Acabei God of War ontem.
Joguei na dificuldade Give Me a Challenge. Faltou apenas matar as Valquírias e terminar os desafios nos dois reinos lá. Pretendo pelo menos matar as Valquírias antes de guardar o jogo. Se não fosse pelos coletáveis inúteis, até buscaria a platina.
God of War é uma das minhas top 3 séries favoritas. Tenho memórias nostálgicas de jogar o primeiro na época do colégio. Esse novo jogo marca o fim daquela experiência oferecida pela trilogia original. O jogo tem uma identidade completamente diferente, do gameplay à narrativa, passando pela trilha sonora e arte, nada exceto referências do background do Kratos conectam o novo God of War com o antigo. A Santa Monica poderia ter feito o mesmo jogo como uma nova IP fazendo poucas mudanças.
Eu acho que eles podiam ter feito uma homenagem melhor aos jogos anteriores. Por exemplo, o reino de Alfheim apresenta todo um cenário diferente para explorar. Por que não ter colocado no lugar desse reino uma ida do Kratos à Grécia para buscar as Blades of Chaos? Oportunidade perdida.
Embora o novo GoW seja um jogo muito mais complexo e ambicioso, a história em si não é. Nós jogos anteriores o nosso objetivo era se vingar de deuses, virar um deus, matar Zeus. Nossas ações impactavam o destino de milhares de vidas e do mundo em si. No novo GoW estamos subindo a montanha para jogar as cinzas da esposa que morreu enquanto um Deus de menor importância quer nos impedir.
Embora existam componentes e ramificações na história que vão se mostrar importantes, nada do que é importante foi apresentado neste jogo. Como eu estou avaliando este jogo e não os jogos futuros, não posso desculpar. O God of War 1 fazia parte de uma trilogia e mesmo assim terminamos o jogo como o novo deus da guerra. Que o jogo será uma trilogia não é justificativa para ter apresentado uma história completamente desprovida de importância.
A narrativa melhorou. Na trilogia original não há diálogos. O Kratos só grita e xinga. Então tem isso de positivo. Mas mesmo assim, eu questiono se aquele Kratos realmente poderia vir a se tornar alguém sentimental ao ponto de se preocupar em espalhar cinzas da esposa morta. Eu aceito que ele pode ter mudado por perceber que o caminho da vingança não traz satisfação e realização pessoal, mas passar de alguém que percebe isso para uma pessoa que atribui tanta importância para um ato desses me parece um salto.
A Santa Monica também não foi capaz de resolver o problema com todo openworld que usa gameplay baseado em stats e níveis: tornar a mainquest fácil em comparação com sidequests. Eu não morri nenhuma vez contra o último chefe, mas morri várias vezes para inimigos que eu enfrentei antes da hora em sidequests. Isso é um erro: não faz sentido, dentro da narrativa do jogo, eu ter mais dificuldade em matar um inimigo aleatório do que o inimigo principal da história. É uma dissonância entre gmaeplay e narrativa que não ocorria nos GoW anteriores.
Também chama a atenção negativamente a ausência de variedade de inimigos e bosses. Mas isso aqui todo mundo já comentou, então não vou dizer mais nada.
Mas o jogo é excelente. Top 5 do PS4 fácil para mim. Joguei sem ver o tempo passar. A jogabilidade é absolutamente magistral e o ritmo de desbloqueio de habilidades é bom.