[TÓPICO DEDICADO] GPUs Intel - Série Xe, informações, notícias, benchmarks, etc

GPUs Intel ARC obtêm aumento de desempenho para jogos DirectX 9, CS:GO até 1,8x mais rápido


"O que é importante observar é que a Intel ainda não está removendo as camadas de tradução DX12/DX9. Alguns jogos utilizarão uma implementação nativa da API DX9, enquanto outros usarão uma abordagem mais antiga. Dessa forma, a Intel pode se concentrar em otimizar os drivers para determinados jogos e ainda entregar o melhor desempenho para cada título."


INTEL-ARC-DX9-UPDATE-1.jpg

INTEL-ARC-DX9-UPDATE-6.jpg




Ou seja, da lista exibida apenas CS:GO e LoL ganharam implementação nativa, os demais continuam com camada de tradução D3D9on12 ou foram migrados para Dxvk. Bem, até parece que estou lendo uma notícia de uns 15 anos atrás, um lançamento de driver que trás boost de desempenho em jogos DX9 xD
 
GPUs Intel ARC obtêm aumento de desempenho para jogos DirectX 9, CS:GO até 1,8x mais rápido


"O que é importante observar é que a Intel ainda não está removendo as camadas de tradução DX12/DX9. Alguns jogos utilizarão uma implementação nativa da API DX9, enquanto outros usarão uma abordagem mais antiga. Dessa forma, a Intel pode se concentrar em otimizar os drivers para determinados jogos e ainda entregar o melhor desempenho para cada título."


INTEL-ARC-DX9-UPDATE-1.jpg

INTEL-ARC-DX9-UPDATE-6.jpg




Ou seja, da lista exibida apenas CS:GO e LoL ganharam implementação nativa, os demais continuam com camada de tradução D3D9on12 ou foram migrados para Dxvk. Bem, até parece que estou lendo uma notícia de uns 15 anos atrás, um lançamento de driver que trás boost de desempenho em jogos DX9 xD

Bom tópico Dayllan, sempre me interessei nas novas placas, muito bonitas.
 
As GPUs custom Gigabyte Arc A380 e Arc A310 já estão disponíveis na Rússia, com preços a partir de US$ 170

"A Gigabyte está lançando as GPUs A380 e A310, todas baseadas na GPU ACM-G11. O A380 vem com GPU completa com 8 Xe-Cores e 6 GB de memória de 96 bits, enquanto o A310 apresenta GPU reduzida com 7 Xe-Cores e 4 GB de memória de 64 bits. De acordo com as especificações do produto, o A380 apresenta clocks de 2450 ou 2350 MHz em boost, enquanto o A310 não possui. Também é importante notar que as placas OC possuem um conector de alimentação de 6 pinos, que não está presente na GPU A310."

GBT-ARC-A380-1-.jpg

GBT-ARC-A380-2.jpg

ARC-A380A310.jpg

ARC-A380A310-2.jpg

GIGABYTE-ARC-A-SERIES-COMPARISON.jpg


Agora alguém me explica por favor por que diablos a Gigabyte lança uma placa enorme com três ventoinhas quando o TDP dela é de apenas 75W?! E sem falar que uma placa dessas (principalmente a A310) grita por uma versão perfil baixo (low profile) e nada de existir... incrível :v
 

Rumor: GPU Intel ARC Battlemage atualmente com lançamento em 2023, TDP de 225 W e mais​


Intel-Battlemage-Feature-Image-728x464.jpg.webp


O lado da GPU da Intel está muito vivo e bem e a RedGamingTech recebeu informações de que a aguardada GPU Battlemage será lançada em 2023. Você deve se lembrar de nossa matéria exclusiva de um tempo atrás que confirmou que as GPUs Intel Arc não foram canceladas e que a GPU Battlemage será robusta e voltada para desktop.

GPU Intel Battlemage visando níveis de desempenho da RTX 4070 e lançamento em 2023​


Quando escrevi minha matéria, minha fonte me disse que a GPU Battlemage chegaria no final de 2023 ou no início de 2024, exceto se houver qualquer evento cisne negro. Se as informações do RGT forem confiáveis, parece que a Intel está fazendo um bom progresso no desenvolvimento da GPU e, na verdade, tem como alvo o lançamento em 2023 - o que também daria a eles tempo suficiente para resolver uma boa parte dos bugs em sua pilha de drivers. Sem mais delongas, aqui está o slide relevante do vídeo de RGT:

SLIDE8-728x410.jpg

Slide cortesia de RedGamingTech

O Battlemage da Intel será um caso de 225 W que terá como alvo o nível de desempenho RTX 4070 com base no estado atual da pilha de drivers Arc. Se a Intel conseguir melhorar significativamente a pilha de drivers, esse nível de desempenho também poderá aumentar. Isso certamente se encaixa muito bem com o que Raja Koduri disse de que seu público principal é aquele que deseja apenas um único conector de energia - essencialmente o mainstream para o mercado de entusiastas. O mercado de ultra-entusiastas permanecerá firmemente sob o controle da NVIDIA e da AMD até 2023, pelo menos.



Também ouvi dizer que a Intel estava considerando uma atualização do Alchemist com base no estado do mercado (se eles optarem por empurrar Battlemage para 2024) e parece que eles parecem ter (provisoriamente) decidido avançar com Battlemage. O problema da Intel também continua sendo sua pilha de drivers e softwares. O hardware e o silício já estão à altura de seu mercado-alvo, e as melhorias na pilha de software trarão ganhos de desempenho aos trancos e barrancos. Aqui está um extrato de nossa matéria exclusiva para nossos leitores:

  • A Intel decidirá internamente se uma atualização do Alchemist é apropriada ou não até 2023 - antes de introduzir o Battlemage. Esta decisão ainda não foi tomada. Isso não constitui um cancelamento do Arc mais do que constituiu um cancelamento do AMD Radeon (a AMD utilizou o chip Polaris por várias gerações: 4xx, 5xx, 6xx).
  • Atrasos à parte, *a partir de agora* a Intel continua comprometida em trazer o Battlemage para gráficos de desktop discretos. Exceto qualquer evento do cisne negro, você deve ver Battlemage em formato de desktop discreto no final de 2023 ou início de 2024, dependendo da rapidez com que o P&D for.

 
Vazado roadmap das GPUs desktop Intel ARC, Alchemist+ no Q3 de 2023, Battlemage em 2024

"O roadmap se concentra exclusivamente em GPUs de desktop, possivelmente a parte mais interessante dos planos da Intel para a série Arc. De acordo com o slide vazado, a Intel não atualizaria sua pilha de produtos de desktop até o final do primeiro trimestre de 2023, pelo menos. Deve-se notar que o roteiro está um pouco desatualizado e o cronograma pode mudar ainda mais no tempo.

INTEL-ARC-2023-2024-ALCHEMIST-BATTLEMAGE-ROADMAP.jpg


No final do primeiro trimestre, a Intel apresentaria dois SKUs de 150 W: O SKU3 (D23-P5) e SKU5 (D23-M3), ambos com memória de 6 GB e 16 Gbps. Aqueles teriam como alvo o segmento mainstream superior. Curiosamente, no terceiro e quarto trimestres, a Intel adicionaria outras GPUs Arc Alchemist, codinome Alchemist+ (ACM+), mas desta vez também o modelo TDP de 175-225W e o novo SKU de 75-100W. Mais importante, o roteiro confirma os planos da Intel para o Battlemage no primeiro trimestre de 2024.

É quando a ativação antecipada está definida para começar, provavelmente para selecionar parceiros. No entanto, o lançamento real do SKU BMG G10 com TDP inferior a 225W começaria no segundo trimestre de 2024, sugere o slide. A série também receberia um segundo SKU com ~150W TDP (BMG G21) no mesmo trimestre.


Intel-ARC-BATTLEMAGE.jpg


O RedGamingTech também vazou os principais detalhes da arquitetura do Battlemage. A série deve apresentar aceleração de rastreamento de raio aprimorada, melhorias de microarquitetura e tecnologia de renderização baseada em aprendizado de máquina de 'próxima geração'. O slide confirma que o Xe2-HPG terá como alvo o segmento de jogos entusiastas e de desempenho. Como mencionado acima, o roteiro pode não ser mais preciso, mas o plano era claramente lançar o Battlemage antes de 2024."

 
Por que esse tópico não foi fixado ainda? @neo666
 

Intel prepara grande atualização de drivers para melhorar performance das GPUs Arc [RUMOR]


Intel-Arc_A770-A750-A380-Iris-Xe_Game-Compatibility-January-2023-pcgh-1.png


Por que esse tópico não foi fixado ainda? @neo666
Seria bom, sabemos que as informações são escassas mas ainda é um player nas GPUs e os drivers estão evoluindo em um ritmo muito bom, só está faltando hardware pra rasterização mesmo.
 

Intel prepara grande atualização de drivers para melhorar performance das GPUs Arc [RUMOR]


Intel-Arc_A770-A750-A380-Iris-Xe_Game-Compatibility-January-2023-pcgh-1.png



Seria bom, sabemos que as informações são escassas mas ainda é um player nas GPUs e os drivers estão evoluindo em um ritmo muito bom, só está faltando hardware pra rasterização mesmo.
tipo, todo mundo sabe que intel ta entrando pesado no mercado de gpu e pode ser uma das grandes em 1 ou 2 geracoes.

Moderacao podia passar ele pra ser fixado
 
Hoje ainda é cedo. Mas daqui a dois anos, a briga vai ser boa...
 
Ainda tô tentado a pegar a A770 16gb que tem no ML, mas pagar 3k em uma placa sem garantia só pra brincar de testes é meio pesado....
 
Ainda tô tentado a pegar a A770 16gb que tem no ML, mas pagar 3k em uma placa sem garantia só pra brincar de testes é meio pesado....
Eu iria na 750...

Pelo menos até os drivers amadurecerem. A performance em 1080p é parecida entre as duas.
 
Eu iria na 750...

Pelo menos até os drivers amadurecerem. A performance em 1080p é parecida entre as duas.
Eu queria 16gb, e não ia usar pra jogos, mas sim coisas de ML, não acho que tenha versão de 16gb da 750.
 
Eu queria 16gb, e não ia usar pra jogos, mas sim coisas de ML, não acho que tenha versão de 16gb da 750.
Essas Intel não servem pra SD, tem que ter núcleo CUDA pra isso, certo?
 
Essas Intel não servem pra SD, tem que ter núcleo CUDA pra isso, certo?
Serve, portaram SD pra rodar até nas AMD.

Núcleo Cuda é só como a nvidia chama os "cores" das GPUs deles, mas é quase tudo igual, a diferença é suporte de software, o da AMD é uma merda, o padrão é funcionar com CUDA (a api, não os cores), mas a Intel fez um bom trabalho e consegue rodar também.

E meu uso não seria pra SD, não tenho muito interesse nisso, seria só pra usar tensorflow/pytorch de forma geral.
 
Serve, portaram SD pra rodar até nas AMD.

Núcleo Cuda é só como a nvidia chama os "cores" das GPUs deles, mas é quase tudo igual, a diferença é suporte de software, o da AMD é uma merda, o padrão é funcionar com CUDA (a api, não os cores), mas a Intel fez um bom trabalho e consegue rodar também.

E meu uso não seria pra SD, não tenho muito interesse nisso, seria só pra usar tensorflow/pytorch de forma geral.

Você trabalha com IA de forma profissional? Aqui é só por curiosidade mesmo, mas o nível do papo me deixou curioso.
 
Você trabalha com IA de forma profissional? Aqui é só por curiosidade mesmo, mas o nível do papo me deixou curioso.
+-, sou engenheiro de dados, mas faço pesquisa na área de ML, voltado mais pra parte de visão.
 
Bacana. Realmente a 750 não vai ter 16gb. Mas a Intel está vindo com umas tecnologias mutio interessantes para o teu trabalho, hein
 
Bacana. Realmente a 750 não vai ter 16gb. Mas a Intel está vindo com umas tecnologias mutio interessantes para o teu trabalho, hein
Só de ameaçar a hegemonia da Nvidia já me deixa feliz. O suporte da nvidia é ótimo e as placas são excelentes, mas a falta de concorrência é lasca, e a AMD é completamente inútil nesse mercado.
 
Sim, pelo amor de Deus, a Nvídia é top, mas monopólio e escassez não, precisamos de novos players que possam fabricar os chips também, ficar dependendo de Samsung e TMSC não é bom.
 
Se não vender daqui a 2 anos será cancelado essa divisão da Intal
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo