GeForce Nvidia GTX 9XX [TÓPICO DEDICADO]

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
eu liguei la na pichau hj de manha pq eu boletei uma g1 e queria saber se tinha mesmo, e o cara que me atendeu falou que eles estavam com a placa

Eu tb falei com um atendente de lá da pichau, depois que boletei uma g1, e perguntei se realmente tinham em pronta entrega, e ele me confirmou que sim e tb disse que quando vc faz o pedido pelo boleto eles reservam a placa.
 
Galera, esses 4gb de vram está fazendo jus ao nome.

Aqui no big alpha do Evolve o consumo fica 3.4gb com picos para 3.6gb

Isso já não é segredo pra ninguém, pra rodar os games legal 4gb vai ser o mínimo.
 
Eu tb falei com um atendente de lá da pichau, depois que boletei uma g1, e perguntei se realmente tinham em pronta entrega, e ele me confirmou que sim e tb disse que quando vc faz o pedido pelo boleto eles reservam a placa.
isso mesmo, vou pagar o meu boleto amanha
 
Última edição:
GTX 970 GAMING Gold Edition

MSI-GTX970-Gold-Edition-Dragon-Army-KitGuru-Exclusive-Hands-On.jpg


MSI-GTX970-Gold-Edition-Dragon-Army-KitGuru-Exclusive-Back-Plate.jpg


http://www.kitguru.net/components/g...p-an-msi-gold-edition-gtx970-at-beat-it-2014/
 
Confundi o Guru3d com o techpowerup.
A metodologia do guru3d não é das melhores para medir ruido.
Veja este review aqui comparado a Strix e a MSI:
http://techreport.com/review/27203/geforce-gtx-970-cards-from-msi-and-asus-reviewed/5
A Gigabyte G1, apesar de ser gtx 980, é o mesmo cooler da G1, da para ter uma ideia como ele fica barulhento em idle e alta velocidade visto que uma MSI em OC consome mais energia que uma GTX 980 em stock.

Pois eu já vi e também tive por aí, tive duas que depois de um tempo de uso suas ventoinhas estavam muito barulhentas, "arranhando". Ja vi isso acontecer várias vezes com ventoinhas de gabinete que rodavam constantemente a mais de mil rpm. Ventoinhas de VGA não são diferentes. Também já vi casos de conhecidos e relatados em fóruns de ventoinhas de placas velhas simplesmente parando. Não é tão incomum assim.

Não dá para fazer isse se o controaldor da ventoinha não permitir. o Afterburner não tem como desligar a ventoinha se isso não for suportado pela própria placa. Tente por si próprio e verar.


Os VRMs são todos rateado para funcionarem a 105 graus. Se 80 graus afetasse a performance da placa não veríamos overclocks muito próximo do nível da Gigabyte G1. E não podemos saber a temperatura real que a Gigabyte está chegando sem tirar o backplate que tapa a imagem da câmera infravermelha. E não, você está enganado, aquela parte preta da "borda" é um dissipador extra do PCB, não tem nada "sobrando" no cooler da MSI.

Eu estou mais tendencioso a acreditar em um teste real entre uma 970 msi vs 970 giga da guru3d do que em uma suposição entre 980 giga e 970 msi, porem no teste vemos a 980 g1 7graus a menos que a MSI, ai vem a pergunta quanto eu poderia baixar a rotação do cooler para chegar nesses 7 graus? Possivelmente ela ficar mais silenciosa que a MSI, os VRMs foram medidos pela parte frontal da VGA então o backplate não teve qualquer influencia.

Sobre o teste de ruido eu acho o da guru3d o mais correto como eles mesmo explicam no review, colocam o medidor a 75cm de um gabinete fechado e fazem o teste, enquanto outros sites colocam o medidor colado na placa o que não tem logica ja que o som não depende exclusivamente do volume emitido, se eu colocar um megafone apontado para vc e gritar não tem o mesmo efeito de eu apontar o megafone para o lado oposto a vc e gritar.
 
Galera, esses 4gb de vram está fazendo jus ao nome.

Aqui no big alpha do Evolve o consumo fica 3.4gb com picos para 3.6gb

Isso já não é segredo pra ninguém, pra rodar os games legal 4gb vai ser o mínimo.

Star Citizen e Middle Earth também consomem 3.6GB. Realmente 4GB vai ser o mínimo para rodar os games no máximo em 1080p.
 
que demora to doido p ra fazer uns reviews em jogos e minha placa não chega nunca
 
Eu não sabia que existia a categoria fanboy de marca de vga mas agora to vendo que existe....eu simplesmente escolho a que se sai melhor nos reviews e esteja dentro do meu orçamento não importa que marca seja mas enfim...
 
Eu estou mais tendencioso a acreditar em um teste real entre uma 970 msi vs 970 giga da guru3d do que em uma suposição entre 980 giga e 970 msi, porem no teste vemos a 980 g1 7graus a menos que a MSI, ai vem a pergunta quanto eu poderia baixar a rotação do cooler para chegar nesses 7 graus? Possivelmente ela ficar mais silenciosa que a MSI, os VRMs foram medidos pela parte frontal da VGA então o backplate não teve qualquer influencia.
EDIT: Acabei de ver que o design do Dissipador da Windforce 3 G1 da GTX 980 é diferente do da GTX 970 G1, a 980 tem um dissipador muito melhor então não dá para fazer uma comparação direta De qualquer forma, não estou querendo defender uma marca ou outra, eu apenas não gosto de ventoinhas pequenas e o fato é: Quanto menor a ventoinha, mais rápido ela tem de girar para ter o mesmo fluxo de ar que uma ventoinha maior. Ventoinhas de 80mm são extremamente barulhentas e as ventoinhas da windforce nem sequer são de 80mm, são 75mm, a 50% da sua velocidade máxima, elas estão girando a 2300 rpm, não quero nem ver o som de TRÊS dessas ventoinhas a 3500rpm e 80% de velocidade.

Eu tinha opção de escolher entre a G1, uma EVGA ou a MSI. Exclui a G1 mesmo sendo mais barata que a MSI porque não gostei do design do cooler dela. Quanto maior a ventoinha = mais eficiente. Todas ventoinhas que pude trocar de 120mm por 140mm no meu gabinete, eu o fiz e nunca tive um pc tão silencioso desde então sem nenhuma ventoinha de 120mm. Tenho trauma da época do meu K6-2 com 2 ventoinhas de 80cm rodando a 2000rpm, que horror que era aquilo.
Mas enfim, entendo que algumas pessoas não ligam tanto para o barulho de ventoinhas (nem o pó que elas acumulam), mas eu estou prestes a montar um PC semi-passivo e acho que isso é um fator positivo ao design da MSI e da ASUS STRIX também. Adoraria ter comprado uma ASUS STRIX se achasse-a com um bom preço.
Quem quer performance máxima e não liga para isso, se achar a G1 por preço melhor, estará fazendo uma ótima compra também, mas acho interessante informar o pessoal sobre as desvantagens de um cooler com ventoinhas pequenas e as vantagens de um cooler desligar suas ventoinhas.

Sobre o teste de ruido eu acho o da guru3d o mais correto como eles mesmo explicam no review, colocam o medidor a 75cm de um gabinete fechado e fazem o teste, enquanto outros sites colocam o medidor colado na placa o que não tem logica ja que o som não depende exclusivamente do volume emitido, se eu colocar um megafone apontado para vc e gritar não tem o mesmo efeito de eu apontar o megafone para o lado oposto a vc e gritar.
Guru3d não dá o ruido de fundo da sua sala de testes e nem fala qual medidor eles usam, O fato de tantas placas terem ruidos idênticos mostra que eles estão captando mais ruido ambiente do que do computador em si. A metodologia da techpower up é melhor apesar de eles não terem avaliado a MSI infelizmente.
http://www.techpowerup.com/reviews/Palit/GeForce_GTX_970_JetStream/24.html
De qualquer forma, apesar de outros sites avaliarem mais de perto do que o uso normal da placa, pelo menos temos uma ideia de proporcionalidade ao invés do gráfico meio inútil totalmente igual do Guru3D.
 
Última edição:
Os reguladores da MSI estão SEPARADOS, 6 na frente e 2 atrás, onde uma chapa enorme com thermal pad está separada do cooler principal Os reguladores da frente tem um dissipador dedicado que fica diretamente abaixo da ventoinha frontal dedicada a resfriá-los. Pode ser um pouco menos eficiente do que se estivesse ligado através dos heatpipes mas por outro lado a ventoinha acima deles é mais eficiente do que a da Gigabyte G1, mas por outro lado, concentrar os 8 controladores de phase um do lado do outro diminui o espaço para dissipar o calor dos mesmos. Ainda sim esses VRMS são ratificados para funcionarem até 105 graus.
http://www.guru3d.com/articles-pages/msi-geforce-gtx-970-gaming-review,9.html
Não chega a 85 graus.

A mesma foto térmica da Gigabyte não mostra nada direito atrás, não porque não está esquentando mas porque o backplate esconde da câmera a temperatura que os VRMs estão chegando.


A gigabyte tem um ranting térmico de resfriagem maior do que o da MSI, mas o da MSI é mais do que adequado sendo mais silencioso e mais eficiente. O fato das ventoinhas desligarem e a de VRM ser independente da do DIE já garante uma eficiência maior ao design da MSI. Ambas atigem níveis de overclck similares não diria que uma é melhor do que a outra.
Ah, um detalhe, os capacitores sólidos usados pela MSI são de qualidade melhor do que os da Gigabyte.



É um componente chegar ao pico de sua eficiência apos algumas centenas de horas de uso.


Não tem como, isso é limitiado pelo chip controlador das ventoinhas, não por software.
Eu uso um controlador de ventoinha da Leadeshit, fiz uma gambiarra e adicionei um interruptor no molex dele, assim desligo o controlador e todas suas ventoinhas (menos a do GPU) quando vou dormir. Só que é algo manual, infelizmente. Novas placas mães tops estão vindo com controladores que permitem desligar automaticamente as ventoinhas por software. Mas nenhuma placa mãe que conheço possui mais de 5 entradas de fan PWM então as suas 8 ventoinhas não tem jeito mesmo.

Não consigo dizer ter uma opinião formada MINHA pois não tenho uma MSI em mãos.
O que eu sei é o que eu leio. Não sou eu que digo isso, são os testes... G1 é unanimidade quando o assunto é overclock.
Mas tanto faz, as duas são boas e 1500 no core ou 1525 são 2 fps de diferença que não fazem diferença alguma.
Eu eu acho o limite da minha placa em 1525, rodo em 1520 ou 1515 para dar uma folga. Não gosto de rodar tudo a 100%.
 
EDIT: Acabei de ver que o design do Dissipador da Windforce 3 G1 da GTX 980 é diferente do da GTX 970 G1, a 980 tem um dissipador muito melhor então não dá para fazer uma comparação direta De qualquer forma, não estou querendo defender uma marca ou outra, eu apenas não gosto de ventoinhas pequenas e o fato é: Quanto menor a ventoinha, mais rápido ela tem de girar para ter o mesmo fluxo de ar que uma ventoinha maior. Ventoinhas de 80mm são extremamente barulhentas e as ventoinhas da windforce nem sequer são de 80mm, são 75mm, a 50% da sua velocidade máxima, elas estão girando a 2300 rpm, não quero nem ver o som de TRÊS dessas ventoinhas a 3500rpm e 80% de velocidade.

Eu tinha opção de escolher entre a G1, uma EVGA ou a MSI. Exclui a G1 mesmo sendo mais barata que a MSI porque não gostei do design do cooler dela. Quanto maior a ventoinha = mais eficiente. Todas ventoinhas que pude trocar de 120mm por 140mm no meu gabinete, eu o fiz e nunca tive um pc tão silencioso desde então sem nenhuma ventoinha de 120mm. Tenho trauma da época do meu K6-2 com 2 ventoinhas de 80cm rodando a 2000rpm, que horror que era aquilo.
Mas enfim, entendo que algumas pessoas não ligam tanto para o barulho de ventoinhas (nem o pó que elas acumulam), mas eu estou prestes a montar um PC semi-passivo e acho que isso é um fator positivo ao design da MSI e da ASUS STRIX também. Adoraria ter comprado uma ASUS STRIX se achasse-a com um bom preço.
Quem quer performance máxima e não liga para isso, se achar a G1 por preço melhor, estará fazendo uma ótima compra também, mas acho interessante informar o pessoal sobre as desvantagens de um cooler com ventoinhas pequenas e as vantagens de um cooler desligar suas ventoinhas.


Guru3d não dá o ruido de fundo da sua sala de testes e nem fala qual medidor eles usam, O fato de tantas placas terem ruidos idênticos mostra que eles estão captando mais ruido ambiente do que do computador em si. A metodologia da techpower up é melhor apesar de eles não terem avaliado a MSI infelizmente.
http://www.techpowerup.com/reviews/Palit/GeForce_GTX_970_JetStream/24.html
De qualquer forma, apesar de outros sites avaliarem mais de perto do que o uso normal da placa, pelo menos temos uma ideia de proporcionalidade ao invés do gráfico meio inútil totalmente igual do Guru3D.

Que isso champ ? fala algo sem saber, em 50% elas rodam a 1600 rpm, vc falando que aí não passa a vga de 70º e o que vc diz da Giga a 1540 no core, com voltagem padrão, não passando de 62º ?? fans com 60% ela fica para manter isso, a galera aqui acompanha o tópico desde o lançamento, vc falando parece que as G1 são lixo e barulhentas, sendo que com esse over eu nem escuto as fans dela, a MSI é muito top mesmo, mas a Giga não deve em nada, é questão de gosto e estética.
 
Não consigo dizer ter uma opinião formada MINHA pois não tenho uma MSI em mãos.
O que eu sei é o que eu leio. Não sou eu que digo isso, são os testes... G1 é unanimidade quando o assunto é overclock.
Mas tanto faz, as duas são boas e 1500 no core ou 1525 são 2 fps de diferença que não fazem diferença alguma.
Eu eu acho o limite da minha placa em 1525, rodo em 1520 ou 1515 para dar uma folga. Não gosto de rodar tudo a 100%.

Sem dúvida a G1 tem reputação de ter o melhor overclock de todas as GTX 970, quem quiser performance máxima não se importando o resto deve ir de G1, mas como você mesmo disse, entre 1525, ou 1550 são menos de 2fps de diferença.
(Já peguei 1525 na minha MSI com +50mV, prefiro rodar a 1519 com +25mV para não forçá-la)
Por 2 fps diferença aí eu acho que outros fatores mais importantes entram em jogo, e quem preza um cooler mais eficiente silencioso, juntando menos pó e durando mais, eu recomendo a ASUS STRIX, ou a MSI. A Palit Jetstream estava com um review aceitável também, mas acho que das 3 é a pior (e nunca vi para vender no Brasil também).
Eu não gosto do fato da minha msi consumir muito mais energia do que a STRIX, por exemplo. O conector único de 8 pinos da STRIX limita o overclock dela mas diminui seu consumo de energia. Para quem está pensando em fazer SLI ou até mesmo triple Way, Acho uma melhor pedida.
 
Eu não sabia que existia a categoria fanboy de marca de vga mas agora to vendo que existe....eu simplesmente escolho a que se sai melhor nos reviews e esteja dentro do meu orçamento não importa que marca seja mas enfim...

Nada kakashi, isso é igual jogador profissional de futebol, defende a camisa que veste. Amanhã em outro time e será do mesmo jeito. Isso é bom!

EDIT: Eu tinha opção de escolher entre a G1, uma EVGA ou a MSI. Exclui a G1 mesmo sendo mais barata que a MSI porque não gostei do design do cooler dela. Quanto maior a ventoinha = mais eficiente. Todas ventoinhas que pude trocar de 120mm por 140mm no meu gabinete, eu o fiz e nunca tive um pc tão silencioso desde então sem nenhuma ventoinha de 120mm. Tenho trauma da época do meu K6-2 com 2 ventoinhas de 80cm rodando a 2000rpm, que horror que era aquilo.
Mas enfim, entendo que algumas pessoas não ligam tanto para o barulho de ventoinhas (nem o pó que elas acumulam), mas eu estou prestes a montar um PC semi-passivo e acho que isso é um fator positivo ao design da MSI e da ASUS STRIX também. Adoraria ter comprado uma ASUS STRIX se achasse-a com um bom preço.
Quem quer performance máxima e não liga para isso, se achar a G1 por preço melhor, estará fazendo uma ótima compra também, mas acho interessante informar o pessoal sobre as desvantagens de um cooler com ventoinhas pequenas e as vantagens de um cooler desligar suas ventoinhas.

Então, chega a ser covardia comparar a eficiência do cooler de uma barca de 32cm com um arctic accelero xtreme iii nas costas com uma dual fan de 27cm. O trabalho que a msi e asus fazem em cima do tamanho do cooler, pode se denominar ''fantástico'' junto com a construção impecável de todo o produto.
Sempre comprei Asus, e sempre tive uma queda pela MSI, mas se eu tivesse um gabinete maior, e com o preço que andou aparecendo a Giga por aí desde o lançamento, com o seu ótimo desempenho, eu tinha comprado a Giga.
 
Sem dúvida a G1 tem reputação de ter o melhor overclock de todas as GTX 970, quem quiser performance máxima não se importando o resto deve ir de G1, mas como você mesmo disse, entre 1525, ou 1550 são menos de 2fps de diferença.
(Já peguei 1525 na minha MSI com +50mV, prefiro rodar a 1519 com +25mV para não forçá-la)
Por 2 fps diferença aí eu acho que outros fatores mais importantes entram em jogo, e quem preza um cooler mais eficiente silencioso, juntando menos pó e durando mais, eu recomendo a ASUS STRIX, ou a MSI. A Palit Jetstream estava com um review aceitável também, mas acho que das 3 é a pior (e nunca vi para vender no Brasil também).
Eu não gosto do fato da minha msi consumir muito mais energia do que a STRIX, por exemplo. O conector único de 8 pinos da STRIX limita o overclock dela mas diminui seu consumo de energia. Para quem está pensando em fazer SLI ou até mesmo triple Way, Acho uma melhor pedida.

Sinceramente, gostaria de ver alguém aqui com 3Way de 970 ou 980 cooler custom aqui.
Em single a temperatura não é problema mesmo, 2Way se for spaced com gabinete ventilado é só alegria no quesito temperatura, agora 3way com uma placa escorando na outra a história muda de cenário completamente, se com os blowers aqui 2 placas sofrem, ficando só uma com temperatura decente, queria muito ver 3way com cooler custom, o negócio deve ferver a ponto de travar com toda certeza; infelizmente pra quem quer 3way ou 4way (só nas 980) com overclock como se fosse em single ou melhor tem que ir pra watercooler, não tem jeito.

abs
 
Sem dúvida a G1 tem reputação de ter o melhor overclock de todas as GTX 970, quem quiser performance máxima não se importando o resto deve ir de G1, mas como você mesmo disse, entre 1525, ou 1550 são menos de 2fps de diferença.
(Já peguei 1525 na minha MSI com +50mV, prefiro rodar a 1519 com +25mV para não forçá-la)
Por 2 fps diferença aí eu acho que outros fatores mais importantes entram em jogo, e quem preza um cooler mais eficiente silencioso, juntando menos pó e durando mais, eu recomendo a ASUS STRIX, ou a MSI. A Palit Jetstream estava com um review aceitável também, mas acho que das 3 é a pior (e nunca vi para vender no Brasil também).
Eu não gosto do fato da minha msi consumir muito mais energia do que a STRIX, por exemplo. O conector único de 8 pinos da STRIX limita o overclock dela mas diminui seu consumo de energia. Para quem está pensando em fazer SLI ou até mesmo triple Way, Acho uma melhor pedida.

Cara, essa de "fan mais durável" em todo santo post tá quase fanboyzice já, só porque deu problema em rolamento de 2 users de 1000 aqui, não quer dizer que foi porque funcionavam direto. No dia que um fan desligado for um "fator importante", tem algo errado. Enfim, pode gostar, só ficou estranho defender por tantos posts essa peculiaridade, como se tornasse muito melhor a placa em relação as GB ><.

Agora, o fato de fan maior = melhor, nada a ver, cada design de dissipador precisa de um tipo de ventoinha, o da MSI foi projetado inteiramente pra 2 ventoinhas, assim como o G1 foi pra 3, então é totalmente relativo.
Do jeito que você fala parece que se meter duas ventoinhas maiores no lugar das 3 da G1, ela vai resfriar melhor. Se fosse assim eles teriam feito isso, pode ter certeza :cereal:. E eu até agora sequer escutei minha G1, e a CPU fica em cima da mesa, jogando Ryse a 65 graus. Ela faz muito menos barulho do que a minha GTX680 Lightning com seus citados "fans maiores".
 
huahua, quanta paranóia por causa de ventoinha, se algum dia der problema com alguma fan da Giga é só comprar outra por US$ 15,00 no ebay.
existe até o kit inteiro da windoforce 3x para trocar caso seja necessário, o link é do kit de substituição das fans para o modelo anterior, GTX 780.
basta comprar meia dúzia dessas aí e pronto, e ficar sem preocupação com as fans por um bom tempo:

http://www.ebay.com/itm/Gigabyte-Wi...-Fan-Replacement-Kit-GTX680-780-/261547981314

ps. e também acho que esse liga,desliga,liga,desliga,liga,desliga a vetoinha pode ser mais prejudicial do que estar sempre ligada em velocidade baixa!
 
Sinceramente, gostaria de ver alguém aqui com 3Way de 970 ou 980 cooler custom aqui.
Em single a temperatura não é problema mesmo, 2Way se for spaced com gabinete ventilado é só alegria no quesito temperatura, agora 3way com uma placa escorando na outra a história muda de cenário completamente, se com os blowers aqui 2 placas sofrem, ficando só uma com temperatura decente, queria muito ver 3way com cooler custom, o negócio deve ferver a ponto de travar com toda certeza; infelizmente pra quem quer 3way ou 4way (só nas 980) com overclock como se fosse em single ou melhor tem que ir pra watercooler, não tem jeito.

abs

Só reforçando aqui, os prós e contras de se blocar as GPUs com WC customizado:

Prós:
- Full load cai de 80-90ºC pra 40-50ºC, lindo demais
- Maior circulação de ar nos slots das placas, favorecendo ainda mais o resfriamento das peças, de dual slot para cada placa acaba virando single slot.
- Maior overclock com toda certeza, rodar 1550-1600MHz nas 980 seria possível, se fizessem BIOS custom pra add mais voltagem maior ainda a % de over tangível
- Barulho reduzido, restando somente o barulho da bomba e dos fans do radiador, nada de blower a 4000-6000 rpm.

Contras:
- Preço abusivo para montagem e aquisição das peças no Brasil em terceiros, custo de R$ 3500,00 para blocar 3x980 com mão de obra especializada.
- Necessário tempo e conhecimento técnico/experiência pra não fazer ***** e ter que se suicidar depois se fizer cagada.
- Perda da garantia das placas de video, especialmente se for da EVGA que é a melhor no quesito respeito ao consumidor.
- Revenda difícil, haja visto que a placa foi modificada e não é qualquer um que vai querer e estar di$posto a comprar uma VGA watercooled.
- Se voltar a carenagem original, tomar cuidado para montar de forma correta, haja visto que as peças já foram manipuladas.
- Perder os leds de Geforce GTX kkkk, viadagem total, mas da um look legal no gabinete principalmente com os efeitos via Geforce Experience, os blocos da EK não tem LEDs, so o HydroCooper da EVGA tem, mas nem eh vendido ainda.

abs
 
Última edição:
Cara, essa de "fan mais durável" em todo santo post tá quase fanboyzice já, só porque deu problema em rolamento de 2 users de 1000 aqui, não quer dizer que foi porque funcionavam direto. No dia que um fan desligado for um "fator importante", tem algo errado. Enfim, pode gostar, só ficou estranho defender por tantos posts essa peculiaridade, como se tornasse muito melhor a placa em relação as GB ><.

Agora, o fato de fan maior = melhor, nada a ver, cada design de dissipador precisa de um tipo de ventoinha, o da MSI foi projetado inteiramente pra 2 ventoinhas, assim como o G1 foi pra 3, então é totalmente relativo.
Do jeito que você fala parece que se meter duas ventoinhas maiores no lugar das 3 da G1, ela vai resfriar melhor. Se fosse assim eles teriam feito isso, pode ter certeza :cereal:. E eu até agora sequer escutei minha G1, e a CPU fica em cima da mesa, jogando Ryse a 65 graus. Ela faz muito menos barulho do que a minha GTX680 Lightning com seus citados "fans maiores".

Do jeito que o cara fala parece que a Gigabyte G1 gaming faz um barulho ensurdecedor! fala sério se fosse assim todos os donos ja teriam reclamado! Aqui mesmo ja li que so a partir de 90% de rotação que faz um barulho significativo.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo