• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Garantia de placas de vídeo - Informações, prazos e politicas para RMA

MarcoAntonio017

Vi veri veniversum vivus vici
Registrado
Saudações!!

O objetivo deste tópico é agrupar em um único local as informações iniciais referentes a garantia das diversas marcas que temos no mercado, para que pessoas sem experiência possam tirar dúvidas básicas de forma rápida. Deixo a critério da moderação, mas gostaria que os tópicos de garantia específicos de cada marca fossem mantidos, pois é interessante termos um feedback mais próximo dos usuários sobre como cada marca tem se portado e para isso e por uma questão de organização precisamos de seus respectivos tópicos.

Lembrando que:
1. O tópico serve para acolher relatos de casos de RMA entre consumidor e fabricante ou seus representantes.
2. Não é permitido sob qualquer hipótese:
2.1. Considerações sobre lojas (positivas ou negativas);
2.2. Questões sobre a esfera judicial (cumprimento de direitos, processos, etc);
2.3. Comentários desrespeitosos (xingamentos, ofensas) a qualquer uma das partes envolvidas no processo.

Dito isso, vamos ao que interessa.

Garantia e RMA, o que são?

RMA é a sigla referente a Return Merchandise Authorization (Ou Autorização de retorno de mercadoria), também conhecido apenas por garantia, trata-se do procedimento envolvendo a devolução de uma mercadoria defeituosa para o Lojista, fabricante ou responsável legal sobre aquele produto ou serviço para que ele possa reparar, substituir ou ressarcir o cliente. No caso deste tópico, vamos tratar especificamente das garantias referentes a placa de vídeo.

Temos então dois tipos de garantia, a garantia legal que é prevista em lei e a garantia contratual, oferecida por lojistas ou fabricantes de acordo com o produto ofertado. A garantia legal tem prazo fixo de 90 dias após o recebimento do produto e não pode ser alterada. Como pode ser observado o prazo estipulado pela garantia legal foge da realidade do tempo de vida de bens duráveis e para placas de vídeo não temos nenhuma fabricante que trabalhe apenas com o prazo legal de garantia (Exceto nos casos de placas "open box"). Já a garantia contratual trata-se de um prazo superior a garantia legal, onde um contrato é firmado entre o fornecedor do produto e o cliente e os termos daquele contrato irão se estender pelo prazo nele definido. Abaixo iremos citar diversas marcas e os prazos para garantia contratual que cada uma oferece, lembrando que caso a marca ofereça por exemplo 1 ano de garantia, esse prazo será de 3 meses da garantia legal + 9 meses contratual. Ressalto que os prazos citados são para placas adquiridas no mercado nacional por meios oficiais. Lojas regionais tem o hábito de oferecer apenas a garantia legal, muitas vezes por trabalhar com produtos importados por meios não oficiais ou de origem duvidosa.

Atualmente (e até onde sei) nenhuma marca oferece garantia para produtos adquiridos fora do território nacional, nesse caso é necessário que o processo seja feito no país onde o produto foi adquirido, o que muitas vezes é inviável devido aos trâmites burocráticos e custos de transporte. Modificações em geral (como instalação de hidrocooler) também invalidam a garantia, mesmo que algumas marcas supostamente ofereçam esse agrado, todas tem em seus termos a violação do lacre como fator determinante para invalidação da garantia.

Por anos tivemos como padrão para placas de vídeo o prazo de 12 meses, mas em meados de 2018 após um movimento de vários canais do youtube questionando sobre a diferença dos prazos ofertados no Brasil e no exterior diversas marcas se reposicionaram e atualmente temos como padrão o prazo de 36 meses. Isso não significa que todas as marcas ofereçam esse prazo, mas aquelas que demonstram mais respeito pelo consumidor brasileiro já se adequaram a isso e já temos uma fabricante puxando a discussão dos 48 meses em alguns produtos, algo ótimo visto o custo de hardware no Brasil.

Sobre a cobertura para terceiros (Placas revendidas pelo comprador original), apenas duas marcas se posicionam sobre o assunto. A Galax oferece cobertura desde que o procedimento seja feito pelo comprador original e a EVGA diz ter cobertura, embora não especifique condições. Deixo claro que não sou especialista na área e meu conhecimento se resume a pesquisas na internet, mas ao que parece a garantia legal incide sobre o produto, então não poderia ser negada em caso de revenda. Já a garantia contratual tem outra abordagem, uma vez que trata-se de um contrato entre partes e uma vez que o produto seja vendido ou repassado esse novo proprietário não faria parte do contrato original, invalidando assim a garantia.

Por fim, vale destacar que há um acordo entre lojistas e fabricantes quanto a responsabilidade de atendimento dos processos de garantia, sendo que no primeiro ano o atendimento é feito pela loja onde o produto foi adquirido e no periodo restante de cobertura o atendimento é feito pela fabricante ou por seu representante nacional. Isso se aplica as principais marcas que atuam no mercado nacional, mas há marcas onde o período integral é de responsabilidade da loja, nesses casos é sempre bom consultar as informações junto a loja antes de adquirir o produto.

Vamos agora citar as principais marcas de placas de vídeo, o prazo que oferecem, se possuem representação nacional e os links de onde essas informações foram retiradas.

Asus:
Prazo de garantia: 3 Anos
Representação: Nacional
Garantia para Open Box: Não informado
Fonte: https://www.asus.com/support/images/upload/warranty/br_GraphicCard.pdf
Modelo do termo de doação para 3º: https://forum.adrenaline.com.br/thr...s-e-politicas-para-rma.675129/post-1076331450

-->><<--


Gigabyte:
Prazo de garantia: 3 Anos
Representação: Nacional
Garantia para Open Box: SEM COBERTURA
Fonte: https://www.gigabyte.com/br/Support/Warranty/Graphics-Card



-->><<--


MSI:
Prazo de garantia: 3 Anos
Representação: Nacional
Garantia para Open Box: Não informado
Fonte: https://br.msi.com/page/warranty/vga


-->><<--


Galax:
Prazo de garantia: 3 anos
Representação: Nacional
Garantia para Open Box: SEM COBERTURA
fonte: https://galaxbr.com/suporte/garantia


-->><<--


EVGA:
Prazo de garantia: 3 Anos*
Representação: Internacional (Necessita envio para exterior)
Garantia para Open Box: Não informado
Fonte: https://br.evga.com/warranty/graphics-cards/
Obs.: Marca saiu do mercado de GPU, mas se comprometeu a manter a garantia para as placas já no mercado.


-->><<--


PcYes:
Prazo de Garantia: entre 1 e 4 anos (Varia entre modelos)
Representação: Nacional
Fonte: https://www.pcyes.com.br/politica-de-garantia/

-->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<--

E essas são as marcas que oferecem 3 anos de garantia no mercado nacional. Abaixo vou citar algumas outras marcas que oferecem 2 anos ou menos, mas que não possuem representação no Brasil e/ou que não consegui informações através de canais oficiais para o mercado nacional. Algumas marcas abaixo são as que tem o prazo estipulado pela loja, nesses casos pode acontecer de ter de 1 até 3 anos e em caso de problema a própria loja ficará responsável por prestar o RMA.

XFX: 2 Anos (necessário envio para o exterior após o primeiro ano).
Zotac: 2 Anos (necessário envio para o exterior após o primeiro ano).
Sapphire: 2 Anos (necessário envio para o exterior após o primeiro ano).
Asrock: 1 ano diretamente com a loja.
Powercolor: 1 ano diretamente com a loja.
PNY: Prazo definido pela loja.
Colorfull: Prazo definido pela loja.
INNO3D: Prazo definido pela loja.
Gainward: Prazo definido pela loja.
Afox: Prazo definido pela loja.

Finalizando, tentei ser o mais imparcial possível quanto as marcas. Obviamente cada um tem suas preferências, mas não posso deixar de citar o caso da Zotac, que a poucos meses rompeu o contrato com a prestadora nacional de seu RMA e desde então tem deixado seus clientes no prejuízo, sem resposta e sem atendimento. Quando a marca resolver tais problemas estou a disposição para edição deste adendo, até lá aconselho que evitem aquisições da marca, pois como viram acima temos boas opções no mercado que possuem o mínimo de respeito por seus clientes.

 
Última edição:
bom topico, uma vez sugeri abrirem uma seção so para rma mas moderação n levou muito a serio, espero q esse topico vingue,pq temos rma de varios itens espalhados em varias seções
 
Excelente tópico, para mim RMA é um dos melhores fatores para escolhas de uma placa de vídeo.

Não dá para comprar no Brasil, uma placa com menos de 3 anos, não tem porque quando uma dúzia de marcas também oferecem ao menos isso.

Dito isso, para mim as melhores escolhas hoje, pela minha experiência e de amigos são: EVGA, MSI e Galax.
Gigabyte e ASUS depende da sorte, tem meses que está tudo bem, tem meses que está tudo atrasado.
PCYES não sei sobre.
 
Bom tópico. Como já tivemos problemas com tópicos similares, seguem as regras pra utilização do mesmo (OP, sinta-se à vontade para adicionar o conteúdo abaixo na postagem inicial, mantendo o conteúdo mas com a formatação que desejar). Apenas ajustei o título para incluir a informação de que o tópico serve para tratar de casos de garantia de placas de vídeo:

1. O tópico serve para acolher relatos de casos de RMA entre consumidor e fabricante e seus representantes.

2. Não é permitido sob qualquer hipótese:
2.1. Considerações sobre lojas (positivas ou negativas);
2.2. Questões sobre a esfera judicial (cumprimento de direitos, processos, etc);
2.3. Comentários desrespeitosos (xingamentos, ofensas) a qualquer uma das partes envolvidas no processo.

A punição para o descumprimento dessas regras é o banimento irrevogável do tópico. No contexto geral ainda são aplicadas as regras gerais do fórum, que podem ser lidas em https://adrenaline.com.br/forum/help/terms/
 
Cobertura para terceiros

Tenho grande dúvida sobre esse item.
As empresas podem negar a garantia caso a NF não esteja em meu nome (no caso de produto comprado usado, mas ainda na garantia)?
 
Placa EVGA comprada fora e registrada com garantia até 2023. é por isso que sempre procuro EVGA.
bYRmDyl.jpg


Cobertura para terceiros

Tenho grande dúvida sobre esse item.
As empresas podem negar a garantia caso a NF não esteja em meu nome (no caso de produto comprado usado, mas ainda na garantia)?
Mandei um email para a EVGA perguntando se um extrato de compra e venda do ML basta ou se é preciso um termo de venda reconhecido em cartório. Quando eles responderem publico aqui.
 
Pessoal, hoje a EVGA respondeu:

"
Boa tarde,

Obrigado por Contactar o suporte ao cliente EVGA. A placa gráfica teria uma garantia transferível de três anos com base nos termos de garantia da sua placa gráfica. Então o segundo proprietário da placa gráfica teria garantia até 3 de abril de 2023. Você não tem que fornecer ao comprador sua fatura original, você só tem que fornecer-lhes uma fatura de venda para a compra que eles estão fazendo no momento.

Por favor, avise-nos se tiver mais perguntas ou preocupações.

Cumprimento,
EVGA
"
 
bom topico, uma vez sugeri abrirem uma seção so para rma mas moderação n levou muito a serio, espero q esse topico vingue,pq temos rma de varios itens espalhados em varias seções
Mas isso não era "bom"? Pois se ficar tudo sobre rma, de todas as marcas, num único tópico.. se eu quiser saber somente a respeito do RMA da EVGA, terei que ler o tópico inteiro? Poderiam fazer um tópico fixo com links ligando para os tópicos espalhados sobre o RMA de cada marca separadamente. E os relatos separados por marca separadas também ajudaria a ter ideia se o rma é bom ou ruim, mais rapidamente. Assim como bastava olhar 2 páginas daquele tópico da ZOTAC pra perceber que é o rma é uma porcaria.
 
Não entendi porque fecharam o tópico de rma da zotac, se a intenção for passar todos os RMAs para um unico topico,vai ficar bagunçado e mais atrapalhar do que ajudar.

Se querem unificar o RMA e deixar de uma maneira mais facil para os usuários, não seria melhor criar uma seção/área com esse topico fixado e com os outros topicos de cada RMA existente?

Mas isso não era "bom"? Pois se ficar tudo sobre rma, de todas as marcas, num único tópico.. se eu quiser saber somente a respeito do RMA da EVGA, terei que ler o tópico inteiro? Poderiam fazer um tópico fixo com links ligando para os tópicos espalhados sobre o RMA de cada marca separadamente. E os relatos separados por marca separadas também ajudaria a ter ideia se o rma é bom ou ruim, mais rapidamente. Assim como bastava olhar 2 páginas daquele tópico da ZOTAC pra perceber que é o rma é uma porcaria.

tópico do RMA da zotac ajudava bastante quem estava interessado a fugir da marca (ou arriscar) com os relatos...estranho essa mudança
 
Galera dei um upgrade no tópico com algumas novas informações. Ficou um baita textão eu sei, mas infelizmente era preciso. Se tiverem algo a agregar estamos a disposição.:safadao:

Cobertura para terceiros

Tenho grande dúvida sobre esse item.
As empresas podem negar a garantia caso a NF não esteja em meu nome (no caso de produto comprado usado, mas ainda na garantia)?
Então, na edição que fiz abordei melhor esse tema. Não tenho muito conhecimento sobre as implicações disso, mas ao que vi parece que há uma diferença entre a garantia legal e a garantia contratual. A garantia legal é sobre o produto, mas a contratual é entre você e a fabricante/loja, no caso o segundo proprietário não estaria necessariamente coberto pela garantia. Me parece meio bizarro mas é isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não entendi porque fecharam o tópico de rma da zotac, se a intenção for passar todos os RMAs para um unico topico,vai ficar bagunçado e mais atrapalhar do que ajudar.
Concordo muito, pedi para manterem os demais tópicos da edição que fiz. Minha intenção era sanar as duvidas mais gerais da galera, muita gente chega no fórum e se depara com tópicos imensos sobre garantia e acabam abrindo mais um só pra saber qual o prazo ou se é nacional ou internacional. Essa galera que queria ajudar, os demais que já estão familiarizados acho importante que interajam em cada tópico, até para sabermos como cada marca tem se comportado quanto ao RMA.
 
Estranho que o tópico de RMA da EVGA ainda está aberto.. Talvez o adrena tenha recebido algum recado extra judicial a respeito daquele tópico metendo o pau na ZOTAC :sefu: :shrug:
 
Estranho que o tópico de RMA da EVGA ainda está aberto.. Talvez o adrena tenha recebido algum recado extra judicial a respeito daquele tópico metendo o pau na ZOTAC :sefu: :shrug:
Seria no mínimo curioso se fosse isso, pq pra atender aos clientes não tem representação nacional e a matriz nos states finge que BR nem existe.

Pensando melhor isso faz todo sentido por aqui...
 
Seria no mínimo curioso se fosse isso, pq pra atender aos clientes não tem representação nacional e a matriz nos states finge que BR nem existe.

Pensando melhor isso faz todo sentido por aqui...
Eles até estão fazendo parceria com youtuber BR, podem estar tentando limpar a imagem que o publico tem da marca. Acho que nunca saberemos a real. :haha: De qualquer forma acho que deveriam votar ou algo do tipo para decidir se deixam tudo sobre RMA misturado nesse tópico ou criam outro com links que direcionem para cada tópico de cada RMA respectivamente.

 
Eles até estão fazendo parceria com youtuber BR, podem estar tentando limpar a imagem que o publico tem da marca. Acho que nunca saberemos a real. :haha: De qualquer forma acho que deveriam votar ou algo do tipo para decidir se deixam tudo sobre RMA misturado nesse tópico ou criam outro com links que direcionem para cada tópico de cada RMA respectivamente.


Seria no mínimo curioso se fosse isso, pq pra atender aos clientes não tem representação nacional e a matriz nos states finge que BR nem existe.

Pensando melhor isso faz todo sentido por aqui...
bom de ver tb eh que a zotac que ao invés de arrumar o problema do rma e melhorar a imagem horrível da empresa no país, prefere investir grana patrocinando youtubers pra ficar endeusando....não que seja algo novo, só olhar la fora a MSI tomando um puta feedback negativo dps da palhaçada que fizeram la fora contra um canal mediano.

E suspeito que alguns canais brasileiros que nunca criticam produtos de empresas, estejam recebendo produtos e elogiem por medo de entrarem em uma lista negra das empresas, quem não lembra dos reviews do CDH metendo pau em produtos que recebiam de empresas antigamente e curiosamente não recebem mais? diferentes dos canais diferentes hoje que so vivem elogiando tudo que chega, inclusive alguns não tão distantes desse forum nosso :haha:
 

Sem site em portugues brasileiro no "sapphiretech.com" , imagino que representantes brasileiros são "Relações publicas" como empresas de games e marcas

Sapphire vende Radeon bem no Brasil - minha Pulse parece ter muito caminho pela frente pela construção da placa, só não tem muitos relatos de uso da garantia por aqui ainda alem daqueles posts no reclameaqui de mandar pro exterior com 50 dolares
 
Seria bom tambem informar se as marcas dao garantia para placas compradas FORA do Brasil.


Lembro uma vez que tava quase pegando uma MSI no Paraguai e mandei email pra MSI brasileira, e informaram que davam sim garantia tendo o "invoice" de compra.
 
Seria bom tambem informar se as marcas dao garantia para placas compradas FORA do Brasil.


Lembro uma vez que tava quase pegando uma MSI no Paraguai e mandei email pra MSI brasileira, e informaram que davam sim garantia tendo o "invoice" de compra.
Está no texto inicial. Na minha pesquisa não encontrei nenhuma fabricante oferecendo garantia para placas do exterior. Inclusive a única que oferecia era a justamente a MSI através da representante TRINA, mas o contrato entre eles acabou e a nova parceira COLETEK já explicitou que não cobre mais por "questões contratuais".


Print do amigo @mulletaw que entrou em contato com eles sobre placa mãe, mas acredito que a regra se aplique a VGA também.

msi.png



msi2.png
 
Está no texto inicial. Na minha pesquisa não encontrei nenhuma fabricante oferecendo garantia para placas do exterior. Inclusive a única que oferecia era a justamente a MSI através da representante TRINA, mas o contrato entre eles acabou e a nova parceira COLETEK já explicitou que não cobre mais por "questões contratuais".


Print do amigo @mulletaw que entrou em contato com eles sobre placa mãe, mas acredito que a regra se aplique a VGA também.

msi.png



msi2.png

Creio que vá se encaixar da mesma forma pras VGA.

E como eu falei no tópico do RMA da MSI: muito provavelmente você consegue ganhar na justiça, mas daí tem que ver se vale a dor de cabeça.
 
Creio que vá se encaixar da mesma forma pras VGA.

E como eu falei no tópico do RMA da MSI: muito provavelmente você consegue ganhar na justiça, mas daí tem que ver se vale a dor de cabeça.
Acho que vale a pena sim, vai que por livre e espontânea pressão ela comece a fazer o rma como a EVGA.
 
Está no texto inicial. Na minha pesquisa não encontrei nenhuma fabricante oferecendo garantia para placas do exterior. Inclusive a única que oferecia era a justamente a MSI através da representante TRINA, mas o contrato entre eles acabou e a nova parceira COLETEK já explicitou que não cobre mais por "questões contratuais".


Print do amigo @mulletaw que entrou em contato com eles sobre placa mãe, mas acredito que a regra se aplique a VGA também.

msi.png



msi2.png

putz que bosta nao sabia disso.

Quando mandei msg era a Trina mesmo
 
Lembro uma vez que tava quase pegando uma MSI no Paraguai e mandei email pra MSI brasileira, e informaram que davam sim garantia tendo o "invoice" de compra.

perguntei sobre isso aqui no forum e me falaram que a MSI dava garantia pra placa comprado fora do brasil, mas entrei em contato com eles essa semana por email e a resposta foi essa:

"
Thank you for contacting us.

Please be informed that graphics card does not have global warranty coverage, so we generally suggest customer to refrain from purchasing foreign model products. "

Então eles não cobrem....

Então só resta a EVGA que é Nvidia
 
Achei estranho fechar o tópico da Zotac também, ainda tinha gente respondendo nele.

Quanto às regras desse tópico, acho compreensível o Adrenaline não querer que a gente fale das lojas, mas elas estão envolvidas nos casos de RMA também, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Acho que vou procurar outro fórum pra discutir isso.
 
Minha única experiência com RMA, foi com uma XFX RX5700XT referência que adquiri logo quando começou as vendas, mas no meu caso, foi tudo resolvido diretamente com a loja na qual a comprei.

Atualmente tenho a 2080S da Zotac, da assinatura, estava apresentando ruído de coilwhite quando exigida em games, até abri um chamado pelo site da Zotac e fui atendimento rapidamente pelo e-mail.
Apesar deles informarem que não se trata de um problema e sim uma característica, até se propuseram em aceitar o envio para verificar, mas sem a certeza que seria passível de troca.
Acabei não dando sequência mais pelo fato de ficar sem poder usar o PC.

Agora por esses dias notei que o barulho aparentemente cessou, espero que continue assim :haha:
 
para eu ter direito a essa garantia da Asus de 3 anos, eu preciso cadastrar a NF?
 
Pessoal, é comum o frete para o RMA ser pago pelo comprador(solicitante)? Vou enviar uma Placa de vídeo para o RMA da gigabyte e eles informaram que é minha obrigação pagar o frete.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo