[TÓPICO DEDICADO] GPUs Intel - Série Xe, informações, notícias, benchmarks, etc

Esse Raja, sei não:


>Polaris: não conseguiram escalar e competir com a NVIDIA (só tinha competição com a 1060), faltava alguns recursos como o codificador H.264
>Vega: Muito quente, sofreu grandes atrasos, vários recursos de hardware estavam com bugs e tiveram que ser desabilitados antes do envio
>RDNA 1: Não conseguiram escalar e competir com a NVIDIA novamente (competia com a 2070S), meses de problemas de driver e altas taxas de RMA
>Alchemist: Mais de um ano de atraso, executa mal sem o resizable BAR e só é boa em DX12/Vulkan
E o mais gozado disso tudo é que dps que o Raja saiu da AMD a msm começou a dar jeito tanto nos drivers quanto na sucessora da RDNA 1. Até a própria RDNA 1 deu uma melhorada.
EU não acho o Raja tão incompetente assim não, se olharmos do ponto de vista da arquitetura, ele é um engenheiro e tanto. O problema é a finalidade do tipo de arquitetura dele (computação) e a dependência em drivers que os jogos exigem. Veja, tanto na AMD quanto na Intel tínhamos/temos drivers horríveis, e o desempenho da GCN/Xe em GPGPU é ótimo, ou seja, onde o desempenho computacional importa as GPUs desenvolvidas pelo Raja brilham.

No campo de jogos sim, o projeto dele não se encaixa bem então nesse ponto não sei dizer com quem está a incompetência, se é no ponto de vista dele ou da empresa em dar continuidade a um projeto com foco em Flops/s em vez de Frames/s, a verdade é que em uma área onde o investimento é muito alto e o retorno é muito disputado o bom senso diz para primeiro se focar em uma uArch unificada, depois se investir em uArchs específicas, e é isso que a AMD (GCN -> CDNA + RDNA) e NVIDIA (AMPERE -> ADA + HOPPER) fez/fizeram.

Quanto à NVDIA, seu driver é fantástico em comparação às concorrentes no que diz respeito a jogos, e convenhamos: A Intel nunca foi boa em drivers, e olhe que conheço/uso suas GPUs desde a Whitney nos idos de 2000 (sdds do PIII), e pelo visto isso não mudará a curto prazo dado seu marketing de "use ReBAR, jogue em DX12/Vulkan".

O grande problema dessa série Arc está sendo o jeito Intel de fazer as coisas: Preço premium em um produto com muito marketing e desempenho OK. Foi assim com o Optane e olha no que deu. Se os preços viessem condizentes com seu posicionamento no mercado (novo concorrente entra cobrando baixo para cativar o público, tal qual a AMD fez com os Ryzens) o panorama dessa Alchemist seria outro.
Mas não há uma alma que possa ser o contraponto do Raja nessas questões de otimização em frames ao invés de Flops? Pq me parece que msm que haja uma na Intel, precisa da aprovação do cara, vide essa gambiarra pra rodar jogo em DX9 e o péssimo desempenho em DX11. Se estivéssemos com vários jogos portados pro DX12 e o produto fosse desenvolvido único e exclusivamente pra console blza, mas estamos falando de PC onde jogos F2P ainda saem com DX9 e pagos com DX11.
 

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E com muito atraso a Ponte Vecchio continua sendo divulgada, mas nada de lançamento. O desempenho está bom, mostrando que a uArch voltada a computação do Raja, com uma quantidade grande de cache (400MB de L2), consegue uma proeza e tanto para uma primeira iteração, só que... ganhar da A100 é interessante, legal, mas a H100 (sua sucessora) também é muito mais rápida que a A100 :v
 

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E com muito atraso a Ponte Vecchio continua sendo divulgada, mas nada de lançamento. O desempenho está bom, mostrando que a uArch voltada a computação do Raja, com uma quantidade grande de cache (400MB de L2), consegue uma proeza e tanto para uma primeira iteração, só que... ganhar da A100 é interessante, legal, mas a H100 (sua sucessora) também é muito mais rápida que a A100 :v
Quando tiver lançando H100 e MI300 já vão ter sido lançado também, e já não vai conseguir competir maís.
 
Quando tiver lançando H100 e MI300 já vão ter sido lançado também, e já não vai conseguir competir maís.
A H100 já está pronta, só não existe nenhuma plataforma PCIe 5.0 disponível pra ela ser vendida em conjunto ainda, e as próprias CPUs da nvidia só saem ano que vem.
 
A H100 já está pronta, só não existe nenhuma plataforma PCIe 5.0 disponível pra ela ser vendida em conjunto ainda, e as próprias CPUs da nvidia só saem ano que ve
Não Ironicamente culpa da Intel que atrasou com o SPR.
 
Por que o programa de GPUs da Intel está tendo problemas?

Aconselho a leitura, mas deixo aqui as partes mais importantes (não, a culpa não e da Intel):
"A versão curta é olhar onde os drivers estão sendo desenvolvidos. [...] O problema é que as principais partes dos drivers para esta GPU [DG2], especificamente o compilador de shaders e as principais peças de desempenho relacionadas, estavam sendo feitas pela equipe na Rússia. Em 24 de fevereiro, a Rússia invadiu a Ucrânia e o ocidente impôs sanções bastante duras e, essencialmente, cortou a capacidade de fazer negócios no país. [...] Em suma, a Intel teve uma equipe chave de desenvolvimento cortada quase da noite para o dia sem aviso prévio. É por isso que o SemiAccurate diz que não é culpa deles, mesmo que tenham visto a guerra chegando provavelmente não viram as sanções chegando.

Mesmo com o processo sendo "concluído", teve-se uma grande interrupção nas principais partes do programa de driver de GPU da Intel. A bagunça que se vê é em grande parte o resultado dessa interrupção. [...] Não se esqueçam de que alguns dos engenheiros ficaram na Rússia e foram efetivamente excluídos do processo. O que mais foi perdido? Quanto tempo levará para que os programas funcionem a toda velocidade? Não podemos dizer, mas o efeito dessa ruptura será, sem dúvida, duradouro.

[...] Então aí está. DG2/Arc Alchemist chega atrasada e o silício (assim como peixe) não envelhece bem. O primeiro lançamento final foi adiado pela Covid e depois adiado novamente por uma guerra na Europa. Essas duas últimas são coisas pelas quais não culpamos a Intel, mas a primeira não é realmente desculpável. O que deveria ser o principal produto usando os 6nm da TSMC será lançado após a chegada dos 5nm da TSMC. Como o SemiAccurate vem dizendo há anos, DG3/Arc Battlemage é a verdadeira 'primeira' GPU Intel, mas é improvável que esses atrasos ajudem."


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  • 0x5690 – Intel Arc A770M Graphics
  • 0x5691 – Intel Arc A730M Graphics
  • 0x5692 – Intel Arc A550M Graphics
  • 0x5693 – Intel Arc A370M Graphics
  • 0x5694 – Intel Arc A350M Graphics
  • 0x56a0 – Intel Arc A770 Graphics
  • 0x56a1 – Intel Arc A750 Graphics
  • 0x56a2 – Intel Arc A580 Graphics
  • 0x56a5 – Intel Arc A380 Graphics
  • 0x56a6 – Intel Arc A310 Graphics
  • 0x56b0 – Intel Arc Pro A30M Graphics
  • 0x56b1 – Intel Arc Pro A40/A50 Graphics
  • 0x56c0 – Intel Data Center GPU Flex Series 170 Graphics
  • 0x56c1 – Intel Data Center GPU Flex Series 140 Graphics
 
Última edição:
A Odysseia da Intel Xe acabou: ARC dedicada é efetivamente cancelada



Acreditar ou não no MLID? Desistir depois de apenas uma geração? É a cara da Intel, visto seu histórico em GPUs, mas eu esperava ao menos chegarmos na segunda geração antes de aparecer uma decisão dessa. Claro que é uma informação sem certezas, inclusive o Pirzada (do WccfTech) diz que as fontes dele dizem o contrário, mas sabemos como a Intel é e da noite para o dia ela pode desistir de um produto (vide o Optane). Esperemos as cenas dos próximos capítulos =/

 
Intel precisa arrumar drivers com urgência e lançar produtos mais competitivos.
Senão em 2 anos essa operação é desligada por falta de lucro.
 
Mas desistir sem nem tentar? Me parece furada, deveriam tentar mais algumas vezes.
Mercado muito competitivo, se não trouxer $$$ já era.
Igual aquele celular Microsoft …
 

Intel anuncia GPU Arc A770 por US $ 329, lança em 12 de outubro


Intel finalmente anuncia sua placa de vídeo Arc Alchemist Desktop​

Pat Gelsinger confirma que a GPU Arc A770 será lançada no quarto trimestre.

Apenas uma GPU foi anunciada hoje, a A770 Limited Edition, o carro-chefe da série de desktops Arc Alchemist, será lançada em 12 de outubro.



Na Intel Innovation, o CEO da Intel confirma que o A770 custará 329 USD, o que de fato é um preço muito baixo para este modelo. Aqui está um lembrete de que o A770 possui uma GPU ACM-G10 completa com 32 Xe-Cores e memória de 8 GB a 16 GB. No entanto, a edição limitada da Intel vem apenas com 16 GB de VRAM. O preço de US $ 329 pode se referir ao modelo de 8 GB.

A Intel afirma que sua GPU oferece desempenho de pico até 65% melhor em relação aos produtos concorrentes (presumivelmente NVIDIA RTX 3060 series) em ray tracing.



Infelizmente, ainda não há informações sobre a disponibilidade da GPU A750 ou A580, sem contar seus preços. Ryan Shrout, que foi o rosto por trás da campanha de marketing do Arc Alchemist, confirmou que ouviremos mais sobre a GPU A750 ainda esta semana. Além disso, Pat Gelsinger confirmou que o A770 LE agora está sendo enviado aos revisores.

A Edição Limitada será vendida pela Intel e seus parceiros de varejo e varejo. A empresa divulgou essas novas fotos apresentando as embalagens que vimos nos teasers nos últimos meses.



Com o lançamento da primeira GPU em 12 de outubro, também deve-se notar que no mesmo dia, a NVIDIA está lançando sua GPU RTX 4090.

VideoCardz.comArco A770 16GBArco A770 8GBArco A750Arco A580Arco A380
Especificações da série Intel Desktop ARC Alchemist
GPUACM-G10ACM-G10ACM-G10ACM-G10ACM-G11
Xe Cores

32


32


28


24


8
Motores XMX

512


512


448


384


128
Núcleos FP32

4096


4096


3584


3072


1024
Clock da GPU

2100 MHz


2100 MHz


2050MHz


1700 MHz


2000MHz
Tamanho da memória

16 GB GDDR6


8 GB GDDR6


8 GB GDDR6


8 GB GDDR6


6 GB GDDR6
Barramento de Memória

256 bits


256 bits


256 bits


256 bits


96 bits
Clock de memória

17,5 Gbps


16,0 Gbps


16,0 Gbps


16,0 Gbps


15,5 Gbps
Largura de banda

560 GB/s


512 GB/s


512 GB/s


512 GB/s


186 GB/s
TBP

225 W


225 W


225 W


175 W


75W
MSRPa partir de $ 329A definirA definir$ 139
Data de lançamento12 de outubroA definirMais tardeLançado em junho

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Intel-Raster-Gaming-Arc-A770.png
Intel-XeSS-740x417.png


 
Intel agr é oficialmente melhor que a AMD pra ML (contanto que funcione sem problemas, esperar alguém testar):
 
Intel agr é oficialmente melhor que a AMD pra ML (contanto que funcione sem problemas, esperar alguém testar):
Pior que não é tão difícil ser melhor que AMD principalmente pq a AMD não liga pra GPGPU e só parece focar em Gaming com RDNA.
 
Pior que não é tão difícil ser melhor que AMD principalmente pq a AMD não liga pra GPGPU e só parece focar em Gaming com RDNA.
Em tese tem as CDNA com o ROCm e HIP, mas nunca ouvi ninguém falar nada de bom desse stack...
 
Em tese tem as CDNA com o ROCm e HIP, mas nunca ouvi ninguém falar nada de bom desse stack...
Yep, falta bastante ainda pra ser bom mas o Foco em ML deve serem CDNA, foco de RDNA vai ser totalmente em jogos.
 
Yep, falta bastante ainda pra ser bom mas o Foco em ML deve serem CDNA, foco de RDNA vai ser totalmente em jogos.
As CDNA também não servem pra ML com os frameworks tradicionais, até onde sei 🙃
 
As CDNA também não servem pra ML com os frameworks tradicionais, até onde sei 🙃
Damn ai é Foda provavelmente deve vir no ROCm 5.0, mas não botaria Fé pra vir em RDNA.
 
Damn ai é Foda provavelmente deve vir no ROCm 5.0, mas não botaria Fé pra vir em RDNA.
O ROCm já tá no 5.3, e nessa virada de versão dropparam o suporte pra um monte de GPU, tipo as Polaris.
 
O ROCm já tá no 5.3, e nessa virada de versão dropparam o suporte pra um monte de GPU, tipo as Polaris.
Tinha ouvido falar disso, Hopium que toda a Linha RDNA 3 pelo menos vai ter suporte, mas conhecendo a AMD eu duvido muito Kkk.
 

"[...] a Intel anunciou suas novas GPUs 'Data Center GPU Max 1000' baseadas no processador Ponte Vecchio. A empresa oferecerá várias implementações dessa arquitetura gráfica, com base no fator de forma OAM ou PCIe. Curiosamente, este último está equipado com conector 12VHPWR, o que significa que a NVIDIA não será mais a única empresa a usá-lo."

Quando a Intel trará isso para o mercado "gamer" dela, 2023? E só quem ficará de fora será a AMD? Como é um novo padrão da indústria é bem possível das Radeon 8000 também o utilizarem.
 

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