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[TÓPICO OFICIAL] Grand Theft Auto V




esta em desenvolvimento ainda, até então bem interessante.
 
Rapaziada, não sei se a engine do jogo que é "cagada" ou se pode existir algo de errado com o meu setup... Mas pelos diversos testes que fiz, tenho 90% de certeza que o problema está na otimização do jogo mesmo.

Rodo o game no seguinte setup: i7-8700 + 16GB RAM DDR4 3200MHz + RTX 3070 + SSD 1TB (2x 500GB em Raid 0).

O jogo em si roda liso em qualquer resolução e opção gráfica. Em 4K ele supera a barreira dos 80FPS mesmo com quase tudo no talo (MSAA desligado e gráficos avançados idem). Com o VSYNC desligado, ele jamais cai abaixo de 70FPS, porém, como meu monitor é 60 Hz, sou obrigado a usar o VSYNC, caso contrário o "tearing" come solto.

É aí que o problema acontece. Se eu ativo o VSYNC, seja no jogo ou direto no painel da NVIDIA, o game dá umas "engasgadas" (stuttering) de forma bem aleatória, caindo para algo entre 55 e 59FPS rapidamente, antes de cravar nos 60FPS de novo. Mas ao desligar o VSYNC, a taxa de quadros jamais cai abaixo dos 70, como já disse anteriormente.

Essa porcaria acontece em absolutamente qualquer resolução, do 1080P ao 4K. Já tentei diminuir todas as opções gráficas para o mínimo disponível e o problema ainda ocorre. Logo, creio que seja algo relacionado a engine do jogo, que não lida bem com o VSYNC ativado ou com o FPS travado em 60 (usando o RivaTuner ou direto no painel da Nvidia por exemplo).

Não faz o menor sentido ele não cair abaixo de 60 com o VSYNC desligado, mas cair com ele ligado. Não sei se pode ter relação com a variação de clock e utilização da GPU, visto que com o FPS travado em 60, o uso e o clock ficam variando muito durante a jogatina.

Notei que isso também acontece no RDR 2, mas numa frequência muito menor e somente em certas áreas da cidade.

Enfim, alguém já enfrentou esse problema?
 
Rapaziada, não sei se a engine do jogo que é "cagada" ou se pode existir algo de errado com o meu setup... Mas pelos diversos testes que fiz, tenho 90% de certeza que o problema está na otimização do jogo mesmo.

Rodo o game no seguinte setup: i7-8700 + 16GB RAM DDR4 3200MHz + RTX 3070 + SSD 1TB (2x 500GB em Raid 0).

O jogo em si roda liso em qualquer resolução e opção gráfica. Em 4K ele supera a barreira dos 80FPS mesmo com quase tudo no talo (MSAA desligado e gráficos avançados idem). Com o VSYNC desligado, ele jamais cai abaixo de 70FPS, porém, como meu monitor é 60 Hz, sou obrigado a usar o VSYNC, caso contrário o "tearing" come solto.

É aí que o problema acontece. Se eu ativo o VSYNC, seja no jogo ou direto no painel da NVIDIA, o game dá umas "engasgadas" (stuttering) de forma bem aleatória, caindo para algo entre 55 e 59FPS rapidamente, antes de cravar nos 60FPS de novo. Mas ao desligar o VSYNC, a taxa de quadros jamais cai abaixo dos 70, como já disse anteriormente.

Essa porcaria acontece em absolutamente qualquer resolução, do 1080P ao 4K. Já tentei diminuir todas as opções gráficas para o mínimo disponível e o problema ainda ocorre. Logo, creio que seja algo relacionado a engine do jogo, que não lida bem com o VSYNC ativado ou com o FPS travado em 60 (usando o RivaTuner ou direto no painel da Nvidia por exemplo).

Não faz o menor sentido ele não cair abaixo de 60 com o VSYNC desligado, mas cair com ele ligado. Não sei se pode ter relação com a variação de clock e utilização da GPU, visto que com o FPS travado em 60, o uso e o clock ficam variando muito durante a jogatina.

Notei que isso também acontece no RDR 2, mas numa frequência muito menor e somente em certas áreas da cidade.

Enfim, alguém já enfrentou esse problema?

Ta jogando em tela cheia ?
 
Testa com janela em tela cheia(sem bordas), aqui resolveu algo parecido.

Testei aqui por uns 30 minutos no modo história e no online e aparentemente a sua dica foi cirúrgica. As quedas irritantes para 55-59 fps se foram e agora está cravado nos 60. Porém, apesar de estar MUITO melhor do que antes, tive uma ligeira impressão de presenciar alguns "micro stutterings" em certos momentos, embora o jogo se mantenha cravado nos 60fps de acordo com o Afterburner.

De qualquer forma, tu me ajudou demais. Tô quase liso esse mês (rs), mas manda teu PIX via MP (se quiser) e eu te pago uma Pizza até o dia 5 de março. Inclusive, pode me cobrar até lá, sem neura... Passei a semana inteira procurando uma solução pra isso e vi dezenas de alternativas em inúmeros sites e vídeos por aí, mas nenhuma delas resolvia. Você com um simples comentário muito provavelmente matou a charada.

Outra coisa, você costuma usar o VSync nos jogos ou diretamente no painel de controle da GPU?

Mais tarde vou testar essa solução no RDR 2 também, pra ver se resolve.

Obrigado. :full:
 
Testei aqui por uns 30 minutos no modo história e no online e aparentemente a sua dica foi cirúrgica. As quedas irritantes para 55-59 fps se foram e agora está cravado nos 60. Porém, apesar de estar MUITO melhor do que antes, tive uma ligeira impressão de presenciar alguns "micro stutterings" em certos momentos, embora o jogo se mantenha cravado nos 60fps de acordo com o Afterburner.

De qualquer forma, tu me ajudou demais. Tô quase liso esse mês (rs), mas manda teu PIX via MP (se quiser) e eu te pago uma Pizza até o dia 5 de março. Inclusive, pode me cobrar até lá, sem neura... Passei a semana inteira procurando uma solução pra isso e vi dezenas de alternativas em inúmeros sites e vídeos por aí, mas nenhuma delas resolvia. Você com um simples comentário muito provavelmente matou a charada.

Outra coisa, você costuma usar o VSync nos jogos ou diretamente no painel de controle da GPU?

Mais tarde vou testar essa solução no RDR 2 também, pra ver se resolve.

Obrigado. :full:

Só de ter te ajudado ja me sinto recompensado, relaxa.

Rapaz, eu uso direto nos jogos, no meu caso eu não instalo os software da amd, apenas o driver.
 
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Só de ter te ajudado ja me sinto recompensado, relaxa.

Rapaz, eu uso direto nos jogos, no meu caso eu não instalo os software da amd, apenas o driver.

Creio que encontrei a solução definitiva para o problema, pelo menos no meu caso e sem recorrer ao recurso de "janela sem bordas".

Embora jogar nesse modo de tela tenha eliminado as quedas irritantes que havia mencionado, acabou gerando "micro stutterings", o que também é irritante. Os 60fps ficam cravados 100% do tempo, mas você não sente aquela "fluidez" normal para essa taxa de quadros.

Segui os passos do vídeo abaixo e após alguns minutos de teste, todos os problemas foram resolvidos:



Agora jogo em tela cheia, sem aquelas quedas chatas e sem os micro stutterings. 60fps cravados na manteiguinha. :mdr2:
 
Pessoal, esse problema na renderização da textura do carros dos NPC's que estão distantes é normal? Percebam que no vídeo eu começo com o "detalhe de distâncias estendido" no mínimo, mas no minuto 1:20 eu coloco no máximo, porém não muda nada nos carros dos NPC's, somente nos objetos estáticos. Aliás, sempre deixo essa configuração no mínimo, porque detona a performance do jogo, principalmente quando tô pilotando algum veículo aéreo pelo mapa. A perda é de 20 a 30fps com ela no máximo.




Vi em alguns vídeos que esse "bug" nas texturas também está aparecendo na versão que a Rockstar lançou para os consoles de nova geração.
 
A Rockstar criou um Gamepass de gta online de 6 dolares mensais no PS5/Xbox series :therip:

Fiquei com medo do GTA6 agora...

 
A Rockstar criou um Gamepass de gta online de 6 dolares mensais no PS5/Xbox series :therip:

Fiquei com medo do GTA6 agora...


O importante é lucrar
 
O importante é lucrar

Sim e pode ter certeza que vai ter um monte de gente pagando pra não precisar ficar jogando tanto o game assim para poder ter as coisas boas do game. Já existe algo semelhante com o pacote da Amazon que da grana e itens no GTA e RD2.
 
Pessoal, esse problema na renderização da textura do carros dos NPC's que estão distantes é normal? Percebam que no vídeo eu começo com o "detalhe de distâncias estendido" no mínimo, mas no minuto 1:20 eu coloco no máximo, porém não muda nada nos carros dos NPC's, somente nos objetos estáticos. Aliás, sempre deixo essa configuração no mínimo, porque detona a performance do jogo, principalmente quando tô pilotando algum veículo aéreo pelo mapa. A perda é de 20 a 30fps com ela no máximo.




Vi em alguns vídeos que esse "bug" nas texturas também está aparecendo na versão que a Rockstar lançou para os consoles de nova geração.


Isso não é bug, é pra economizar recursos mesmo.
Imagina se o jogo renderizasse todos os carros daquela distância que vc está mirando da mesma forma que os carros perto de vc... Vc estaria jogando a 5fps.

edit: objetos móveis consomem mais recursos que objetos fixos. Justamente por conta da luz, reflexo, sombras que mudam dinamicamente.
 
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Reações: GRM
Isso não é bug, é pra economizar recursos mesmo.
Imagina se o jogo renderizasse todos os carros daquela distância que vc está mirando da mesma forma que os carros perto de vc... Vc estaria jogando a 5fps.

edit: objetos móveis consomem mais recursos que objetos fixos. Justamente por conta da luz, reflexo, sombras que mudam dinamicamente.

Sim, mas se for pra renderizar dessa maneira porca, parecendo textura de Mega Drive, seria melhor nem mostrar esses objetos, né? Fica feio pra cacete... Pior ainda é que quando a gente tenta chegar próximo desses NPC's que apareciam na mira da Sniper, eles somem do nada... Acho que colocaram eles ali só pra dar a impressão que existe "vida" no jogo.
 
Sim, mas se for pra renderizar dessa maneira porca, parecendo textura de Mega Drive, seria melhor nem mostrar esses objetos, né? Fica feio pra cacete... Pior ainda é que quando a gente tenta chegar próximo desses NPC's que apareciam na mira da Sniper, eles somem do nada... Acho que colocaram eles ali só pra dar a impressão que existe "vida" no jogo.

Olha... vc deveria agradecer a Rockstar.
Poderia ser MUITO pior...

 
Olha... vc deveria agradecer a Rockstar.
Poderia ser MUITO pior...




Data: 15 de dez. de 2020

Não é no patch 1.5 isso aí ainda, o jogo melhorou bastante depois dele

Mas não duvido que no lançamento estivesse até pior
 
Isso não é bug, é pra economizar recursos mesmo.
Imagina se o jogo renderizasse todos os carros daquela distância que vc está mirando da mesma forma que os carros perto de vc... Vc estaria jogando a 5fps.

edit: objetos móveis consomem mais recursos que objetos fixos. Justamente por conta da luz, reflexo, sombras que mudam dinamicamente.

Só pra dar um novo feedback sobre o tema, fiz um teste aqui e no modo história as texturas dos carros dos NPC's renderizam normalmente, até mesmo em distâncias maiores do que as que eu demonstrei no vídeo e mesmo com o "detalhe de distâncias estendido" no mínimo.

Ou seja, de fato é um bug ou é uma limitação implementada pela Rockstar no modo online. Pois essa bizarrice só acontece nele, independente de quantos players estejam na sessão.
 
Só pra dar um novo feedback sobre o tema, fiz um teste aqui e no modo história as texturas dos carros dos NPC's renderizam normalmente, até mesmo em distâncias maiores do que as que eu demonstrei no vídeo e mesmo com o "detalhe de distâncias estendido" no mínimo.

Ou seja, de fato é um bug ou é uma limitação implementada pela Rockstar no modo online. Pois essa bizarrice só acontece nele, independente de quantos players estejam na sessão.

Modo online tem piores gráficos mesmo.
Draw distance, reflexos, sombras, etc., são reduzidos. Isso é em basicamente todos os jogos; o jogo que mais senti diferença foi o COD MW comparado com o Warzone... é outro jogo!
 
Lá vem umas perfumarias pro GTA V PC. Ou não. Sombras por raytracing deve jogar o FPS lá no chão





 
Gostaria de saber se tem mods para deixar o modo Story mais completo? Com o conteudo dos DLCs por exemplo.


E como instala mods no GTAV também, de bom grado.


Agradecido
 
É possível instalar o Simple Zombie Mod, abrir um server e jogar com amigos? Manjo nada de GTAV online. Se sim, tem algum tuto por ai? Procurei e nao achei nada.
 
Já saiu a quela versão next gen pra PC ou nem vai sair?
 
essa ultima atualização ferrou com os mods, jogo nao abre mais, o que fazer?
 

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