Chegou hoje o SPRO28 da Pichau (4k, 144hz, IPS) as minhas primeiras impressões são as seguintes:
Comprei ele pra fazer par com o meu atual LG 27UL650W que é um dos melhores monitores 4k do brasil atualmente, porém apenas 60HZ.
CONSTRUÇÃO:
Chegou bem embalado e em ótimo estado, porém a caixa não estava lacrada, mais não encontrei nenhuma marca de uso.
Gostei bastante dos cabos que acompanham o monitor, sendo um HDMI 2.1 e um USB-B pra USB (que não faço ideia qual o proposito) e um USB-C pra USB-C, nunca havia visto um monitor com essa conexão.
Esse monitor da um show de conexões, sendo 2 HDMI 2.1 (ambas suportam freesync e ambas suportam VRR), 1 display port 1.4, 3 USBs, 1 USB-C e 1 microfone.
Falando sobre a entrada tipo-c, testei com meu notebook DELL com saída USB-C e deu video normalmente pelo cabo (4k 60HZ), já o meu S20FE não deu video.
Uma observação é a entrada de energia no monitor, o cabo não vai até o final e eu fiquei com medo de forçar. Da forma que está não sai com facilidade, mais é uma falha acredito eu, se alguem adquirir esse monitor e quiser arriscar por força na entrada, por favor me digam se entra até o final.
Sobre o alto falante, não é horroroso como de certos monitores da Asus, eu diria que é a mesma qualidade de uma caixinha de som de 50 reais que vendem por ai, quebra um galho sim e é perfeitamente utilizavel.
O suporte dele é decente, tem ajuste apenas de angulação, nada mais, mecanismo e construção identica ao meu antigo OZONE DSP27 (o 2k 144hz)
A furação VESA dele é boa, consegui acoplar meu ELG FH160N sem nenhum problema, e sem usar nenhuma porca pra melhorar a fixação (igual tive que usar no Ozone). Vi que o modelo 2k da pichau (CR27) é necessário uma adaptação bem complicada porque o VESA é arredondado e os suportes não entram nas bordas, problema que nao existe nesse modelo.
O menu é totalmente diferente do FYHXele, inclusive todo em português, oque levantou a dúvida se realmente é uma remarcação. Tem todos os ajustes necessários, não tenho reclamações quanto a ele, bem completo.
DISPLAY:
Comprei ele pra fazer par com o meu atual LG 27UL650W (IPS, 4K) que é um dos melhores monitores 4k do brasil atualmente, porém apenas 60HZ.
Como estão lado a lado consigo fazer uma comparação decente na qualidade de imagem.
Proporções:
Verdadeiramente é um display de 28 polegadas. lado a lado com o meu LG de 27 dá pra perceber, mais a diferença é minima. Inclusive as semelhanças não param por ai, todas as bordas tem a mesma largura e o mesmo material, ambos são extremamente parecidos na parte frontal.
Brilho:
backlight no máximo, ele atinge a mesma intensidade de luz que meu LG, ambos atestam que alcançam 400nits no manual e esse cumpre com a promessa, não deve em nada no brilho.
Cores:
De fábrica a minha unidade veio com um tom esverdeado forte, porém acredito que seja comum, meu antigo ozone por exemplo de fábrica veio avermelhado, ambos eu resolvi na própria configuração de tons no proprio monitor.
Assim como o LG, ao ativar o HDR o SPRO trava a maioria dos ajustes de cores, porém ao contrário do LG, a imagem ao ativar o HDR é péssima, porque o padrão do monitor é um tom esverdeado muito forte. Porém o aplicativo da NVIDIA fornece a configuração de cores exatamente como no monitor (que o HDR desativa). Após alguns minutos ajustando consegui deixa-lo com a imagem exatamente igual ao meu LG, é até impressionante o quanto ficou parecido, tanto nas cores quanto no brilho e assim como meu LG, recomendo a utilização apenas com o HDR ativado (auto no monitor e ativado no windows), a imagem fica fenomenal (configurando corretamente as cores no monitor e no painel da nvidia).
Conclusão:
Recomendadíssimo. O unico ponto fraco foi o conector de energia que não entra até o final, o restante tem exatamente a mesma qualidade de outros monitores que já tive e eram as referencias até então (lg e ozone). Pelo preço (2800) arrisco dizer que é o melhor custo beneficio atualmente, já que o monitor mais barato que encontrei com os mesmos recursos sendo IPS foi 5800. Provavelmente irei vender meu LG para pegar outro SPRO28.