3 meses de garantia + 9 meses pelo fabricante. asus gigabyte evga e algumas outras, inclusive na loja que explode o cu do consumidor colocam o produto so como 1 ano,

Dão garantia desde que tenha nota fiscal e que nela conste o número de série do produto.

Última edição:
para eu ter direito a essa garantia da Asus de 3 anos, eu preciso cadastrar a NF?

Teria que ver nos termos da garantia da Asus. Minha placa de vídeo (da Galax) tinha 2 anos de garantia, registrando ela no site em até 30 dias (não tenho certeza, entre 30 e 90) depois de comprar, a garantia passava a ser de 3 anos. Para registrar tinha que preencher a chave da NFe. A NFe por sua vez tem que conter o número de série do produto que está sendo registrado.

Faz alguns meses que eles alteraram essa política. A nova política é que todas as placas de vídeo compradas até determinada data precisam ser registradas para ter o ano extra de garantia, e as compradas depois daquela data já passavam a ter a garantia de 3 anos por padrão, não precisava mais registrar. A minha placa tinha 2 anos de garantia porque não registrei dentro do prazo especificado nos termos mas passou a ter 3 anos de garantia depois dessa mudança, então minha garantia que iria terminar em dezembro desse ano foi estendida para dezembro de 2021.

Pessoal, alguém tem alguma experiência com a garantia da Asus para placas de vídeo?

Se abrir a placa (tirar o cooler) perde a garantia? Geralmente as placas da Asus possuem um selo/lacre em um dos parafusos. Mas não fica claro no PDF que está na primeira página, se perde a garantia se romper esse lacre. Só fala que não pode remover o selo contendo o número de série. Porém vi alguns relatos de que a Asus é meio chata com essa questão...

em caso de precisar de um rma internacional quanto custaria enviar uma placa de video para os eua para reparo ou troca?

Uma dúvida: o RMA só seria relacionado a própria fabricante da produto certo? Então imagino que não tem nada a ver com a loja que fez a venda?

Pergunto isso pra saber se estou protegido pelo código de defesa do consumidor caso o RMA não fosse respeitado. Imagino que não!

Última edição:
Uma dúvida: o RMA só seria relacionado a própria fabricante da produto certo? Então imagino que não tem nada a ver com a loja que fez a venda?

Pergunto isso pra saber se estou protejido pelo código de defesa do consumidor caso o RMA não fosse respeitado. Imagino que não!

Até onde sei, a loja é solidária em caso do fabricante não arcar com o período da garantia ofertado. Porém a loja é solidária pelo período de garantia que ela divulga.

Por exemplo, se você comprou um produto onde a loja divulgou ter garantia de 1 ano, ela também pode ser acionada judicialmente caso o fabricante se recuse a dar a garantia (ou suma do país, por exemplo). Porém o que acontece em muitos casos é a loja anunciar a garantia de 1 ano e o fabricante dar 3 anos. Neste caso, os 2 anos adicionais serão direto com o fabricante, não cabendo à loja a responsabilidade solidária da garantia.

Só para atualizar sobre a experiência com o RMA da Galax.

Finalmente, exatos 30 dias depois que placa chegou na Galax, o processo chegou ao fim. Bom, o que tenho a dizer sobre a experiência é que no geral foi positiva, apesar de demorar muito por exemplo 15 dias para verificar o estoque da 2080 e concluir que não há estoque para então perguntar a conta onde será feito o depósito. Mas fora a demora, que menciono só como informação, porque o site do suporte deles tem uma mensagem informando que estão trabalhando com limitações por causa do COVID. Avaliar a agilidade/velocidade do serviço de suporte fica alguém que usar o serviço num futuro pós-pandemia. Fora isso foi tranquilo. Testaram a placa, identificaram o problema, avisaram, ficaram de dar retorno se tinha estoque da minha placa, 15 dias depois disseram que não e pediram a conta para fazer o depósito, o qual já tinham o cálculo do valor atualizado.

Tudo correu bem dentro do normal eu diria, apenas muito demorado, mas isso não pode ser considerado o padrão e sim uma excessão devido a situação atual.

Referente ao assunto de garantia em placas de vídeo, vi aqui que um user conseguiu garantia da vga dele com NF em nome de outra pessoa.

Alguém sabe informar se a garantia é funcional pra quem compra placa no *ml* com NF em nome de outra pessoa, mesmo esta placa ainda estando em garantia?

Pergunto pois no site da XFX pelo menos informa que se a placa for comprada no ebay como no exemplo que eles citam, a garantia não valerá para a pessoa que está adquirindo a placa??? :mother:

‍What is not covered by this limited hardware warranty? ‍This limited hardware warranty does not cover: - Products that are not from an authorized reseller. Products purchased used from Ebay, Craiglist, a person to person transactions, :medo:

Referente ao assunto de garantia em placas de vídeo, vi aqui que um user conseguiu garantia da vga dele com NF em nome de outra pessoa.

Alguém sabe informar se a garantia é funcional pra quem compra placa no *ml* com NF em nome de outra pessoa, mesmo esta placa ainda estando em garantia?

Pergunto pois no site da XFX pelo menos informa que se a placa for comprada no ebay como no exemplo que eles citam, a garantia não valerá para a pessoa que está adquirindo a placa??? :mother:

‍What is not covered by this limited hardware warranty? ‍This limited hardware warranty does not cover: - Products that are not from an authorized reseller. Products purchased used from Ebay, Craiglist, a person to person transactions, :medo:

Isso varia de marca pra marca.

A EVGA, por exemplo, aceita a garantia com nota fiscal em nome de terceiros. Já outras só aceitam garantia se a nota estiver no seu nome. Neste caso, vc teria que contar com a boa vontade do vendedor (dono da nota) abrir o RMA para você.

A Asus se não me engana aceita de com NF de terceiros SE vc tiver uma declaração de venda do comprador original.

Só para atualizar sobre a experiência com o RMA da Galax.

Finalmente, exatos 30 dias depois que placa chegou na Galax, o processo chegou ao fim. Bom, o que tenho a dizer sobre a experiência é que no geral foi positiva, apesar de demorar muito por exemplo 15 dias para verificar o estoque da 2080 e concluir que não há estoque para então perguntar a conta onde será feito o depósito. Mas fora a demora, que menciono só como informação, porque o site do suporte deles tem uma mensagem informando que estão trabalhando com limitações por causa do COVID. Avaliar a agilidade/velocidade do serviço de suporte fica alguém que usar o serviço num futuro pós-pandemia. Fora isso foi tranquilo. Testaram a placa, identificaram o problema, avisaram, ficaram de dar retorno se tinha estoque da minha placa, 15 dias depois disseram que não e pediram a conta para fazer o depósito, o qual já tinham o cálculo do valor atualizado.

Tudo correu bem dentro do normal eu diria, apenas muito demorado, mas isso não pode ser considerado o padrão e sim uma excessão devido a situação atual.
Como foi esse" cálculo monetario "? To com uma 2080 ti parada lá desde o dia 6 e não me mandaram mais informações, espero que consiga pelo menos um valor pra dar de entrada numa 2080 ti nova ou 3080 pq vai ser foda ter que pegar placa de desempenho inferior

Gostaria de passar minha experiência com RMA da ZOTAC (e talvez tirar dúvidas).
Comprei uma Zotac 2080 ti AMP em uma loja no Mercado Livre com nota fiscal há quase 2 anos.
Há alguns meses, jogos do nada ficavam com a tela preta, retornava para o windows e via o erro:
"display driver nvlddmkm stopped responding and has successfully recovered " no Event Viewer
Pesquisando em forums, vi que era um problema da placa. Após testar em duas máquinas diferentes tendo o mesmo resultado, iniciei o processo de RMA.
Do dia 27 de outubro até o dia 10 de novembro tentei contato com a Zotac no Brasil sem sucesso. Eles simplesmente ignoraram todos os mails, aberturas de RMA pela página e até mensagens por mídias sociais.
Consegui resposta pela Zotac USA que responderam com uma abertura de RMA, passando o procedimento padrão aqui do Brasil.
Enviei a placa para a caixa postal referida no documento, e por quase uma semana, aparecia que aguardava a retirada por parte da empresa.
Ligando para os correios hoje, descobri que já está com a Zotac Brasil, e que o update ainda não foi feito no site pois a Zotac Brasil não tinha retornado algum tipo de documento de confirmação, mas a atendente me garantiu que a placa já estava com empresa.

Alguém já fez RMA com a Zotac no Brasil? É "complexo" dessa forma?
Estou pensando em comprar uma nova placa de vídeo, e infelizmente essa experiência está me fazendo escolher outro fabricante.

Abs,
Denis

Quando precisei do RMA da Zotac(há 2 anos) eu paguei o envio, mas reembolsaram o valor do envio quando devolveram o valor da nota.

Acho que é mais fácil eles devolverem o valor da nota.
Cara, boletei uma 3080 da ZOTAC, pelo preço to cogitando ficar, foi suave a garantia?

Cara, boletei uma 3080 da ZOTAC, pelo preço to cogitando ficar, foi suave a garantia?

Snap, hoje (depois de 10 dias) recebi o mail sobre o início (recebimento) do RMA. A Zotac tinha um bom serviço de garantia, mas nesse ano tem deixado a desejar.
Assim que tiver novidade, eu posto aqui.

Snap, hoje (depois de 10 dias) recebi o mail sobre o início (recebimento) do RMA. A Zotac tinha um bom serviço de garantia, mas nesse ano tem deixado a desejar.
Assim que tiver novidade, eu posto aqui.
Obrigado, vai postando o andamento.

Eu paguei o boleto, se não gostar eu devolvo/revendo, mas isso da garantia é importante.

Opa, consegui boletar uma hoje tbm. Foi na sorte, tá complicado conseguir essas placas. Mas ainda tô pensando em pagar, estou vendo agora muita reclamação do rma. Mas a placa pra mim é uma das mais bonitas que tem.

Users who are viewing this thread

Voltar