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[TÓPICO OFICIAL] Grim Dawn

Zerei o jogo com umas 24h De gameplay. óTimo jogo, tem um grande potencial de ser top do gênero. O mapa "mundo" é bem grande, só acho que tinha áreas que não foram aproveitadas e cairia mt bem uma dlc ou Mundos secretos/outros atos.

O último boss é forte mas não pra tanto, tinha alguns boss menores mais fortes em Instakill. Enfim não sei se jogo nos outros níveis como Elite e etc, falta de paciência pra começar tudo do 0 e fazendo quests. Tem muito jogo na fila, como sou jogador casual/sem tempo n dá pra segurar... apesar de ter gostado muito do GD.
 
Zerei o jogo com umas 24h De gameplay. óTimo jogo, tem um grande potencial de ser top do gênero. O mapa "mundo" é bem grande, só acho que tinha áreas que não foram aproveitadas e cairia mt bem uma dlc ou Mundos secretos/outros atos.

O último boss é forte mas não pra tanto, tinha alguns boss menores mais fortes em Instakill. Enfim não sei se jogo nos outros níveis como Elite e etc, falta de paciência pra começar tudo do 0 e fazendo quests. Tem muito jogo na fila, como sou jogador casual/sem tempo n dá pra segurar... apesar de ter gostado muito do GD.

Tem dois chefes secretos que, na minha opinião, são mais fortes do que o último boss: Rashalga e... um último boss secreto que só aparece fazendo uma quest secreta no Ultimate.

O jogo já foi feito pensando em agradar a gregos e troianos. O modo Normal/Veterano foi feito pra ser relativamente fácil (pelo menos pra quem já jogou ARPGs), no elite e principalmente no Ultimate o desafio já começa a ficar mais apertado.
 
vou procurar ele, vamos ver se é forte mesmo, Rashalga... tive impressão de ter matado algo parecido com ele, mas sem dificuldades.
 
vou procurar ele, vamos ver se é forte mesmo, Rashalga... tive impressão de ter matado algo parecido com ele, mas sem dificuldades.
Ela é um boss opcional da side quest Hidden Path. Se seu char tem bastante resistencia a Poison/Acid e a maior parte do dano é físico, caos ou gelo, ela não é muito difícil no normal/veteran.

Outro superboss opcional, Avatar of Mogdrogen, é bem forte mas esse você tem que restaurar a shrine dele (side quest dos Rovers) e provocar a luta, já que ele não é hostil por padrão.
 
Ela é um boss opcional da side quest Hidden Path. Se seu char tem bastante resistencia a Poison/Acid e a maior parte do dano é físico, caos ou gelo, ela não é muito difícil no normal/veteran.

Outro superboss opcional, Avatar of Mogdrogen, é bem forte mas esse você tem que restaurar a shrine dele (side quest dos Rovers) e provocar a luta, já que ele não é hostil por padrão.
side quest? então eu matei, pq só faltou uma quest do shrine que não consegui ativar. Então vou caçar esse outro!!!!
 
side quest? então eu matei, pq só faltou uma quest do shrine que não consegui ativar. Então vou caçar esse outro!!!!

Você encontra ela em uma side quest, mas não é uma side quest muito visível. Se chama Hidden Path, e o começo dela depende de você achar um caminho escondido no mapa de Lower Crossing, não lembro o local exato, mas é atras de uma casa na parte leste do mapa. Depois de encontrar o caminho secreto você vai precisar de uma dinamite (só disponível a partir do capítulo 2, nas minas na região de Arkovian Foothills, Four Hills, etc). Depois disso seguindo a diante você vai encontrar vários inimigos muito mais fortes do que o comum para aquela área e no final um boss secreto. Ao derrotar ele você vai ganhar uma runestone. Há mais duas runestones em outros lugares ao longo do jogo, na área onde você pega a terceira runestone, se bem me lembro, no caminho entre Darkvale Gate e Fort Ikon, é que você enfrenta a Rashalga. O boss em sí lembra a Dermepteran Queen, só que com coloração diferente e usa no geral ataques baseados em ácido/veneno, invoca uns tentáculos do chão pra atacar, etc. Ela fica em um lugar bem macabro, coberto por crânios e restos mortais.
 
Você encontra ela em uma side quest, mas não é uma side quest muito visível. Se chama Hidden Path, e o começo dela depende de você achar um caminho escondido no mapa de Lower Crossing, não lembro o local exato, mas é atras de uma casa na parte leste do mapa. Depois de encontrar o caminho secreto você vai precisar de uma dinamite (só disponível a partir do capítulo 2, nas minas na região de Arkovian Foothills, Four Hills, etc). Depois disso seguindo a diante você vai encontrar vários inimigos muito mais fortes do que o comum para aquela área e no final um boss secreto. Ao derrotar ele você vai ganhar uma runestone. Há mais duas runestones em outros lugares ao longo do jogo, na área onde você pega a terceira runestone, se bem me lembro, no caminho entre Darkvale Gate e Fort Ikon, é que você enfrenta a Rashalga. O boss em sí lembra a Dermepteran Queen, só que com coloração diferente e usa no geral ataques baseados em ácido/veneno, invoca uns tentáculos do chão pra atacar, etc. Ela fica em um lugar bem macabro, coberto por crânios e restos mortais.


Achei a Rashalga, depois de matar 3 mini boss, esses 3 foram faceis. Já a Rashalga impossível matar pq ela fica se curando... não posso encostar pq ela me mata em uns 4 tapas e a pote tem CD. fico tirando um bom dano dela, mas o CD da minha magia e das potions não me deixam ficar acertando ela constantemente... e eu ter de ficar correndo com pouco hp...nessa brincadeira ela cura tudo. LAst boss foi bem mais fácil. Enfim só n consigo matar pq a diaba fica se curando.. primeiro monstro que vejo que faz isso.
 
Achei a Rashalga, depois de matar 3 mini boss, esses 3 foram faceis. Já a Rashalga impossível matar pq ela fica se curando... não posso encostar pq ela me mata em uns 4 tapas e a pote tem CD. fico tirando um bom dano dela, mas o CD da minha magia e das potions não me deixam ficar acertando ela constantemente... e eu ter de ficar correndo com pouco hp...nessa brincadeira ela cura tudo. LAst boss foi bem mais fácil. Enfim só n consigo matar pq a diaba fica se curando.. primeiro monstro que vejo que faz isso.

Os Nemesis e o Avatar of Mogdrogen também tem regen, o Avatar acho que é o pior de todos. E tem o super boss que eu havia falado, mas como eu disse, só dá pra enfrentar ele no Ultimate.

Basicamente você é obrigado a ter um char bem balanceado. Precisa ter DPS, resist e cura suficientes pra segurar a luta até derrotar o boss. Tem uns caras mais bem equipados que conseguem matar ela em menos de 2 minutos.

Meu char de nível mais alto eu consigo matar ela no Ultimate, mas lã se vão uns 6 minutos ou mais. Normalmente eu consigo tankar bem ela, mas meu dano é baixo (por volta de 25k com todos os buffs), então a batalha acaba ficando demorada.
 
Última edição:
nem queria matar mesmo... :haha:. Provavelmente eu teria de upar e isso vai levar tempo:melior2:. O máximo de dano que consigo acho que é 6k nas faquinhas. na porrada n passa de 1000 no crit eu acho. Se esse jogo tivesse save na steam compensava ficar jogando..parar..voltar.
 
é só um adm fixar isso daqui e talvez alterar o título. Joguinho bom demais, pena que vou passar pro próximo. Comprei BF1 na blackfraude e até agora não baixei hahaha.
 
Ptz, cara, sempre que começa jogar, parava e ia pra outro, agora qye resolvi jogar de vez, alias ate esqueci do começo. kkkko
 
qd tiver de férias eu continuo no nightmare/elite
 
vai levar uma surra de piroca mole kkkk:bee:
 
Só pra avisar a galera, saiu dia 22 o patch 1.0.0.7 e com ele uma área nova, com direito a mais uma dungeon "roguelike", só que desta vez tendo como inimigos principais os Aetherials. Além disso várias mudanças, novos sets e melhorias nos itens épicos. Lembrando que o patch é uma atualização normal do jogo, não é uma expansão... Basta atualizar e aproveitar o novo conteúdo!

Falando em expansão, deram algumas infos sobre a expansão que está por vir. Uma das grandes novidades é que vai aumentar o level cap (95 ou 100 se não me engano) e teremos mais duas masteries, Inquisitor (especialista em dual pistols e armadilhas arcanas) e o não confirmado Dreadlord (Necromancer).

Mais info sobre o patch aqui:

patch 1.0.0.7

patch 1.0.0.7 hotfix 1

patch 1.0.0.7 hotfix 2

Mais info sobre a futura expansão aqui:

Grim Misadventure #108
 
Oque broxa neste jogo ew nao ter save, e ja fiz 2 cagadas que teria que voltar.
To no lvl 30 ainda e nem sei onde esta o final desta ato1.

Edit,,,
Compensa ?


Ta assim ...
La3WrmI.jpg

PS: E oque vai neste slot indicado que ate nao sei oque ew ? kkkkkkkk
 
Última edição:
Oque broxa neste jogo ew nao ter save, e ja fiz 2 cagadas que teria que voltar.
To no lvl 30 ainda e nem sei onde esta o final desta ato1.

Edit,,,
Compensa ?


Ta assim ...
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PS: E oque vai neste slot indicado que ate nao sei oque ew ? kkkkkkkk


Nesse slot vai a relíquia. Durante o jogo você deve encontrar os esquemas pra montar (um tipo de documento enrolado), durante o jogo, se não me engano quando você chega em Burwitch Outskirts ou um pouco antes você encontra um ferreiro ajudando alguns sobreviventes a se defenderem, e ele te dá uma quest pra encontrar o velho mestre dele e pegar dele um martelo especial. Você pode decidir convencer o mestre dele a te dar o martelo ou deixar o martelo com o mestre mesmo, no final, quem fica com o martelo passa a residir em Devil's Crossing e vai craftar itens pra você, desde que você tenha o dinheiro e os componentes necessários. Além das relíquias, vários outros itens como armas e armaduras podem ser craftadas se vc encontrar os planos.

Só um aviso... Seu personagem está setado errado... Você tem que usar Fire Strike como ataque padrão pra ele surtir o efeito necessário, isso vai aumentar bastante seu dano, principalmente se você estiver usando armas e armaduras que favorecem dano de fogo. Clica com o botão direito no slot marcado com um "E" (de botão "esquerdo" do mouse) que a partir daí todos os seus golpes vão ter aditivo de fogo. Vindictive Flame e Flame Touched são auras, você precisa ativar uma vez e deixar lá. Dessa forma a skill vai te dar bonus de dano a cada ataque e, no caso de Vindictive Flame, também gera contra-ataque quando você levar algum hit. Deixa Flashbang no botão direito do mouse e antes de cair pra cima de um grupo de inimigos joga uma Flashbang pra dar debuff, assim os inimigos perdem defesa e correm mais risco de levarem crítico.

Os materias que você encontrar durante o jogo como dinamites, favos de mel, tainted brain matter, etc. Não venda! Eles são necessários pra craftar itens e poções.

Uma coisa que eu costumo fazer pra não desativar auras por acidente, é deixar elas na quickbar alternativa (aperta "Y"' pra trocar entre as quickbars).

Aqui uma tela do meu Sorcerer (Demolitionist+Arcanist) level 26 sem os buffs ativos:
PK0NlAY.jpg

Aqui o mesmo Sorc com os buffs ativos:
3BGsdjj.jpg

E sobre o DLC, esse que você listou são tem itens cosméticos, nada que adicione algo ao gameplay.

O DLC Cruscible tem conteúdo novo, mas é basicamente um modo arena, onde você enfrenta waves de inimigos, conforme vai progredindo modificadores (penalidades) são adicionados e no final você é premiado com vários baús de tesouro que variam de qualidade de acordo com o seu desempenho. Os itens que você ganha nesse modo podem ser carregados no modo campanha.
 
Última edição:
Baixando novamente pra jogar mais uma vez. :haha:
 
Nesse slot vai a relíquia. Durante o jogo você deve encontrar os esquemas pra montar (um tipo de documento enrolado), durante o jogo, se não me engano quando você chega em Burwitch Outskirts ou um pouco antes você encontra um ferreiro ajudando alguns sobreviventes a se defenderem, e ele te dá uma quest pra encontrar o velho mestre dele e pegar dele um martelo especial. Você pode decidir convencer o mestre dele a te dar o martelo ou deixar o martelo com o mestre mesmo, no final, quem fica com o martelo passa a residir em Devil's Crossing e vai craftar itens pra você, desde que você tenha o dinheiro e os componentes necessários. Além das relíquias, vários outros itens como armas e armaduras podem ser craftadas se vc encontrar os planos.

Só um aviso... Seu personagem está setado errado... Você tem que usar Fire Strike como ataque padrão pra ele surtir o efeito necessário, isso vai aumentar bastante seu dano, principalmente se você estiver usando armas e armaduras que favorecem dano de fogo. Clica com o botão direito no slot marcado com um "E" (de botão "esquerdo" do mouse) que a partir daí todos os seus golpes vão ter aditivo de fogo. Vindictive Flame e Flame Touched são auras, você precisa ativar uma vez e deixar lá. Dessa forma a skill vai te dar bonus de dano a cada ataque e, no caso de Vindictive Flame, também gera contra-ataque quando você levar algum hit. Deixa Flashbang no botão direito do mouse e antes de cair pra cima de um grupo de inimigos joga uma Flashbang pra dar debuff, assim os inimigos perdem defesa e correm mais risco de levarem crítico.

Os materias que você encontrar durante o jogo como dinamites, favos de mel, tainted brain matter, etc. Não venda! Eles são necessários pra craftar itens e poções.

Uma coisa que eu costumo fazer pra não desativar auras por acidente, é deixar elas na quickbar alternativa (aperta "Y"' pra trocar entre as quickbars).

Aqui uma tela do meu Sorcerer (Demolitionist+Arcanist) level 26 sem os buffs ativos:
PK0NlAY.jpg

Aqui o mesmo Sorc com os buffs ativos:
3BGsdjj.jpg

E sobre o DLC, esse que você listou são tem itens cosméticos, nada que adicione algo ao gameplay.

O DLC Cruscible tem conteúdo novo, mas é basicamente um modo arena, onde você enfrenta waves de inimigos, conforme vai progredindo modificadores (penalidades) são adicionados e no final você é premiado com vários baús de tesouro que variam de qualidade de acordo com o seu desempenho. Os itens que você ganha nesse modo podem ser carregados no modo campanha.

Tai uma coisa que serei eterno noob. Montar set correta de personagem. :/
Vlw pelas dicas. Amanhã qdo for jogar vejo isso. Sobre o martelo eu convenci o mestre a entregar para o outro.

Edit,,,,
Dei ajeitada aqui....
EjH5RRl.jpg


nMmWS6A.jpg


uTBin0H.jpg

O trem ta meio bruto agora hehe
 
Última edição:
Tai uma coisa que serei eterno noob. Montar set correta de personagem. :/
Vlw pelas dicas. Amanhã qdo for jogar vejo isso. Sobre o martelo eu convenci o mestre a entregar para o outro.

Edit,,,,
Dei ajeitada aqui....
EjH5RRl.jpg


nMmWS6A.jpg


uTBin0H.jpg

O trem ta meio bruto agora hehe

Se tá funcionando assim, beleza. Mas mais pra frente, você vai precisar fazer respec e colocar pontos em Fire Strike, ou então investir em outra classe com skill de auto-ataque pra substituir a skill do componente que você está usando, já que essa Fireball do componente da arma escala bem mal.

Fire strike continua sendo a melhor pedida pra um Demolitinist puro. Outra alternativa, se você conseguir o plano, é usar a habilidade Troll Rage da relíquia Mistborn Talisman. Isso se você pretende continuar como melee.

Mais pra frente, perto do final do jogo o talismã também vai ficar obsoleto, porém se você tiver muita sorte e conseguir os planos pra craftar o componente Shards of Beronath, pode usar a skill que ele dá como auto ataque.

Na página oficial do jogo tem um fórum só de builds. Quando monto um char novo eu vou lá pra ter uma ideia do que funciona e do que não funciona e daí monto eu mesmo minha build aproveitando os itens que eu tenho, até porque mesmo com mais de 500 horas de jogo não tenho todos os itens pra fazer funcionar a maioria das builds end game que o pessoal posta lá.

Joguei um bocado de ontem pra hoje e dei uma melhorada no char:

O personagem com todos os buffs ativos. É bom lembrar que tem um buff alí que é temporário, da relíquia que dura 15 segundos e tem 25s de CD. Basicamente um Hero/Boss killer.

VxYFhVt.jpg

Aqui a screen da build até agora, na ordem as skills de Demolitionist, de Arcanist e as Devotions:

GWGXX90.jpg


OoH2EAv.jpg


WcLqFsl.jpg

O dano com todos os buffs de aura permanente fica na casa dos 1900dps, o que aumenta pra mais de 3700 por 15s é essa belezinha aqui:

JJoSAKc.jpg
 
curuzes mta info nesse jogo. tô parado, bf1 e bf4 estão me consumindo tempo. Passou meu recesso e joguei nada.. triste essa vida de trabaiador. Ainda acompanho esse post, lendo aqui dá vontade de jogar
Oque broxa neste jogo ew nao ter save, e ja fiz 2 cagadas que teria que voltar.
To no lvl 30 ainda e nem sei onde esta o final desta ato1.

Ta assim ...

PS: E oque vai neste slot indicado que ate nao sei oque ew ? kkkkkkkk

Cara como assim vc n tem nenhum item épico ainda? acho q o azulzin.
 
Se tá funcionando assim, beleza. Mas mais pra frente, você vai precisar fazer respec e colocar pontos em Fire Strike, ou então investir em outra classe com skill de auto-ataque pra substituir a skill do componente que você está usando, já que essa Fireball do componente da arma escala bem mal.

Fire strike continua sendo a melhor pedida pra um Demolitinist puro. Outra alternativa, se você conseguir o plano, é usar a habilidade Troll Rage da relíquia Mistborn Talisman. Isso se você pretende continuar como melee.

Mais pra frente, perto do final do jogo o talismã também vai ficar obsoleto, porém se você tiver muita sorte e conseguir os planos pra craftar o componente Shards of Beronath, pode usar a skill que ele dá como auto ataque.

Na página oficial do jogo tem um fórum só de builds. Quando monto um char novo eu vou lá pra ter uma ideia do que funciona e do que não funciona e daí monto eu mesmo minha build aproveitando os itens que eu tenho, até porque mesmo com mais de 500 horas de jogo não tenho todos os itens pra fazer funcionar a maioria das builds end game que o pessoal posta lá.

Joguei um bocado de ontem pra hoje e dei uma melhorada no char:

O personagem com todos os buffs ativos. É bom lembrar que tem um buff alí que é temporário, da relíquia que dura 15 segundos e tem 25s de CD. Basicamente um Hero/Boss killer.

VxYFhVt.jpg

Aqui a screen da build até agora, na ordem as skills de Demolitionist, de Arcanist e as Devotions:

GWGXX90.jpg


OoH2EAv.jpg


WcLqFsl.jpg

O dano com todos os buffs de aura permanente fica na casa dos 1900dps, o que aumenta pra mais de 3700 por 15s é essa belezinha aqui:

JJoSAKc.jpg

Ainda tenho q aprender a fazer esta chave! :/

curuzes mta info nesse jogo. tô parado, bf1 e bf4 estão me consumindo tempo. Passou meu recesso e joguei nada.. triste essa vida de trabaiador. Ainda acompanho esse post, lendo aqui dá vontade de jogar


Cara como assim vc n tem nenhum item épico ainda? acho q o azulzin.

Tem uns aqui sim....
8nGKg9u.jpg
 
Eu acho que você está se equivocando na hora de escolher qual equipamento usar. Como você não escolheu uma segunda mastery pra acompanhar o demolicionista, basicamente todas as skills ao seu dispor terão bonus para dano de fogo, elétrico e algum dano físico e de caos. Pra tirar maior proveito você precisa buscar equipamento com "+X% Fire Damage", isso vai fazer com que as skills que tenham flat damage de fogo (aparecem no descritivo de skills e armas como "+10-20 Fire damage", por exemplo) ganhem o X% a mais de dano. Se o item dá bonus do tipo +x% Lightining e o seu ataque principal não tem dano elétrico, esse bonus é completamente ignorado.

Uma forma de variar o tipo de dano de um ataque é usar itens ou armas que adicionem flat damage dos outros elementos que você tem x% de bonus de dano. Só que aí vem outro erro na forma como você está montando seu personagem. Seu ataque principal, o que usa o botão esquerdo do mouse, ele é uma skill que não usa o dano da arma como componente, ou seja, mesmo que a arma que você está usando adicionar dano elétrico, por exemplo, a skill vai continuar causando apenas dano de fogo aos inimigos. Por isso eu recomendei usar Fire Strike como a skill principal de dano, ela conta como auto-ataque e como tal aumenta o dano de acordo com o dano da arma e de quaisquer itens que adicionem flat damage ao personagem. Como Fire Strike é uma skill de auto-ataque ela não vai funcionar como magia, ela vai parecer mais um encantamento na sua arma atual. Como você está usando uma arma de combate corpo a corpo seu personagem vai correr pra cima e golpear o inimigo, pra atacar de longe você precisaria de uma arma de combate a distância, como pistolas, rifles, bestas, etc e usar Fire Strke como ataque padrão, dessa forma os tiros serão acrescidos do dano da skill.

Se você realmente quer usar ataques a distância mais no estilo "magia", como essa fireball que você está usando, é melhor rever a distribuição de pontos do personagem, pois essas skills de componentes não escalam bem, e no seu nível por exemplo, está comprometendo a eficiência do personagem. Se você realmente quiser atacar a distância sem ter que usar uma arma ranged, é melhor usar skills como Blackwater Cocktail, Canister Bomb ou Grenado. Mas lembre-se na hora de escolher a gear que essas skills também vão ignorar o dano base da arma e qualquer bonus de flat-damage de outros itens da sua gear. Nesse caso é melhor investir em gear com bonus de dano de acordo com a skill que você vai usar como principal, por exemplo, gear com +x% Fire damage e +x% Physical Damage no caso de usar Grenado como skill principal, e também invista o máximo de pontos possíveis nessa skill, inclusive nesse caso pode abandonar completamente os pontos distribuidos em Fire Strike, pois essa skill não vai fazer nada pra aumentar seu dano usando Grenado.

Independente do tipo de skill que você acabar usando como principal e o seu método de jogo é sempre bom lembrar que em Grim Dawn, diferente de Diablo 3 e outros jogos com sistemas mais simples, os inimigos também tem resistências a tipos específicos de dano, em alguns casos até imunidade, geralmente monstros que usam um determinado tipo de dano como ataque principal são resistentes a esse tipo de dano, e alguns tipos de monstro específicos são resistentes ou até imunes a alguns tipos de dano por questões meio obvias, por exemplo, mortos vivos são imunes a dano do tipo sangramento. Pra evitar ser pego de calças curtas, procure ter sempre um tipo de dano adicional, por exemplo, além do principal dano de fogo, ter como dano secundário dano físico ou elétrico, mas não invista em muitos tipos de dano diferentes pois mais pra frente vai ser bem difícil subir o dano total do personagem, foque em um dano principal e um ou dois secundários. Outra alternativa é ter itens secundários ou skills que dão debuff temporário nos inimigos, tornando eles vulneráveis aos seus ataques principais. No caso do Demolicionista, a skill ideal pra isto é Thermite Mine. Ela causa debuff tanto pra dano de fogo quanto pra dano elétrico, além de causar um belo dano de fogo em inimigos pegos pelas minas.

Outra coisa que é bom priorizar no caso de gear Épica e Lendária (e em alguns itens verdes também) são bonus de skils. Alguns itens vão aparecer com bonus do tipo +1 Grenado, ou +1 Fire Strike, pra citar dois exemplos. Isso faz com que as skills citadas recebam pontos de bonus, como se você tivesse investido mais pontos naquela skill. Só que pra receber esse bonus você precisa ter gasto pelo menos 1 skill point na skill desejada.

Uma outra coisa importante é tomar cuidado com as suas resistências. Jogando no normal nem tanto mas se você pensa em continuar jogando no Elite, é bom se preocupar em ter resistências mais bem equilibradas. No seu caso, há varias resistências com 0% no seu personagem, isso faz com que ataques com esses tipos de dano causem 100% de dano, o que é bem perigoso contra alguns inimigos mais fortes, como bosses e monstros heróicos (os que tem uma estrela sobre a cabeça e aparecem com nome em laranja). Se um inimigo com ataque do tipo Aether, como Reanimators, Dominators e os spawns deles, você deve levar um dano absurdo. Além da gear tem componentes que adicionam resistências, e dependendo do nível de aceitação que você está com as facções aliadas, há auguments que você também pode fixar na gear que aumentam resistências.

O sistema do jogo é bem complexo, e pode até assustar a novatos, mas se você pretende terminar o jogo no normal e pronto, não precisa seguir tudo o que eu disse a risca. É a partir do Elite que a coisa começa a ficar séria e todos aqueles números intimidadores da tela de estatística do personagem começam a se tornar realmente importantes pro progresso no jogo.

Edit: O post acabou ficando grande demais e eu nem citei outra mecânica chave do jogo: Devotions. Lá vai um Wall of Text (sim, mais um)
Você deve ter passado por shrines destruídas ou corrompidas. As destruídas requerem componentes pra serem restauradas e as corrompidas spawnam umas 3 waves de inimigos que devem ser derrotados para serem restauradas.

Independente do tipo de shrine, quando você as restaura você ganha um Devotion Point. Esses pontos podem ser gastos na tela de Devotions pra ganhar ainda mais bonus e adicionar procs (skills que se ativam automaticamente de acordo com alguns critérios) ao seu personagem.

Antes de continuar a falar sobre devotions eu vou te linkar uma ferramenta muito útil na hora de planejar o seu personagem:

https://grimcalc.com/

Essa ferramenta permite você visualizar a progressão das skills e devotions de todas as masteries do jogo, pra você ter uma ideia melhor do que beneficia mais o que na build.

Pra você começar a usar as devotions você precisa ir na tela das skills, ao lado das masteries, e clicar em Devotion, lá vão aparecer as diversas constelações representadas. Cada devotion point pode ser gasto em uma das estrelas das diversas constelações para ganhar o bonus descrito naquela estrela, porém há requerimentos. Ao passar o mouse sobre uma constelação ela vai dizer o tipo de afinidade e quantos pontos naquela afinidade você precisa pra começar a comprar pontos naquela Devotion e quantos pontos de afinidade você vai ganhar ao completar a constelação. Há 5 afinidades no total, todas representadas por cores para melhor entendimento: Ascendant(roxo), Chaos(vermelho), Eldrith(verde), Order(amarelo) e Primordial(azul).

Vamos pegar um exemplo simples: Scholar's Light. Eu quero investir nela pois lá tem bonus de dano de fogo, dano físico e dano elemental. Só que pra começar a gastar pontos ali eu preciso primeiro ter 1 ponto de afinidade Eldrith. Pra atender esse requerimento eu preciso gastar um ponto na constelação central, Crossroads, em específico na estrela que fica do lado inferior esquerdo. Se você passar o mouse por cima vai ver que essa estrela dá 18 pontos de Offencive Ability e completion bonus de 1 ponto de afinidade em Eldrith (circulo verde). É bom notar que a constelação Crossroads é diferente de todas as outras constelações em um ponto muito importante: Todas as constelações vão dar bonus de afinidade apenas ao completar a constelação inteira, em Crossroads cada estrela vai te dar 1 ponto em uma afinidade em específico. Entenda essa constelação como o ponto de partida para todas as outras.

Continuando, agora que você tem um ponto de afinidade em Eldrith, pode começar a gastar pontos em todas as devotions que exigem essa afinidade, entre elas Scholar's Light. Quando você gastar pontos em cada uma das 3 estrelas dessa constelação, você vai ganhar mais 5 pontos de afinidade em Eldrith, o que vai te abrir ainda mais opções em constelações pra investir pontos no decorrer do jogo. No modo normal você pode encontrar, se não me engano, 25 shrines e consequentemente ganhar 25 devotion points no total. No modo elite o número de shrines é menor, em lugares que você havia encontrado shrines no modo normal, no elite pode não haver shrine e no Ultimate elas são mais escaças ainda. No entando, há certamente mais de 50 shrines espalhadas nas 3 dificuldades do jogo, porém você não tem como ganhar mais de 50 pontos de devotion. Sabendo disso é importante olhar com atenção quais devotions você pretende liberar e os requerimentos para chegar lá, além de quais são as melhores cosntelações intermediárias para te dar os pontos necessários.

Outra mecânica interessante das Devotions são as procs que eu citei antes, elas são chamadas de Celestial Powers e se ativam de acordo com critérios específicos. Por exemplo, a constelação Ulzuin's Torch: Nela uma das últimas estrelas te dá o Celestial Power Meteor Shower, que vários meteoros de fogo caiam aleatóriamente sobre os inimigos. Pra essa proc funcionar você precisa associar ela a uma skill de ataque (não pode ser a uma aura), como Fire Strike ou Grenado. Cada vez que você ataca com a skill associada, há 33% de chances do proc ser ativado, se for uma skill que você spama rapidamente as chances de ativar a chuva de meteoros é bem maior. Isso não significa que vão ficar caindo meteoros a esmo nos inimigos, essa proc tem um cooldown de 3 segundos e um cooldown de 3,5 segundos, o que significa que na melhor das hipóteses, vai ter um intervalo de 0,5 segundos até a proc ter chance de ser ativada novamente. Outras procs tem natureza mais defenciva, como Ghoulish Hunger que ativa quando seu HP vai abaixo de 33% e te dá quantidades bastante altas de life steal por 6 segundos, com um cooldown de 45 segundos entre ativações (não, não dá pra ficar imortal).

Esses Celestial Powers também sobem de nível conforme você vai ganhando XP, causando mais dano ou curando mais por mais tempo.

Acho que é isso. Tem muito mais detalhes nas diversas mecânicas do jogo, mas isso eu acho que é o mais importante pra quem está começando e quer ir além do normal no jogo.
 
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